TDT: 2.ª fase inicia-se amanhã e serão alterados 24 emissores
A alteração da rede de emissores da TDT vai avançar para a 2.ª fase, que se inicia no dia 24 de fevereiro (amanhã) e termina a 10 de março. Neste período serão alterados 24 emissores, o primeiro dos quais é o de Vila Nova de S. Bento, no concelho de Serpa. Mas nem todos os utilizadores de TDT serão abrangidos neste processo.
As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem.
Como é conhecido, a TDT está em mudança por culpa do 5G. Quando o ecrã da televisão ficar negro apenas será necessário fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT.
A ANACOM teve a preocupação de assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena, trocar a TV ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.
Datas de ressintonia dos emissores TDT da Região 2
Como sintonizar a(s) nova(s) frequência(s) da TDT?
Para sincronizar novamente a TDT, usando as novas frequências, deve fazer o seguinte:
- 1 – Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 2 – Vá ao Menu e com as setas escolha uma das opções: Configurar | Antena | Setup | Instalar | Ajuste do Canal | Procura de Canais | ou outra equivalente (consoante a marca da TV ou Box) 1 Use o comando da TV ou do descodificar TDT (Box)
- 3 – Siga as instruções que aparecem no ecrã
O processo de alteração para as novas frequências será gradual.
Tem dúvidas sobre TDT? Linha gratuita de apoio da ANACOM
Se tem alguma dúvida sobre o processo de migração da rede de emissores poderá ligar para o 800 102 002. Este é o número gratuito disponibilizado pela ANACOM para este efeito.
A ANACOM refere que o número está disponível entre as 9h e as 22h todos os dias. A Autoridade das Comunicações refere ainda que, no dia em que o emissor de Odivelas Centro passará do canal 56 para o canal 35, e no dia seguinte, o horário do serviço será alargada.
Este artigo tem mais de um ano
amanhã as pessoas do campo vão pensar que esta para acontecer o apocalipso , e que as pessoas da televisão , apanharam todas o coroa virus ,quando ficarem sem televisão
Paraste no tempo, achas mesmo que as pessoas do campo, são analfabetas, e sem acesso a informação??
Que comentário mais xenofóbico… “As pessoas do campo” são iguais a si e ao seu vizinho, este tipo de comentárioss so demonstra os valores que adquiriu no seu dito meio rural. Enfim.
Sou uma pessoa do campo, vivo num concelho do Alentejo com menos de 3.000 habitantes e, pasme-se Nelson Mota, aqui temos fibra. Sim, fibra até casa com velocidades até 1GB e os mesmos pacotes de canais que são disponibilizados às pessoas da cidade. Aqui podemos escolher entre MEO, NOS e Vodafone. Estão as três disponíveis em FTTH e, na rede móvel, há também 4G.
Aqui, no campo, sabemos o que é o coronavírus COVID-19, não iniciamos as frases com letra minúscula, não damos espaços antes das vírgulas e, quando terminamos as frases, é com ponto final.
Bravo!!
desculpa não te quiz ofender , so quiz dizer ,bem o que eu quiz dizer era ” os rurais” mas sai me “as pessoas do campo” desculpa foi mau sei
Um dos maiores barretes em Portugal,a Televisão Digital Terrestre,e a sua meia dúzia de canais.Olhem,enfim… 😐
Não se trata de barrete, a oferta de canais é exatamente a mesma que havia com o sinal analógico de televisão, isto é, canais gratuitos.
A questão é que o espectro de frequências do sinal analógico foi necessário para a rede 4G, daí ter-se evoluído para o TDT.
Se podia ser melhor? Se calhar podia, mas era uma necessidade essa evolução, e não tanto um barrete….
A evolução que refere, dado que “a oferta de canais é exactamente a mesma com o sinal analógico” ficou esquecida onde?
Ora chamemos evolução a termos o mesmo serviço, mas para termos exatamente o mesmo que tínhamos, temos de ou gastar dinheiro numa tv nova, ou na compra de um aparelho e quem sabe numa antena exterior que mesmo assim, pode não chegar para termos exatamente a mesma oferta que tínhamos anteriormente.
Uma boa evolução, mas foi para o bolso do Estado: Ganhou dinheiro com os impostos cobrados na aquisição de equipamentos e serviços, e ganhou com o leilão do espectro para o 4G.
Preciso de um esclarecimento. Tenho uma antena, com mastro, no telhado da minha habituação e a mesma tem um amplificador para poder apanhar a TDT espanhola. Acontece que, tal como em Portugal, em Espanha também estão a mudar os emissores da TDT devido à 5G. Neste momento não consigo apanhar metade dos canais espanhóis, apesar de já ter procedido a nova sintonia. Não sei o que se passa. Em Espanha também avisaram que não era necessário reorientar as antenas. Assim sendo, não sei mesmo o que fazer. Terei de mexer na antena? Será o amplificador? Alguém perito na matéria que possa esclarecer? Grato.
A Anacom é um regulador da treta.Não teve qualquer tipo de preocupação,com os cidadãos menos informados.Deviam ter avisado ás pessoas pelos meios de comunicação social.Conheço pelo menos 2 casos em que ás pessoas não sabiam de nada,como estás haverá centenas na mesma situação.