Uso do Magalhães pode fazer disparar casos de miopia
Sou um defensor convicto deste projecto que fez mexer o nosso pequeno país. O Magalhães foi, é e será, a grande iniciativa estatal de dinamização individual no âmbito tecnológico dirigido à massa estudantil. No entanto, não são só benefícios que um utilizador recebe ao utilizar o Magalhães, há aspecto ligados à saúde que podem comprometer.
Neste sentido deixo-vos uma referencia do DN a essa preocupação que deverá ser levada em conta pelos encarregados de educação.
A utilização do computador Magalhães pode fazer disparar os casos de miopia entre as crianças devido ao tamanho do portátil e às letras muito pequenas, que obrigam a uma leitura muito próxima, alertou hoje a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
"Com o uso cada vez maior do computador e, neste caso, de um portátil que ainda é mais pequeno, com letras mais pequenas, em que se procuram distâncias de leitura cada vez mais próximas, o número de miopias com certeza vai aumentar em flecha", disse hoje à agência Lusa Augusto Barbosa, coordenador do Grupo Português de Ergoftalmologia, da SPO.
O oftalmologista defendeu que o Governo deve informar e sensibilizar a população em geral para a importância da ergonomia visual. "Se se preocuparam em colocar o Magalhães nas escolas, também deveriam alertar para alguns cuidados a ter com o uso dos computadores, prevenindo o aparecimento de patologias do foro ocular."
Para Augusto Barbosa, a entrega do famoso portátil deveria ser acompanhada de informação que pudesse "sensibilizar os pais para os problemas que poderá ter o uso exagerado do computador".
A SPO alerta que o uso inadequado e excessivo do computador pode afectar a visão. "Já se fala em síndrome da visão de computador e acredita-se que o aumento da prevalência da miopia, da hipermetropia, do cansaço ocular e do olho seco está relacionado com a utilização crescente das novas tecnologias", frisou.
Estima-se que a síndrome da visão de computador afecte mais de 70 por cento da população adulta activa da Europa.
Paralelamente, alguns estudos de universidades norte-americanas apontam que cerca de 30 por cento dos jovens que passam demasiado tempo em frente ao computador estejam em risco de desenvolver problemas oculares, como olho seco, irritação ocular, cansaço, hipersensibilidade à luz, hipermetropia e miopia.
Augusto Barbosa adiantou à Lusa que esta síndrome não atinge valores tão elevados em Portugal, mas considera que com "o uso cada vez maior de computadores, e agora o Magalhães, pode chegar-se a números muito próximos".
"Há cada vez mais míopes, o que pode estar relacionado com o uso do computador", disse. Por outro lado, a síndrome do olho seco pode resultar em situações mais graves, como a formação de micro-úlceras na córnea, que podem levar à "incapacidade para algumas actividades comuns do dia-a-dia".
O oftalmologista explicou que há vários factores relacionados com o uso do computador que propiciam as alterações visuais.
"Habitualmente, pestanejamos 20 a 25 vezes por minuto, mas, em frente ao computador, pode haver uma redução de 10 a 20 por cento no número de pestanejos, abrindo-se caminho para a sensação de ardor e irritabilidade", disse.
A postura, a distância em relação ao ecrã, o tempo passado em frente ao mesmo e as condições envolventes podem levar a problemas oftalmológicos e até de outro foro, como é o caso das enxaquecas, das cefaleias, das dores lombares ou dos espasmos musculares. E as pessoas que já sofrem de problemas visuais correm ainda mais riscos, alerta a SPO.
Para evitar o aparecimento das doenças oftálmicas relacionadas com os computadores, a SPO informa que o ecrã deve estar 10 a 25º abaixo do nível do olhar, a iluminação e o brilho envolventes devem ser equilibrados (evitar os reflexos), o monitor tem de estar limpo, os olhos devem estar a 50 ou 60 centímetros de distância do ecrã e fazer pausas de cinco a dez minutos por cada hora de trabalho.
"Se não se reunirem as condições mínimas para que a pessoa sofra o mínimo de efeitos secundários, a produtividade a nível laboral pode ser comprometida. E, ainda mais grave, a síndrome da visão de computador poderá vir a ser um problema de saúde pública", acrescentou. DN
Este artigo tem mais de um ano
O não-uso do Magalhães provoca miopia cerebral, que é o mesmo que dizer “ser-se tapadinho”.
Essa foi foleira.
