PplWare Mobile

Universidade considera iPhone ou iPod “obrigatório”!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Juan de Juan says:

    E viva o fundamentalismo!!! xD
    Depois são os islâmicos que impõem tudo… LoL

  2. R o B says:

    Isto sim é monopólio

  3. ADAO says:

    Lá para aqueles lados não ouviram falar de netbooks ?

  4. PT says:

    Estúpido…

    Pk iPhone e não outro smartphone kk? Ou msm um netbook como já foi dito acima?

    Ou então uma ideia melhor… que tal não obrigarem ninguém a nada!!

  5. J0n says:

    Falta apenas dizer que, também têm de ter um chip instalado na cabeça para andar na Universidade.
    😛

  6. neliojesus says:

    ridiculo…para que servem os netbooks ou outro smartphone qualquer? completamente ridiculo…

  7. Aptenodytes Tuxus says:

    Aposto que o responsável da universidade trabalha para a Apple 😀

  8. Paulo Pereira says:

    O Sócrates já vai lá a correr com um magalhães na mão!

  9. carlos rajas says:

    Bom se fosse por aqui, no Brasil, diria, logo de cara, que se trata de mais um caso de lobby descarado a favorecer grupos…tratando-se de lá temos que verificar se isso realmente se estabelecerá, o que duvido muito, mesmo porque o pessoal lá pensa um pouco sim…pessoalmente não acredito que isso chegue a vingar.

    • mmick says:

      Obviamente que ha qualquer mal entendido nisto e se obrigar a ter um PC ja é bizarro (ja que os alunos podem usufruir dos da salas de informatica da universidade) entao obrigar a terem um dispositivo especifico como um iphone/ipod é ridiculo ja que nem sequer da para fazerem trabalhos! Uma tolice sem sentido à americana

  10. Nuno-mc says:

    Isso já existia numa universidade á uns 2 anos.
    Eles inscreviam-se e eles davam um iPod eu achei uma ideia muito interessante pena é não adoptarem isso nas portuguesas.

    • Pedro says:

      1 – estes não estão a oferecer nada, estão a impor a compra de um artigo que não vale minimamente o preço que custa.

      2 – Em que é que a humanidade era mais feliz se as universiddes oferecessem ipods? era o que mais faltava, gastarem os meus impostos em ipods…. ainda se fossem PC’s, ou qualquer outra ferramenta de estudo..

  11. LULZZZ says:

    Ridículo.

  12. Pacha says:

    Se fosse um EEE era monopólio da Asus e se fosse outra coisa qualquer era monopólio de outra empresa qualquer.

    • Lokier says:

      Pois… Não sei o que eles estão a tencionar fazer, nem conheço a aplicação mas não estou a ver o que é que que eles disponibilizaram de tão fantástico que um browser não consiga fazer mas… LOL

  13. Yuy says:

    Menos algum dinheiro para as bebedeiras…

  14. aver says:

    Também achei um pouco estranho. Se quiserem ler o texto, na página do link seguinte, no canto inferior direito, tem um link para um texto em PDF “Undergraduate Handbook”. O texto sobre o iPod Touch/iPhone foi acrescentado ao texto sobre a necessidade de um portátil wireless.
    A coisa até faz sentido se lerem o texto, uma vez que 90% dos alunos já têm iPod. Por acaso cá por casa anda um iPod Touch, que tem um Wi-Fi notável.
    http://www.journalism.missouri.edu/undergraduate/computer-requirements.html#full-index

    • aver says:

      Só uma coisita mais. A universidade não vai obrigar ninguém a comprar o iPod Touch/ iPhone. Classifica-os é como material “required” (requerido) o que permite incluí-los nas despesas de educação para efeitos fiscais.

  15. Emannxx says:

    Só cá é que não existe nada disto!

