PplWare Mobile

Trabalhadores da Foxconn ameaçam suicídio em massa…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Rafael says:

    KKKKK isso é sério? Como se suicidar ajudaria?
    A empresa simplesmente contrataria outros, ou não?

    • Miguel Ribeiro says:

      E o nome da empresa ficaria cada vez mais manchado, a revolta das famílias e todo um desenrolar e sentimentos que poderiam levar a empresa a afundar…

      • NT says:

        Pois, depois sai mais um iphone ou ipad ou outro gadget muito popular e as “massas” compram logo sem se preocuparem das condições em que são feitos, entre outros “detalhes” preocupantes.

        • Bezzy says:

          E desde quando a humanidade capitalista se preocupa como os produtos são fabricados?
          .
          Odeio a M$ por isso, ela visa muito o lucro e pouco a humanidade, explorando o trabalho escravo chinês.

        • kish says:

          As pessoas que compram sabem bem as condições em que são feitos. Uma vez ouvi uma compradora a dizer estes produtos são feitos por crianças na indonésia(fez uma cara triste ao dizer isso), mas são produtos excelentes e sorriu…enfim, nós pensamos o mesmo…A maioria dos capitalistas não olha a fins para atingir os meios. Sinceramente a Internet(a partilha rápida de informação e “socialização mundial”) poderá causar ainda mais instabilidade mundial e causar grandes guerras. Para mim a Europa devia tornar-se radical em certos pontos, não deixar que o capitalismo estrangeiro faça o que quer da Europa, se não for assim o “produto”… não o vendemos! Os larápios não fazem reformas onde devem, mas um dia vai chegar a vez deles. É muito triste como o mundo anda… em especial a decadência da Europa que não ajuda nada a sairmos desta crise infeliz. Quanto mais rico um país é, mais pobreza há, em especial a de espírito. Existem raras exceções é claro e estas é que deviam ser seguidas…

      • Rafael says:

        A taxa de desemprego não vai descer por causa disso.

  2. Paulo Ricardo says:

    São os novos escravos dantes era do algodão da cana do açucar agora é são os escravos dos chips e os seus senhores são a apple, asus, HTC, microsoft entre outros já a foxconn é apenas o capataz.

    O mundo delicia se com os LUCROS FANTÁSTICOS da Apple mas será que alguma vez pensam o preço de parecerem cool’s?

    Duvido…

    • Eduardo says:

      desculpa, mas é um discurso um pouco hipócrita! Tenho a certeza absoluta que compras produtos na China, muito provavelmente produzidos em piores condições e com piores salários.
      Que exijas que isso seja mudado é uma coisa, agora apontar o dedo a só alguns é muita hipocrisia – e os outros?

    • @lmx says:

      boas…
      isso é o que tu pensas…actualmente estaos todos reféns da china meu caro, nenhuma marca pode passsar a fazer os seus productos noutro lado sobre risco de falir.
      Eles teem nos na mão!!

      cmps

    • Arcanjo_Gabriel says:

      Deixem de comprar produtos feitos na China, simples. O consumidor tem a faca e o queijo na mao.

  3. Paulo Ricardo says:

    Só uma sugestão:

    A UE tema mania de se meter em tudo podia tambem criar um certificado como o energético para o nivel de escravidão para os produtos.

    Assim os consumidores sabiam o nivel de incorporação de mão de obra escrava e semi – escrava 🙂

    P.S: Quem não for solidário com a causa dos trabalhadores da foxconn depois não venha de indignar quandos os alemães e outros nos querem impor medidas de exploração para sermos mais competivos.

    Nota: Não sou de esquerda!

    • Pisca says:

      E se fosses ? Já é proibido ?

      • E says:

        Boa! lol A Escravatura tem que ser combatida por todos … hoje o vizinho e amanha a vocês mesmos … É essa a verdade. Por outro lado assiste-se aos resultados da gula ou golpe dos mercados e banca e este é um dos lados… já temos o exemplo no nosso País …

      • Paulo Ricardo says:

        Aqui a questão n é obviamente de ser de esquerda. Realço o facto de não ser de esquerda pois a esquerda tem sempre um discurso contra o capitalismo e o resto…

  4. Hattori Hanzo says:

    Enquanto brincamos com nossos XBox 360, Xperias, iPhones e Galaxy S2, os chineses que s fazem são tratados como escravos. Da mesmo o que pensar até quando o governo chinês vai segurar a massa.

  5. Telmo Neves says:

    Eles querem é ganhar o máximo de dinheiro com o mínimo de custos. ou então não teriam a fábrica nesse país. é bom que os robôs façam este tipo de trabalho para evitar que ocorram erros de fabrico e para aumentar a produção mas por outro lado são muitos postos de trabalho que irão desaparecer. A tecnologia é boa mas tem as suas desvantagens. Apesar disso, são muitos os locais onde os postos de trabalho irão e têm vindo a desaparecer. Penso que nada podemos fazer senão adaptarmo-nos.

