PplWare Mobile

Última Hora: Google já vale mais que a gigante Apple

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. José says:

    FInalmente, fico contente, não que não goste da Apple, até tenho um IPad mas para que haja mais concorrencia e baixem os preços

  2. Engenheiro Google says:

    Google na frente, apple agora é sempre a descer, daqui a pouco vale menos que o meu barraco tecnológico.

  3. O lobo de wall street says:

    Android sempre na frente, é de facto impressionante.

  4. Boss says:

    Era uma vez… 😀
    Vocês são mauzinhos, podiam pelo menos esperar pela manhã de amanhã, assim os fãs da maçã já nem vão dormir.
    Outra coisa interessante é a patente da Apple para um sensor de fotografia esférico, estou curioso pelo desenvolvimento.

  5. Gerardo says:

    O estranho aqui é que uma empresa que tecnologicamente não tem nem 1/10 dos projetos da Google valha tanto. Quem acompanham a Google sabe que é muito mais que um motor de busca e Androis. É impressionante a quantidade de projectos que financiam. Se visassem apenas o lucro como a Apple, certamente que o números seriam ainda maiores.

    • Daniel says:

      A google releva o que faz nos laboratórios, a Apple não. Dizer que a Apple é so o que está no mercado é a mesma coisa que dizer que a Google é só motor de busca e androids.
      A diferença é que quando a google lança um falhanço como o google glass, ninguem se importa. Se isso acontecesse com a Apple era o fim do mundo. Double standards

      • Boss says:

        “Compared with its resources, Apple has remained relatively quiet. It spent just 3.5 percent ($8.1 billion) of its $233 billion in revenue in fiscal 2015 on research and development, a lower percentage than every other large U.S. technology company, data compiled by Bloomberg show. By contrast, Facebook spent about 21 percent ($2.6 billion) on R&D, chipmaker Qualcomm 22 percent ($5.6 billion), and Alphabet 15 percent ($9.2 billion).”

        • Daniel says:

          Ou seja, teve mais gastos de R&D que o facebook, que a qualcomm. Menos que a Google. E?
          Isso significa que a Google tem 10 vezes os projectos de inovação da Apple como estava o Gerardo a dizer? Como são alocados esses recursos? Como foram aglomerados esses dados?

          • Boss says:

            E… a Apple aplica 3.5% dos lucros em R&D, o que é um valor ridículo para uma empresa que queira estar na crista da tecnologia.

          • PSN says:

            Por cada $ em engenheiros, gasta $10 amor publicidade no jornal sobre o que fizeram!

          • Daniel says:

            E? Se eu gastar os 17 centimos que tenho na minha conta em R&D significa que gasto 100%?
            As percentagem não criam inovação, o dinheiro aplicado sim, e o que é facto é que a Apple gasta 8,1 mil milhões de dólares anualmente em R&D. Achas isso um valor ridículo?
            As percentagem não indicam nada, ou achas que se o facebook tivesse o dinheiro que a Apple tem no banco continuaria a gastar 21% do seu dinheiro em R&D? Há rendimentos decrescentes à escala no investimento.
            Para além disso, não sabemos se esses valores são os reais. Sem saber como foram aglomerados os dados pela Bloomberg, é impossível verificar a veracidade dos valores. Isto tem a ver com a definição de “R&D”. Por exemplo, os gastos em desenvolvimento de sistemas operativos podem não ser contabilizados como R&D mas há partes que efectivamente o são (por exemplo, com o desenvolvimento de novas linguagens de programação como Swift).

          • Boss says:

            Portanto a Apple gasta menos em R&D que a Google, quer em valor absoluto, quer relativo e tu ainda continuas a argumentar 😀

          • Andr8 says:

            A Apple gasta mais dinheiro no total que a Google!

            Porque para além do que ela gasta por ela, também ao comprar PEÇAS para fazer o iPhone, vai FINANCIAR outras empresas, desde pequenas a grandes empresas.

            A Google não fabrica nada.

