PplWare Mobile

Steve Ballmer conformado com Linux em Netbooks?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. VelvetBoy says:

    Já não era sem tempo que os sistemas operativos de “peso” (leia-se Micro$oft) sejam sensibilizados pela excelência de outros SO, e com custos menos proibitivos ou mesmo gratuítos (Linux e outros)!
    De um ponto de vista de mercado começa a ser sem dúvida um marco histórico que tal facto seja levado em conta pela gigante de software. Para o utilizador espera-se por um leque de novas oportunidades e funcionalidades que despertam a vontade de tentar algo diferente do comum! Acho que esta é a altura ideal para que outros SO’s possam entrar nas nossas casa/escritórios e vingarem pelas suas funcionalidades!

  2. Henrique Graça says:

    Concordo com a maneira de pensar deste senhor.
    Só um louco e desculpem a expressão ou actual utilizador de Mac é que compraria um ou pensaria fazer um upgrade para um Mac. O software é todo propriétario, não existe metade das aplicações que existe em Windows ou Linux, é mais caro em termos de Hardware e Software, e para quê? Existe alguma coisa que se faça em Mac que não se faça em Windows e num futuro próximo em Linux?
    A minha visão do futuro será o fim do Mac acho que está a mais no mercado, a microsoft continua a dominar no mercado empresarial e pessoal. O linux conquista os notebooks, servidores( taco a taco com Microsoft) e utilizadores com conhecimentos médio/bom. Isto é só a minha opinião.

  3. Photolab says:

    O Sr. Ballmer mais valia estar calado do que andar a fazer declarações ridículas.

    Recentemente, fiz uma compra na Rádio Popular e fiquei bastante surpreendido com o facto (isto agora com o acordo ortográfico como fica? posso escrever FACTO ou terei de escrever FATO? vamos fazer como no Brasil e chamar TERNO ao FATO) mas adiante… fiquei surpreendido pois ao olhar para o monitor dos computadores dessa loja vi o ambiente LINUX. Como conheço a pessoa que me atendeu perguntei se aquilo era mesmo o Linux ou um Theme para o Windows que imitava o Linux. Não. É mesmo Linux e fiquei também a saber que essa cadeia de lojas só usa software livre. A meu ver estão de parabéns, pois desta forma poupam uma enorme quantia de dinheiro em licenças de software.

    PS: Fanboys de qualquer SO isto não é uma critica a nenhum SO apenas um comentário, não desejo iniciar nenhuma guerra.
    Obrigado

  4. Sérgio says:

    A crise veio abrir (um pouco, ainda) os olhos as pessoas em relação ao software livre. Veio desmistificar a ideia que livre = fraco. No caso dos netbooks, em que o hardware é limitado e o custo, espera-se seja reduzido, o Linux pode ganhar a batalha.

  5. centaurius says:

    …será?

  6. Photolab says:

    Gostava só de acrescentar uma coisa para desmistificar essa ideia que as pessoas tem que os Mac’s são mais caro que os PC’s com Windows.
    Basta simplesmente, “não é difícil, mas dá algum trabalho” descobrir qual é o hardware exacto dos mac’s e depois saber o preço dele comprando a retalho.
    Mas mesmo tudo, Um monitor de qualidade idêntica uma webcam de qualidade idêntica… e por ai fora e depois somar a isso o Windows Vista Profissional ORIGINAL e o pack de ferramentas de escritório Office 2003 ORIGINAL(sim porque no mac já vem o iLife não se tem de comprar) e fazer as contas… Vão ver que a diferença praticamente não existe.

  7. aospapéis says:

    É absolutamente assustadora a má-fé dos que tentam enganar os menos atentos com estas estafadas tretas do “faCto x fato”. É que já nem se consegue levar na conta da ignorância: é mesmo vontade de enganar!!!

    Para alguém menos esclarecido que leia o comentário do Photolab, fica aqui a informação: o acordo ortográfico (que não contempla a ausência de acento em “crítica”) baseia-se no princípio de escrever como se fala. Como nós dizemos faCto, escreveremos faCto. Como todos dizem direto, acaba-se com o C. Nada mais simples, pois não?

