O meu telefone caiu à água. O que devo fazer?
Com as idas à praia, à piscina e a locais onde abunda a água, é fácil um smartphone cair à água e deixar de funcionar. Se isto lhe aconteceu, primeiro saiba que não o deve ligar e muito menos o deve carregar.
Não pense que está tudo perdido, pois há algumas "manobras de sobrevivência" que pode tentar fazer para trazer à vida o seu smartphone. Vamos saber o que fazer se o telemóvel ficar encharcado.
Todos os dias há smartphones que se afogam. A verdade é que, com o tempo de férias, nas piscinas, no mar, ou no rio (já para não falar no WC) existem casos de afogamento dos dispositivos de comunicação e quando não se actua de imediato... o smartphone torna-se num pisa-papeis.
Quando o seu smartphone cair dentro de água, use os seguintes métodos para o tentar salvar.
Telefone caiu à água, o Arroz ajuda?
Mito ou não, a verdade é que este método tem passado de boca em boca já há muitos anos. Todos conhecemos as capacidades de absorção do arroz e isso poderá ser uma ajuda quando existe água dentro do smartphone.
Um dos primeiros a ter esta ideia foi um jornalista do The Washington Post que, por acidente, deixou cair o seu Blackberry no vaso sanitário e conseguiu, com o método do arroz, recuperar o seu telemóvel seco e a funcionar. O jornalista limpou bem por fora a água, tentou que alguma água do interior também saísse e depois deixou que as capacidades de absorção do arroz fizessem o resto.
A verdade é que, desde essa altura, muito se escreveu sobre o assunto e há agora a ideia que se deixar o seu smartphone durante 48 horas dentro de um recipiente com arroz cru, ele irá remover toda a água do smartphone.
Gel de sílica
Estes pequenos sacos que acompanham vários produtos que compramos como sapatos, produtos eletrónicos, bolsas etc., são um pequeno “brinde” para o qual não damos muita atenção e até os deitamos fora. Na verdade, estas "bolinhas" que estão nos saquinhos são um gel de sílica, um granulado que tem como finalidade absorver a humidade.
A sílica em gel existe no mercado à venda e há quem compre em grande quantidade para variados fins, mesmo para colocar dentro dos armários mais húmidos. Mas, se lhe acontecer ter um smartphone afogado, retire a bateria e o cartão (ou cartões), encha um recipiente com estes grãos e coloque o seu dispositivo durante 24 horas. Após este tempo, verá os grãos inchados devido à muita humidade proveniente do interior do seu smartphone.
Há quem use também areia de sílica para gatos (pérolas de sílica ou esferas de sílica), um produto mais em conta e que, segundo dizem, tem uma acção rápida e eficaz na absorção da humidade da caixa de areia dos felinos.
Técnica de exposição a vácuo e calor
Há duas empresas que garantem que, segundo estudos feitos por elas, quer o arroz quer alguns outros produtos absorventes não são eficazes. No caso do arroz dizem que é lento e não remove por completo. Para suportar esta afirmação, pesaram o smartphone logo após ter caído na água e pesaram quando o removeram passado 48 horas mergulhado em arroz. O peso era o mesmo, pelo que não acreditam na eficácia.
No caso dos absorventes, como os cristais de sílica, dizem que pode não ser o mais indicado. Caso a água no interior do dispositivo seja água salgada (embora a água doce também provoque corrosão), os componentes irão sofrer danos pela corrosão acelerada, derivada do sal deixado após a humidade (alguma) ter saído lentamente.
Mas o que propõem?
As empresas TekDry e a concorrente DRYBOX, têm uma técnica onde submetem o smartphone afogado a uma combinação de vácuo e de baixo calor para vaporizar a água para fora dos dispositivos. Este método, segundo dizem as empresas, consegue combater e remover toda a água de forma eficiente, deixando os seus dados e configurações intactos.
Estas empresas garantem que em 30 minutos o smartphones, ou qualquer outro dispositivo electrónicos, estará a funcionar sem qualquer problema por um preço de 20 dólares.
Mas então o que se deve fazer?
1. Remover da água. Quanto mais tempo o seu smartphone estiver dentro de água mais catastróficas serão as falhas no seu interior. Tenha cuidado para não correr risco ao recuperar. Há pessoas que não medem os perigos quando deixam cair o smartphone em zonas perigosas e dão mais valor ao objecto que à sua vida. 2. Desligue o smartphone. Se o retirar ainda ligado, desligue-o de imediato. Irá evitar que os circuitos internos entrem em curto-circuito. 3. Abra caminho. A água consegue encher rapidamente o seu smartphone. Crie caminhos para a água sair também de forma rápida e desobstruída.
