Última hora: Nokia não vai voltar ao negócio dos smartphones
São vários os rumores que davam como certo o regresso da Nokia ao mundo dos dispositivos móveis. Depois das declarações de Mike Wang, presidente da divisão Chinesa da Nokia, previa-se que a empresa voltasse a produzir smartphones já em 2016… mas afinal a Nokia não tem actualmente planos para voltar ao negócio dos Smartphones.
A informação de que a Nokia não voltará em breve ao negócio dos smartphones foi recentemente confirmada no próprio site da empresa onde se pode ler que não há qualquer intenção da empresa voltar ao negócio dos smartphones e que todas as informações publicadas, algumas delas associadas à Nokia, são falsas.
SUNNYVALE, Calif. – Nokia notes recent news reports claiming the company communicated an intention to manufacture consumer handsets out of a R&D facility in China. These reports are false, and include comments incorrectly attributed to a Nokia Networks executive.
Nokia reiterates it currently has no plans to manufacture or sell consumer handsets.
Das palavras do presidente da divisão Chinesa da Nokia ficou a entender-se que o regresso da Nokia ao mundo dos smartphones chegaria com equipamentos Android que iriam competir directamente com os equipamentos que antes eram seus, os Lumia.
Com a declaração no site, fica de uma vez por todas confirmada a posição da empresa que um dia foi “rainha” no mundo dos telemóveis.
Via: Nokia | WMPoweruser
Este artigo tem mais de um ano
É como vai o tablet chinês da Nokia? (Leia-se, a Foxcomm concebeu e fabricou o tablet e a Nokia alugou o nome).
Não chegaram a acordo quanto ao aluguer do nome “Nokia” para o smartphone?
A última frase é castiça: “a Nokia não tem planos para fabricar ou vender equipamentos de consumo”. Mas quem é que tinha falado em fabricar e vender?
Parece que afinal a marca vai voltar (o licenciamento) aos smartphones!
Há que fazer render o peixe! 😀
Já faziam era um parceria com a Jolla e lançavam um smartphone com o Sailfish 🙂
Eu estou à espera do Jolla 2. É pena não ser a Nokia fabricar.
Adormeceram… E a Microsoft fez-lhe a caminha!
E depois a Microsoft ainda tenta enganar o ppl com lançamentos de Nokias com android “512 RAM” que sabiam que nao ia vender pois era só treta comercial nunca o interesse foi vender Android mas sim calar os criticos que diziam que a culpa da falencia era da Microsoft.
E bem sabemos que é…
Se a anos atrás tivessem optado por Android com specs a competir com Apple ou Samsung hoje poderiam facturar a valer.
Se me colocassem um Android Nokia topo de gama de 400€ e um Samsung de 300€, optava sempre por Nokia.
Ohh sim por isso que a Samsung esta a cair, e htc e a sony nao vem o lugar para competir, sony e htc tem uns 3% dos aparelhos com android, ohh deixa-me ver a nokia iria desbancar todos, sim sim, iria era ser mais uma com android, sim e talz muitos ainda optavam por nokia so pelo nome, mas as pessoas mais novas nem sabem o que é Nokia, so sabem do iphoni da Mama e de galaxy dos amigos…
Não sabem o que é Nokia? Bem se vê que não percebes nada do mercado dos Samrtphones.
Todos os putos de hoje em dia nasceram a ver o pai com um Nokia!
Ver o pai com um nokia não quer dizer que eles queiram um, ohh sim e tu sabes muito do mercado sabes!
Tomara tu que no dia em que “estejas a cair” ou mal de finanças o estejas tão “mal” como a Samsung, Sony ou HTC. Só para referência, a Sony está em “queda” há quase uma década, com quase a totalidade dela com resultados negativos no grupo todos os anos… e no entanto teima em não falir. É a diferença entre grupos empresariais que foram feitos a pensar na sustentabilidade e não na partilha de dividendos e valor em bolsa. E eu odeio a Sony, eram excelentes produtos e depois começaram a vender mais a marca que o resto.
Essa versão da história inventaste tu sozinho ou tiveste ajuda?
A samsung esta a cair? E o cair deles ainda assim representa milhoes e milhoes de lucros em smartphones….
mas alguém acreditava na nokia a voltar? A Microsoft tem a gama lumia que vai crescer e bem com o W10…já há fontes que dizem que a Google vai lancar as suas apps para W10 apos um negocio com a Microsoft. O android que se cuide-
Eu quando era puto também me diziam que o Pai Natal e o Coelho da Páscoa existia, mas depois cresci.
Só por curiosidade, onde leste isso?
Que a Microsoft vai vingar com o Windows 10 acredito, está um conceito muito bom, essa soncronização de todos os produtos Windows (PCs, tablets, Xbox, smartphones e Smartband), agora a Google a colocar as suas apps na loja da Microsoft… É piada, não? LOL
Os pior erro da Nokia foi ter-se disperso entre diversos sistemas operativos.