    Já não há pachorra!

    http://aospapeis.blogspot.com

  8. aospapéis says:

    O acordo ortográfico também não contempla a eliminação do acento circunflexo em “têm”, mantém a diferença entre “ai” e “aí” e não inclui na nossa língua termos como “pack”, “hardware”, para os quais há os banalíssimos “pacote” e “material”

    http://aospapeis.blogspot.com

  9. Photolab says:

    @aospapéis

    O Sr. desculpe a minha ignorância, mas não estou completamente inteirado das normas do acordo ortográfico, fiquei mais esclarecido graças à sua explicação pela qual lhe agradeço. Sugiro só um pouco de contenção na forma como se dirige às outras pessoas, talvez um pouco menos de cafeína ajude não sei. Pois para uma pessoa que parece entende tanto de gramática e estar em pleno conhecimento do dito acordo, tem grandes lacunas no campo da educação.

  10. Shogun says:

    Arranjem-me um IDE decente para linux e eu mudo-me automaticamente.

  11. Excelente artigo Rui, parabéns.

  12. No caso de Linux a base está la. Falta agora a qualidade no software de terceiros, que no caso dos Netbooks se deve sentir menos, já que acredito que usem menos softeware e menos especifico…

  13. Vítor M. says:

    Vamos por partes:

    Primeiro, o Sr. Steve Ballmer, que assisti recentemente em Lisboa a declarações sobre este assunto, não descarta de todo o open sorce, muito pelo contrario. Depois a sua forma de ver o mundo onde a Microsoft tem interesses é bastante mais abrangente que a do Bill Gates, nota-se desde a sua entrada uma viragem nos comportamentos da gigante de Redmond.

    Depois há a parte crónica de Ballmer, ele não fala tudo o que sabe nem sabe de tudo o que fala 😉

    Quando ao assunto que degenerou para o meio desses comentários, espero que termine por ali sff.

    Quando ao post em si, é mais uma boa prova que o mundo está a mudar e que a Microsoft, como líder e como potencial no meio, está atenta e dá todos os créditos a quem tem também uma palavra a dizer na área da tecnologia.

    É preferível sempre ter o inimigo perto de nós… deve ser esta forma de pensar de quem conhece o potencial do mesmo.

  14. Alexx says:

    Quando vejo os milhões que o governo da República dá à Microsoft por licenças e… penso no que isso poderia representar em investimento … fico “danado”. Utilizo os 3 sistemas, uns por obrigação, outros por opção e prazer e reconheço que há coisas que apenas podemos fazer num sistema e não nos outros. Mas, para o vulgar utilizador, com baixas necessidades de processamento ou de tratamento de texto, imagem ou som, as ofertas do Software Livre são espectaculares.

  15. As pessoas já estão muito habituadas a windows, em linux trabalho muito mais devagar…

    http://www.jogosecharadas.com

  16. Marcus says:

    Na verdade, a palavra fato e tantas outras serão modificadas. Mas temos (todos nós que FALAMOS em portugues) até 2012 para nos adapar-mos (ou adaptarmos, nem sei mais) a essas novas regras. Essas confusões geradas são normais nos primeiros anos de modificação…

    Mas eu acredito que a palavra facto passará a ser fato pois, como disse antes, a intensao e padronizar a lingua escrita… fato ou facto continuará sendo falado da mesma forma que antes.

    Mas o assunto aqui é informática….

    >> Os consumidores em geral (isso a nível mundial) ainda não percebeu que o Linux é (na minha opinião é melhor) tão bom quanto o Windows graças a campanhas do tipo “Linux is devil” iniciadas ou amaparadas pela microsoft, Além dos conhecidos boicotes de fabricantes.
    Esta situação vai mudando à medida em que as empresas de HARDWARE vão aceitando e incorporando o Linux na sua linha de produção, e também à medida que o consumidor vai percebendo que o (mais) importante é o “físico” (hardware), e que o SO em si é um adicional das potencialidades do computador (notebook, netbook).

    Eu acredito que Linux, MAC-OS e talvez outros SO’s que venham a surgir ou “emergir” acabem por derrudar o Windows, mas acho que isso vai demorar muuuuuuito ainda.

    E antes que me chinguem, quero dizer que tudo que escrevi é apenas o que eu ACREDITO que está acontecendo. Não quer dizer que eu esteja TORCENDO para que isso aconteça, 😉

  17. luis says:

    Mac? O que é isso? Cada vez que penso em comprar um mac por ser todo bonitinho, olha para o meu ubuntu e penso… eih.. mas eu faço melhor aqui no meu pc 😀

    E já agora permitam-me o desabafo , enfiem o acordo ortográfico onde bem entenderem, que palhaçada.