Não te apoquentes: podem compensar com doses cavalares de “laranja”. Aliás, parece que passa tudo por aí…
Se os convencerem a aderir à laranja, ficam logo bons dos olhos…
O pior é que é sempre uma laranja amarga…
É uma questão de visão periférica, uns têm outros perderam-na 😉
O Ubuntu esta-me a por tapadinho da cabeça :S
Eu diria mais… Foleira não mas sim de alguem que tem gravilha na cabeça… LOL :):):):)
E, se de repente te mandassem à me**a, isso seria… Impulse.
Atendendo a que o SO é maioritariamente Micro$oft (Ruindows), concordo!
Quanto ao lobby que está por trás, só os tapadinhos é que realmente não percebem o que é – verdadeiramente – o Magalhães! 😉
tudo o que é em excesso faz mal
Claro!
Baseado no off-topic do AVG?
Como é que é possível…
Já inventam tudo… ou então uns dizem uma coisa outros dizem outra.
Isto porque já diversas vezes (médicos diferentes) referiram que passar muitas horas em frente ao computador não tem nada a ver com a falta de vista.
Só se realmente esse PC tem alguma coisa que faz mesmo mal.. mas duvido.
é a minha opinião..
Netbook -> menor resolução -> mais esforço.
Um livro tem letras mais pequenas e nao e por isso que vais ficar miope. Isto e simplesmente um exagero.
Por isso é que os livros infantis são geralmente maiores e têm letras maiores
Têm letras maiores para ocupar mais espaço, também. Como sabes, os textos infantis não são particularmente longos…
Pode até achar um exagero, mas não pode discordar que a maior parte das pessoas que tem como hábito ler, irremediavelmente são obrigados a usar óculos.
Não é ciência… é apenas o fato de que se desgasta mais a vista expondo-a a um ponto de visão constante por tanto tempo.
Ana Paula.. que asneira meu deus!!
Mas pronto, estereótipos de meninos caixa de óculos e génios são imbatíveis. Piada que precisam de óculos logo em crianças…!
Menor tamanho, antes
Nao vejo ninguem a ficar cego a ler sms’s no telemovel…
Pelo amor de Deus. Você não está realmente comparando o tempo de leitura de um livro, ou o tempo exposto na frente de um computador, com as leituras de meras mensagens de sms, está ?
É uma comparação descabida.
Cabe pois aos pais regrarem o uso do magalhães por parte dos filhos, não os deixando fazer tudo o que querem.
Brincar ao ar livre também faz falta às crianças, tal como começa a fazer falta um contacto com as tecnologias de informação.
Só resta apelar ao bom-senso dos pais, para que regrem os filhos, dando-lhes oportunidade de fazer de tudo um pouco.
Também sou um defensor do magalhães. Claro que, sem excessos. Como em tudo.
Sem qualquer dúvida é esse o método correcto.
Essa receita serve para muita coisa… não só para o uso do Magalhães, mas também para um rol de circuncidarias que gravitam em torno dos educandos. Só para dar o exemplo da nova moda americana o
Sexingsexting…Raios, estes miúdos lembram-se de cada uma!!!!
?
? Sou outro… Vitor M. que moda e essa agora? Antigamente era o wrestling que chegou em algumas escolas a um ponto de ter de se tomar medidas. Agora isso, por aqui no Montijo ainda nao ouvi falar.
Que moda é essa mesmo? x)
é aquela cena do sexo por sms, não é? (dito assim parece ainda mais estupido do que já é 😛 )
Vitor: é sexting e não sexing
http://en.wikipedia.org/wiki/Sexting
Sim, corrigi o comment, mas é isso tudo… mas continua a ser uma moda estúpida!
Obrigado pelo reparo.
Já agora, também não é “comment” mas sim “comentário” 🙂
O problema é que hoje em dia, com os Srs. Psicólogos e os Srs. da Pedagogia, os “meninos” não podem ser contrariados.. Se o menino quer brincar com o Magalhaes, então não se pode proibir o menino, pois poderá estar a causar algum trauma profundo e recalcado, que fará com que o menino daqui a 10 anos ataque os colegas da escola com um computador portátil (o Magalhães com a sua pega facilita bastante essa tarefa :D)..
Enfim.. quanto à resolução, é opcional, podem muito bem usar o 640*480 e os sistemas operativos têm opções de contraste, suavização e aumento das fontes, para “diminuir” a fadiga visual.. o ecrã é LCD, o que também é Muito menos nocivo que os antigos CRT..
Agora tudo é uma questão de bom senso..
Pessoalmente sou contra a ideia de fornecer computadores a crianças de 6 anos !
Não me parece adequado uma criança de 6 anos ter um computador ?!
Primeiro estudar depois aprendes a mexer no computador.
O Magalhães leva a uma serie de problemas secundários e outros mesmo gráves.
