Pplware

TikTok vai iniciar a atividade do seu novo data center na Noruega

O TikTok é uma das redes sociais mais populares da atualidade, mas é igualmente alvo de constantes críticas devido às dúvidas quanto à segurança dos dados dos seus utilizadores. Mas as recentes notícias indicam que o novo data center da plataforma chinesa na Noruega já deu os primeiros passos para iniciar as suas funções, uma mudança que pode acalmar as preocupações dos governos e entidades europeias.


TikTok vai ativar em breve o seu data center norueguês

As notícias avançadas pela Reuters indicam que o TikTok já tomou posse de uma instalação localizada na Noruega que foi construída pelo grupo de data centers Green Mountain AS. Nessas instalações, a plataforma da chinesa ByteDance pretende ter o seu próprio data center europeu, uma estratégia para o seu objetivo de armazenar dados gerados localmente na região.

Esta é assim mais uma forma que a popular rede social de vídeos curtos encontrou para tentar responder e acalmar as preocupações de vários utilizadores e governos, as quais incidem sobre a possibilidade de o governo da China poder usar o TikTok para aceder facilmente aos dados dos cidadãos europeus que utilizam a plataforma chinesa.

Tal como aqui já divulgámos, são várias as entidades, como o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, que já baniram o TikTok dos telefones dos seus funcionários como forma de precaução e segurança. Mas Theo Bertram, vice-presidente de relações governamentais e políticas públicas do TikTok, disse à Reuters “Entendemos o ceticismo. E é exatamente por isso que não estamos apenas a dar o passo de colocar os dados na Europa, construindo aquela barreira digital em torno deles. Estamos a dar um passo a mais ao dizer que sabemos que vocês são céticos em relação a nós e, portanto, sabemos que precisamos de conquistar essa confiança“.

O novo data center fica então localizado na cidade norueguesa de Hamar e o TikTok irá armazenar os dados ao longo de três edifícios. Espera-se que a primeira fase da sistema comece a operar já no próximo Verão.

Outros detalhes indicam que o data center irá funcionar totalmente a energia renovável e vai gerar calor que pode ser reutilizado. Há também notícias de que a empresa chinesa já estará em conversações com fornecedores para essa mesma reutilização energética.

Foi no passado mês de março que o TikTok lançou o seu sistema de segurança de dados designado Project Clover com o objetivo de construir data centers e armazenar dados dos utilizadores europeus localmente. A empreaa chinesa disse que espera investir cerca de 12 mil milhões de euros ao longo dos próximos 10 anos neste mesmo projeto.

Exit mobile version