Vêm aí os smartphones com 4GB de RAM
Depois dos processadores a 64 bits…em 2014 teremos smartphones com 4GB de RAM
Aos poucos e poucos os dispositivos móveis começam a aproximar-se do poder computacional dos PCs tradicionais. Num período em que muitos afirmam ser o fim dos Desktops, a Samsung vem dar razão a tal cenário e afirma que já em 2014 estarão disponíveis os primeiros dispositivos com …4GB de RAM, uma marca extraordinária para equipamentos tão pequenos.
A Samsung surpreendeu o mundo da tecnologia, em especial o segmento dos dispositivos móveis, depois de anunciar no passado que o Galaxy Note 3 iria ter 3 GB de RAM. Recentemente a empresa coreana deu a conhecer o primeiro chip de memória DDR4 de 8Gb (ou seja, 1 GB de RAM) que permitirá elevar a fasquia para os 4GB de RAM nos dispositivos móveis (talvez o Samsung Galaxy S5 seja o primeiro equipamento a vir com 4GB de RAM).
Young-Hyun Jun, vice-presidente executivo da Samsung referiu que esta nova geração de chips (LPDDR4 DRAM) contribuirá para crescimento rápido do mercado das memórias.
This next-generation LPDDR4 DRAM will contribute significantly to faster growth of the global mobile DRAM market, which will soon comprise the largest share of the entire DRAM market. We will continue introducing the most advanced mobile DRAM one step ahead of the rest of the industry so that global OEMs can launch innovative mobile devices with exceptional user convenience in the timeliest manner
A esta altura muitos leitores questionar-se-ão: “
Neste momento é mesmo importante ter 4GB num dispositivo móvel?”
Bem, com o Android Kitkat a precisar de 512 MB de RAM para correr confortavelmente, certamente que os 4GB não serão neste momento fundamentais numa máquina para que esta funcione correctamente e que tenha um desempenho fora do vulgar. No entanto, (tal como a Apple fez com o processador a 64 bits) este é o caminho a seguir, que abrirá portas a novos desafios da computação.
Além de um melhor desempenho, este novo chip LPDDR4 tem outras características muito interessantes das quais se destacam o consumo energético (cerca de 40% menos do que as tecnologias actuais) e garante também uma largura de banda superior (+/-50%), o que permite uma taxa de comunicação de dados na ordem dos 3200 Mbps.
Será este um grande trunfo da Samsung para 2014? O que virá depois dos processadores a 64 bits e 4 GB de RAM?
Via | bubusinesswire.com
Este artigo tem mais de um ano
Ta visto que os Smartphones vão ser os próximos computadores 🙂
Também quero um, vou escrever ao Pai Natal de 2104, só não sei se ele sabe ler, vamos ver…..
o mais importante desse chip não é o tamanho mas o consumo, seguido da largura de banda! Isso sim terá mais impacto no curto prazo, pois na questão do tamanho, quem realmente quisesse, até já conseguia pôr 4GB num telemóvel
As paint skills da imagem do Galaxy S IV <3
LOLOL +1
+1 XD
O que me interessa ter 4gb de ram no telemovel se nao podes ter mais de 5 programas instalados que ficas logo sem memoria?
O ppl devia era pedir melhores baterias, daquelas que duram 1 semana e não 1 dia.
Ora aí está…baterias…precisamos de mais autonomia sem duvida!
baterias? e o software? o software.. digo android.. não esta a acompanhar esta transição!!
Já cá faltava…
espera pelo ART completamente desenvolvido (deve ser no proximo android ja)
@cf e @xbyt
a propria google disse que ainda não tem compatibilidade completa com os 64 bits!!
o art apenas é escrito para 32bits..
mete um sistema de 32 bits num hardware de 64 e espera que aquilo tenha toda a compatibilidade e os drivers todos necessarios ;).