    Okay, é um pouco exagerado mas prontos… se houvesse um disconto na universidade para comprar um destes bichinhos… -.-“

  16. PCLIFTING.PT says:

    APPLE apoia a Universidade do Missouri!! eheheheh

    http://www.peliculas.pt.vu

  17. lol says:

    lol uma “MAGALHANHEZITO” é sempre melhor que um ipod/ifone…hshasuhashuahusa

  18. UKN says:

    Mas !? Eles ainda não conhecem o Magalhães !? Querem ver que o 1º não andou lá a fazer campanha.

    Está-se a ver que ali à dinheiro à volta …

  19. Miguel Guerra says:

    O semanário SOL também não sabe traduzir inglês.
    O iPod touch não é obrigatório e o iPhone muito menos. É aconselhado pela universidade com um razão: para os alunos poderem usufruir do desconto de estudante, porque de outra forma tinham que pagar por inteiro.
    A notícia do jornal da própria universidade.
    http://www.columbiamissourian.com/stories/2009/05/07/school-journalism-requires-ipod-touch/

    • paulo says:

      Ok, assim esta melhor. Realmente, é por estas e por outras que nao compro o SOL…. Enfim, nao tenham em consideração o meu comentário anterior… (ou posterior! lol)
      Abraços alentejanos

    • carlos rajas says:

      @Miguel Guerra, absolutamente certo ! não houve uma tradução correta, alias eu ja estava a estranhar esse tipo de atitude logo pelas bandas de lá, que, gostemos ou não, são concientes de seus direitos e deveres.

    • Vítor M. says:

      Bom, tapem lá o sol com uma peneira maior ou menor, mas esse método é uma forma de “obrigar”. Tipo publicidade subliminar 😉 embora eu considere uma atitude inteligente…. assim investe-se numa marca nacional e não entram “chenesisses” e afins.

      Mesmo a própria notícia do jornal, se lerem com olhos de ver, é bastantes sarcástica… bem humorada e tal, o que quer dizer que há ali fumo… mas…

      Mas volto a referir, é uma politica inteligente e os alunos saem a ganhar.

    • CarlosMC says:

      Jornalismo, em Portugal, é para se ler ao contrário, se não, vai-se ao engano…

  20. paulo says:

    A noticia é uma estupidez… Não pelo iphone ou ipod, pois nao tenho nada contra eles, mas pelo requisito em si. Eu nao sou muito a favor desse tipo de coisas. Existe mil e uma maneira de distribuir conteudos, com mil e um dispositivos para os aceder. Eu sou livre de poder escolher qual quero, sem me prejudicar para ter acesso à informação. Existem ferramentas basicas para frequentar o ensino superior, mas a meu ver, um iphone nao o é. Por mais que eu goste dele. (e por favor despenso comentários sobre a funcionalidade e preço e por ai fora)
    Fiquem bem.

  21. tide says:

    Eu tambem estou de acordo que não se deve impingir nada, os alunos são livres de escolherem muito bem qual o meio de descarregarem e lerem os documentos da universidade.

    Tambem não entendo o porque de todo este extremismo, pelo mesmo motivo que não vejo ninguem a espumar quando lhe é impinjido um windous ou uma suite do office na escola ou na universidade. Não será isto uma campanha endinheirada da Microsoft e de universidade com prespectivas futuras.

    Sejamos isentos ao comentar os factos…

    • Miguel Guerra says:

      Completamente de acordo.

      • Ecchin says:

        Ao menos o Windows ou o Office tu “sacas da net” (qual será a percentagem de alunos com software original?) e usas na boa, do que Software estranho e completamente desconhecido que nem os teus professores dominam, mas é exigido por tal e tal cadeira na faculdade. Isso sim é giro.