          • Daniel says:

            Mas eu neguei isso? Só estou a dizer duas coisas:

            que os comentários de que a Google tem 10 vezes mais projectos, que a Apple não mexe uma palha em termos de R&D não têm fundamentação nenhuma

            que os números que apresentaste 1) podem não corresponder aos montantes reais e 2) não revelam resultados nem a utilidade dos projectos que estão a ser desenvolvidos

          • Boss says:

            De onde é que tu caíste?!

          • Daniel says:

            Da universidade, onde trabalho. Estou habituado ao rigor. Peço desculpa se não confio em fontes terceiras que não têm acesso à informação primária

        • Renato says:

          Gastar muito dinheiro em R&D pode ser mau.

          Regra geral, é uma receita para o falhanço. Todas as grandes empresas de outrora tiveram todas o mesmo problema!

          • Boss says:

            Então se calhar é por isso que a Apple está em queda… gastou demasiado 😀

          • Daniel says:

            @Boss, a Apple acabou de ter o melhor trimestre da história de todas as empresas quer em termos de resultados, quer em termos de receitas
            A Google está mais sobrevalorizada por causa das acções. Porque de resto não tem nada a mais do que a Apple – dinheiro em caixa, receitas, diversificação de negócio, etc..
            As projecções de analistas mostram que a bolsa da Apple está desvalorizada em 50% (os valores estão entre os 140 e 150 dolares por acção), e que a Google estão valorizadas (não sei precisar os valores, mas podem ser consultados na internet com uma pesquisa… no Google).

      • PSN says:

        +500

        Se a Apple lançasse um Google Glass, era o fim-do-mundo!

        A Apple pode lançar um produto como o Apple Watch, vender mais que os outros todos juntos, e ainda assim lhe chamam de flop, e que a Apple tem de tratar dele!

        A jogada da Google é simples: fazer tudo, e não fazer nada!

        Olha o exemplo do Android: quando tem muitas aplicações, e faz muitos truques, é porque a Google é boa, quando o aparelho é caro e a experiência é fraca, a culpa é da Samsung!

        Olha o exemplo da publicidade: se incomoda, a culpa é dos sites que a põem, ou das empresas que põem publicidade no YouTube, nunca é da Google, que ganha dinheiro com isso!

        Depois faz 300 projetos que são todos muito bonitos no papel, mas nunca saem para a realidade!

        • Mark says:

          Realmente é tudo verdade.

          Google é que obriga a Samsung a encher o Android com lixo e a utilizar o UI que utilizam, se assim não fosse nem lhes deixavam utilizar o Android.

          Sempre que o pessoal faz um site com alguma visibilidade aparece sempre alguém da Google a obrigar a colocar Publicidade e coitado daquele que não colocar, aqueles gajos da Google são piores que a máfia. E no final ainda tens que pagar á Google para teres a publicidade lá.

          • PSN says:

            Poses trocar por outra marca, por exemplo Nexus…

            Quando é bom, é por causa da Google, quando é caro e dobra fácil, é por causa da Huawei…

        • Boss says:

          Não percebes a responsabilidade de cada um dos intervenientes num telemóvel Android? Se comprares um pelo ebay e fores burlado, nunca o chegando a receber a responsabilidade também é da Google, não?

    • Goncalo says:

      +1
      A diferença é que a Google foca-se no desenvolvimento de soluções em várias vertentes, a Apple foca-se apenas no lucro financeiro através de técnicas de “marketing hipnotico” e guerrinhas ridiculas de patentes que em muitos casos são “inspiradas” em tecnologias desenvolvidas por outras companhias.
      Por isso concordo que tenha de haver concorrencia e uma luta equilibrada pela fatia maior de mercado, senão o que seria de nós no caso de as rédeas serem tomadas de assalto por uma empresa monopolista como a Apple? Seria uma desgraça.

      • Analberto Rocofino says:

        Concorrência é uma maneira negativa de evoluir, era mundializar a apple e distribuir os produtos a preço simbolico ou pago pelos impostos dos paises mais ricos, no fundo mesmo ninguem precisa da apple ou a google para nada mas ainda ha quem goste de brincar as modernices auto-destructivas da mente humana, brinquem até fartar!

