Venda de PCs: Lenovo cresce 9%, Apple perde 6%
Lenovo bate recorde no segmento dos Desktops
O ano de 2014 é, para muitos, o ano do fim dos desktops. A Intel e a AMD anunciaram recentemente que o Android vai ser uma aposta para o mundo dos Desktops (reinventar o PC/PCs híbridos?), não sendo esta certamente uma boa noticia para a gigante Microsoft que durante anos tem dominado este mercado.
2013 foi um ano de surpresas para algumas empresas da tecnologias e é com alguma ansiedade que se esperam os resultados do último trimestre (Q4 2013).
Tendo em conta os dados divulgados recentemente pela IDC relativos ao volume de vendas de PCs no último trimestre, destaca-se a Lenovo que cresceu cerca de 9% e a Apple que perdeu cerca de 6% relativamente a igual período de 2012.
O último trimestre de 2013 registou um total de vendas na ordem dos 82.2 milhões de equipamentos segundo a International Data Corporation (IDC). Tais valores confirmam que o segmento dos PC’s está em dificuldade pois, tendo em conta os resultados de 2012 para igual período, verifica-se que há um declínio de -10%.
Apesar da quebra de vendas, os resultados do ultimo trimestre mostram que a Lenovo obteve um crescimento de 9%, comparativamente a 2012 (segundo dados, a Lenovo vendeu 54 milhões de PC’s em 2013). Por outro lado os relutados da HP, Acer e Asus não foram os melhores, tendo a HP perdido 8.5%,a Acer 21.4% e a Asus 11.1%.
No que se refere ao mercado dos Estados Unidos, há a destacar, pela negativa, a quebra da HP em cerca de 12% e da Apple em 6%.
Estes dados apresentados agora pela IDC mostram que o segmento dos PC’s vive dias difíceis, com os gigantes da tecnologia a apresentar, no geral, dados negativos. Segundo Loren Loverde da IDC, este tipo de resultados acontecem já há 7 anos consecutivos…e nem o período natalício ajuda no crescimento deste segmento.
Qual a vossa opinião relativamente aos resultados apresentados? Para quando o fim dos Desktops?
Este artigo tem mais de um ano
Pena a lenovo não estar muito presente em portugal…
sem dúvida (+1).
Espero bem que isso mude em breve!
Se forem a lojas de informática, e perguntarem por Lenovo, arranja-se! Não há é em exposição
Eu trabalho com um Lenovo!!
Sim, é fixe… caro… talvez um cadito acima do que vale.
Boa marca sem dúvida, mas cara.
Um IBM com outro nome.
Lenovo é caro? Então foste levado, Lenovo é a única marca que tem portáteis i5 ao preço dos i3 de outras marcas!
Depende, há lenovo e lenovo…
Os thinkpad é que são os que se distinguem…
Os ideapad, são os corriqueiros…
Estou a falar dos Essentials
Ó, isso é tudo para usar 18 meses e deitar fora…
Eu tenho um lenovo B500 e qualquer coisa e tenho a dizer que adoro o portatil, foi comprado atraves de um conhecido, e nem eu alguma vez tinha ouvido falar dessa marca, mas estou muito satisfeito com o portatil e as suas funcionalidades, o preço ficou por volta dos 500 €, o que para um bom i5, sempre correu tudo e nunca tive problemas tenho a dizer que é um bom negócio
Está a nível empresarial, a nível do consumidor há em algumas casas que vendem, mas não é muito procurada porque as suas máquinas não são esteticamente apelativas, são caros e não trazem grandes specs para o consumidor doméstico
Lenovo deveria entrar com toda a força em portugal com portáteis e telemóveis!Os portáteis já começaram a chegar mas os telemóveis acho que só mesmo fora a da Europa, valia bem a pena era cá, pois são dos melhores qualidade/preço que se encontram online.
Se nos lembrarmos que a IBM vendeu a sua divisão de PC’s à Lenovo e olharmos para o mercado empresarial, encontramos a marca bem representada no nosso mercado. No mercado caseiro o preço dos equipamentos Lenovo dificultam a sua penetração.
Então haters, a queda da Apple também se deve ao w8?
Mete mais tabaco nisso.
Claro que não.
A culpa é do Sócrates.
A história dos desktops estarem a chegar ao fim de vida é mesmo para acreditar?
Acredito que os portáteis e tablets tenham evoluções positivas nas vendas mas ainda não conseguem chegar ao desempenho de um bom desktop (pelo menos a preços simpáticos)…
Eu estou a ponderar adquirir um computador novo e muito provavelmente será desktop. O portátil que tenho ainda é capaz de correr praticamente todos os programas que necessito (nos jogos mais recentes é que se queixa quando puxo pelos gráficos) e não é possível arranjar características idênticas num portátil ao preço de um desktop.
Android no Desktop? Noooooooooooooh.
