UE faz novo ultimato à Microsoft!!!
Ou o código-fonte é disponibilizado à concorrência ou vêm aí mais multas. O aviso vem da parte da comissária europeia da Concorrência Neelie Kroes e tem por destinatária a Microsoft: a gigante do software tem de entregar o código das suas aplicações a todas as companhias de software que o solicitem até dia 23 de Novembro, caso contrário arrisca-se a ser penalizada com multas de três milhões de euros ao dia. Em entrevista ao The Guardian, a comissária europeia revela que a paciência está a esgotar-se: «Não me impressiona que alguém diga que 90% da informação está já disponível, quando na verdade nós precisamos de 100%. É como um puzzle em que algumas peças estão a faltar… Na minha opinião, essa informação já deveria ter sido fornecida há cerca de dois meses». Em causa está o acesso ao código-fonte do Windows Vista, cujo lançamento para o público em geral está previsto para o final de Janeiro. A Microsoft comprometeu-se a disponibilizar para outras produtoras de software os detalhes do novo sistema operativo, mas tarda em fazê-lo na totalidade. Kroes lembra que o acesso ao código-fonte do “Vista” é essencial para o desenvolvimento e a inovação da economia europeia. Em 2004, o comissário europeu Mario Monti multou a Microsoft em 497 milhões de euros por práticas monopolistas. Em Julho de 2006, a companhia voltou ser penalizada com uma multa severa por não respeitar as leis europeias. A 23 de Novembro, veremos se há duas sem três.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
Creio que a MS nunca vai disponibilizar o código! Já o fizeram para algumas universidades, mas se começarem a disponibilizar para quem pedir vão perder o controle e a segurança (por vez que é mais fácil achar brechas lendo o código).
Ai maezinha que vêem ai molho!!!
Ou então a M$ inda vai a falência com tantas multas!
Mas numa coisa a M$ tem razão, se o código é deles e foram eles que o criaram então é privado! Daqui a bocado também tudo e todos começam a requisitar o código do Adobe, do iTunes, do Norton, do Kaspersky e depois é uma festa!
CUMPS
Quer dizer que se alguém tiver um empresa de software na Europa tá na m*rda, tem de mostrar as entranhas do seu produto a quem o quiser… Para eles o poderem copiar à vontade.
Eu ao tio Bill já mandava a o mercado Europeu às favas. Com um mercado asiático emergente e sempre expansivo não é por vender mais ou menos milhão de cópia que vai deixar de ganhar dinheiro. E sem dores de cabeça…
o código é privado. mas de acordo com as leis da concorrência justa, ele tem que ser disponibilizado para que os outros programadores possam desenvolver os seus programas.não se trata de um programa, trata-se de um sistema operativo, onde todos os outros programas têm que funcionar sem bugs. não se trata de um programa, trata-se de um sistema operativo, onde todos os outros programas têm que funcionar sem bugs. sem isso não haveria “Adobe, iTunes, Norton, ou Kaspersky”.
e ainda, os preços seriam apenas os que a microsoft desejaria, já que a concorrência não seria possível (era o que aconteceria, se a lei das patentes informáticas propostas pelo lobby das compahias grandes de sofware tivesse sido aprovado na EU). como se nota em todo o lado (portugal em especial), quando há monopólio quem se lixa é o consumidor.
Tenho de avisar a minha mulher para disponibilizar os segredos de cozinha dela senão vem a UE e chovem multas por só ela fazer feijoada de choco como ninguém ou arroz de marisco como poucos sabem fazer.
É preciso ter cuidado!
Pois é porque é que a Coca Cola também não dá a receita á tasca do Manelinho para ele fazer pasteis de Bacalhau a combinar…
@Joâo Miguel Pais
Já agora podes explicar porque é que abundam programas e aplicações freeware e completamente compativeis com o Windows tens o caso do Avast ou do AVG que já eram antivirus preferidos por muitos programadores em deterimento do Norton ou do Kaspersky, não me acredito que a Microsoft tenha dado o codigo a todos, as firmas €uropeas têm de aprender uma coisa com as Americana$ querm ganhar dinheiro trabalhem muito não se escudem por detrás de comissários politicos.
Bem Haja
Carlos
Por um lado eu acho certo e por outro errado…. sei la….
Se o artigo 82º do tratado que institui a comunidade europeia, diz que não pode haver abuso de posição dominante, seja qual for a empresa, e a Comissão acha que a Microsoft está a abusar da posição dominante que possui, então a Microsoft tem duas hipóteses, ou deixa de vender na Europa ou cede à comissão.