        • Goncalo says:

          Mas empresas monopolistas como a Apple nao sabem o significado da palavra “simbolico” ou “justo” ou mesmo “correcto”. Mas cabe ao consumidor canalizar as tendencias para aquilo que nos e mais vantajoso, o que claramente nao esta a acontecer (ainda). E quando falo da Apple, incluo outras marcas como a Samsung por exemplo. Nao se trata de gostos ou odios ou qualquer tipo de aversao, mas sim de justica e do politicamente e sociologicamente correcto.

      • PSN says:

        Realmente, a Google é mesmo uma religião!

        A Google gasta mais que a Apple em marketing e a primeira coisa que fez quando comprou a Motorola foi processar a Apple com as patentes!

        A Google não faz nada (onde é que estão os produtos), só faz que faz!

        • Boss says:

          “A Google gasta mais que a Apple em marketing ” Onde foste buscar isso?

          • Daniel says:

            Os dados mais recentes que encontrei marcam a Apple com despesas de marketing (cerca de 1,5 mil milhoes de dolares) inferiores à microsoft (3 mil milhões) e samsung (4,2 mil milhões)
            Não encontrei dados em relação à google, mas há artigos de 2012 (mais recentes que encontrei) que mostram que a despesa da google em marketing é equiparável à samsung
            QZ.com, artigo de 2012

        • Goncalo says:

          So mereces uma resposta: LLLLLOOOOOLLLLLL
          Abre os olhos mula!

      • PSN says:

        Foca-se, sim, isso é que é adorar a religião!

        O que eles fazem é ganhar a sua fatia na publicidade, e mais nada!

        • Mark says:

          Isso é o que todas as empresas fazem, encontrar novas formas de ganhar dinheiro. Nenhuma está cá para ajudar ou a fazer caridade é tudo uma questao de $$$.
          O que não compreendo é porque se a empresa X ganha mais e faz o possível para ganhar ainda mais é muito bom e a empresa y faz o mesmo e são os maus da fita.

          Por mim até podem acabar ambas que não em incomoda nada, são simplesmente mais umas empresas na area da tecnologia.

          • Analberto Rocofino says:

            Se o unico objectivo das empresas e do esforço humano é fazer dinheiro independentemente do valor para a humanidade do seu produto ou serviço, entao estamos metidos num caminho catastrofico e no fim não vai sobrar nada nem o dinheiro vai ter valor.

        • Goncalo says:

          A serio? Isso è o teu argumento para defender o teu fanatismo pela tua religiao?
          E eu nao tenho religiao, nao defendo a Google por “motivos pessoais”, tenho apenas olhos na cara, trabalho em TI, tenho conhecimento de causa, logo, informo-me MUITO bem sobre aquilo de que falo, ja o mesmo nao acontece com putos ou cromos que veem para aqui largar postas de pescada sobre o que nao sabem.
          Precisas de te informar sobre o funcionamento das empresas na area de TI, e aproveita e investiga a Google e a Apple, mas de olhos abertos e sem palas, e depois entao comenta.

    • Joaquim says:

      A grande diferença, para mim , terá muito a ver com a diferença de hardwares para os quais eles fazem sistemas operativos/aplicativos. A google e a microsoft por exemplo tem SOs (sendo tanto para pc’s ou para smartphones) abrangem multiplas marcas e hardwares enquanto que a Apple tem um SO feito à medida de apenas um hardware…

      • Goncalo says:

        De certa forma isso ]e uma medida inteligente, mas tambem restritiva para o cliente final, o que se pode revelar perigoso para o futuro da empresa, pois se um produto cai no mercado, tudo o que lhe esta associado ira atras.

    • OConsquistadorNato says:

      A diferença é que a Google se fores a ver é mais aberta.
      A google apoia projectos abertos, claro que tira dai muita aprendizagem para si, mas deixa que outros usem em open-source.

      • Andr8 says:

        E a Apple não?

        A Apple criou o WebKit, e é a maior apoiantes do LLVM, só por exemplo!

        Dois dos maiores projectos Open Source, até a Google usa o WebKit para o Chrome, e a Microsoft o LLVM para o Visual Studio agora!

        A maior linguagem open source no GitHub é o Swift!

        Só quem não percebe patavina!

