Última Hora: Qualcomm anuncia o novo Snapdragon 820
Novo Snapdragon 820 consome menos 30% de energia
A Qualcomm anunciou no ano passado os “poderosos” Snapdragon 808 e 810 64bits que tinham como principais características o desempenho e o eficiente consumo energético. Muitos foram os fabricantes que demonstraram interesse em integrar o Snapdragon 810 nos seus equipamentos, mas rapidamente o SoC revelou ter alguns problemas relacionados com o aquecimento.
Agora a Qualcomm quer fazer esquecer o 810 e apresentou hoje em Nova Iorque o novo e poderoso Snapdragon 820.
O segmento dos SoC tem evoluído significativamente nos últimos anos mas nem tudo tem sido bom para os fabricantes de micro-chips, em especial para a Qualcomm. A Apple foi a primeira empresa a ter no mercado um dispositivo com arquitectura ARMv8 mas rapidamente as 3 maiores fabricantes de SoCs (Samsung, Nvidia e Qualcomm) entraram na corrida, destacando-se neste segmento os Snapdragon 808 e 810 da Qualcomm.
Como sabemos, o Snapdragon 810 tem recebido várias críticas devido a problemas relacionados com aquecimento, mas a Qualcomm já tem outro trunfo em mãos, o Snapdragon 820.
De acordo com uns slides apresentados pela empresa, o Snapdragon 820 com tecnologia de fabrico em 14nm FinFET da Samsung que consome menos 30% de energia que o 810, o que representará certamente uma melhor autonomia dos equipamentos.
Além da eficiência energética, a Qualcomm revelou também que o Snapdragon 820 tem CPUs Kyro (quad-core) que oferecem o dobro da performance (a Qualcomm não indicou com que outro SoC comparou). Este SoC poderá chegar aos 2,2 GHz.
Destaca-se ainda a GPU Adreno 530 que garante 40% de mais performance comparativamente a gerações anteriores e também o DSP (co-processor ou digital signal processor) Hexagon 680 que garante 3x mais performance. O Hexagon 680 será responsável por gerir e processar de dados do giroscópio, acelerómetro, bússola, GPS, entre outros periféricos do smartphone.
Ao nível da rede o novo SoC é também 15% mais eficiente em termos energéticos e garante uma performance 33% superior às gerações anteriores. Usando o X12 com uma baseband de categoria 12, é possível alcançar os 600 Mbps de download e 150 Mbps de upload em redes móveis.
O novo Snapdragon 820 poderá ser usado nos mais diversos equipamentos.
Apesar de ainda não existir uma data certa, especula-se que o Snapdragon deverá estar disponível já em 2016 e certamente que será um sucesso tendo em conta as especificações técnicas apresentadas.
Este artigo tem mais de um ano
O meu próximo smartphone vai ter este SOC
finalmente saiu o soc para a nova geracao de tostadeiras e aquecedores..mm a tempo do inverno
Tiveste bem.
Rachei. Muito bom. E olha que até prefiro Android às outras.
Rogério, o que é que o snapdragon 820 tem a ver com Android?
O Lumia 950 tem Snapdragon 810 com water cooler.
Menos energia normalmente significa menos aquecimento, mas nem sempre é o caso, basta ver o gráfico para perceber que o 810 era mais efeciente energeticamente que os anteriores, mas é aquele com piores problemas de aquecimento.
É preciso esperar para ver na realidade se realmente é bom. Pelo que vimos no passado nem sempre os processadores teoricamente mais poderosos conseguem na prática realmente ser.
Essa chama na imagem foi infeliz. Podia ter metido antes uns flocos de neve. Será que o fogo quer dizer alguma coisa? xD
Lol ya literalmente em chamas.
Lol pensei exatamente no mesmo
Bem visto, no entanto este 820 ja nao sobre de sobreaquecimento e está muito bom embora ja tenha perdido a corrida para a Apple…o A9X é o soc mais poderoso alguma vez feito e sem throttle.
Quem é que ainda usa o Slowdragon?
As maiores fabricantes, e as com mais peso no high-end: Apple, Samsung e Huawei não usam…
Lol? Mas tu sabes o que estás a dizer? O SD não se resume ao 810… E referires a Apple ainda foi a melhor…
E desculpa lá mas o Kirin 935 da Huawei é uma bosta, mais valia um SD 810… A Samsung sim fez bem em demarcar-se do SD.
Verdade, mas tenho duvidas que este venha a ter mais poder computacional e gráfico que o kirin 950.
Mas o Kirin 950 já é outra história.. Pelo menos ao que parece.. Vamos esperar para ver…
a samsung devia era desmarca-se do touchwiz…aquele multitasking é vergonhoso! o mais curioso é o modelo A5 com 2gb de ram aguentar mais que o note 5 com 4gb em multitasking…
Bem visto, no entanto este 820 ja nao sobre de sobreaquecimento e está muito bom embora ja tenha perdido a corrida para a Apple…o A9X é o soc mais poderoso alguma vez feito e sem throttle.