Mais simples que isto é difícil.
@Carlos
Camarada, tens muita razão no que dis respeito à Microsoft, mas no resto… Discordo no acompanhamento escolhido para a Coca-Cola…
A meu ver, a Coca-Cola combina com hamburgueres de plástico!
Mas agora, os nossos bolinhos (ou pasteis p’rós mouros!) de bacalhau, combinam e muito bem com umas belas e geladas Super Bock’s ou então um maravilhoso verde tinto!
Isto é um pouco off-topic mas não resisti…
1 abraço Carlos
@balari
devia ser assim mesmo, simples. mas tenho a certeza absoluta de que o batalhão de advogados de Redmond vai surgir com uma terceira alternativa.
Mudando de assunto: ainda alguém acha que é por se abrir o código que este vai ser copiado pelas empresas mais pequenas? Isso quase o mesmo que eu «escrever» um texto que já foi publicado por um grande escritor — resultado: ele acusa-me de plágio, e como até tem razão, ganha o caso.
No software também existe copyright, seja o código aberto, fechado, ou azul às bolinhas amarelas. No caso específico da microsoft, se alguém lhes copiasse o código nem que fosse do notepad, era automaticamente afogado em processos de violação de copyright. Então qual é o problema em abrir o código? O problema é que o software desenvolvido para o windows por empresas que não a própria microsoft está logo em desvantagem: os programadores dessas empresas muitas vezes têm de imaginar como é que as coisas «acontecem» dentro do sistema operativo, A microsoft não, porque escreveu o windows. Logo, os produtos tendem a ser melhores (tendem, porque na prática, e por motivos que se desconhecem, não são — ver IE vs Firefox). Isto é concorrência desleal e leva a monopólios. Imaginem que eu queria desafiar a mulher do Pirotas a ver quem fazia melhor feijoada de choco, mas como o despique era em casa dela, eu tinha de cozinhar sem ter acesso ao fogão e à gaveta dos talheres! Mesmo que eu fosse o saudoso chefe Silva, perdia de certeza!
minha opinião: se é da microsolft, então fique com eles ^^ !!!!!!
Abraço
@nuno
Ó amigo, mas comigo não tens problemas. Cá em casa as visitas só não têm acesso à mulher (Xefinha) mas de resto, façam o favor de usar em especial quando é para cozinhar. Estamos sempre prontos para provar novos sabores. lol
epah eu axo isto parvo eles fizeram o codigo logo tem direito a te-lo so pra eles neh…axo mal pk assim vem os linux e cenas assim a copiar ideias…e dpx do k vale o copyright nestes casos? nada !!!
@xinadas
diz-me uma coisa no linux que tenha sido copiada ao windows. vá, só uma!
Por muito que me custe, o trabalho de uma pessoa ou de um grupo de pessoas que investe tempo, dinheiro e muito marketing tem que ter um nível de protecção razoável … caso contrário não se produz criatividade, não se desenvolvem produtos. As posições da UE são excessivas e tipicamente proteccionista, isto é, aquilo que acusam a MS. Os produtos MS são melhores, é natural haverá mais alguma empresa que possua a capacidade da MS ?
A propósito a mariscada e a espetada da Maria cá de casa é chorar … mas não revelo a fonte … nem a água, porque é com um verdinho que elas sabem melhor.
Bem Haja
Ponham-se a dar ideias e qq dia o Sócras exige também que os pasteis de Belém publiquem a receita…
@pirota
isso é questão de se combinar! eu levo o vinho verde!
@nuno
A coisa está se a compor….. Eu tenho cá um picante feito pelo meu sogro que é dos melhores…. Só que tragas o vinho já é demais. Até podes não trazer nada já que vais cozinhar hehe…
Quer dizer, andam aí a combinar jantaradas, e ninguém convida aqui o rapaz? 😆
Pois é… e ainda ninguém falou dos artigos chineses que são ao preço da chuva e sem qualidade e fabricado por pessoas que ganham 100 € ou menos ainda, e que vem prejudicar rectamente toda a UE
A forma como a notícia foi aqui divulgada é enganadora, o que revela que ninguém se deu ao trabalho de ler as determinações da União Europeia relativas a este caso.
Para começar a UE não está a exigir à Microsoft a divulgação de nenhum código-fonte. Isso é a mais pura mentira!
