Tecnologia Portuguesa: Satélite europeu dos ventos lançado terça-feira
É já na próxima terça-feira que a Agência Espacial Europeia (ESA) vai lançar o Éolo, o satélite que vai estudar os ventos da Terra e conta com tecnologia portuguesa.
O lançamento será realizado a partir da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa e tem hora prevista para as 22h de Lisboa.
Foi baptizado de Éolo (nome do guardião dos ventos da mitologia grega) e é um satélite, com tecnologia portuguesa, que vai ser lançado já na próxima terça-feira. O satélite levará equipamentos fabricados pelas empresas aeroespaciais portuguesas LusoSpace e Omnidea e irá permitir aos cientistas obterem informações sobre a velocidade do vento quase em tempo real.
De acordo com as informações da ESA, este satélite tem tecnologia 'laser' de ponta que possibilitará a medição dos ventos terrestres e obter informações sobre as nuvens.
O aparelho irá disparar pulsos de luz ultravioleta (invisível) na atmosfera da Terra, um método considerado inovador para estabelecer o perfil de ventos a partir do espaço. Posteriormente, com base nos dados recolhidos, irá ser possível avaliar melhor como a atmosfera funciona, contribuir para a investigação sobre as alterações climáticas e ajudar na previsão meteorológica de fenómenos extremos como furacões ou o El Niño.
De referir que atualmente, a informação sobre os ventos é obtida a partir de balões meteorológicos, instrumentos em terra, aeronaves, rastreamento do movimento das nuvens e instrumentos de satélite que medem o vento próximo da superfície dos oceanos.
Este artigo tem mais de um ano
Então comentários? Quando há alguma coisa mal é só ódio ao País. Quando é algo como isto de honrar não há obrigado?
Dizem que tem tecnologia Portuguesa mas não indicam qual e a tecnologia, quem a desenvolveu ou o que seja. Comentarios para que? Pelo artigo ate pode ter sido um parafuso cor de rosa feito por um português que foi usado no satélite e dizem que tem tecnologia portuguesa.
Boa, foi o Magnetometer. Uma peca apenas. Parabéns, façam uma festa por um feito completamente insignificante. De certeza que os outros paises se estao a gabar do resto dos componentes que la estao. Ah espera, não e preciso porque isto são coisas normais que países normais fazem por isso são insignificantes. Apenas o português acha que qualquer coisa em que ponham o dedo merece um premio por serem tão poucas as coisas em que metem o dedo. Esse tipo de atitude só faz o país parecer pequeno e com mania que e’ grande.
E quê que tu fizeste pelo teu país?
O que o int3 disse está correcto. Quando é para dizer mal de Portugal, até fazem fila, se calhar até tu estás nessa fila. Quando é para falar bem, silêncio ou comentários menosprezantes como o teu.
Não me conheces para dizer que fico em silêncio
Eu não estava a insinuar que tu ficas em silêncio, mas que a maioria dos portugueses ficam.
Uma vergonha nós de portugal não termos lugar na ISS