Vai de férias? Esteja atento ao malware e às fraudes
Conheça os conselhos da Kaspersky Lab para umas férias seguras
Aproxima-se Agosto, o que significa que muitos de nós iremos finalmente usufruir de umas merecidas férias. Ser vítima de uma infecção por malware, fraude ou qualquer outro tipo de ataque é já por si um problema sério, mas torna-se ainda mais grave quando viajamos e não dispomos dos recursos habituais que temos em casa.
Por isso, a Kaspersky Lab oferece alguns conselhos simples para ter umas férias seguras.
Cuidado a reservar… e a pagar
Em primeiro lugar, convém reservar o hotel, apartamento na praia, bungalow ou qualquer outra opção com um pouco de antecedência e, claro, fazer a reserva numa página web de confiança, não confiando simplesmente nas páginas onde se encontrem as melhores ofertas. Leia atentamente as críticas dos utilizadores dos serviços que vá utilizar.
- Peça sempre referências de clientes anteriores. É provável que a habitação faça parte de uma associação de proprietários/condóminos. Contacte a associação e pergunte-lhes se a pessoa que está a arrendar é realmente o proprietário da casa.
- Antes de fazer qualquer pagamento ao proprietário, assegure-se de que recebe um documento ou contrato onde se especifiquem claramente todos os termos do acordo, como por exemplo, os dias que vai durar o arrendamento, o preço, o sinal, etc.
- Use cartão de crédito – muitos têm incorporados sistemas de protecção contra fraude. Não existe nenhum tipo de protecção contra burlões se lhes enviar dinheiro fresco. Não deve usar um sistema de envio de dinheiro.
Posto isto, se for fazer o pagamento online, assegure-se como sempre de que o seu computador e o browser (e todo o demais software) estão actualizados com as últimas versões disponíveis. Isto deveria servir de protecção, excepto para as ameaças zero day.
Assegure-se de que o sistema através do qual vai fazer o envio de dinheiro é seguro (cadeados verdes na barra de navegação e ligações HTTPS cifradas). E tenha sempre una solução de segurança completa que ofereça a função de protecção de pagamentos.
Dispositivos
Se vai levar consigo de férias dispositivos que contenham dados importantes – o seu smartphone, tablet ou portátil – assegure-se de fazer uma cópia de segurança antes de ir e que essa cópia permaneça em casa. Desta forma, se o portátil for roubado ou perdido, terá uma cópia segura com todos os seus dados guardados num disco rígido externo.
Para dispositivos móveis, instale algum sistema anti-roubo que inclua geo-localização de dispositivos por GPS e aplicações de protecção anti-roubo, para facilitar a localização dos dispositivos.
Além disso, devemos ter em conta que existem muitos números que não devemos esquecer. Números de emergência, prefixos telefónicos (se for para o estrangeiro), números de informação para as reservas de hotel e voos, etc. Não há qualquer garantia de que vá ter uma ligação à todo o tempo, pelo que deveria fazer uma lista por escrito destes contactos ou uma lista no seu dispositivo móvel ou computador. Se tiver filhos, assegure-se de que eles e o resto das pessoas que viagem consigo conhecem pelo menos os números de emergência.
Não use ligações wifi públicas. Nem sequer as disponíveis no quarto do hotel, a não ser que esteja cifrada e protegida por password. Se tiver acesso a uma VNP (rede privada virtual), use-a.
Por último, leve dois, três ou mais cartões de crédito ou débito para que, em caso de perder ou ter que cancelar algum, conte com um plano B. Se levar consigo grandes quantias em dinheiro, guarde-o no cofre do hotel (juntamente com o seu passaporte a não ser que precise de o usar). Também é recomendável que deixe o portátil e qualquer dispositivo móvel no mesmo cofre.
via Kaspersky Lab
Este artigo tem mais de um ano
Ainda sou do tempo em que as únicas protecções aconselhadas para as férias, eram o protetor solar e o preservativo.
🙂
É redundante dizer isto, mas são conselhos bem-vindos. Obrigado, pessoal.
Esta é uma noticia que nem deveria de ser noticia!
Grande parte dos erros que são cometidos é culpa do utilizador.
São muitos os que descartam, as coisas mais básicas no que se refere a segurança.
Posso dizer que grande parte das pessoas que conheço ignora por exemplo o sistema de segurança “2 passos” que hoje está implementado em quase todos os serviços webmail. Este é um passo que não deveria de ser ignorado, aliás deveria de ser obrigatório, com esta opção activada, a senha que se coloca no dispositivo, tablet, smartphone, programas de baixar emails, é uma senha descartável e não a que o utilizador usa para entrar no sistema, para configurar o mesmo.
Hoje a nossa vida, os nossos contactos passam pela sincronização dos vários serviços, se estamos a proteger os nossos dados, também estamos a proteger a privacidade dos nossos contactos.
O mesmo se deve ter em conta às actualizações do sistema operativo, nunca deve ser ignorado. Há imensos bons antivírus gratuitos. A ideia de não o ter e pensar que não é atacado é uma ideia falsa. A cada dia são feitas milhares de páginas falsas, nem sempre prestamos a devida atenção para os detalhes.
É apenas mais um de muitos conselhos
tentei procurar um vídeo essencial, mas não encontrei.
se alguém souber pode postar, o vídeo deve ter a data do ano passado,
é da SicNoticias, programa com um especialista da policia Judiciária, e fala sobre Cybercrime, nessa entrevista é falado de erros e perigos que acontecem nas férias, acerca da internet.
Um dos pontos chaves, desse documentário, é o seguinte, nunca dêem o vosso endereço de email principal para reservas de hotéis, passagens, férias, porque em pouco tempo podem ser bombardeados com ofertas falsas…
Engraçado,é que já fui assaltado (nos cartões de credito 3 vezes).
Tive sorte porque sou um bom cliente…e pagaram tudo,mas houve num dos cartões de credito uma compra de uma viagem aérea no Brasil e a policia judiciaria nem ligou a isso…(pelo que entendi nem investigaram….).
Claro que deveriam logo prender o individuo que fez a compra com o meu cartão…mas como deve de dar muito trabalho… 🙂
Silva