Sun abre o Java sob licença GPL
Conforme já havia antecipado, a Sun começa a abrir hoje, segunda-feira (13/11) o código de linguagem de programação Java. A surpresa está na licença open source escolhida pela companhia: a GNU general public license version 2 (GPLv2). A decisão contraria a postura de adoptar a licença de código aberto própria CDDL (Common Development and Distribution License), usada até hoje pela empresa para licenciar os seus softwares livres, como o sistema operativo Open Solaris.
Mais Informações: IDGNow
Este artigo tem mais de um ano
Decidi fazer do https://pplware.sapo.pt minha página inicial, afinal cada vez que eu abro o Browser posso me deparar com novidades da informática. um deleite!
Abraços
São só manobras de ilusão a Sun não se dedica a benificencia
Bem Haja
Carlos
Essa novela foi comprida, parecia uma virgem com medo de se abrir 😀
Creio que a abertura do código do Java vem para melhorar a excelente plataforma e matar a pau a concorrencia que está criando com o Ruby on Rails.
A muito tempo uma pessoa comum já podia criar sua propria virtual machine, mas não podia mexer na linguagem. Agora pode fazer os 2!
No final do mês estarei participando de um congresso de Java (Just Java 2006), vamos ver o que vão falar por lá sobre o assunto!!
@Carlos a Sun não cuida mais do Java a muito tempo. Quem é responsável por tudo é JCP. Tá certo que a Sun ocupada a primeira das 15 cadeiras do JCP, mesmo assim ela não é mais 100% responsável pelo Java.
Realmente a Sun não se dedica a benificencia, mas o Java desde o seu inicio (com o OAK) teve uma filosofia 100% livre e opensource, era estranho o Java não ter o código aberto. A maioria das ferramentas são OpenSource. Depois que a IBM abriu o Websphere no ano passado comecei a acreditar nas promessas da Sun de abrir o fonte.
Agora trabalho com desenvolvimento com todas as plataformas OpenSource :). Java + NetBeans + JBoss + Postgresql!
@Jonimar, excelente decisão 😀
@Evandro
Qualquer dia é o Linux deixa lá a IBM infiltrar-se mais um pouco, o Robim dos Bosques morreu há 600 anos e a Madre Teresa há meia duzia
Bem Haja e um Abraço
Carlos
@Carlos, seja mais especifico! A JCP não está sendo caridosa, ela está firmando uma coisa que já era para ser a muito tempo!
A meu ver uma grande iniciativa por parte da SUN, pois demonstra que cada vez mais existe iniciativas na parte do OpenSource.
Abraço,
CHAGAS.
Mais uma vez se confirma que o opensource é a melhor das hipóteses, e os standards devem sempre pertencer à comunidade e não aos gigantes da informática.
Hum, o meu próximo desejo é o wma da Microsoft ser “oferecido” à comunidade 😛 mas isso é só um sonho que não se vai realizar 😛
Abraço
@balardi
e para que queres um codec ranhoso daqueles na comunidade? Há que usar o OGG!
A Sun é tão caridosa que abre assim o código… Agora as pessoas vão roubar-lhes partes do código e vender! E vai haver menos gente a usar a linguagem e a não a transportar para novas plataformas! E vai ter de pagar mais aos programadores para a desenvolverem! E vão haver muitos mais bugs! E ninguém vai resolver esses bugs! Que burros, eheh!
(para quem não percebeu, eu ‘tava a ser sarcástico!)
@nuno
Não é assim tão mau, e a minha principal motivação para querer o wma é devido à sua grande compatibilidade com leitores de mp3 portáteis, pois quase todos têm compatibilidade mp3/wma 😉
um abraço
@nuno, pensei que vc estava ficando louco! 😀 Não tinha percebido!
Infelizmente não tenho muito conhecimento nessa empresas de Licença Pública como GNU e outras… Não sei como elas se sustenta e oque fazem para os produtos como agora o JAVA e o Linux por exemplo… =s
@Felipe’Corvo, esse link tem uma pequena comparação entra a EULA (usado pela MS) e a GPL (usado pelo Linux e agora Java).
A maioria das empresas que tem softwares registrados na GPL vivem de consultoria. Só para vc ter uma ideia, a rende da IBM com o Websphere era de 75% com consultoria (no Brasil), por isso que eles abriram. Algumas vivem com caridades, mas com caridades das grandes, patrocinadas por grandes empresas que tem o interesse em que o software seja livre.
@Felipe’Corvo, Achei esse outro link que tem uma comparação entre o termo de uso do GMail e do MSN!
Achei interessante para o caso!
@balari
infelizmente tens razão nisso. Tanto o meu mp3 portátil como o auto-rádio lêem mp3/wma. É uma pena pois o OGG é aberto e não gastavam mais a implementa-lo. O que se passa (tenho quase a certeza, não grande fiz investigação) é existirem acordos com a microsoft e os fabricantes para estes implementarem o seu codec WMA. Porque se não existissem acordos, o WMA não era implementado, por ser fechado. É só mais um meio de monopólio. O mehor é mesmo não o usares 😉