PplWare Mobile

Transforme o seu Raspberry Pi numa ferramenta de monitorização


Autor: Pedro Pinto


  1. Hélder says:

    Para quê?

    Monitorização, já todos nós sabemos quem é espert na matéria: Google Analytics

  2. PedroMoleiro says:

    Apenas para sublinhar uma parte do texto para os menos atentos.

    “O Nagios é uma plataforma fantástica de monitorização que permite “ter debaixo de olhos” vários tipos de equipamentos numa rede de dados como por exemplo: switchs, routers, impressoras de rede, telefones VoIP, UPS, etc.”

    E retirado da wikipedia:
    “Google Analytics é um serviço gratuito e é oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e apresentadas ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. É incorreto pensar que este serviço resolve os problemas de um site automaticamente sem um webmaster por trás, ele apenas demonstra as informações para que sejam corrigidas.”

  3. LOL says:

    Cada cavadela cada minhoca.
    Rapaziada, o NAGIOS é para monitorizar, o google analytics é para estatisticas e gerar informações a partir do site, visitantes, e uma catrefada de outras coisas.
    Não têm nada a ver. O NAGIOS é para quem tem uma rede, máquinas e serviços.

  4. Tácio Andrade says:

    O Nagios é uma ótima ferramenta, porem prefiro o Zabbix no geral, acho uma ferramenta mais amigável. =) Porem a melhor solução como sempre diz um amigo meu é a que resolve seu problema. =)

  5. luis says:

    Spiceworks também é muito bom. É um freware de simples instalação com bastantes plugins freesound que se podem instalar mediante o que quiserem. e é para windows

  6. YaBa says:

    Pedro, devias jogar o Euromilhões, mais uma vez, andava a procura do que fazer com um RPi (que deixou de ser central VoIP) e usar para monitorar o resto da rede + VMs é uma excelente ideia.
    Obg.

  7. Tico says:

    Ao instalar uma distro (sistema operativo) no raspberry ele mesmo com espaço no cartão de memória está sempre a dizer que não tem memória suficiente para instalar programas, jogos…, alguém sabe como resolver este constrangimento?

  8. pedro says:

    Eu fiz do meu b+ um honeypot. Quem estiver interessado, que dê uma vista de olhos ao MHN 🙂

  9. Ricardo Martins says:

    Boas eu necessito de um destes programinhas para implementar numa empresa ao qual me encontro a estagiar, qual aconselham? Já andei a fazer uns testes com o spiceworks…

  10. Alexandre Oliveira says:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se existe aqui alguém que me possa ajudar na instalação /configuração deste serviço mas em CentOs?

    na parte do nagios consigo seguir todos os passos, e tenho tudo a funcionar sem erros.. mas gostaria de integrar este serviço

    Agradeço toda ajuda.
    Obrigado

    • Alexandre Oliveira says:

      Boa tarde,
      Gostaria de saber se existe aqui alguém que me possa ajudar na instalação /configuração deste serviço mas em CentOs?

      na parte do nagios consigo seguir todos os passos, e tenho tudo a funcionar sem erros.. mas gostaria de integrar este serviço (Nconf).

      Agradeço toda ajuda.
      Obrigado

  11. Alexandre Oliveira says:

    Ola a todos..

    Fica aqui a dica para que quiser instalar entre tipo de serviço:

    https://exchange.nagios.org/directory/Addons/Installation/Install-NagiosCore4/details

    Cumps

  12. Paulo Relogio says:

    Eu estou a usar isto a 4 meses. E eh perfeito. Estou a usar adagiospi (adagios sobre nagios) por ser mais user friendly.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.