Pplware

Atualizado: A maior central nuclear da Europa na Ucrânia está sob ataque da Rússia

[Atualização (10:00 – 04-03-2022) – Fogo na central nuclear de Zaporíjia foi controlado e o perigo passou. A central está já em poder das forças russas]
[Atualização (05:05 – 04-03-2022) – A população de Energodar, cidade vizinha da central nuclear de Zaporíjia não vai ser evacuada]
[Atualização (04:00 – 04-03-2022) – O Presidente da Câmara de Energodar revelou que o ataque à central nuclear de Zaporíjia terminou]
[Atualização (03:02 – 04-03-2022) – Voltaram os problemas à central nuclear de Zaporíjia]
[Atualização (02:30 – 04-03-2022) – A segurança da central nuclear de Zaporíjia foi reestabelecida]

A invasão da Rússia à Ucrânia tem revelado algumas medidas que poucos consideram lógicas e que mostram de forma clara as intenções dos atacantes. As muitas infraestruturas essenciais são atacadas, algumas com um peso importante.

Uma notícia de última hora deixou o mundo quase em desespero, uma vez que a central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa está sob ataque da Rússia. As imagens mostram que esta está a arder e que as forças russas visaram a sua tomada pela força.


As forças russas têm focado parte das suas ações nas centrais nucleares da Ucrânia. Depois da central nuclear de Chernobyl ter sido tomada há alguns dias, há uma nova ação a decorrer. Desta vez é a central nuclear de Zaporíjia a estar sob a mira das forças russas.

A forma como a tomada deste ativo está a ser feita deixou muitos analistas preocupados, uma vez que foi atacada por forças militares, com armas de fogo pesadas. Este ataque acabou por resultar num fogo de elevadas proporções.

Não se sabe ainda o impacto deste ataque e quantos dos 6 reatores nucleares foram afetados e nem se existem vítimas entre os operadores da central. Os bombeiros relataram que estavam com problemas a enfrentar o fogo, uma vez que o ataque ainda decorria.

O Governo da Ucrânia já confirmou este ataque e o incêndio na central nuclear de Zaporíjia. Revelaram que se esta explodir, o resultado será 10 vezes maior do que o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986.

Importa destacar que os reatores presentes na central de Zaporíjia são mais modernos que os de Chernobyl e por isso reagem de forma muito mais controlada. Desde que não exista um corte de energia elétrica, a capacidade de refrigerar o perigo é controlado.

As informações existentes revelam que os níveis de radiação estão ainda dentro dos valores normais e não representam para já um problema. Resta saber se o ataque, que deverá estar a terminar, não terá um impacto maior.

Fica a dúvida sobre este ataque e em especial numa infraestrutura destas. Ao criar um acidente nuclear num território que querem ocupar, as forças russas acabariam por criar áreas inacessíveis e trazer problemas noutras que querem ocupar.


Atualização (02:30 – 04-03-2022)

A segurança da central nuclear de Zaporíjia foi reestabelecida, conforme pode ser visto num tweet publicado entretanto.


Atualização (03:02 – 04-03-2022)

Os bombeiros estão impedidos de atacar o fogo e por isso o perigo de um acidente nuclear. As forças no terreno estão a fazer os possíveis, mas o fogo continua e por isso há grandes riscos. Os reatores estão em perigo.


Atualização (04:00 – 04-03-2022)

O Presidente da Câmara de Energodar revelou que o ataque à central nuclear de Zaporíjia terminou. 40 bombeiros e 10 viaturas estão envolvidos no ataque ao fogo.


Atualização (05:05 – 04-03-2022)

A situação parece estar controlada e os cidadãos da cidade de Energodar, vizinha da central nuclear de Zaporíjia não vão ser evacuados.


Atualização (10:00 – 04-03-2022)

O fogo na central nuclear de Zaporíjia foi controlado pelas 06:00 (hora de Lisboa) e o perigo passou. A central está já em poder das forças russas.

Exit mobile version