- Remova a bateria (se possível)
- Remova os auscultadores se estiverem ligados
- Remova o cartão SIM
- Remova o cartão de memória
3.1 [OPCIONAL] Lave o smartphone. Esta dica é sempre subjectiva mas tem razão de ser se o seu smartphone tiver caído em água salgada, em água barrenta ou em qualquer outro líquido que não água limpa. Os resíduos podem contaminar as placas e os componentes e mesmo que a água seja retirada o lixo poderá danificar as partes eléctricas. Não se preocupe que ao lavar apenas irá substituir a água do interior por uma outra limpa, não estará a piorar, apenas irá limpar. 4. Seque o smartphone. Force o máximo de água a sair. Abane-o, agitado e, caso consiga, utilize algo que sopre ar para o interior, isso irá rapidamente remover o máximo de água possível (cuidado em usar secadores de cabelo, estes devem ser com ar frio para não danificar, com o calor, os componentes). O tempo joga contra si. 5. Abra o smartphone. A melhor forma de salvar o seu smartphone é abrir as caixas para que a água saia ou evapore. Claro que não é simples nem está ao alcance de qualquer pessoa, mas se quiser aventurar-se a abrir o smartphone, o site iFixit.com é o melhor local para o ensinar a abrir e mover alguns componentes sem qualquer problema ou dano no dispositivo. NOTA: Não se preocupe com a garantia, depois dele se ter afogado a garantia passa estar anulada e as empresas sabem como verificar se a avaria foi por afogamento ou não. 6. Seque o interior do smartphone. Quando abrir o smartphone irá verificar que ainda estará tudo húmido e quanto mais rápido for o processo de limpeza e secagem, menor será o dano. Veja algumas técnicas para ajudar a secar:
- Coloque o smartphone numa área bastante arejada para o ar correr sobre os componentes e fazer evaporar a água. O ar mais seco do exterior é uma óptima opção para ajudar a secar o interior exposto. Use uma ventoinha, por exemplo.
- Aqueça o smartphone ligeiramente. Aumentando as temperatura dos componentes até cerca de 37ºC, a água será rapidamente evaporada. Cuidado, não exagere no aquecimento.
- Absorva a água com cristais de sílica. Embora seja mais lento, sempre ajuda a remover a humidade de sítios onde não conseguirá com outra técnica. Mesmo havendo quem vá contra, o arroz também poderá ajudar (mas muito mais lento).
7. Resista à ânsia de o ligar. Dê tempo ao smartphone para este secar, dê vários dias e não caia na ânsia de o ligar e provocar danos eléctricos por curto-circuito. Poderá, passados vários dias, ainda ter água, mas se executar o plano aqui traçado, a água acabará por desaparecer e só depois deverá colocar a bateria e dar energia.
8. Teste o smartphone. Depois de esperar vários dias e depois de voltar a montar os componentes do smartphone, está na hora de o testar, se depois de colocar a bateria ele não ligar, faça o seguinte:
- Carregue-o: Algumas horas de carga poderão fazer voltar o smartphone à vida.
- Sincronize-o: No caso dos iPhones, quando estes parecem estar "mortos", se os utilizadores os sincronizarem com o iTunes, eles podem deixar ter acesso aos dados. Se o dano for no ecrã, não conseguirá ver se ele estará a funcionar, mas a memória (armazenamento) do iPhone poderá estar a funcionar e assim recupera os dados.
- Troque de bateria: Há casos que a bateria depois do smartphone cair á água, deixa de funcionar. Trocando a bateria poderá fazer o smartphone voltar à vida (sim, o problema maior foi na bateria).
Mas não há mais técnicas?
Na verdade há. Como podemos ver no vídeo a seguir, existem vários produtos líquidos que vão seguir o mesmo caminho que a água, removendo-a.
Waterrevive Blue tem uma composição química capaz de remover a corrosão e a humidade no interior dos dispositivos electrónicos. Dizem ser o produto existente no mercado mais eficaz na tentativa de recuperar os smartphones que caíram na água.
Pode ser adquirido online, custa cerca de 35 euros e os seus criadores garantem que este produto, até hoje, teve um sucesso de 98%. Quem não ficar satisfeito eles devolvem o dinheiro. Fica a sugestão.
Em resumo...