+1
As Worten Mega Store tem maquinas incriveis da Lenovo, é uma marca que muito me tem surpreendido. 😉
Para mim é a marca para laptop!
Nunca mais hei-de comprar outra máquina que não seja Lenovo.
O meu L412 já é algo antigo e não troco por nenhum Asus, HP ou Toshiba mais recente..
LOL, nem um pc com Pentium 4 eu trocava por um HP moderno, quanto mais um Lenovo.
já agora Pedro Pinto
Podes escrever à cerca de este:
http://www.gartner.com/newsroom/id/2647517
Nesse a Apple cresce 28% e a lenovo 3%?
em que ficamos??
É só escolher o que convém??
Alerta. Apple fan incoming!! É que ninguém tem paciencia para as vossas manias… Ai ui que somos bons porque temos produtos com uma maça mega valorizados que no fim de contas valem tanto como os outros…
Alerta Apple Hater, fanboy de alguma coisa que não a Apple! 🙂
Eu diria é que já não há paciência é para as rotulagens!!
a realidade é que existe outro estudo, que sim não passam de estudos, que são praticamente o oposto deste 🙂 🙂
Mas pronto
Se se é fan por se referir a ele, quem escreveu este artigo é o que??? Hater??? Lenovo fan??
já não há paciência!!:)
Não sei se leste bem as tabelas, mas o crescimento apresentado de 28.5% é referente somente às vendas nos USA, nas restantes tabelas, que representam as vendas mundiais, aparece como outros, ou seja, possivelmente em queda.
Lê bem as coisas antes de vires criticar.
E deves ler este artigo melhor que a queda de 6% e a subida de 9% é referente ao EUA!!!! Para meio entendedor basta para perceber a que é que eu estava a referir-me!
E os outros estarem em queda não significa que todos que estão nesse grupo estejam! 🙂
Sorry a queda de 6% é referente só aos EUA! o da lenovo worldwide!
O foco do título deste artigo está nos Estados Unidos. Para saber como foi em todo o mundo será preciso esperar pelos resultados oficiais da Apple, pois os seus resultados raramente acompanham as médias da indústria!
O problema é que gente como tu quando possui algum complexo em relação a algo tem dificuldade em aceitar as coisas. Para mim é-me indiferente se a indústria dos PCs vende mais que a Apple pois eu simplesmente uso o que entendo o que é melhor para mim e uma coisa te garanto meu caro, o SO OS X é de LONGE MELHOR que o windows e as máquinas APPLE de longe as MELHOR CONSTRUÍDAS. Agora junta estás duas características e tens o resultado. Eu nem vou discutir gostos, porque a minha marca de carros favorita não é de longe a marca de carros favorita da maior parte dos portugueses.
Mas o OSX é de LONGE MELHOR que o Windows porquê? Se uso os dois e preciso de ir a um porque o outro não faz… aí está logo visto que não é melhor… um faz o que o outro não faz… cada um usa o que lhe convem.
E as máquinas melhores construidas tambem tem que se lhe diga… há vantagens e desvantagens, quando é preciso alterar alguma coisa, toca a levar à loja! Comprem o que acham que gostam e deixem-se de fanatismos.
+1
Segundo os Apple fans, a Apple não perde mercado, a Apple quer perder mercado para ser diferente.
É isso…
-1
Sim, claro 🙂
De facto há ali uns valores que não batem certo uns com os outros (IDC, Garter)
Vou analisar com mais atneção
O correio da manha tb faz isso. Da a noticia e so depois analisa. (por norma depois desmente ou cala se caladinho)
Acho q nao deverias ter dito isso devias culpar alguem abaixo de ti na hierarquia.
Aquele abraco (relaxa foi so uma piada) BFS
“No que se refere ao mercado dos Estados Unidos, há a destacar, pela negativa, a quebra da HP em cerca de 12% e da Apple em 6%.”
Por acaso a Gartner diz que cresceu 28,5%:
http://www.gartner.com/newsroom/id/2647517
Ai diz? Onde? Estes apple fans que ficam descontentes de cada vez que não se diz que a marca está melhor nem sabem o que dizem. É normal. Se eu fosse louco o suficiente para dar 700€ por um telemóvel que no fundo pouco mais faz que um bem mais barato de outra marca que já tive, também ficava com o cérebro frito e não sabia o que dizia. E já agora, ide ver qual dessas 2 empresas tem maior grau de confiança em relação aos estudos que fazem. E isto é mesmo isso: apenas um estudo.
Deixem-se destas guerrinhas e de vir deitar lenha só porque os dados estão à vista de todos (não é preciso estudos) que já não há paciência para vos aturar.
é mais do que um estudo a apontar para crescimento nas vendas da Apple! A NPD tb já tinha lançado estimativas que apontavam para crescimento de 29% no mês de Novembro!