Estimula as criancinhas ? sim, mas entre os 6 e os 10 anos devem ter outro tipo de estímulos !
Desde que comecei a trabalhar que os computadores me põe a comida na mesa (passo a expressão), se tivesse tido acesso a um computador mais cedo durante a minha adolescência não digo que não teria gostado (certamente teria adorado), mas sei que não seria o que sou hoje. Definitivamente!
Relativamente ao tópico, o magalhães é muito mau. com aquele monitor formiga acredito piamente que trará alguma miopia pelo caminho.
Ok podem me crucificar !!!
PS: pplware, keep up with the good work!
Aprendi a mexer num computador aos 3 anos, gosto do computador, estou sempre em cima dele, mas porque não tenho coisas ao mesmo patamar, por exemplo em casa do meu Pai tenho uma Xbox 360 e estou sempre nela, em casa da minha Mãe e na Escola estou sempre com os amigos.
Os vicios dependem da pessoa. 😉
Eu tenho um netbook com “monitor formiga” e o tamanho das letras é rigorosamente o mesmo que tenho no desktop, não percebo essa teoria…enfim
Preocupa-me mais o facto dos putos acharem piada ao “Morangos” e acharem que as suas personagens são exemplos a seguir. Isso sim é um flagelo… e também o facto de acharem que o “Vintém” é um musico.
Nã pah tão os morangos é que é fixe !!!
Ponham mas é os putos a ver documentários do National Geographic.
Mal não fazia.
Os documentários e as revistas da NG foram uma fonte de “pornografia” para muita criançada que só podia ver mamocas nas fotos das pretas nuas…
aospapeis.blogspot.com está impecável sim senhor. Aposto que existe aí muita verdade, mas não deixa de ser um facto curioso. 🙂
Desculpem lá, estãoa gozar com a minha cara ou quê? Causa Miopia? Ver televisão tambem, até olhar pode causar miopia, secalhar e melhor vendar os olhos aos putos para não serem danificados.
Por amor de deus, isto é so para dizer mal do magalhaes? É a coisa mais estupida que li nos ultimos tempos… só mesmo para criar confusões.
Qual será a próxima noticia, causará perbicia? uhmmmm a ver vamos, olha secalhar vai causar problemas nas articulaçoes dos dedos, só o magalahes para fazer destas coisas. So pelo facto de viveres estas a ficar todo f%&#”#, nao é por isso que não quero nascer.
_____________________
http://www.kunamiquefala.com
Sempre pensei que a miopia fosse algo mais genético… :\
Tão e o uso dos teleles??? não têm as letras pequenas??? se calhar isso já não faz mal aos olhos de ninguém!!! Isto houve-se cada uma… LOL
Não esquecer as cadeiras da escola, que não são ergonómicas e, por isso, provocam problemas nas costas.
e olha que eu no secundario como tenho 2m, estava quase deitado para nao me doer tanto as costas, nao doi agora mas daqui a uns anos posso sofrer consequencias.
Se bem que agora ando numa fac de medicina, e aquilo ainda tem cadeiras piores que a secundaria e tens ainda menos espaço para esticares os pes, ninguem se lembra dos grandes LOLOL
é só para alarmar as pessoas, estamos a uns mesitos das eleições, vale tudo… toda a gente sabe k se passar-mos mt tempo a olhar para o monitor faz os seus estragos…
Sem palavras para a historia do Magalhães….
As pessoas continuam cegas…
“Estima-se que a síndrome da visão de computador afecte mais de 70 por cento da população adulta activa da Europa.”
**da-se. Está bastante espalhado, o Magalhães.
aumentar a miopia…
aumentar o numero de crianças que querem lá saber da tabuada e do “b-à-bá”…porque so querem o magalhaes…
à mt que as crianção não querem saber da tabuada… nunca quiseram… mas dá jeito XD
Já que estamos numa de miopia, o tamanho da letra usada nos artigos Pplware deveria ser maior por defeito. 😉 Pois, o uso continuado deste blogue, também ele, é propício à miopia. 😀
Tecla Ctrl+roller do rato, cada ponto rolado o site aumenta um valor.
Penso que isso já ajuda. 🙂
Em 1979, quando a SONY lançou o Walkman, foi o caos! Pois muito se disse quanto a possivel surdez das vindouras gerações devido ao excessivo uso do “maldito aparelho”!
A esses aves de mau agouro aó lhes digo que arranjem namorada! Não “Sodem” nem “Faiem” de cima…
“Os olhos devem estar a 50 ou 60 centímetros de distância do ecrã”
Isto é das maiores asneiras que um técnico de visão pode dizer. Erro, erro, erro!