A melhor solução para o problema é mesmo não ter azar de ver o seu smartphone mergulhar em água. Embora cada vez mais os fabricantes tragam já os equipamentos com certificação IP68 isso não quer dizer que sejam "à prova de água". Ficam as dicas.
Este artigo tem mais de um ano
Ter um Smartphone à prova de água também ajuda xD
Não existe nenhum à prova de água, existem sim resistentes à água, não seja resiste perante determinadas condições de temperatura, tempo, profundidade e pressão, fora dessas condições o equipamento é danificado.
Ainda assim o objectivo é ficar com o telemóvel funcional no caso de acontecer algum acidente e não utiliza-lo debaixo de água por isso sim o melhor é comprar se possível um telemóvel resistente à agua ou pelo menos com uma qualidade de construção boa ao ponto de ser possível escapar sem danos (e aqui volto a mencionar o exemplo do OnePlus 3).
🙂 sem dúvida e qual é esse smartphone?
S7 edge, note 7.
O meu Samsung Galaxy S5 versão octa-core já foi á água duas vezes (por azar)… e continua a 100% nem foi preciso secá-lo, qual o meu espanto que este smartphone é resistente a água e pó… estou super satisfeito! Comprei-o em 2ª mão por 150€ e acho que foi uma excelente compra! 😀
Caterpillar S30
Resistente ao pó e água até 1 metro durante 60 minutos
Resistente ao pó
Resistente ao choque
http://www.fnac.pt/Caterpillar-S30-Black-Telemovel-SmartPhone-Android/a918799#bl=TMGSmartphones-AndroidBLO1
Resistem… 😉 bale
E então? O artigo diz, o telemóvel cai a água não diz que fica na água 1 dia, ou anda por aí a nadar.
Com um desses telemóveis, pode cair a água, apanhares de seguida que ele não sofre nada com isso. Isso, acho que já elimina 90% destes casos.
Até deixei o link para perceberem o que quer dizer resistente e a certificação IP68… lê bem todo o artigo e percebes o que quero dizer, sem ser necessário acrescentar mais nada.
Cá está um vídeo de um Waterproof test igual ao meu Samsung Galaxy S5… 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=E9J611BuXhw
Ainda ha mta boa gente a confundir resistência a água com a prova de água.
A parte da lavagem pode ser feita com alcool isopropílico. Se se puder deve-se colocar todo o telemovel dentro de do alcool. Isto ajuda a deslocar qualquer agua e seca sem deixar residuos.
Lavar logo com álcool não é a melhor política pois pode precipitar sobre os componentes os sais na água, é melhor lavar primeiro com água destilada. É também preciso algum cuidado com esse álcool pois pode danificar o acabamento dalguns plásticos nalguns aparelhos.
o iphone e resistente a agua desde o ios8..qualidade paga se
e tao resistente que o meu iphone 4 assim que caiu na sanita morreu.
essa e a qualidade que fala?
nao existe smarphone que seja nadador salvador,isso e mito.
estamos a falar de um aparelho electrico e agua.
nao ligam certo?
o melhor e pagares uma case que faça isso,ou seja uma case que suporte idas a agua.
mas tambem teras de pagar por ela,caso queiras uma como deve ser.
os smarphones nao sao para apanhar agua e ponto.
como evitar ,tendo cuidado e dando valor ao dinheiro
https ://www.fnac.pt/Smartphone-Caterpillar-S30-Black-Telemovel-SmartPhone-Android/a918799#bl=TMGSmartphones-AndroidBLO1 boneco ta calado tu nao pagas a qualidade do iphone pagas a marca boneco.
Bem, normalmente se sai da água ligado é bom sinal. Sair desligado já complica a recuperação, já pode ter dado um curto.
Eu costumava fazer o seguinte:
1 – Desmontar.
2 – passar placa/componentes por benzina e depois por álcool (display não, há componentes que não).
3 – Deixar secar ao pé de uma fonte de calor para acelerar, às vezes no arroz.
4 – Montar e testar.
Por acaso tenho um caso curioso com um siemens c55 de quando trabalhava numa loja de assistência técnica de um operador.
Cliente chegou lá e disse que o telemóvel tinha ido à maq. lavar, ainda cheirava a detergente/amaciador, à partida estava dado sem reparação por infiltração de líquidos. Faltava uns dias para o fim do mês, lá recebemos o telemóvel para reparação e emprestamos um ao cliente, para o cliente não ficar sem telemóvel até receber o ordenado.