        • Goncalo says:

          Nao sera bem assim, a Apple nao criou o WebKit, mas sim a comunidade KDE, e posteriormente foi adoptado por diversas empresas entre as quais a Apple, e continua ser desenvolvido por algumas empresas tais como Apple, Google, Nokia, etc. A patente foi recentemente registada pela Apple (2013), mas existe desde 1998 pela mao da comunidade KDE.

      • Daniel says:

        Estás a falar daquela google que utiliza nos seus serviços protocolos de proprietário, em vez de protocolos abertos? Contactos, Calendários, Mapas, até o email tem uma versão muito alterada do IMAP. E depois não disponibiliza no android capacidade das aplicações nativas para usar os protocolos padrão.
        A Apple lança grandes projectos de opensource. WebKit e Swift são dois exemplos.

    • Renato says:

      A Google está cheia é de projetos tecnológicos faulhados!

  6. Antonio says:

    a gigante, a imaculada, ó que pena

  7. Full says:

    Esta noticia so interessa a google, de resto para mim é me igual ao litro!

  8. Rui says:

    era só uma questão de tempo. So um Apple Car revolucionário poderá repor a Apple no 1º lugar. O iphone ja era, mta concorrência chinesa, ja não são necessários 700 ou 800€ para ter um smartphone em condições.

    • Renato says:

      Por isso é que a Apple tem ganho marketshare, não é?

    • PSN says:

      Por isso é que a Apple tem roubado lugar á concorrência, não é?

      Enquanto o Android vendeu menos, a Apple vendeu pouco mais do mesmo, mas não foi pior.

    • Daniel says:

      Já não há absolutamente nada de revolucionário em relação a um carro autónomo, a Apple nisso simplesmente reagiu e entrou tarde na festa. A Google ter entrado ainda é notícia e novidade; a Tesla entrar é notícia porque é um fabricante de automóveis; os outros fabricantes de automóveis que se pronunciaram e disseram que iriam envergar por essa via também é notícia pois são players do mercado que não se estava à espera depois do que se soube a resposta que deram inicialmente à google… a Apple? Entrou 4 anos tarde e como tal parece entrar só para não dizerem que não tem algo também, demasiado reactiva e tardia, já depois da google ter andado a fazer lobby para que a legislação para uso destes carros fosse aprovada nos EUA (como quem diz: depois da papinha feita, entra para comer também).

      Mas não me queixo, quantos mais a entrarem nisto melhor.

      • Andr8 says:

        Falas como se a Google já tivesse com o carro pronto!

        Sabes lá tu o que é que a Apple andou a fazer nos últimos 4 anos!

        A Google também começou cedo em muita coisa, para perder lugar à Apple!

        • Daniel says:

          A google foi quem conseguiu que a legislação mudasse para poder aceitar driveless cars (isto nos EUA, claro)… a Apple fez nicles nisso. Só assim de repente. Não se trata se tem produto ou não para mostrar (porque sabe-se que a Apple não tem, e isto é factual), trata-se do contributo dado até ao momento para a indústria. Google já deu bastante contributo, Apple zero.

          • Daniel says:

            E um aparte após alguns dias, só reparei que puseste em questão se a Google tinha carro ou não. A google tem carros autónomos e estão em testes. Estás a querer dizer se tem produto comercial? Não, tem em testes. O que a Apple tem? Zero. Começou há uns meses a contratar engenheiros (a história da Apple vs Tesla).

            Para não falar que o carro do google foi recentemente reconhecido pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), dando resposta a um pedido de clarificação requerido pela Google. A Apple não fez isso ainda porque… não tem nada.

  9. alexandre says:

    Quando eu falei q isso um dia ia acontecer, q a google ia ser mais valiosa do q a apple, algumas pessoas aqui no Brasil me chamaram de maluco, e a verdade tá aí, quero ver o q essas pessoas q me chamaram de maluco vão dizer agora.

    • Sincero says:

      applemaniacs sempre o acharão um louco, n importa que oque digas seja verdade. Pra isso, no Brasil, tem nome, e se chama, Coxinha, Um ser alienado!