  22. keops says:

    Completamente ridiculo :S

  23. goncalofbg says:

    eu tambem nao concordo mas a solução é simples:

    quem nao concorda nao entra no curso de jornalismo da faculdade…

    quando eles tiverem poucos alunos eles mudam de ideias

  24. carlos rajas says:

    “The requirement will not be enforced, however, and there will not be a penalty for students who chose not to buy an iPod touch or iPhone, Brooks said.”
    Pessoal, eu não faço media com ninguem e é dever dizer a verdade doa a quem doa…O erro tanto foi do tal SOL quanto do Vitor ou pplware de publica-lo sem antes verificar a veracidade. Lá encima eu ja dizia da necessidade de se verificar e tal…Não se pode comprar tudo o que se oferece sem checar antes do que se trata senão vira batata, ou seja, noticia sem fundamento ou mal interpretada. É a velha preguiça das pessoas não aprenderem o idioma inglês, imprescindivel para quem trabalha na rede, sob o manto futil da preservação da lingua vernácula…
    Xenofobismo inutil que nos leva ao paredão da ignorância !

    • Vítor M. says:

      carlos rajas… lê a noticia completa homem e deixa de querer empurrar erros para o Pplware, já começas a ser um tanto irritante com essa tua atitude. Depois misturas tudo, desde erros de interpretação até xenofobia… só para tentar levar água ao teu moinho… isso é má politica homem.

      Não me quero repetir, mas acho que a notícia é bastante esclarecedora quanto à tentativa de impingir uma ferramenta… ou achas que esse “owever, and there will not be a penalty for students who chose not to buy an iPod touch or iPhone” não está já a salvaguardar as criticas e queixas?

      Vá descruza os olhos, isso acontece com todas as grandes empresas, em Portugal a Microsoft mina tudo o que é pólo universitário e o mesmo acontece com a Apple nos Estados Unidos, principalmente.

  25. J.C says:

    Isto só pode ser ideia de um algum professor ou reitor que é fã do iPhone/iPod e decidiu que toda a gente devia ter um.

    Para quem conhece o sistema de financiamento das faculdades nos estados unidos estranhará concerteza se a Apple não tiver sido um dos contribuidores com donações generosas a mesma. Estas faculdades são empresas autenticas e são geridas como tal. Logo este tipo de notícias nao me fazem qq tipo de estranheza.

    Este tipo de gestao tem vantagens e desvantagens. Por um lado nao dependem da boa vontade do estado mas sim das empresas que tem interesses nos seus activos (leia-se alunos e o produto que eles mesmos geram). Por outro lado as vezes ha destas coisas.

  26. André Silva says:

    Crise? Qual crise?! Bora comprar iPod’s e pagar propinas!

  27. A friend says:

    Bem.. ao menos “obrigam” um produto de jeito! eheh

    @offtopic

    Se alguem souber o numero exacto que o Socrates já disse magalhães que me diga se faz favor… já não durmo a 3 noites com pesadelos em que vejo o Socrates com olhar maléfico a esfregar as mãos e a dizer magalhães vezes sem conta…

    Se acusam a Apple e a Microsoft de monopolio… eu acuso o socrates de cansaço cerebral… 😛

  28. r0cki says:

    Só whine, mas opiniões construtivas tá quieto… É logo porque a Apple ta por detrás disto, é porque querem fazer dinheiro, é porque isto, é porque aquilo…

    Talvez se considerassem que iPhone tem mais sucesso nos EUA do que na Europa/resto do mundo, TALVEZ, aí não dissessem tanta porcaria… Cada vez que se fala de Apple aqui, é uma carrada de whiners…

    • tide says:

      de facto qualquer mensão a produtos da Apple é motivo para insinuações de monopolio e comentários descabidos. Seria tão mais fácil dizer bem do iPhone se este não fosse da Apple.

      • A friend says:

        Não sei se são contra a Apple ou se é mesmo tipico do povo … ser-se do contra!

