Será um Tesla capaz de rebocar um Boeing 787-9 Dreamliner?
As notícias sobre os veículos da marca Tesla não têm sido as melhores! É verdade que diariamente existem milhares de acidentes pelo mundo e tais acontecimentos não têm espaço nos media. No caso da Tesla é diferente até porque a empresa está a "pagar o preço" da popularidade, mas também pelo facto da aposta ser em avançados carros elétricos.
O assunto de hoje é diferente! Será que um Tesla consegue rebocar um Boeing 787-9 "Dreamliner"?
Como parte de um plano publicitário da empresa Qantas, um Tesla Model X P100D estabeleceu um novo Recorde Mundial do Guinness ao conseguir rebocar um Boeing 787-9 Dreamliner no aeroporto de Melbourne (Austrália).
Homologado para rebocar um total de 2,5 toneladas de carga, o Tesla Model X já é o veículo elétrico de passageiros com a maior capacidade de reboque atualmente disponível no mercado.
De referir que, na altura do reboque, o Boeing 787-9 Dreamliner não tinha qualquer passageiro ou carga e também tinha pouco combustível. Mesmo assim, o Boeing 787-9, com um peso na ordem das 130 toneladas, foi movido 300 metros na pista pelo Tesla.
Curiosidades sobre o Boeing 787-9 Dreamliner
A 787 Dreamliner é uma família de aviões de corpo largo de longo curso de próxima geração. O Dreamliner está disponível em três variantes podendo ter 330 assentos. Esta aeronave, na versão 787-9, tem um alcance estimado de 14 140 km.
O 787 Dreamliner é o mais eficiente da Boeing, em termos de combustível, e foi o primeiro a receber compósitos como o material principal na construção da sua estrutura. O 787 foi projetado para ser 20% mais eficiente do que o Boeing 767. Podemos ter mais informação detalhada aqui.
No segmento dos carros a combustão, o Porsche Cayenne continua a liderar o ranking depois de ter colocado em movimento, no ano passado, um Airbus A380, de 285 toneladas.
Este artigo tem mais de um ano
Qual é o interesse disso?
Parabéns aos rolamentos e aos pneus bem cheios.
Se eu consigo empurrar um carro desengatado com uma mão, porque é que um veículo não há de empurrar um avião?
looool
O carro tem 130 toneladas?
Tem interesse, para quem goste da tecnologia…. e a parte interessante, é que os motores eléctricos tem o binário total sempre disponivel, tornando estas tarefas mais fáceis.
Mas o Porsche rebocou o dobro do peso!
e uma pessoa tem a força de 400 CV?
burro..
Binário talvez…? Experimenta colocar um 1.0cc a empurrar um avião e vais ver… ou melhor não vês nada porque nem se mexe! Agora experimenta colocar um carro a combustão com uma cilindrada elevada e consequentemente maior binário (tipo Pickup) ou um electrifico onde o binário está logo disponível e aí vais ver algo! PS: sim consegues empurrar um carro desengatado com uma mão…. no caso de um carro leve, e no caso de um carro com 2, 3, 4 toneladas?
a minha Kia Carnival pesa 2400kg e na garagem a direito empurro-a com uma mão nas calmas.
LOL, de certeza que não pesa 2400kg.
Há uma diferença entre tara e peso bruto, peso bruto é o peso máximo de circulação (com todos os ocupantes e mala cheia).
Típico português
2400 kg é o pesso da carrinha vazia.. só se o livrete estiver enganado. Para mim é o carro de 7 lugares mais espaçoso que há no mercado português. Mas nao é difícil de encontrar as especificações dela na NET.. podes confirmar.
Interesse tem…quanto mais não seja para quem gosta de fazer experiências 😉
Verdade seja dita, com uma equação matemática saberíamos logo o resultado 😛 Não é para se saber se puxa ou não porque para saber isso basta um lápis, uma caneta e um Físico.
Isto é só uma manobra de marketing para a Tesla e Boeing 🙂
Correcção: “um lápis, papel e um Físico”
Assim é que é.
“Master!
Apprentice!
Heartborne, 7th Seeker”
That username 😛
E verdade isso não justifica nada sabem bem que até existem homens a puxar aviões estando em andamento pouco ou nada custa em pista reta…
+1
E o camião da tesla quanto fará?
O record está em 750 toneladas puxado por um Volvo FH16.
Kevin Fast (Canada) pulled a CC-177 Globemaster III, weighing 188.83 tonnes (416,299 lb), a distance of 8.8 m (28 ft 10.46 in) at Canadian Forces Base in Trenton, Ontario, Canada, on 17 September 2009.
é pah Retard Units não sff
Penso que será importante informar o publico que um carro de “pushback” (carro usado nos aeroportos) tem um motor Diesel (250Nm – 320 Nm) e quando electrico (36 kW -74.4 kW).
(dados de fabricantes destes equipamentos)
O Tesla S tem dois motores que combinados: 581 kW e 1250 Nm (dados Wikipedia/Tesla)
Não deixa de ser um video interessante de ver…mas não passa de uma operação de marketing que facilmente se propaga pelo impacto visual e desconhecimento do publico.
E o motor desses tratores nem tem nada a ver.
Existe uma coisa chamada de caixa de velocidades.
Além de que esses tratores trabalham com os aviões e os pneus vão à pressão segura para fazer aterragens inclusive.
Já aqui, eles podem encher os pneus do avião muito mais que o normal em situações reais, já que o avião não vai ter de fazer nenhuma descolagem ou aterragem.
que interesse tem um carro rebocar um corpo já em movimento? gostava de o ver arrancar do 0..
No artigo diz “Como parte de um plano publicitário da empresa Qantas, ….”
É esse o interesse, para a Qantas, Boeing e tesla… As pessoas vão falar, é o que lhes interessa.
Retirem as rodas e façamos o teste novamente sff… Podem trazer 2 teslas se necessário. xD
É mesmo só pelo markting. Utilizamos um trator elétrico com metade da potência do Tesla para pushback do C-130H