Bem visto, no entanto este 820 ja nao sobre de sobreaquecimento e está muito bom embora ja tenha perdido a corrida para a Apple…o A9X é o soc mais poderoso alguma vez feito e sem throttle…
Eu uso.. e então qual é o problema? É um bom processador, indepentemente do que digas lol.
Continua a ser um processador de topo.
A Lg tem provavelmente o melhor telemóvel android topo de gama desta geração (eu sei, é discutível, mas faz o que os outros fazem e tem a melhor câmera do mercado).
O que faz um bom telemóvel é a experiência, não quantos bits consegues mover por segundo. Acima de um certo patamar, isso interessa muito pouco a não ser que estejas a usar o teu telemóvel para renderizar vídeo.
A microsoft tem o 810 com water cooler
A Qualcomm abandona os 8 cores e volta aos 4 cores.
A mediatek aposta nos 10 cores.
Direções completamente diferentes, quem tem razão?
Qualcomm – menos cores, mas mais poderosos é sempre melhor, especialmente em dispositivos mobile
Isso não é de todo verdade, acho que é exatamente o oposto, mos nos telemóveis fazes muito mais operações pouco pesadas que o oposto
Se perceberes, a mediatek continua a usar quad core, porque os processadores nunca estão a funcionar ao mesmo tempo.
Não? Parece me estranho
E no SD810 por exemplo? Eles utilizam big.LITTLE, 4 mais económicos para correr tarefas mais ligeiras, e quando necessitam (leia-se em tarefas mais exigentes) recorrem aos 4 mais poderosos, ficando assim com mais de 4 processadores a funcionar em simultâneo, correndo processos diferentes obviamente.
O que eu não percebi foi a razão da qualcomm abandonar esta arquitectura, utilizada por exemplo nos exynos da samsung.
o que interessa e o single core…a apple ja vai nos 2500 geekbench por cada core.. por isso é a melhor
O sistema conta muito. Não é que os cores trabalhem melhor, o sistema é que está super bem optimizado. Se metesses um SD 410 e um A9 a correr Android Lollipop stock ia-te parecer tudo igual.
não é bem assim, o SO é optimizado mas os cores da apple sao os melhores que estao no mercado. Desde a implementacao 64bits que nenhum fabricante se conseguiu aproximar sequer da apple. O Snapdragon estava imbativel ate ao 800 e depois foi o que se viu…A Apple lidera em tudo goste-se ou nao.
sistema?
Não é o sistema que faz os cálculos do Geekbench. O efeito do sistema poderá ser pelos drivers do processador, mas isso todos os fabricantes dos processadores tentam optimizar ao máximo. Muito maior efeito terá o nível de optimização do próprio Geekbench para cada plataforma.
A performance do A9 vem do desenho dos seus núcleos, que é diferente daquilo que encontras nos Snapdragons.
Mas olha que por exemplo o Helio X10 da Mediatek é muito fresquinho, e o X20 também será.
Let it burn 🙂
Tenho um telemóvel com o snapdragon 801 e não me aquece.
O 810 aquece assim tanto como dizem? pensei que com actualizacoes isso estava resolvido.
A ironia é forte nessa imagem xD
Isso é um mito as novas revs do 810 não tem problemas de aquecimento, a muito que foi resolvido.
nao foi nao, o xperia z5 tem problemas de aquecimento e o lumia se não tiver é devido ao water cooling. O soc em si é problematico ponto final
Tretas… Eu tenho o SD 810. Oneplus two
One plus 2 tem o 810 e não o tem problemas de aquecimento.
Alguém me pode dizer se tirando o facto de ser incómodo o aquecimento algum telemóvel teve problemas em relação a isto?
Pergunto isto pois o actual telemóvel que tenho aquece um bocado e até tenho receio do hardware berrar…
Dependendo do “aquece um bocado”, pode incomodar também a bateria.
O problema afecta a performance, porque quando aquece, ele tem de arrefecer, baixando para isso o clock, e com isso, a performance.
Obrigado pelas respostas. Depois de uma actualização parece que não aquece tanto… No meu caso é um 615.
http://imgtec.com/mips/architectures/
em Internet das Coisas <— lol
Eu tenho o snapdragon 810 e não tenho problemas de aquecimento…
O nexus 6p acabou de sair… Já está desactualizado…
A Google é bem fina, levou os SD810 a preço de saldo, e os fanboys agradecem…
A imagem do audi é para dizer que agora vão usar este soc nas centralinas para alterar valores de gases ?
Novidade