        ..e viver em lamentações…. uma marca disso é o Fado…

        O grave problema, na minha opinião, é que temos muitos tecnicos de bancada prontos a lançar bitaites sem mesmo sequer entender do assunto (de uma forma geral e não neste caso em especifico)

    • Duarte says:

      E vice-versa

  29. Alexx says:

    Acho que há por aqui muita gente que tem opinião bota abaixo de tudo e sobre todos e neste caso, não imaginam sequer o que é a vida universitária americana. Um pouco de humildade só lhes ficaria bem. Mais não digo senão exalto me …

  30. Miguel Guerra says:

    Acho normalíssimo que o iPod Touch / iPhone seja o aparelho aconselhado pela referida universidade de jornalismo.
    Ora vejam esta foto duma sala de aula numa universidade americana:
    http://macmagazine.com.br/blog/2007/10/02/apple-praticamente-domina-as-universidades-americanas/

    • A friend says:

      Eu em vez de criticar só digo…

      Quem me dera a mim estar a estudar e ter um desconto para comprar um Apple… 😉

      • Miguel Guerra says:

        Tens desconto para um Magalhães! 🙂

        • A friend says:

          STOP 0x00001(D1) 0x00023, 02231

          A problem has been detected..

          the file magalhaes.sys do not exist in your system.. please reboot the system to prevent a damage…

          😀 just joking…

          • Duarte says:


            A friend says:
            12 de Maio de 2009 at 11:30 am

            Não sei se são contra a Apple ou se é mesmo tipico do povo … ser-se do contra!

            ..e viver em lamentações…. uma marca disso é o Fado…

            O grave problema, na minha opinião, é que temos muitos tecnicos de bancada prontos a lançar bitaites sem mesmo sequer entender do assunto (de uma forma geral e não neste caso em especifico)”

          • A friend says:

            @Duarte

            O BSOD que pus, a brincar, não foi uma lamentação nem uma falha do “Windows”.. foi mesmo uma falha do meu sistema (pensamento..) porque o desconto para o magalhães pouco me serve… já vou a caminho dos 26 anos… não posso ir apresentar os meus trabalhos num magalhães.. muito menos faze-los… 😉

  31. Diego Castro says:

    Estupides………. porque um dos menos potentes smartphones do mercado??????

    Quanto aos netbooks…. n tinham que ser só os eee, ja quase todos os fabricantes entraram na corrida dos netbooks…

    Se era para obrigar a utilização de um smartphone, então que fosse o Neo Free Runner da OpenMoko (http://wiki.openmoko.org/wiki/Neo_FreeRunner)

    Enfim… viva os monopolios…

    • A friend says:

      Já pensaste que pode ser pelo motivo que este smartphone seja um dos que mais aplicações oferece e melhor interage com os computadores?

      Monopolio ou modelo standard? … talvez tenham optado pelo smartphone da Apple devido à qualidade e suporte para o mesmo…

      Quem estuda sabe que tem que comprar livros da editora “X”…
      vamos acusar a editora “X” de monopolio? … 😉

    • r0cki says:

      E pronto, lá vamos nós outra vez pelo monopólio… Quantos anos tens pá? Não entendes português ou quê? Não tem nada a ver com monopólio, simplesmente nos EUA o iPhone é o “melhor” (nota as aspas) de momento… Não se compara o sucesso do iPhone nos EUA com o sucesso na Europa…

      Já agora, é estupidez em vez de estupides. E usa menos ?, só te faz parecer uma criança que tem o computador à cinco minutos…

  32. Diego Castro says:

    Sr. r0cki, sei ler sim Sr., e percebo perfeitamente português, mas acho que quando se obriga a compra de um material que não é o melhor (nem com aspas nem sem aspas)(ele é sim o que tem mais sucesso), então estamos perante incompetência de quem deu a ordem ou jogadas de monopólios.
    Obrigado pela correcção do português, fico sempre contente quando alguém ao criticar um post meu faz notas a minha pontuação e erros de português, é sinal que não encontrou mais nada 🙂
    …………………….
    (só meti estes pontos para parecer mais com um miúdo, isto vindo do Sr. que tem números no nick, very mature, very mature indeed)

    • Miguel Guerra says:

      Se leres o artigo original (em inglês), facilmente se percebe que ninguém obriga a nada. A universidade decidiu incluir o iPod touch no material necessário para que os alunos pudessem usufruir do desconto de estudante, que de outra forma não tinham.
      Se vires a fotografia que “linkei” no meu post anterior, podes verificar que a realidade americana é bem diferente da de cá. Ninguém obrigou os alunos a comprarem portáteis Apple, mas eles “monopolizaram” as salas de aula com Macbooks.