Mas enfim, todos os dias existe um especialista de saúde convidado num noticiário da manhã, falando sobre a “sua” doença e de como ela é terrível e ele é fundamental ao mundo. No dia seguinte lá chegam uns financiamentos extra e… até para o ano!!
Factos nada, atoardas e medo para o ar. Então as estatísticas de mortos diário por cada doença são impressionantes.. há pessoas que devem morrer com 10 ou 20 doenças ao mesmo tempo.
Infelizmente as doenças são reais e mortais, os médicos é que por vezes podiam continuar nos seus congressos na Ásia!
———–
Agora a distância correcta
A regra para qualquer monitor (TFT, LCD, RCT, TV) é muito simples:
Leitura:
Os olhos devem estar à distância entre 50 a 100 cm… e não 40 a 60 cm!
Visão geral
(como quando estão a ver um filme ou a ver televisão numa TV
Os olhos devem estar à distância igual a 3 vezes a diagonal da área visível do monitor.
Aproveitem e verifiquem! E vão perceber que um miúdo com um monitor de 21 polegadas teria mais problemas de visão do que num monitor de 9 polegadas.
Por outro lado quanto mais perto do monitor pior para os olhos. E nisto é necessário ter cuidado, pois os miúdos ficam muito perto dos computadores quando se sentam e acabam por se aproximar em demasia.
A questão aqui é a qualidade de imagem e a qualidade do ecrã. Infelizmente a do Magalhães não é das melhores. Mas outros netbooks têm excelente qualidade.
E assim, quando estiverem a ver TV verifiquem a distância do sofá… podem estar demasiado longe e a esforçarem a vista!
http://www.safecomputingtips.com/ergonomic-monitor.html
http://www.akp-inc.com/ergonomics.html#monitor
http://www.writersservices.com/res/ml/hs_display.htm
E já agora: existe a tendência de utilizar fontes de 12 px e mais pequenas, pois as páginas ficam com mais informação.
mas o tamanho correcto é 14 px
Esta é actualmente uma tendência do pessoal de desenho de sites… menos informação, fontes maiores
Pelo que sei, o tamanho nada tem haver com o assunto (como excelentemente explicado pelo colega anterior), e como dizia o meu avô, o que importa é o que fazes com ele e durante quanto tempo.
Lembro também que quando eu andava no liceu, dizia-se que a causa da perda de visão era outra… e não se tratava de um excesso mas sim de falta…
Desculpem-me mas não consigo ser sério perante propaganda LARANJA.
Helder, isso começa a ser também parvo… pois nem tudo o que é contra o Magalhães ou contra o eng. Sócrates vem de politiquice laranja.
É fácil tentar desviar atenções e está na moda desviar atenções apontando para o céu e dizer olha olha olha… que lindo…. aviãozinho lindo….
Aiiiiiii que este povo não sabe criticar… e ainda se fala em seriedade….
Se este Governo (ou outro qualquer) tem uma politica correcta, é graças ao próprio e não graças à pressão da oposição, mas se tem politicas erradas a culpa é sempre da oposição porque faz propaganda!!!!
Por isso é que vão uns de uma cor para lá, com esse pensamento e fazem “borrada”, vão outros, com essa filosofia e borrada fazem e o povo anda ali no meio, todo contente a levar com o país vai de tanga, com o temos de apertar o cinto, o país está em crise e por aí fora… porque em vez de apontares o que está mal… dizer em viva voz seja contra o partido A ou o partido B, não diz “Desculpem-me mas não consigo ser sério perante propaganda LARANJA.”
Pessoalmente e muito convicto, aplaudo a iniciativa socilista ao proporcionar a experiência Magalhães e e-escolas aos milhares de alunos em Portugal, temos de ser francos, foi dos melhores projectos que passou nas últimas décadas por Portugal, agora cada um faça o seu acto de contrição.
Vê a coisa por outro lado: se a oposição aderisse a este projecto inovador, o povo acabava por alinhar. Como só ouvem críticas e ironias, acaba-se por estabelecer um clima de gozo e desconfiança onde qualquer disparate germina…
Pois… exactamente o meu ponto de vista…
O que eu acho, no mínimo, curioso, é haver muito pessoal a pensar que estas teorias são uma espécia de cabala contra o Magalhães e até contra o Sócrates.
Vamos por pontos. Antes de mais, eu tenho miopia. Há 20 anos. Como já passei por muitos oftalmologistas e já ouvi muita coisa, com a vantagem de poder testar algumas ideias na prática, acho que posso falar com algum conhecimento de causa. A miopia tem um factor hereditário que é sobejamente conhecido. Não obstante, pode desenvolver-se na ausência de predisposições genéticas herdadas dos nossos pais. Factores de esforço podem acentuar as hipóteses de vir a desenvolver miopia.