O que lhes está a ser exigido é e divulgação dos protocolos de comunicação do seu software para servidores, de modo a que a concorrência possa desenvolver aplicações que corram no Windows Server em pé de igualdade com as aplicações da Microsoft. Ora isto é uma exigência razoável por parte da UE uma vez que a Microsoft é detentora de um monopólio no mercado dos sistemas operativos e como tal não pode usar a sua posição dominante nesse mercado para tentar obter posições dominantes noutros.
Assim sendo, sugeria ao Vítor que da próxima vez pesquisasse um pouco mais antes de colocar aqui notícias que distorcem a verdade. Neste caso em particular, deveríamos estar agradecidos pela posição de força que a Comissão tem tomado nesta matéria, uma vez que se destina a salvaguardar os nossos interesses enquanto consumidores.
Para os que estiverem verdadeiramente interessados em perceber o que está em jogo podem ler os seguintes comunicados da Comissão:
Comunicado de 23/04/2204, onde são publicadas as conclusões da investigação e os remédios para a resolução da situação:
http://europa.eu.int/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/04/382&format=HTML&aged=1&language=EN&guiLanguage=en
Comunicado de 12/0/2006, onde é aplicada uma multa por desrespeito da resolução anterior:
http://www.europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/06/979&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en
Esta nova multa é resultante de um desrespeito constante das leis europeias da concorrência por parte da Microsoft. Quanto aos que aqui sugeriram que a Microsoft deveria abandonar o mercado europeu, isso seria uma idiotice. Trata-se de um mercado de 400 milhões de pessoas, e podem crer que eles ganham muito mais do que o valor das multas impostas. Além disso, se se recusassem a vender aqui os seus produtos, então sim, o código ficaria no domínio público e qualquer poderia fazer o que quisesse com ele.
Caro Vítor, em nome da verdade o conteúdo da notícia deveria ser alterado porque da forma que está, é simplesmente mentira.
@Vítor M.
Caro Vitor,
é claro que como dono do veículo que proporciona tal evento, a sua presença não se põe em causa!
Só quero saber quando passam a ponte 25 de Abril no sentido Sul.
@todos
vá lá, agora chamem mouro e essas coisas todas que eu deixo 😉
Isto faz-me lembrar os medicamentos genericos, nao gastam dinheiro em investigação, roubam as receitas e vendem a metade do preço, ou seja, ainda ganham mais. eu axo muito bem que a microsoft nao entregue o codigo fonte, se foram eles que o fizeram,desenvolveram, gastaram $$ em evolui-lo como podem agora distribui-lo gratuitamente. se o fizessem entao quem lhes pagaria o investimento que fizeram na investigação. daqui a nada aparecem versoes do windows com o mesmo codigo fonte comercializadas por outras empresas a metadedo preço. nao faz sentido, apesar de eu tb nao ir muito a bola com a microsoft nisto axo qute têm toda a razao
Comer de borla eu vou , quem é que te chama mouro eu nao deixo,mas so aceito ir se for td a meias um dá a casa o outro cozinha eu e o vitor vamos comer he he he .
Quanto microsoft n tenham pena deles eles desenrascam-se
Fikem bem
tp… ate agr aparentemente ainda nao…. mas diz me la uma coisa axas justo teres anos de trabalho e dpx o teu trabalho ser exposto assim? e a minha opiniao no fundo e igual a do eduardo… uma coisa e vdd k as empresas de antivirus e assim necessitam do codigo para fazer os seus produtos compativeis e sem bugs e vdd mas axo mal andar a expor assim os codigos apenas isso…tipo imagina k es dono de uma empresa grande e o vista por exemplo uma coisa k axo parva e toda a gente dar a dizer k e inseguro bla bla bla epah ele ainda nao saiu em força o XP tbm tinha akele blaster ao inicio… com as actualizaçoes vai se melhorando mas passando a frente….e sabes k ha algo no codigo k da uma segurança muito boa…podes te aproveitar da ideia pra fazeres pra ti tbm = ou parecido ou nao!?!?
Não é uma questão de ser ou não justo em termos intelectuais, é sim, a Microsoft ter uma posição dominante, um monopólio, e juntando a esse facto, abusa da sua posição para reforçar ainda mais essa posição, ou a sua actuação prejudica os consumidores.
A Microsoft não está aqui como coitadinha, pois o que a comissão simplesmente faz, é meter umas rédeas ao monopólio da Microsoft, para reequilibrar a concorrência.
Já disse, e repito, dêm uma olhadela ao artigo 82º do tratado da CE para ficarem mais esclarecidos.