      • Vítor M. says:

        Miguel é verdade, aqui também não te obrigam a comprar obras dadas nas aulas, mas ao disponibilizarem conteúdos dessas obras e dirigindo exercidos para esses autores, estão a condicionar a tua liberdade de escolha… ou será que não?

        Se se disponibilizarem nessa universidade, conteúdos na já existente “iTuneslibrary” somente quem tiver dispositivos dedicados é que os vai usufruir, certo?

        Miguel, não se trata de nada horrendo ou ilegal, é sim, como outras coisas de outros feudos, formas de dirigir o estudante para um segmento.

        C’est La Vie

  33. r0cki says:

    So what…? Ao menos o meu português é correcto, seja na Internet ou lá fora na vida real, lol… Atrás do monitor somos todos uns mauzões 😉

  34. mehrlicht says:

    a lei anti-trust não funciona?

  35. A friend says:

    Para os mais “teimosos” e que mal entra o nome Apple ficam loucos…

    Eu desde que me lembro, quando estudava e queria fazer trabalhos na escola em computador, existia uma mediateca para tal, e nessa mediateca recheada de computares, era tudo com o Windows 95… um Mac nem ve-lo….. mas tudo bem, servia para o que queria, então usava-o…

    Com o passar dos anos, internet e afins, os PCs iam sendo actualizados e mais uma vez… falo dos “PCs” e nao dos MAC…

    e claro…. com o exigir dos anos lá me pediam trabalhos para serem feitos em computador.. onde ouvia a “bela” voz da professora a dizer… “isso tem que ser feito no Word… e a tabela têm que apresentar em Excel”… claro que ela dizia aquilo inconscientemente… não é porque era PRO-Microsoft… nem Anti-Apple, mas porque era o produto mais usado…

    Mais tarde começaram as aulas de informática, e das primeiras aulas tinha-mos que saber tudo sobre Bites e Bytes, aprender em MS-DOS… a linha de comandos, etc… e os testes feitos eram baseados no mesmo… não se tratava de UNIX nem coisa parecida, alias.. isso nem sequer se falava….assim como para os mais leigos se ensinava a clicar no botão “INICIAR”… “PROGRAMAS”… e não se ensinava … “FINDER” … ou a linha de comandos “LS” para ver os directorios, mas sim o “DIR”….

    Isto porque a Microsoft estava implantada em todo o sistema escolar… e era o sistema mais banal e mais usado….
    “Apples?” só as via penduradas nas arvores da escola e já ia com muita sorte…:D

    Mais tarde surgem as aplicações que teria-mos que usar… “amigos é so instalar o ficheiro .exe….” e fica pronto a usar…pera… falamos de ficheiros .exe… mas isso corre no Mac?… hum… ok… eu também não tenho um Mac não me vou preocupar…

    Agora pergunto-me… seria a Microsoft a causadora deste dito “monopolio” ou era um modelo standard usado? …

    Nunca ninguem me impediu de usar um Mac, mas estariam eles a restringir o meu acesso se as aplicações que me forneciam era apenas para Windows não havendo para Mac?….

    É obvio, a meu ver… que é um modelo standard e que todos tinhamos que seguir, não obrigatóriamente, mas quase… e posso acusar a microsoft por isso?… Obviamente que não 😉

    • Miguel Guerra says:

      Acabaste de responder aquela velha pergunta que muitos fazem:
      “Se Mac é assim tão bom como dizem, porque é que tão pouca gente o usa?”

  36. Joana says:

    Ridiculo!
    Fanatismo autentico. Nunca, mas nunca se deve obrigar alguem a usar formatos fechados em vez de abertos.