Passar horas em frente ao PC não significa, forçosamente, que se vai acabar por ficar míope. O problema não é o monitor em si, mas a distância a que estamos dele e a resolução do ecrã (tamanho das letras, essencialmente).
O mesmo se aplica a livros com letra “miudinha”. Quem lê muitos livros com letra pequena também acaba por sentir na pele os efeitos da miopia. Tudo devido ao esforço que se faz para ler. Claro que, quem passa metade da vida a ler, mesmo que seja sempre com letra grande, acaba por ter problemas de visão, quanto mais não seja a famosa “vista cansada”.
Portanto, isto não é nenhuma teoria da conspiração. Há pessoas – profissionais da saúde no ramo da óptica – que estão genuinamente preocupadas com os efeitos negativos de uma utilização excessiva e incorrecta do Magalhães.
Não tarda também começam para aí a dizer que os médicos que se preocupam com a obesidade dos putos de hoje em dia estão envolvidos numa cabala contra a indútria alimentar. Só espero que muitos de vocês não tenham por hábito criticar as religiões extremistas.
Mas, no entanto, ninguém faz campanhas do tipo “leia menos – poupe a vista”…
Lá estás tu 😛
Há quanto tempo é que temos Magalhães?
E… há quanto tempo é que a escrita foi inventada? Há quanto tempo é que há manuscritos e livros, e há quanto tempo – que se saiba – é que existem deformações do globo ocular, como miopia e hipermetropia?
Campanhas para ter cuidados com a visão já houve muitas, mas já há muito tempo que não precisamos delas para sabermos que devemos ter certos cuidados, não é?
Exactamente. Daí a palermice de se dar muita importância a este “aviso” acerca do Magalhães. Porque, aquilo que passa para a opinião pública não é “não se deve deixar os miúdos muitas horas seguidas com os olhos colados a UM COMPUTADOR” mas sim, o Magalhães faz mal à vista…
Bom, mas na generalidade dos casos os ecrãs são maiores. Neste gama de netbooks é que tens menos hipóteses de melhorar a legibilidade.
A culpa de tudo isto é dos pais que compram tudo aos filhos.
Mais educaçao e saúde é preciso e menos Magalhaes.
Para que algo se faça noutras áreas, não é preciso parar com a distribuição do Magalhães. A introdução do Magalhães tem as suas vantagens.
Em relação à miopia só sei de uma coisa: treta!
– JRJR
— http://www.humordesenhado.com
Foto tirada em ABREIRO. A escola primária de ABREIRO foi das primeiras a receber o magalhães! Venham a Trás-os-Montes, visitem o importante património histórico existente em ABREIRO. Vale a pena realizar esta viagem ao passado…
Quase que aposto que quem fez este estudo é militante ou simpatizante do PSD…
Estamos em ano de eleições!
Eu tenho miopia, 6 dioptrias e meia. Mas não a tive a olhar para a televisão ou para o computador… “Herdei” da minha avó que também tinha… Por isso concordo com o Someone 😉 Corrijam-me se estiver errado 😀
Não entendo como o pplware.com continua a reproduzir artigos assim. E pior, artigos sensionalistas. Enfim
Sensionalista? Toda a gente sabe que muito tempo em frente ao computador pode criar problemas de visão. Não precebo esses comentários.
http://2hitman.mybrute.com
O Titulo do artigo não diz que o uso do computador faz mal à vista, mas sim que é o uso do Magalhães que causa miopia. Como todos sabemos a maioria das pessoas não lê os artigos (para poupar a vista ;)) mas sim apenas os títulos pelo que, concluo que sim, isto é propaganda e da mais foleira que já vi…
Eu acredito que o pessoal aqui do Pplware só postou isto para nós nos divertirmos a comentar ;).
E os Telemóveis, playstation, gameboys…. e afins? não faz mal?
Se todos faz mal porquê falar do Magalhães em caso individual? que treta.
Quero oferecer um portátil à minha sobrinha que vai fazer 4 anos. Alguem me dar uns conselhos ? Positivos, claro … Agradeço!
Abraço
Quero oferecer um portátil à minha sobrinha que vai fazer 4 anos. Alguem me quer dar uns conselhos ? Positivos, claro … Agradeço!
Abraço
Desculpa, um portátil a uma criança de 4 anos?! Isto é o cumulo…
pois, esse é o problema do nosso pais