    • Daniel says:

      O problema é que a Apple é um one trick pony, a diversificação de mercado é levar o que tiveram de sucesso num produto para outro e isso já começa a não ser suficiente. Esta valorização da google toma proporções ainda maiores se se tiver em conta a margem de lucro que a Apple tem com cada equipamento vendido, em contraposição aos da google que muitos são “dados”, o lucro é obtido pelo ecosistema em si, não pela margem de lucro de um produto em específico… android sai de “borla” mas com isso consegue introduzir produtos pagos mais facilmente; gmail é de borla mas pode oferecer pequenos ads não intrusivos e personalizados; google search é de borla mas serve ads bem identificados e sem incomodarem na experiência de uso. Com essa abordagem de “ecosistema” a google consegue experimentar novos produtos sem ter de se comprometer com resultados garantidos (é ver o driveless car, um par de milhar de milhões em prejuízo só este ano – porque não é produto comercial ainda – e ninguém quer saber), algo que a Apple pela estrutura que tem não conseguirá mais ter isso (teve uma boa oportunidade enquanto era uma empresa de nicho, mas com os iPods e depois os Macbooks deixou de ter essa possibilidade).

  10. Analberto Rocofino says:

    Ambas teem sangue nas mãos, quem se associar a qualquer uma delas é culpado por associação e colherá o karma correspondente, o sucesso financeiro é uma coisa, o que realmente contribuiu para a evolução da humanidade é outra, ambas teem crimes contra a humanidade nisso tenho realmente duvidas qual das duas é maior!

  11. LG says:

    Como tenho observado a bolsa da Apple, diria que o título deveria chamar-se “Última Hora: Apple já vale menos que a Google”

  12. PSN says:

    Vender publicidade continua a fazer dinheiro…

    • Mark says:

      Isto não há areas melhor que outras. Tudo faz dinheiro, basta saber vender

    • Boss says:

      Já vender graças à publicidade parece não fazer tanto dinheiro.

      • Andr8 says:

        Já viste publicidade da Apple em Portugal, por exemplo?

        Com cada um!

        A Google não faz publicidade, porque também não tem nada para vender!

        • Daniel says:

          A Google não faz publicidade porque os produtos anunciam-se por si só. Existe o “verbo” googlar (ou a expressão “google it”), isso diz tudo. A Google está entre as marcas mais valiosas do mundo (a Apple também, já agora), algo será.

          E quanto a produtos:

          Android;
          Nest;
          Gmail;
          Youtube;
          Google (o search e os milhentos produtos inseridos no ecosistema, como o google news, google finance, google weather, google hotel finder, google books, etc);
          Blogger;
          Google Drive;
          Hangouts;
          AngularJS;
          Google Maps;
          Google Analytics;
          Google Customer Survey;
          Google Trends;
          Google Chrome;
          Google Earth;
          Gama Nexus (Android);
          Chromebooks;
          Google Contact Lens (lentes de contacto para monitorização da glicose para diabéticos, ainda em fase de testes);
          Google OnHub;
          Google Cloud;
          Google Crisis Response;
          Google Fiber (é efectivamente um ISP, fornece serviço de internet por FTTH);
          Google Public DNS;
          Google Person Finder.

          Isto só uma pequeníssima lista dos produtos que a Google tem disponíveis actualmente.

        • Daniel says:

          “Google it”, ou “googlar” (ou “vai ao google”). Tem um termo próprio, talvez explique o porquê da marca estar sempre entre as mais valiosas do mundo.

          Quanto a não ter “nada para vender”: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Google_products

        • Boss says:

          Os milhões gastos em publicidade são para a caridade, “porque em portugal nunca viste”…

  13. ppfoasld.1 says:

    google vale mais que a GIGANTE apple
    quase da ideia que a google ou alphabet neste caso, é uma empresa anã 😀

  14. jesus jones says:

    Era previsto

    • BoomBeach-Portugal Elite says:

      Então ficas a saber que também era previsto que fosse sol de pouca dura. A Google já passou para trás e a Apple subiu. Hoje dia 03/02/2016 a Apple está em 537 mil milhões e a Google em 499 mil milhões.

  15. Tony says:

    que serviço apple é gratuito alem do iTunes, já a Google

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.