Venda da Yahoo poderá render à Mozilla mil milhões de dólares
A Yahoo, que em tempos foi uma das gigantes da Internet, tem estado a atravessar momentos menos bons. Uma das soluções possíveis para resolver os problemas que tem passa pela sua venda.
Mas do que se sabe agora, em caso de venda da Yahoo, é a Mozilla quem mais poderá ganhar. Serão mais de mil milhões de dólares!
A venda da Yahoo é quase uma certeza no futuro próximo. Esta é a forma encontrada por Marissa Mayer, para resolver os problemas que a empresa que gere tem. Mas do que se sabe, descoberto pelo site ReCode, há uma cláusula que poderá dar à Mozilla mais de mil milhões de dólares, em caso de venda da Yahoo.
A Mozilla tem parcerias estabelecidas com a Yahoo, sendo a principal delas a presença no Firefox do Yahoo com motor de pesquisa principal. Este exclusivo foi alvo de um acordo de 2014, onde a Google acabou por ser preterida. Não tendo o poderio monetário da gigante das pesquisas, a Yahoo acabou por ter de encontrar outras formas de dar garantias à Mozilla e esta cláusula foi uma delas.
Serão 375 milhões dólares anuais que a Mozilla receberá durante 3 anos, caso resolva accionar esta cláusula que tem no contrato estabelecido com a Yahoo.
A posição da Mozilla
Sendo estes acordos a principal fonte de rendimento da Mozilla, a empresa garante assim o controlo sobre os seus parceiros e o que estes fazem. A sua posição é de inflexibilidade e de cumprimento dos acordos estabelecidos.
Each of our search partnerships is the result of a competitive process reflective of the value that Firefox brings to the ecosystem. The Yahoo relationship is no different.
Não há, no entanto, qualquer garantia de que a Mozilla possa activar a cláusula definida. Isso dependerá de quem comprar a Yahoo e dos planos que tiver para a empresa. É certo que se a ideia for terminar o motor de pesquisa, querendo apenas as patentes, a Mozilla irá tentar recuperar as verbas devidas.
Com o seu rendimento a depender, quase na sua totalidade, destes acordos com os motores de pesquisa, a Mozilla tem de fazer uma gestão criteriosa destes contratos. Esta cláusula foi uma das formas encontradas pela Yahoo para conseguir a exclusividade no Firefox, conseguindo assim bater os 300 milhões de dólares anuais da Google.
Mas esta posição pode também ser desfavorável para a Yahoo pois quem a comprar terá de assumir esta despesa, ficando assim uma compra cara demais.
Este artigo tem mais de um ano
“Venda da Yahoo poderá render à Mozilla mil milhões de dólares”
“Serão 375 mil dólares anuais que a Mozilla receberá durante 3 anos”
3 x 375 000 =1 125 000.
“Yahoo is still obligated to pay out annual revenue guarantees of $375 million”
Corrijam lá o artigo SFF, onde têm 375 mil, coloquem 375 milhões.
Bom dia.
A Firefox, foi a solução para lavar os buggs do IE do Vista…
E Fica o Firefox no meu portátil.
A Microsoft não percebe o que eu digo, já tenho ficha e nada.
Dantes tudo bem, a máquina caiu, meti os restores e ao encher de actualizações da Microsoft, já não fixcou a mesma coisa…
A MS não sabe o que é.
A Firefox, lava, não faz mal.
Hum,
Para que ajudar a Microsoft a resolver os problemas? Tu pagaste pelo Windows e com o dinheiro eles fazem trabalho porco, resultado está aí com o Google Chrome na liderança.
É bom para ti e para todo mundo que a Microsoft não controle tudo, se é para ter monopólios que pelo menos sejam vários em setores diferentes, melhor do que ter uma empresa a controlar tudo.
Só com firefox ou lavou com agua e firefox?
E comigo.
Não entendo porque a AOL não compra a Yahoo !! Sinceramente.
A mozilla so ganha o que ia ganhar, nada mais…ou estou em entender mal, tinham o contrato, quem ficar com a yahoo terá de continuar a celebrar o contrato até o termino.