Mas qual dia qual que? a minha dura meio dia 😛
Melhores baterias? A bateria do galaxy note 3 é já do tamanho do meu smartphone inteiro, e andam para aí smartphones de 3000mAh…
Quando não se estabelece um limite, já se sabe, desde que dure um dia, eles não querem saber de poupar…
Eu tenho um Bq Aquaris 5.7 e vem com uma baterial de 4000 mAh…
“Não podes ter mais de 5 programas instalados que ficas logo sem memoria?” Não sei que telemóvel tens, mas o meu BQ 5.7 não tenho problemas nem com espaço nem com a bateria durame 3 dias e estou sempre a mexer e a utilizar as aplicações.
Espera, isso não fez muito sentido…
Ter 4Gb de ram é exactamente o que ter permite ter mais que 5 programas no telemovel a serem executados ao mesmo tempo. Se te referes a espaço de armazenamento, então a conversa já é outra mas continua a não fazer muito sentido. Os telemóveis que terão 4Gb de ram serão telemoveis de topo. Também terão, com certeza, bastante espaço de armazenamento, sendo que haverão sempre modelos a suportar cartões de memoria adicionais para mais espaço.
E mesmo para os low end existe a mod que permite usar espaço do cartão de memoria em vez do interno.
Quanto a bateria, era fixe que durasse mais mas enquanto conseguirem fazer com que dure pelo menos 1 dia, é suficiente. Não deverá ser problema para quase toda a gente por o telefone a carregar de noite. E se ainda houverem necessidades adicionais energéticas, hoje em dia há uma ficha usb em todo o lado (TVs, routers, carros, etc). Certo que é mais um cabo para levar, mas é por isso que eu uso um muito curto dum nokia de cerca de 5cms 🙂
Já para não falar nos carregadores wireless que estarão a vulgarizar.
lol só se tiveres algum telemóvel de 100 euros. Porque no meu S3 posso ter todos os programas abertos que quiser que nao fico sem por sobras sem memória.
E eu aqui com 175MB de ram do meu x8 😆
KitKat precisa de 512MB de RAM ok… mas alguém já reparou que também não deixa ter muito mais que isso ocupado?! Começa logo a gerir a memória. Comecei a reparar que assim que o sistema atinge os 5xxMB se o chrome estiver em segundo plano, ao passar para este, as abas vão ser todas recarregadas! Um indicativo que o sistema limpou-o da memória… Para quê tanta RAM se o Android não deixa usar mais? 🙁
Acho que isso não tem nada a ver, isso acontece no Firefox no PC e não é por falta de RAM
Não sei de que é que estás a falar, no meu gnex, quando pus o 4.4, notei que tinha mais RAM livre com o 4.4 em situação de não ter nada aberto para além dos serviços que já usava, e mesmo em multitasking, notei uma melhoria assinalável!
Se a samsung vai ter 4 a htc vai ter 8 e já vem com adobe after effects instalado 🙂
Se a samsung vai ter 4 a htc vai ter 8 e já vem com adobe after effects instalado 🙂
Pedro, dá pra carregar um aparelho conectando um carregador a um HUB USB OTG conectado ao aparelho? Resumindo: posso usar, por exemplo, um HD externo no USB OTG e carregar o aparelho ao mesmo tempo?
se te referes a carregar o telemovel enquanto usas um disco alimentado por otg, sim é possivel, descobri por acaso com o meu nexus 4.
4GB?? Para quê? Só para criar necessidade de consumo…
Lol, o meu tem 1GB e consigo mudar entre uma aplicação e jogos 3D sem ter de ficar á espera num ecrã preto como é costume no android…
voltamos ao dilema dos 640KB?
mesmo que a frase seja um mito, era o que muitos de nós dizia na altura
Já não são telefones. O próprio conceito de smartphone já não se aplica.
O facto de também fazerem chamadas não quer dizer que sejam um telefone.
Daqui a nada o próprio conceito de telefone e chamadas de voz/video desaparece.
Preferia que lançassem smartphones que funcionassem e bem nas suas funções mais básicas e terem um suporte decente a resolver problemas, do que andarem na corrida dos numeros com cores turbinados para benchmarks ou gigas de ram’s que não utilizados no dia a dia.
1+
Já agora, 32bits são os necessários para 4GB de RAM, só a partir daí é que é preciso dar o salto para mais bits de enderecemo.