Chegou de reparação, tinham substituído o equipamento por outro idêntico.
não é assim tão fácil como dizem, mal o smartphone cai a água, este activa um mecanismo de bloqueio que o deixa inutilizado
A melhor solução será sempre: comprar um smartphone novo 🙂
+1
Aconteceu.me isso uma vez e apesar de ter conseguido por o telemóvel a funcionar ele nunca mais foi o mesmo. A A única coisa que ficou danificada foi o encaixe do carregador, olhando dá a sensação de ter tipo bolor, e depois o de abrir, o circuito nessa zona está preto.
AHAHAH!
Água não danifica dispositivos eletrónicos.
Água danifica dispositivos eletrónicos ligados.
Posto isto, tirar a bateria o mais rápido possível e secar bem o interior para quando for ligado novamente a água não causar estragos.
também danifica se não estiverem ligados, por corrosão
Lavar com sabão se caiu na sanita.
Colocar num saco de plástico fino. Colocar o bocal do aspirador na boca do saco, apertar com a mão para evitar entradas de ar. Ligar o aspirador durante alguns minutos para que a água seja aspirada do smartphone. Insistir duas ou três vezes. Colocar o smartphone perto de uma fonte de calor, ao sol por exemplo, por umas horas. Fica novo.
Joaquim no meu telemóvel caiu sumo e ainda não o consegui ressuscitar..o q posso fazer..
Mergulhar o aparelho em arroz… Lol
ri te o meu telemovel foi a piscina e ta como novo
O mais usual é retirar bateria e cartões, e passar o secador durante 5m. Se este método não o “acordar”, nada o acordará.
O secador não é aconselhável.
O que deves fazer? Secá-lo e rezar, rezar MUITO!
Essa do arroz é fantástica… a quantidade de equipamentos que reparei que vinham com arroz lá dentro é bem mais alta do que se pensa. E o mais engraçado é que a malta os manda para a garantia a dizer que deixaram de funcionar de um dia para o outro 😛
Usar um desumidificador colicando o equipamento em frente na corrente de ar, tudo isto numa área pequena e fechada durante vários dias. Claro que o uso concomitante de sílica só ajuda. E claro muita e muita sorte!
Um secador e muita sorte. O smartphone fica quente e a água evapora por onde consegue sair. Tantas teorias sem sentido….
És tão inteligente tu.
Tão inteligente que nem leste o artigo. O secador é uma péssima opção pois o ar quente danifica o smartphone. O cérebro é um músculo fantástico que deve ser usado. Se procurares bem deves ter aí um.
O cérebro é um músculo? Como é faz ginástica!
Boas Vitor!
Grande post, sim Sr..!
Parabéns!
pode-se usar arroz, e sim seca o samratph.
mas gosto muito de arroz e considero isso um crime …..basta po-lo ao sol….. se for salgada deve-se lavar com agua doce.
O que é um samratph? Algum prato gastronómico?
O que tenho utilizado, e tem dado sempre excelentes resultados é o seguinte:
Desmontar completamente o smartphone, colocar WD40, ou outro repelente de humidade, numa escova de dentes velha e passar a board com a dita escova e deixar secar naturalmente, sem fonte de calor adicional.
Soprar os outros componentes com um compressor de baixa potência para não danificar as peças, montar ao fim de uma horas.
O arroz é uma solução eficaz. Aconteceu recentemente deixar cair o telef em água. Limpei, dei secador e como continuava sem vida coloquei em arroz. Fiquei incrédula quando ao fim de 24 horas o telel funcionava…enfim potencialidades do arroz
À prova de água só conheço os relógios de pulso (de marca), ahah.
Já recebi uma vez um telemóvel em que a cliente disse ter colocado em arroz dois dias sem resultar, depois no micro-ondas durante meia-hora e que não resultou, depois deixou-o 5 minutos no forno à temperatura máxima sem resultados, até que acabou por levar à loja. O que eu me ri com ela a contar isto, ahah.
Já lixei um topo de gama por colocá-lo todos os dias por cima da porta do duche, e outro telemóvel estava exactamente no mesmo sítio, começou a vibrar durante o banho e… morreu 😀
Compre um Moto G 3
Com tanta sugestão variada, penso que o mais rápido deve ser mesmo o micro-ondas: fica quentinho que é uma maravilha! Prémio olímpico para quem teve essa ideia brilhante. As mucro-ondas devem no mínimo rejuvenescer a bateria.