  6. Ecchin says:

    Sim, os robots são definitivamente a solução. O argumento de que as máquinas “roubam” o emprego aos humanos é inválido nestes casos. Estes são postos de trabalho precário que nenhum ser humano devia ter de suportar.

    • Miguel Ribeiro says:

      Não concordo… Não acho que trabalhar nas portagens das auto-estradas seja precariedade. Certo que o vencimento não é o melhor e é preciso trabalhar por turnos, mas são postos de trabalho reduzidos! Conheço bem quem não se importasse de ir para lá trabalhar a receber 500€.

      Além disso, o mercado está cada vez mais tecnológico. Disso não há duvidas. Se todos estes componentes tecnologicos não levarem mão de obra humana o que é que vai acontecer? Aquilo que as pessoas mais consomem será feito por robots, e onde é que está o trabalho para as pessoas? Há coisas que nunca serão substituídas mas também é preciso ter conta, peso e medida no que se substitui!

      • Ecchin says:

        Dude, pareces um velhote a falar, desculpa.
        «Conheço bem quem não se importasse de ir para lá trabalhar a receber 500€.»

        Sim, acredito que haja gente assim. Mas o problema tem de ser cortado pela raiz. Se não arranja trabalho que não seja precário, que volte a estudar. Sei que é difícil, ou se calhar não faço ideia de como é difícil, mas as coisas têm de evoluir assim! Este tipo de trabalhos tem de desaparecer.

        «Se todos estes componentes tecnologicos não levarem mão de obra humana o que é que vai acontecer?»
        O que vai acontecer é o aumento da capacidade de desenvolvimento tecnológico e uma redução drástica de problemas provocados por erro humano.

    • Paulo Gaspar says:

      Acho que não percebeste a parte do problema ser o trabalho ser precário. O que se tem de mudar, OBVIAMENTE, são as condições de trabalho, e não substituir humanos por algo que não se queixe nem faça greves ou ameaças de suicídio.

  7. John says:

    Essa história do “enquanto nós brincamos com as XBOX e telemóveis e afins, há quem esteja a ser escravizado para os produzir…”
    Eu pago o preço do produto com o meu trabalho, não ando a roubar para o ter, logo, o mal está em quem sabe disso e continua.

    Estes senhores Microsofts e Apples e etc.. se quiserem sabem bem como as coisas são produzidas, por quem são produzidas e tudo mais, simplesmente são é coniventes com a situação.
    Enquanto houver lucro e nada se disser está tudo bem…

    Mais acho um pouco hipócrita a Microsoft ter uma imagem bastante filantropa (talvez seja mais através do Bill Gates, ou era) e depois nestas coisas fazem vista grossa.
    Talvez seja a necessidade de competitividade no mercado ou algo que eu não entenda por não estar na posição deles.

    Mas está muito mal… isso está.

    • Gaius Baltar says:

      Esqueceste da Google, Samsung, LG, Philips, Adidas, Nike, etc. Além disso as empresas sabem como são produzidos, VOCÊ sabe como são produzidos, portanto não aqui inocentes. Não venha com “Mas está muito mal… isso está.” pois o pior hipócrita é aquele que se acha superior “a tudo que está por aí”.

  8. Só um pequeno reparo: no artigo está escrito “comvenceu”. Vá lá, não se chateiem.

  9. Pisca says:

    Enquanto isto por cá:

    Mais meia hora por dia, para ajudar à recuperação economica

    – Não isso não dizem as Confederações, temos uma ideia melhor, por exemplo, entre outras

    – No caso de morte de familiar directo (Pai, Mãe, Irmão, Esposa, Filho) pode faltar mas tem que trabalhar esse dia depois

    – Reduzir o horário de trabalho em 20%, e o salário em 20% também

    Em que ficamos é preciso mais trabalho ou apenas pagar menos ?

    Enfim vou aos pastéis de nata para ajudar a aconomia

  10. fernando martini says:

    jaja criam na China a lei queseo funcionario de matar os familiaresnao serao reembolsados, e para a emrea é so contratar outro funcionario,afinal sáo quase escravos, trabalhando como formigas, lamentavel

  11. Francisco Pinto says:

    MArisa uma sugestão de artigo na senda deste tema a Apple acabou de publicar o seu relatório referente a ao ano transacto. Há mais alguma empresa da área das tecnologias a publicar??
    http://www.apple.com/supplierresponsibility/reports.html

    Na mesma altura comunicou que aderiu a FLA Fair Labor Association e todas empresas que fornecem a Apple vão passar a ser auditadas por esta.
    http://www.macrumors.com/2012/01/13/apple-partners-with-labor-group-to-monitor-workplace-conditions-at-suppliers-factories/

    http://www.fairlabor.org/fla/

  12. Paulo Correia says:

    Enquanto vigorar a era do consumismo, capitalismo, a noção de Aldeia de global, isto só tende a piorar, este tipo de situações só existe porque há consumo para justifica-lo, consumo em demasia, a cada ano que passa quer-se cada vez mais e mais rápido.