    è por isso que se promove o ogg ao mp3, o odt ao docx, o linux ao mac/windows, o apache ao ISS, o .pls ao mms://, etc etc etc

    esta universidade para mim é criminosa

    • viperbruno says:

      Leste a noticia completa? Sabes, eles não estão a obrigar, estão a dizer que e um requisito para a entrada naquele curso. Como o aver disse e bem:

      “Só uma coisita mais. A universidade não vai obrigar ninguém a comprar o iPod Touch/ iPhone. Classifica-os é como material “required” (requerido) o que permite incluí-los nas despesas de educação para efeitos fiscais.

      Já agora, tens o cartão do clube “aberto”? Deves de ir a todos os concertos (aka conferencias onde se diz mal da MS) organizados por esses xitas del LIniX0.

      • Joana says:

        nao sejas parvo.

        A liberdade está quando se dá o direito às pessoas de acederem e utilizarem informacao com os meios que lhe apetecem.

        Ja viste alguma rádio que te obrigasse a usar um receptop da marca Pioneer?

        ah bom..

        • viperbruno says:

          Eu tambem nao concordo com o que a universidade fez pois nao da alternativa. Se dissesem que era necessario um smartphone/portatil com acesso a internet, ai ate compriendia pois pode ser uma necessidade para o curso agora um ipod/iphone??? Acordo com a apple ou revendedor naquela cidade nao?

          A minha resposta ao teu comment foi por causa disso:

          “è por isso que se promove o ogg ao mp3, o odt ao docx, o linux ao mac/windows, o apache ao ISS, o .pls ao mms://, etc etc etc”

          O que isso tem a haver para o caso? Uma coisa é seres defensora do opensource. Agora se dizes isso so por ser um Ipod ao inves de por exemplo um smartphone com Google Android ai ja é ser fangirl neste caso.

      • r0cki says:

        @#
        viperbruno says:
        12 de Maio de 2009 at 3:34 pm

        Man, enterraste.te tanto… Então o iPhone/iPod Touch teem Wireless para que? LOL!

        • viperbruno says:

          Sabes Português? Vou voltar a repetir para ver se consegues entender.

          “Se dissessem que era necessário um smartphone/portátil com acesso a Internet, ai ate compreendia pois pode ser uma necessidade (…)”

          Foi isso que disse, certo? Depois disse isto:

          “agora um ipod/iphone???”

          Limitar a escolha a isso. Existe ao pontapé de smartphones/PDA com wifi meu amigo. Não achas ridículo limitar a escolha a apenas dois aparelhos caros e que por esse preço podia escolher outra coisa? Se não consegues entender o monopolismo que ouve nesta situação, tudo bem, agora não digas que o meu argumento não e valido.
          Se a ideia era criar um standard tudo bem, mas não desta forma. Exemplo: Um smartphone com suporte a ficheiros x e wifi integrado.

  37. Dark says:

    acho bem…

    em engenharia cá tambem devia ser obrigatorio!

  38. aver says:

    A discussão já vai longa. Já deve ter sido dito tudo o que havia para dizer.
    E no entanto, quem viu a coisa na lógica iPhone-outros smartphones “erou”.
    O produto Apple que, verdadeiramente, a universidade estava a promover era o iPod Touch – pelas capacidades wireless, de vídeo e de ecrã (o iPhone foi claramente explicitado como mais caro, mas como tem idênticas capacidades, não havia razão para não indicar a compra).

  39. Pedro R. says:

    eu acho isso um pouco exagerado, mas se virem bem as pessoas que têm menos possibilidades talvez irão ter um ipod touch ou o iphone por um preço mais baixo.

    Digo isto porque a universidade tem como escolho dois produtos da Apple, talvez tenham uma pareceria e talvez o produtos estejam muito mais baratos.

    basta ver que um iphone em Portugal para empresas custa 100 euros enquanto para uso de uma pessoas normal custa 500 euros.

    É apenas uma opinião, não é nada concreto nem com certezas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.