Se tivesse concentrado os seus esforços no Symbian hoje em dia não estariam no buraco em que estão.
Não percebeste pevas do que aconteceu com o aparecimento do iPhone em 2007 e do Android em 2008. O Symbian, simplesmente, não estava à altura. Qualquer pessoa minimamente informada te diz o mesmo. A Nokia andou a experimentar outros sistema operativos já em desespero – tendo percebido que com o Symbian não ia a lado nenhum.
P.S. A Nokia de hoje nada tem a ver com a Nokia dos telemóveis e smartphones. Essa foi comprada pela Microsoft, que durante um tempo continuou a usar a marca Nokia, mas já deixou de usar.
A Nokia começou a cair precisamente por causa do Symbian, que estava bastante atrás da concorrência e viu as suas vendas subirem (muito lentamente) apartir do momento em que começou a lançar Windows Phones, ou seja, após a criação da gama Lumia, mas mesmo assim já estava afundada demais e a Microsoft, esperta, comprou toda a divisão mobile da Nokia, agora fica com os funcionários, com as patentes, com as fábricas e com a exclusividade da gama Lumia e diminuiu os preços dos Lumias, coisa que era miragem na Nokia.
A Nokia com o Symbian não se safava e no Android era só mais uma! Até poderia ter algumas vendas, mas com os modelos chineses a preços da chuva iria voltar a cair.
Acho piada quando vejo comentários a dizerem/transmitir a ideia que foi a Microsoft que arruinou a Nokia.
A Microsoft quando comprou a divisão mobile da Nokia, a empresa já estava em falecia e quase a desaparecer. Se a Microsoft (ou outra empresa) não tivesse comprado a Nokia Mobile, actualmente quase de certeza, que não existia Nokia.
A Microsoft FOI responsável pela ruína da Nokia. Quando Elop chegou à direcção da Nokia esta tinha uma confortável fatia de 33 % de quota de mercado e gerava lucros astronómicos, se bem que perdia quota de mercado para o android e iOS. A Nokia estava longe de estar falida. A gestão da Nokia foi propositadamente danosa: anunciaram o termo de Symbian e a parceria com a Microsoft e conseguente adoção do Windows, 9 meses antes deste estar pronto a ser lançado no mercado. As vendas dos Symbian que já caiam, começaram a cair ainda mais, pois ninguém quer comprar um telemóvel cujo sistema operativo já foi dado como morto. O windows 7 era ainda uma miragem e a Nokia ficou quase um ano em seco, sem flagship para lançar no mercado.
Se bem que a Nokia já a tinha um flagship que lançou nesse ano o primeiro smarphone com o Meego, o N9, e que o CEO Stephen Elop prontamente anunciou que seria o ultimo equipamento Meego a ser lançado no mercado mesmo que fosse um sucesso de vendas, pois Nokia iria concentrar os seus esforços no Windows. O Nokia N9 foi também boicotado pela propria Nokia, pois só foi posto à venda em mercados marginais, tais como portugal, alguns paises africanos e na russia. Nunca foi lançado nos mercados grandes tais como EUA, Inglaterra, França, Itália, Alemanha. Digam lá se isto não é um boicote e gestão danosa. Alías o N9 só foi posto à venda porque a Nokia foi obrigada a tal devido à parceria que tinha com a Intel para o desenvolvimento do Meego, que previa de a Nokia deveria lançar pelo menos um smarphone Meego. A Nokia também tinha outro flagship para lançar, o nokia N950, que era outro Meego, com teclado fisico, bastante apetecivel para o mercado empresarial e segundo consta já tinham sido fabricadas 92000 unidades, no entanto nunca foi posto à venda. Mais uma vez gestão danosa.
A Nokia nunca revelou o numero de unidades vendidas do N9, mas segundo as empresas que analisam os mercados, as vendas terão sido bastante boas e como era um aparelho de preço elevado, gerou bons lucros para Nokia. Já os primeiros Lumia com o Windows 7 quando surgiram, tiveram vendas bastantes fracas, de tal forma que a Nokia teve de baixar o preço de venda, sendo que estes chegaram a ser vendidos com margens de lucros extremamente baixas. Mais uma vez, se isto não é gestão danosa, não sei o que é. Optaram por um sistema operativo que não vendia.
Houve outros projetos muito interessantes que a Nokia tinha que também foram cancelados, um deles era um tablet Meego chamada Senna, outro era um sistema operativo basedo em linux à semelhança do Meego, mas mais simples, destinado aos featurephones de baixa gama. A Nokia foi entregue de mão beijada à Microsoft.
33% do mercado em feature phones é bem diferente de 33% nos smartphones, que é o que está em causa hoje em dia. 😉