Vem aí a Tecnologia com Visão “Humana”
O sonho de a Tecnologia ter a capacidade de ver de forma tridimensional já está mais perto de se tornar realidade do que se imagina.
A empresa de chips Canesta incorporou em computadores a capacidade destes verem como os seres humanos, através de uma minúscula câmara digital que observa o mundo em redor, em 3D.
Esta inovação tecnológica pretende revolucionar e alterar a forma como nós, seres humanos, lidamos e interagimos com os computadores que fazem parte das nossas vidas.
No entanto, esta realidade da empresa não foi fácil, e só agora, depois de 11 anos de trabalho e negociações é que conseguiram ver frutos.
Frutos esses que não tardarão no mercado. Daqui a uns meses os consumidores poderão ver disponíveis televisões, consolas, jogos electrónicos com controladores que conseguem ler os movimentos das mãos e dos olhos do seu utilizador.
Os amantes desta tecnologia referem que esta será uma das mais significativas mudanças no modo como as pessoas se relacionam com a tecnologia. E muitos esperam mesmo que supere as tecnologias de touchscreen, que têm estado no centro das atenções.
Parece que os anos que esperou para a realização deste “olho virtual” compensaram à Canesta, que tem em vista já colocar laptops com módulos de câmaras 3D este ano ou o ano que vem.
Também a Honda se interessou nesta tecnologia, com o fim de instalar sensores exteriores e interiores nos carros, de forma a determinar se um assento está a ser utilizado por uma criança ou um adulto, para que assim se ajuste a actuação do airbag.
Nos próximos meses, realidade será ligar e desligar a televisão com um simples erguer de mão, e para seleccionar fotos no computador não precisará mais que um pequeno movimento de dedos.
Homepage: Canesta
Este artigo tem mais de um ano
Minority Report ??
Excelente avanço tecnológico !!
Confesso que não li o artigo com muita atenção, mas o project natal (da xbox360, desenvolvido por uma empresa isrealita) já tem esta capacidade de “visualizar” em 3d.
finalmente ja nao temos de trocar de pilhas no comando da tv 😛
sim o Projecto natal é muito idêntico a isso, só que aplicado a uma consola, mas ambas as tecnologias parecem ser muito parecidas…
isto é que é bem pensado, para mim faz me imenso jeito.
O vídeo é de 1 de Outubro de 2009. Assim a promessa para 2010 é capaz de já não ser válida!
Tecnologia curiosa e qEm todo o caso ainda prefiro o telecomando:
– Imaginem fazer um zapping por 100 canais… ficava com uma lesão muscular de tanto acenar
– E a que mão vai obedecer quando alguém quiser mudar de canal… à mão do marido ou da esposa?
-_-
O Vídeo foi para promover um dos avanços da empresa. Visto que a mesma, como referi no artigo, teve 11 anos de trabalho.
Mas só há pouco tempo o seu trabalho foi finalizado.
Cumps
Há que esperar isto chega lá. O vídeo diz que vai estár à venda uma tv em 2010.
Muito bom mesmo. Já era tempo disto chegar até nós definitivamente.
Excelente!!!
A tecnologia em si é mesmo espantosa e não está em questão.
Mas penso que será difícil vingar, por causa de pormenores apenas.
Estamos na sala, fazemos um gesto a falar e lá muda oanal. Os aficionados por futebol estão a ver um jogo, dão um salto e lá mudam de canal…
Ou seja, simples actos que todos nós fazemos a ver TV, nem se seja coçar o nariz (lol) podem tirar-nos do sério. E não estou a ver ninguém à frente de uma TV sem se mexer com medo de mudar de canal…
É apenas por detalhes que esta tecnologia deixa muitas reticências, facilita de um lado, e piora do outro. Espero que consigam arranjar uma solução para isso.
Já agora fala-se do projecto Natal da Xbox, mas a realidade é que esta tecnologia está a ser desenvolvida por várias empresas, há vários anos, tal como aconteceu com o Multitouch. Empresas totalmente distintas e que concorrem entre elas para ver quem apresenta a melhor solução.
Para isso, penso que basta introduzir uma meio de bloquear/desbloquear tal como existe nos telemóveis (que poderia ser, por exemplo, com um gesto mais elaborado ou com um comando) 🙂
Pode ser… tipo abanar a cabeça 3 vezes e tocar no nariz 1 vez…. e entra em modo de segurança! 😀
esta tecnologia não e novo ou pelo menos os seus primórdios pois já vi algo parecido para os symbian com a app “wave” em que controlamos o telemóvel através da camera frontal.
portanto nada de novo ´e só aplicar a televisão.
PS: peço desculpa pelos erros os meus acentos não andam a funcionar la muito bem.
Cumps.
Isso é o básico da tecnologia. Reconhecimento de movimentos.
Aqui estamos a falar de algo mais complexo que isso, com recurso de mapeamento 3D para distinguir objectos com a máxima precisão, assim como distinguir gestos de movimentos 😉
Canesta pegou na tecnologia há 11 anos!
achei mto legal. Uma grande inovação. Porém, ainda assim prefiro só mexer um dedo do que ficar acenando pra um objeto inanimado 😉
É um avanço muito engraçado, como já alguém referiu faz lembrar o minority report. Quanto ao mudarmos de canal sem querer por fazermos um gesto isso seria facilmente contornavel se tivesse uma opção de lock activada por voz por exemplo. Se esta tecnologia for bem desenvolvida e bem aplicada em conteudos multimedia e jogos vai ser espectacular.
Porque ninguém se lembra do Eye Toy (PS2) e da Playstation Eye (PS3)? Eles já existem há alguns anos…
dá mais trabalho levantar o braço e acenar do que premir uma tecla do telecomando. Isto para os hiper-preguiçosos não tem futuro… ahahah :p
Microsoft touchless
https://www.youtube.com/watch?v=__i7DGNERtE
Links :
http://www.officelabs.com/projects/touchless/Pages/default.aspx
http://touchless.codeplex.com/releases/view/17986
sinceramente nao vi tanta utilidade. Se tiver um mosquito na minha frente e tentar bater com a mao nele a tv vai mudar de canal hehehe