Condução autónoma: Saiba como vê um carro
O caminho para a condução autónoma tem vindo a ser traçado por várias empresas do segmento automóvel. O conjunto de tecnologias a adoptar têm sofrido várias evoluções com o objetivo de garantir a maior segurança e transparência.
Mas como é que um carro autónomo "vê" a estrada?
A Civil Maps lançou recentemente um vídeo onde mostra como um carro autónomo usa a sua tecnologia para “navegar” na estrada. O vídeo descreve como um automóvel, usando todos os seus sensores e a informação disponível, processa esses dados.
Civil Maps, a empresa de tecnologia de mapas HD apoiada pela Ford, criou o vídeo, que também mostra como os detalhados mapas 3D são combinados com os dados dos sensores de radar, câmaras óticas e outros equipamentos que os veículos possuem para ajudar o veículo a compreender e a analisar a estrada e o meio.
Anuj Gupta, responsável de produto da civil Maps, explica que a sua tecnologia consiste na localização de outros veículos através de 6 eixos, sendo 3 de movimento e 3 de rotação.
A localização em 6D permite que o mapa 3D seja projetado no campo de visão dos vários sensores, como LIDARs, câmaras e radares. Ao utilizar as rotinas de localização do Civil Maps o veículo recebe uma camada adicional de informações permitindo decisões mais inteligentes e seguras. Com a localização e orientação em 6D, o veículo não necessita de recorrer aos sensores para perceber o ambiente.
Este sistema resulta numa economia para os fabricantes automóveis que poderão cria um melhor equilíbrio na quantidade de sensores que são necessários para que um carro autónomo circule com segurança.
O vídeo também mostra o carro usando a tecnologia de mapeamento e localização em velocidades relativamente altas, até 113 km/h em auto-estrada, proporcionando um caso bastante convincente para a tecnologia.
Este artigo tem mais de um ano
Cada caso é um caso e este não se aplica a todos.
o que acontece se eu estou numa passadeira e não pretendo atravessar??
e as vias partilhadas (peões, bicicletas, veículos a motor) já pensaram em alguma solução?? ou vão ficar horas parados???
estradas sem pavimento ou qualquer tipo de sinalização ou fora do sistema gps??
que fará quando existirem cheias?? continuará através de gps mesmo sabendo que poderá existir uma derrocada ou deslizamento de terras??
O que fará em situações quando os motociclos andarem aos zigue-zagues pelas estradas entre os ele e os outros veículos ??
e ainda nem disse 1/10 do que tem pela frente!!!!