Num alargamento anunciado pela secretária de Estado da Promoção da Saúde, as vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 vão ser disponibilizadas também a pessoas a partir dos 45 anos.
Numa entrevista à RTP, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, revelou que as vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 vão começar a ser disponibilizadas também a pessoas a partir dos 45 anos.
Vamos disponibilizar a vacina da gripe E da COVID-19 a pessoas acima dos 45 anos. Entendemos que existe justificação neste momento a nível nacional e temos doses suficientes em stock para fazer esse alargamento.
Explicou a secretária de Estado, justificando este alargamento com o facto de haver stock suficiente para responder à conjuntura atual, em Portugal.
A vacinação gratuita contra a COVID-19 e contra a gripe, feita nas farmácias, abrange, neste momento, pessoas a partir dos 60 anos.
O alargamento para pessoas mais jovens, a partir dos 45 anos, deverá ser anunciado, formalmente, durante o dia de hoje.
Aquilo que está bem demonstrado é que, abaixo dos 60 anos, as pessoas que têm maior benefício em vacinar-se contra a gripe foram aquelas que foram inicialmente visadas, ou seja, as que têm condições de saúde ou outras que as colocam com um risco acrescido.
Explicou Margarida Tavares, esclarecendo que “foi exatamente isto que foi feito, em consonância com tudo aquilo que tem sido feito noutros países europeus”.