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Trotineta elétrica incendeia-se dentro de casa em Viana do Castelo

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. António says:

    Marca e modelo?

  2. Lolada says:

    Já são vários os casos. Basta “Googlar”. São trotinetes, bicicletas elétricas e até automóveis. É o futuro maravilhoso dos EVs. Venha mais um gelado para a testa!

  3. Joel says:

    “fazer a manutenção” ou a chipar aquilo, ah ah ah….

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Aqui há uns tempos atrás um acontecimento assim parecido(mas que teve a ver com uma bicicleta elétrica),levou ao falecimento de uma rapariga,filha de uma emigrante portuguesa,em Inglaterra.O namorado adaptou-a(nem sei bem como),ela incendiou-se,o incêndio propagou-se ao 1° andar onde ela vivia e infelizmente ela morreu.A mãe dela até criou uma espécie de movimento,já com bastantes pessoas,que estão contra as bicicletas elétricas.Mas isto das trotinetas elétricas é tudo igual,vai dar tudo ao mesmo.São coisas absolutamente inúteis e absurdas.

    • Vitolas says:

      O que vale é que a tua realidade não é a realidade do resto do mundo, na minha realidade são quase 800km feitos para o trabalho com poupança de combustível e principalmente de tempo, e ainda não se incendiou nem explodiu tal como o meu carro a GPL que ando a anos a espera que a profecia popular portuguesa que concretize de fazer boom e nada, uma chatice.

    • Bruno Costa says:

      “Calado eras um poeta” – Esta frase nunca fez tanto sentido.

    • PGR says:

      “Mas isto das trotinetas elétricas é tudo igual, vai dar tudo ao mesmo. São coisas absolutamente inúteis e absurdas.”
      Oh Sandoka, eu até tive vergonha em ler esta frase, imagina agora que a replico…
      Estou para /%$&ar.

  5. Joaquim says:

    Eu acho que foram os balões de Gondomar!

  6. Yamahia says:

    Certas cidades já não as aceitam nos transportes públicos!

  7. Lopes says:

    São tão seguras que o seu transporte em aviões é proibido

  8. Vitrac says:

    Esses casos de incêndio são do mesmo que com telemóveis:
    – carregadores “de marca branca”
    – “manutenção” feita em casa (= chipar ou meter uma bateria de marca branca; mudar algumas células da bateria) ou feita em centros não especializados
    – no caso de um carro, colisão lateral ou inferior forte.

    Eu ainda não ouvi um caso de incendio nestes dispositivos com manutenção especializada. Nos países nórdicos têm mais bicicletas que carros e nada; têm patinetes e nada; logo passamos a países que gostam de inventar…e acontece isto!

    • José Maria Oliveira Simões says:

      A temperatura nos países nórdicos é bem mais baixa que em Portugal . Quando carrego o meu telemóvel, estou sempre atento devido à temperatura aumentar na bateria do telemóvel. O aumento da temperatura causa no mínimo o encurtamento da vida da bateria. Nos casos mais graves, as baterias incendeiam-se. Pior, é que não se pode apagar este tipo de incendio com água. Deitar agua só piora. Os químicos das baterias reagem violentamente em contacto com a agua.

      • Lopes says:

        Nepia . Se tiveres um telemóvel/ bateria a esfumaçar e ainda fores a tempo o procedimento correcto é colocá-lo num balde água. Se já tiver a arder já nãoé tão eficaz mas não reage como se fosse lithium/sódio puro.

      • Vitrac says:

        O aumento da temperatura das baterias de forma temporal não causa nada e é um fenómeno normal, tanto em carga rápida ou wireless. Se fosse assim os carros elétricos aqueceriam até uns 50°C para a carga rápida…

        Se vocês de queixam da temperatura, imagina em Miami, nordeste brasileiro, países do mediterráneo e norte de África… não sobreviviria um carro eléctrico / smartphone.

      • Grunho says:

        Os incêndios apagam-se isolando a zona em combustão para não receber oxigénio. Isso pode ser feito com água, ou em casos excepcionais com pó de extintor.

        • José Maria Oliveira Simões says:

          Uma das coisas que se ensina nos bombeiros é não “regar” com àgua, mas usar “neve carbonica” ou “gelo seco”. Tambem o uso de pó especial composto por grafite. Não esquecer que a àgua é formada de atmos de oxigénio e hidrogenio.

  9. Naodouonome says:

    Na prática não é a trotinete é a bateria, tanto que as baterias adquiridas no estrangeiro não pode ser enviadas por avião.

  10. Naodouonome says:

    Países nórdicos tem bicicletas a pedal não são eléctricas.

    • GM says:

      Não totalmente verdade. Estive em Oslo há um mês e eram aos “montes”, eléctricas e tradicionais. Tal como as trotinetes eléctricas. Com a agravante de circularem por todo o lado, zonas pedonais incluídas.

  11. JP says:

    Por vezes nem são as baterias mas o componente de carga que não faz o corte convenientemente, apos carregamento completo e elas sobreaquecem derretem, deformam ou incendeiam, as vezes ate parece propositado para acabar com a vida útil das mesmas.

  12. says:

    Bem, conheci um tipo que uma vez foi soldar um depósito de gasolina mas esqueceu-se o esvaziar primeiro.
    É o problema desses malvados veículos da combustão!

    • José Maria Oliveira Simões says:

      Não me parece que seja problema dos veículos a combustão, mas sim do caramelo que foi soldar o deposito de gasolina. Por falar nisso, os que estão a gás (GPL) são mais perigosos. Já houve quem explodisse o carro e a oficina …

  13. Mapril says:

    Uma vez curto-circuitei por acidente a bateria da minha bicicleta. Resultado: o fusível interno queimou, não aconteceu mais nada. Parece que neste caso a bateria não tinha uma protecção adequada…

  14. EEQTR911 says:

    Carros elétricos, trotinetas elétricas e afins são um perigo para a humanidade.

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