    Para isso há quem tenha de se sujeitar a doenças de trabalho…

  13. Mrs Engineer says:

    Que? Eu até consigo aceitar que eles não se sintam felizes com as condições que lhes são dadas, mas daí a suicidarem-se em massa?
    Se não gostam daquele trabalho, arranjem outro!
    Agora matarem-se? Que falta de consideração pela própria vida! Cada vez mais acho que os chineses batem mal da cabeça

    • - says:

      imagina o desespero …

    • NT says:

      Tenta ir para lá viver como um deles… Depois diz se batem bem da cabeça ou não.
      Não te esqueças que a china é um regime e se calhar essa coisa do muda de emprego não é tão fácil assim… Só para teres noção existem zonas rurais da china onde os habitantes são obrigados a ter passaporte, passado sob algumas condições, para irem a grandes cidades… Essas mortes em massa sempre chamam a atenção e as pessoas preocupam-se (pelo menos enquanto se dá alguma atenção a isso por parte do media) e muita gente sacrifica a vida a favor do resto da família.

    • Bezzy says:

      O problema é que o país é tem uma super população, e é difícil conseguir emprego lá.
      .
      E os malditos empresários capitalistas, exploram isso, dando condições extremamente precárias para os funcionários, fazendo o rico cada vez ficar mais rico, e o pobre cada vez mais pobre.

  14. Btxeize says:

    Apenas mais um degrau no caminho inevitável de protestos em massa na China… Com a força que os sindicatos têm cada vez mais lá, é uma questão de tempo.
    E acho muito bem, sindicatos servem para ajudar classes desfavorecidas e exploradas. Ao contrário de cá, que servem para manter as regalias a funcionários públicos com demasiados direitos adquiridos e muito poucos deveres adquiridos!

  15. Pedro says:

    So gostava de aqui dizer aqui ao pessoal que anda a meter a culpa dentro das empresas como microsoft e apple, que a culpa nao é deles, a culpa é da Foxconn a empresa que é contratada para fazer os productos em si. Esses senhores da foxconn sao pagos pelos senhores da microsft, apple, etc para montarem os seus productos e em vez de pagarem aos seus funcionarios aquilo que eles merecem sao gananciosos e vivem milionarios.

  16. As empresa como a Apple, Microsoft, Asus, etc, compram os componentes/serviços a quem faz melhor preço.
    Se os chineses são escravizados, o problema está na legislação chinesa.
    Sempre foi assim, porque é que agora estão a culpar as empresas ocidentais?

    • Bezzy says:

      Se o bandido não encontrar quem compra seus produtos, porque ele irá continuar a roubar?
      .
      Se essas empresas ocidentais continuarem visando só o lucro, e pouco se importando com a humanidade na china, sempre haverá escravidão.

      • Paulo Ferreira says:

        Alguma vez, ao longo da história humana, deixou de haver escravidão ou exploração dos mais fracos?

      • Seguindo o teu raciocínio, os culpados são os consumidores finais que compram os produtos.
        Se os consumidores (como tu e como eu) continuarem visando só a compra de produtos a baixo preço “e pouco se importando com a humanidade na china, sempre haverá escravidão”.

  17. aver says:

    Que coisa mais sem graça … “Segurem-me senão eu mato-me”.
    Ainda prefiro “Segurem-me senão eu mato-o”.

    E parem lá de chamar escravidão. “No dia 2 os trabalhadores haviam pedido um aumento, e a Foxconn referiu que tinham duas hipóteses: continuavam a trabalhar sem aumento; ou saíam com uma indemnização.” Isto tem tanto a ver com escravidão como o cu com as calças. É capitalismo. Por cá até vai ser um bocado pior: continuam a trabalhar por menos dinheiro ou saem com uma indemnização cada vez mais reduzida.

    “O suicídio apenas foi evitado, porque o presidente da câmara de Wuhan, China, onde a fábrica da Foxconn de encontra, de dirigiu aos funcionários e os convenceu a voltar para o interior do prédio.” Pois sim, Jaquim.

  18. Pisca says:

    A questão no essencial passa por uma permissa que tem vindo a mudar o mundo:

    – As empresas funcionam para satisfazer os clientes ou os acionistas ?

