Táxis têm novas regras! Viagens ficam mais baratas… saiba o que mudou
Desde o passado dia 1 de novembro que há novas regras para o segmento dos táxis. As novas medidas irão certamente dar a possibilidade de fazer viagens de táxi mais baratas. Saiba o que mudou.
Novas regras dos Táxis entraram em vigor a 1 de novembro...
As novas regras para o setor do táxi já estão em vigor desde o passado dia 1 de novembro. Na prática, as novas medidas tornam as viagens mais baratas, e há outras medidas que aproximam a atividade à dos TVDE.
Relativamente à medida que visa tornar as viagens mais baratas, o Governo (ver Decreto-Lei aqui) estabelece que “as tarifas de retorno em vazio, no âmbito do território objeto do acordo, devem ser eliminadas, podendo, neste caso, ser substituídas por outras tarifas, nomeadamente progressivas”.
No que diz respeito à área da digitalização do mercado, o decreto-lei estabelece que “os serviços de transporte de táxi também podem ser disponibiliza dos através de plataformas de serviço dedicadas ou que agreguem outros serviços de mobilidade e transporte, desde que as atividades se encontrem devidamente segregadas”. Assim, refere o diploma que “as plataformas de serviços de táxi, quando assentes em infraestruturas eletrónicas, devem disponibilizar estimativas de preço final ao consumidor, de acordo com as regras de formação das tarifas estabelecidas”.
O serviço pode ser recusado sempre que implique “a circulação em vias manifestamente intransitáveis pelo difícil acesso ou em locais que ofereçam notório perigo para a segurança do veículo, dos passageiros ou do motorista”: Da mesma forma, o taxista poderá recusar o serviço se este for solicitado “por pessoas com comportamento suspeito de perigosidade coletivos”.
Relativamente aos serviços prestados, passa a ser “obrigatório o transporte de cães de assistência, certificados” bem como de cadeiras de rodas, carrinhos de bebé e outros aparelhos de auxílio a indivíduos com mobilidade reduzida.
Os motoristas passam a ter a obrigatoriedade de comprovarem a sua idoneidade. Segundo o decreto-lei, o IMT “consulta regularmente os registos necessários, nomeadamente os certificados do registo criminal dos titulares dos órgãos de administração, direção ou gerência da empresa ou do empresário em nome individual, sendo o caso” com o objetivo de atestar a idoneidade de quem exerce a atividade de taxista.
Este artigo tem mais de um ano
E do que o pessoal das cidades precisa: táxi mais barato que bicicleta eléctrica, que sai a 20 cêntimos aos 100 kms. Vamos ver se é desta.
motoristas da india
E pakistan nao falan o Pprtugues
Como vao entender as novas regras
== Deve ser Piada ==
e tu? falas Português?
Escrever não
india -> Índia (2 erros na mm palavra)
pakistan -> paquistanês (sem comentários)
falan –> falam (rever formas verbais)
pprtugues -> português (acentos)
vao -> vão
Além da falta de pontuação… Começo de frase com “E” sem ser necessário…
ok já percebemos que ironia não é o teu forte…
Mas dormem nos porta-bagagens.
Ah espera, está a falar-se de taxis desculpem
Nao ha Multas
para os TAXI motorista
= kem vai fiscalisar =
== parece Piada ==
hummmmmmmmm será um taxista do contra?
quando encontro um taxista que parece ser honesto e profissional, peço o contato, assim tenho uma rede de bons taxistas no meu telemóvel , porque a situação está difícil para arranjar um bom motorista nos táxis, no TVDE nem se fala, é quase impossível .
=retorno para = JP =
e tu falas o Pretuugues
“Os motoristas passam a ter a obrigatoriedade de comprovarem a sua idoneidade” Isto é também para a malta da TVDE?
Sou um fã dos serviços TVDE devido á facilidade de usar e sei sempre o que vou pagar, ao contrário do que tenho visto em relaçaõ a taxis, no entanto conheço +/- a vida de taxista (um amigo já foi taxista) e eles estão em clara desvantagem em relaçaõ ao TVDE – desde o custo de licenças e outras taxas e taxinhas. No entanto claramente há muitos taxistas que não têm cuidado nenhum e parece que nos fazem um favor quando nos levam a algum lado (além dos tipicos usos de rotas diferentes para “evitar transito” mas depois ficam mais caro sem nos dizerem nada — já me aconteceu em Lisboa 1-2 vezes por não conhecer). Enfim.
Aproximar os taxistas do sistema TVDE pode ser algo bom até para os taxistas.
Como revela desconhecimento, vou-o ajudar:
– Motoristas TVDE têm de apresentar ás plataformas o certificado de registo criminal a cada 3 meses;
– TVDE não está em vantagem por vários motivos, dou-lhe os seguintes exemplos: não deduzem IVA na sua totalidade dos combustíveis; não podem fazer serviços fora das plataformas; as viaturas só podem ter no máximo 7 anos.
Nem vou explicar mais nada sobre este tema, é só mesmo pare elucidar e para que não se continue a escrever coisas sem conhecer a realidade ou a legislação para ambas as partes.
Pelo que fui ouvindo – e digo que não sei muito sobre o tema – quando me foi colocado lado a lado o que um taxista tem de fazer e o que um TVDE tinha de fazer (pode ter mudado entretanto) os TVDE pareciam estar em vantagem.
No entanto noto que agora, pelo que um amigo me disse (que estava a pensar entrar pelo serviço TVDE), era obrigatório ter um carro EV (só não percebi se era EV ou PHEV já servia). Só isto já mostra que as coisas já estão a complicar mais. Talvez o conhecimento que tinha seja desactualizado e ainda baseado nos inicios da TVDE em Portugal.
Obrigado pelo esclarecimento ^^
Não podem fazer serviços fora da plataforma? Uma ova e depois no final do serviço não passou fatura, porque afinal era um serviço apanhado a circular. E eu sempre a aprender!
Na verdade é um problema que é seu.
Se a viatura está ao serviço e identificada como TVDE, só pode operar através das plataformas electrónicas.
O facto de você desconhecer a lei não pode afirmar tal coisa.
O que você fez, foi apanhar uma boleia “de alguém” pela qual pagou como sendo um serviço.
Caso tenha um acidente grave numa boleia dessas, depois conte-me como correu.
O Governo a tentar tornar o serviço de táxi mais competitivo com os carro TVDE.
E…… A bandeirada ?
Se a tirasse é que era de valor.
Um valor que os clientes dispensavam.
Sem esse pormenor resolvido…. Não vamos lá !
Cumprimentos.