Tanta teria,a maioria barata demais para ser verdade.Deixei cair a sanita o meu ifhone ,levei-o a um tecnico,veio como novo,passado 2 dias caiu outra vez,la foi de novo ao (medico)eh eh…tudo correu bem.Passado um mes caiu-me outra vez a sanita,retirei-o imediatamente,sacudi-o muito bem,tirei o cartao,e usei o secador no frio,ficou otimo ,ate agora funciona.So tenho o cuidado de nao o colocar no bolso de tras das calcas.Posso nao ter a mesma sorte numa proxima.
Melhor mesmo é não levar o telemóvel para a casa de banho, ou num belo dia de sol a praia ou piscina. Só assim vais evitar grande parte das probabilidades de o mesmo não mandar um mergulho. Fica a dica
Se caiu na água é porque de certeza era um iphone. Por isso aqui está uma boa oportunidade de mudarem para um Android. 95% dos utilizadores de iphone tem uma media de 500 apps e jogos que nunca usa. Passa o dia a abrir e fechar todas as app sem nunca lhe dar utilidade pq ao fim ao cabo não tem mesmo utilidade nenhuma. Ao fazer isso tem mais tendência em deixar cair o iphone com o carregar constante nos icons da app. Se tivesse um android nada disso acontecia porque a maioria das apps têm utilidade geral.
Que coincidência, semana passada consertei um relógio com areia de sílica para gatos. Achei que eu estava inventando a roda até ler este artigo… 🙂
Não querendo ferir susceptibilidades, mas este artigo ainda deixa de fora como realmente se deve fazer uma limpeza quando um telemovel cai á agua.
1º desligar o telemovel.
2º retirar a bateria de possivel.
(3º levar a uma BOA loja de reparação.)
3º desmontar todo o telemovel até ficar somente com a board.
4º retirar todas as protecções na board (“Shields”) e se necessario desolda-las
5º COLOCAR A BOARD NUMA BOA MAQUINA DE ULTRA-SONS COM O LIQUIDO DE LIMPEZA APROPRIADO E DEIXAR-LÁ FAZER O TRABALHO.
6º retirar a board e limpar com álcool isopropílico.
7º secar a board ao sol ou um forno (atenção à temperatura com é óbvio)
Mas levas à loja e fazes o trabalho?
Fora isso, o que resumiste, sim são boas práticas mas estão no artigo referidas.
Por questões profissionais uso o Caterpillar S60 resiste até 5 metros e durante 1 hora, (de acordo com o fabricante) é a melhor opção para os mais distraídos, claro que isso paga-se caro em termos de preço, o tamanho do equipamento em si é o seu peso mas é um autêntico tanque de guerra e tem se revelado uma caixinha de surpresas.
TINHA UM SAMSUNG S5 E SEMPRE TOMEI BANHO DE PISCINA COM ELE TIRAVA FOTOS DE BAIXO DAGUA E NUNCA DEU PROBLEMA COMPREI UM CATERPILLAR S60 CARÍSSIMO E JÁ ENTROU ÁGUA.
1ª Passo – Comprar Telemovel Novo
2º Passo -Não há um segundo passo.
Este artigo está muito bom para continuar a estupidez que apanho todos os dias!
Vejo muitas opções mas de levar a uma loja de reparação rápido para que o telemóvel seja aberto e limpo logo na hora não vi xD
Aqui no pplware toda a gente é técnico segundo o artigo 😀
Depois “oh chefe você consegue me colar este conector fpc? saltou da board, nem fiz muita força xD”
Só posso falar da minha experiência há uns anos com o telemóvel que ainda uso: Sansung Galaxy Note 4.
Caíu-me na sanita (felizmente com água limpa) e instintivamente agarrei-o e tirei-o da água. Abri-o, tirei a bataria (não me recordo se fiz o mesmo com os cartões), limpei-o e pu-lo umas horas no parapeito da janela ao sol. No fim, para meu alívio, funcionou perfeitamente.
Huawei P10, caiu na sanita há um dia. Continuou ligado. Unico problema aparente ele tinha indicador de ter fones ligado (aparecia o simbolo como tendo os fones ligados, mas não tinha) coloquei 24h no arroz, simbolo desapareceu durante um tempinho. Meia hora depois volta aparecer o simbolo. secador no frio. Voltou a desaparecer pelo sim pelo não vou deixar desligado e uns dias perto do desumidifucador. Fui a uma loja tentaram foi vender me um telemóvel novo. Só tem aquele steess de às vezes aparece aquilo, porque ainda deve ter humidade. Mas neste momento esta fora de questão comprar outro equipamento, o orçamento familiar não estica.