Vai ao Multibanco? Muita atenção às burlas com skimmers
Em tempo de férias é normal que a afluência aos pontos de Multibancos seja maior! Aproveitando tal cenário, os burlões têm os mais diversos esquemas para conseguir obter "dinheiro fácil". Um dos esquemas que continua a ser muito popular em Portugal é a clonagem de cartões usando para isso skimmers.
Se for a um Multibanco, esteja atento à existência de skimmers.
A técnica é aparentemente simples e eficaz! Na ranhura onde se colocam os cartões de crédito e débito, os burlões colocam um dispositivo capaz de ler as bandas magnéticas (skimmers) e que tem também incluída uma mini câmara para registar o código PIN introduzido.
Toda a operação, por parte dos burlões, é controlada à distância uma vez que o dispositivo comunica normalmente por Bluetooth ou Wi-Fi.
App Card Skimmer Locator - deteta skimmers?
Chama-se Card Skimmer Locator e, segundo o autor, consegue detetar skimmers nas redondezas. Apesar de não ser 100% eficaz, esta app faz um varrimento ao nível do Bluetooth, em busca de dispositivos BLE (Bluetooth Low Energy).
Mais eficaz que a app é sempre a inspeção de quem usa o Multibanco. Antes de introduzir o cartão, verifique que a ranhura faz mesmo parte do Multibanco e se não é um equipamento removível.
No caso de detetar um skimmer no Multibanco, contacte de imediato as entidades Policiais. Poderá também informar de imedaito a SIBS. De acordo com o Código Penal, a contrafação de moeda (que equivale à fraude do cartão clonado) é um crime punível por lei através do artigo 262º, nº 1.
Este artigo tem mais de um ano
Mbway multibanco …melhor solução
Era precisamente o que ia dizer… cada vez uso mais o mbway…
Viva, uma caixa de multibanco actua praticamente como uma gaiola de Faraday perante um skimmer com tec BL ou wifi . o receptor teria que estar tao perto que nao é viavel o seu uso . existem outros protocolos mais eficazes para o efeito. cheers!
A sério??? Acho que tem que verificar melhor isso. É apenas um conselho…cheers.
lol, as piadas que um gajo lê por aqui.
Julgo ser mais seguro evitar “caixas” de rua. Prefiram o interior de um banco, ou um suparmercado. Ou seja, locais sujeitos a vigilância.
É indiferente. Eles demoram poucos segundos a montar estes dispositivos.
+1 e existe casos registados dentro das agências contudo sim é menor o número de casos devido á vigilância.
Mas deixo aqui uma simples sujestão e muito muito muito eficaz…
“Uma das mãos insere o código e a outra por cima tapa essa mão.”
Parece estúpido mas é verdade, porque as câmaras são colocadas na parte superior. Normalmente na coluna ou no refletor então se colocarem a mão por cima da outro não é possível visualizar o código e como este tipo clonagem funciona por banda magnética a inserção do código é obrigatório e sem ele nada feito….
Ou podem ter a sorte de usarem uma das de menos de 100 máquinas existentes em Portugal do Crédito Agrícola e do BancoCtt que têm um sistema de segurança no leitor (sem muitos detalhes está relacionado com magnetismo) que até ao momento impossibilita a clonagem de cartões através deste método skiming.
Correcto, no entanto há teclados que se sobrepõem aos da própria ATM e uma vez instalados, actuam como keylogger.
Vives na UK , aos anos que eu faço isso da mão a tapar o teclado.
Julgo ser mais seguro evitar “caixas” de rua. Prefiram o interior de um banco, ou um suparmercado. Ou seja, locais sujeitos a vigilância.
Por estas e outras mais, há mais de um ano que levanto dinheiro e faço operações no Multibanco sem introduzir o cartão.
Uso o MBway.
Top 🙂
Boa! Pois 🙂
E a minha pergunta é: e se não houver net?
Adia a operação. Realiza a mesma em outro local.
Tens sempre a opção de ir ao café 😀 e usar net ou mesmo meo wifi e nos wifi
Eu fui skimado o mês passado, mas não me importei muito, só tenho o cartão para mostrar que tenho por que no banco nunca tenho mais que 20€. A conta está quase sempre a descoberto .
Desde que o MBWAY permite levantar dinheiro nunca mais quis outra coisa.
E outra solução que também uso é o revolut, desativei a banda magnética na app 🙂
Sempre que me encontro na Tugolandia uso sempre o MB WAY, é dos melhores seviços que conheço, na europa em muitos paises nem sembra.
Mbway é um “produto” Sibs…
Sibs só “funciona” (meti funciona com aspas para evitar algum possível mal entendido porque estou a simplificar as coisas) a nível nacional como tal não percebo como usas o Mbway fora de Portugal.
Infelizmente o meu/nosso país tem muitos problemas mas felizmente temos uma situação que nenhum outro país no Mundo tem…. Isso chama-se Sibs…
Uma entidade que interliga todos os bancos nacionais a nível de comunicações, permitindo assim efetuar um simples pagamento de uma fatura da água em qualquer multibanco independente do banco (atenção que existe máquinas dentro de agências “chamadas internas” e este tipo do equipamento apesar de dar para fazer as mesmas coisas não é um multibanco ou ATM se olharem para a tabuleta que tem em cima simplesmente não diz nada e só podem ser usados por cartões ou cadernetas desse banco).
tretas – bull – sempai – sembra – vês muitos filmes
E depois ainda tem gente que acha que Portugal tem uma segurança a nível da Islândia
E é por isso que eu uso o MB Way!!
pois, e depois andam com tlms todos cheios de viroses nem se apercebem pra onde vai o guito!
Exato, para ter um bom funcionamento das apps de banking, convem que as pessoas tenham a consiencia de onde estao a aceder e oa quê é que estão a aceder, bem como o tipo de aplicações que instalam.
Há que ter sempre um cuidado extra quando se usam as apps Banking, ter sempre um anti-virus ou algo do genero para que ajude na protecção de dados\informação.
fizeres isse no NUORTE lebas parradinha
Como Nortenho, peço desculpa aos restantes por termos assim destes espécimes a fazer figuras tristes online.
O dispositivo é bastante visível. Ao introduzirem o cartão vão notar que o cartão irá descair. Ao passarem o dedo vão notar que está algo felpudo e não plástico.
Já me aconteceu numa máquina, em Paris este ano, introduzi o código errado e retirei o cartão. Chamei um polícia, que confirmou que existia lá algo que não era do banco, chegou a PJ lá do sítio, retiraram o encaixe. Só que o dispositivo não usava wifi ou bluetooth. Gravava os dados num cartão de memória, que estava no próprio encaixe.
Por outro lado, a maioria das máquinas já usam os dados do chip e a banda magnética acaba por falhar nos pagamentos, a não ser que sejam feitos no país de emissão. E não usem apps… é muito mais simples roubar-vos através do telemóvel do que do cartão.
Ė fácil resolver isso.
Metam sempre uma mão por cima da mão qie mete o código
Me burlaram 2.000€
Não merecem nem o AR que respiram !!!!
Porcos !!!!!!!
Desculpa! Vou devolver te metade