Para além disso os resultados do ano passado tinham tido o efeito no atraso das encomendas do novo iMac, passando as vendas para janeiro! Daí que esta estimativa não faz muito sentido tendo em conta o comportamento que vem de trás!
In the U.S., PC shipments totaled 15.8 million units in the fourth quarter of 2013, a 7.5 percent decline from the fourth quarter of 2012 (see Table 2).
Table 2: Apple 4Q13-4Q12 Growth: 28,5% 😉
E já agora, ide ver qual dessas 2 empresas tem maior grau de confiança em relação aos estudos que fazem. E isto é mesmo isso: apenas um estudo.
Fui ver, é a Gartner.
Exatamente.Tal como eu sempre disse essas “sondagens” benefeciam SEMPRE quem as paga. Quando for necessário aparecem uns “estudos” a dizerem que quem mais cresceu em vendas foi a Toshiba,a Samsung ou outra marca qualquer…só é necessário pagar!!rsrs
Pois é, a diferença é que gartner é a empresa mais reputada em termos de ESTUDOS de mercado, não faz sondagens “que computador vai comprar?”
a IDC tb tem boa reputação! Devem é ter cometido algum erro nos seus modelos, não ajustando, por exemplo, ao acontecimento anormal de 2012!
É um erro tipo os dos defensores da austeridade…
Erros de alguns pontos percentuais, aceita-se, agora quando uns dizem que creceu 26%, outros dizem que perdeu 6%… tá bem…
@ Nelson
um erro é um erro! Tanto pode levar a uma pequena diferença como a uma grande diferença. Nem tudo é uma conspiração!
Tb o Carlos Cruz tinha uma optima reputação.
Aquele abraço
Exactamente.
Aqui estão as os dois estudos:
http://macmagazine.com.br/2014/01/09/vendas-de-macs-vao-muito-bem-gracas-ao-efeito-halo-de-ipads-e-iphones/
Falta saber qual está correcto. Dia 27 de Janeiro tiram-se as dúvidas.
pois… não creio que a IDC esteja próxima da realidade relativamente à Apple! Os resultados apresentados pela Apple não vão tirar esta dúvida pois há muito que deixou de indicar as vendas de Mac por região! Pode ser é que as empresas destes estudos, revejam as suas estimativas!
Eles podem rever, e não rever, isso não vai afetar as vendas…
:S e o que dizes ajuda em quê?
Dado que a Apple não diferencia essas vendas só a revisão dos estudos pelas empresas é que permitiria ao “público” tirar a limpo esta disparidade entre os números!
No ano passado chegaram a fazer uma revisão dos números depois de verificarem que os atrasos nas encomendas dos iMacs tinham afectado os números de vendas em Dezembro!
Não esquecer a Dell e Lenovo estão em força na Worten, e outras lojas, ainda bem que apostam no mercado doméstico.
e profissional
Os números da Apple não batem certo com o que se vê noutras análises! A discrepância é tal que deixa de boca aberta!
A Gartner apresenta uma estimativa de crescimento de 28,5%, e a NPD já tinha apresentado estimativas de crescimento de 29% para o mês de Novembro.
Considerando que os resultados do ano passado tinham tido o impacto significativo dos atrasos na produção do novo iMac, passando muitas vendas para janeiro, o crescimento negativo nas vendas no EUA é tudo menos provável! Ainda menos provável parece quando os número da IDC implicam vendas significativamente menores que o trimestre anterior, o que tb não faz sentido quando a Apple lançou vários novos modelos nos últimos 3 meses e não parece haver atrasos!
Tenho um Lenovo Yoga de 13″ com core i7 8 gigas de ram e dois ssd com win8.1 é uma maravilha de ultrabook, mas tive que comprar na amazon uk porque em Portugal não vendiam, e como esse têm outros mtos bons mas em Portugal infelizmente não se encontram facilmente……ou não há mesmo.
Tenho um Mac.
Não sei onde deixar isto para chegar a vocês, por isso vai aqui, parece que a Asus vai entrar definitivamente e em força no mercado dos smartphones:
http://www.asus.com/es/News/lliE6NBXomekCJ7b
Se fosse só isso! Eles tem smartphones Android superiores ao Galaxy S4 por 200€, e o primeiro smartphone com processador octo-core por 300€. Dá que pendar, não dá.
Gosto imenso da marca Lenovo, os portáteis são de ótima construção e robustos! Os teclados dão a melhor experiência de escrita, e os ecrãs e baterias também não deixam nada a desejar, apropriado para o setor profissional. Acho que o único defeito que posso encontrar é o facto de serem um bocadinho pesados o que deixa um bocado a desejar a nível da sua mobilidade, mas de resto não tenho mais nada a apontar e estou a pensar seriamente em adquirir um no futuro. Simplesmente quem tem só diz maravilhas!