Sim, eu sei que no Windows (e se calhar, na maioria das distros Linux x86), eles só aceitavam 3 virgula qualquer coisa gigas, mas isso tinha a ver simplesmente com o planeamento de gestão de memória, que tinha alocado acesso a alguns dispositivos de hardware nos endereços de memória mais altos (que nunca se pensaria serem utilizados tão cedo), foi uma maneira de varrer as coisas para debaixo do tapete (literalmente) por parte da Microsoft/Intel e da arquitectura PC-97 ou coisa parecida.
Já por exemplo, no universo Mac, era possível ter 4GB acessíveis mesmo em CPU’s PowerPC e Intel de 32bits, assim como em outros computadores 32bits que não pc’s.
Em linux também é possível ter mais de 4 GB em 32bits , não sei ao onde leste essa historia sobre a ram em linux .
Os fans da Apple estão sempre valorizar a mais essa empresa .
Basta ir as configurações do Linux pois o linux é um kernel , e tens la essa opção , para aceder a mais de 4GB em 32bits .
a questão é que para acederes a 32 bits, tens de endereçar de uma forma indirecta, logo menos eficiente
Ó chefe, está lá (e se calhar, na maioria das distros Linux x86)…
4GB é para o marketing e para o Hype.
A verdadeira melhoria é no baixo consumo nestas novas memorias que por sua vez vao dar mais autonomia.
Qualquer dia ja posso virtualizar o iOS e WP no telemovel…
Sim… às vezes da jeito usar uma app dos outros OSs moveis.
😛
cumpz
Já nao está tao longe quanto isso:
http://www.infoworld.com/d/virtualization/bluestacks-uses-virtualization-run-ios-apps-android-powered-gamepop-console-220394
Para mim primeiro autonomia.
Depois tudo o resto.
Para quê um Ferrari,com uma autonomia basica.
Antes um Fiat 500 mas com bastante autonomia.
+1
Um telemóvel assim seria brutal para tradar na betfair!
Com todas as facilidades que o android traz não vai ser muito difícil instalar linux em dual boot e com os adaptadores certos o telemóvel vira computador.
512mb de Ram para correr o Android confortavelmente? Hmm, acho que é tudo menos confortável… No mínimo dos mínimos 1Gb, aí sim, uma utilização sem problemas nem engasgos… mas 512? Não me parece.
Agora os droids já não vão desesperar por causa dos lags… oh wait… will see.
Era importante era o Android abandonar a porcaria do Java. Just saying. E assim já não era preciso 4GB de RAM num dispositivo móvel.
o kit-kat vai sair para o S4?
Ja ha mto que nao uso PC em casa. O mwu Galaxy S4 serve para muita coisa. Com o tempo teremos apenas smartphones e nada de PCs
isso eh absurdo !!! em termos cientificos e financeiros…esquece la isso ; mm em produtividade empresarial, nao faz muito sentido ; aqui, mesmo os tablets sao uma ajuda apenas e mais na mobilidade e especificidade ; claro que num telefone, se pode sincronizar um exchange pa ver os mails e tal, mas produtividade a serio ????? e dp a visao, o conforto, o zoom,…; se me disserem que o laptop, vai perder terreno , ai acredito…ate pq, quem tem p ex necessidade de grande informaçao e de ler mto, o tablet eh excelente( ler, estudar, pesquisar,testar, horas num smartphone eh impossivel ),…agora o desktop…ainda nao me parece.
já ouviste falar de uma coisa chamada perifericos?
Dizes tu com os nervos 😆
” … o que permite uma taxa de comunicação de dados na ordem dos 3200 Mbps.”
😐
AHHHH, mas porque nao saiu o Ubuntu Egde, ia ser mais barato e muito superior ao S4/5 Iphone etc…..????!!!!
Para quê muita ram se depois temos problemas de o telemóvel reiniciar sozinho como estou a ter no meu S4. Para mim melhor a sua autonomia é que era, e muito pessoal está a falar do bq 5.7 mas ele é considerado um phablet e por isso vem equipado com uma bateria que é equivalente a um tablet e não de um smartphone normal.