    Ou seja, se eu tiver uma fábrica de alguidares e produzir os melhores do mercado, os acionistas vão querer um retorno maior, portanto só existem solucões a ver:

    – Reduzir a qualidade do produto (pode ser mau, mas tentemos)
    – Reduzir salários (mais simples)
    – Reduzir trabalhadores (outra solução)
    – Substituir a mão de obra válida e com experiencia por gente precária que vá fazendo as coisas (outra forma de dar a volta ás coisas)

    Nunca em caso algum reduzir o que os acionistas entendem por serem os seus “direitos adquiridos”, esses serão sempre sagrados como se comprova pelo mundo fora, para isso ganham prémios os “gistores”

  19. bintoito says:

    escravidão na china? tenham calma que já não tarda muito para os papeis se inverterem.

    nós cada vez + deslocalizamos para lá, gerando lá a riqueza e cá o desemprego. tanto anda, tanto anda que a riqueza que nós, os povos ocidentais tínhamos acumulado, vai ficar totalmente depauperada. Sim vão haver aí uns quantos mais ricos que nunca (os que mandaram deslocalizar).
    Voltando à pescada de rabo na boca, vamos para o desemprego pq mandamos fazer tudo lá, construímos robots (Made in CN claro!) para acabar com o que sobra, e daqui a poucos anos vamos pedir-lhes esmola (bem vistas as coisas, já andamos a pedir há algum tempo).

    ok, ok discurso pessimista. Concordo. Pago para me enganar.

  20. Acho errado dizer que a culpa é das empresas ocidentais, porque elas até fazem esforços para melhorar a qualidade de trabalhos nas fábricas que não são suas nem estão nos seus países.
    http://www.care2.com/causes/chinese-workers-rights-apple-makes-a-small-step-forward.html

  21. NT says:

    Porquê culpar ???

    Vamos é crescer como mundo! Vamos lá repensar o que está mal neste mundo, ver que tipo de soluções precisamos para resolver os nossos problemas… Chega povo! Fiquem ZANGADOS! MUITO ZANGADOS! Somos todos humanos e estamos a dar mais valor a gadgets e dizer que este ou aquele é culpado quando somos todos! Dêem valor à vida!

    Foxconn acho que vai fazer muito bem, substituir tudo por robots, acaba o trabalho precário… E se formos a ver muitas profissões de hoje podem ser substituídas por máquinas. SIM VAI CRIAR desemprego tal e qual quando se deu a revolução industrial, passou a existir novas profissões, basicamente o que hoje chamamos de serviços (call centers, vendedores de fast food, centros comerciais etc.), porém agora já não podemos continuar a crescer por esse meio, então o que está a falhar? Porque é que raio o presidente da republica tem direito a um 14 mês? E o resto do povo? Cortes, Impostos, Austeridade… Porquê? Para pagar negócios feitos com meia dúzia de maneis supostamente eleitos? Acordem, LUTEM (não é necessário andar à “batatada”) pelos vossos direitos, não esqueçam que também têm deveres e vamos construir melhor que as gerações anteriores, porque se “eles” são “culpados” por nos deixarem esta herança, nós também somos porque deixamos que assim continue!

    Bem Haja a todos!

    • Masahiro says:

      Isso é muito bonito falado. cria ver se a porcaria do emprego como tu o consideras, fosse teu, e fosse o teu ganha pão para sustentar a tua familia. Então ai cria ver se dizias que não te importavas que fosses substituido por Robots. Eu sou completamente de apoio á tecnologia, e vejo a tecnologia como uma melhoria para a nossa qualidade de vida, mas é preciso pensar que há pessoas que dependem de certos postos de trabalho. Aqui neste post toda a gente fala de barriga cheia, cria ver se ela tivesse vazia…. Toda gente aqui se queixa do mundo e da falta de dinheiro, mas tenho acerteza que continuam a comprar os vossos iphones, ipads, outros gadgets, roupas de marca etc… No fundo somos é todps hipócritas. A queixar de emprego? a não muitos Kms a sul do país há pessoas a passar fome pessoal. Depois queixam-se dos ricos? Aseriu? Os ricos é que vos dão emprego, deviam era dar graças por existir ricos, porque provavelmente são eles que dão emprego a vós e aos vossos pais.

  22. Darcio says:

    F### mesmo eu trabalho na Foxconn aqui no Brasil/Jundiai, e só estou me f###### não tenho aumento de salario ja faz 4 anos… não adianta, infelizmente empresa chinesa é uma bosta mesmo…

  23. Wilson says:

    Quais Greves quais qué!!! Suicidios Colectivos é que está a dar!!! Ou Nos dão o que queremos ou atiramos-se para dentro de um poço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.