    @Shogun
    Só me falta isso :D… mas eu já estou rendido a muito tempo :p

  18. STK says:

    Boas!
    @Photolab
    Acho muito bem o comércio e indústria usarem soluções Open Source, seja para reduzir custos e claro beneficiar os consumidores no preço dos artigos. Acho irónico no entanto que a Rádio Popular tenha, no geral, preços mais altos que por exemplo Jumbo, FNAC, Worten, Vobis, etc…

    Quanto ao Steve Ballmer é fácil de perceber a técnica usada:
    Apaziguar ânimos e preparar terreno para daqui a algum tempo dizer que o Windows 7 é o melhor SO para netbooks (e possivelmente até será…)

  19. luis says:

    O ideal seria 33% de mercado para cada um desses SO’s, pois só num mercado em que existe concorrência é possível ter bons produtos. Veja, a actual situação do mercado, já obrigou a microsoft a fazer um sistema operativo de jeito, o Windows 7 vem ai e a concorrência que se ponha a pau, nomeadamente a apple (e os euros que se pagam a mais pela maça)! Quanto ao linux, acho que vai continuar a crescer devagarinho… ( ainda bem )

  20. A friend says:

    Este Balmer sempre teve inveja da Apple, e depois diz babuzeiras atrás de babuzeiras… até parece que no Mac pagamos a mais por um simples logotipo… mas acho engraçado um Mac com os mesmos componentes que um PC, quase em tudo igual ter mais desempenho, até no proprio Windows… mas enfim… isto faz-me lembrar o velho ditado, que para nos sentir-mos superiores temos sempre que jogar abaixo alguem… Será que este Balmer não consegue ter merito sem ter que jogar abaixo alguem?…qq coisa… tá sempre a tocar no Mac…. Se é assim tão fraco porque lhe dá importancia? Eu pelo menos as coisas fracas ignoro…. se dou importancia a algo é porque isso me incomoda… e claramente é o que este dito Sr o faz… mas enfim… Que se preocupe e foque mais na sua empresa, talvez faça as coisas mais de jeito do que andar sempre a cheirar o que os outros fazem…. Mas gostei do comentario em que .. para que pagar mais por um logotipo..e dps a comparação da mesma teoria, no Windows vs Linux, em que o Windows faz o mesmo e é mais caro…. sem duvida uma boa comparação…. 😉

  21. luis says:

    @friend
    “e dps a comparação da mesma teoria, no Windows vs Linux, em que o Windows faz o mesmo e é mais caro”

    Mas olha que o linux em termos de apps disponíveis o linux fica muito atrás do windows, e nem vale a pena falar de um ambiente de desenvolvimento.

  22. Ryan says:

    Vendo bem as coisas o melhor era ter de vender os pc sem sistema operativo e pessoal encomendava conforme o gosto. Quem quer linux não tem de andar a pagar uma porrada de dinheiro inutil para ter MS. Quanto aos MAC continuo com o que sempre afirmei são lindos mas é muito caro e o que se diz do Windows deveria ser aplicados a estes tipos porque ainda querem mais. Essa mania do exclusivo por isto e aquilo que se lixe. Obviamente quem não mete dinheiro nos bolsos dessa gente sei eu bem. A minha caminhada por linux, a nível pessoal, segue cada vez mais firme. É muito mais estável e pode funcionar tão bem como qualquer MAC. Acrescento ainda que pode ser até mais atraente com um pouco mais de gosto por parte dos programadores.

  23. A friend says:

    @luis

    mas so o facto de ser tudo open source já é algo muito bom para um utilizador, e pelo sim pelo não… o WINE ajuda bastante a correr aquelas aplicações ditas “exclusivas” ao Windows…

    O facto é que o Linux ainda é um mercado em crescimento… mas cada vez mais forte…. e temos que ver que é uma grande pressão às grandes empresas, que se dedicam a certas aplicações porque é o negocio delas… mas o futuro será cada vez mais Linux… e isso não tenho duvidas…

    Com o crescimento e a simplicidade que se está a tornar, cada vez mais pessoas se sentem “confortaveis” a mexer no Linux…. e como a tendencia é para isto melhorar e simplificar… ( isto para quem acompanha o Linux desde inicio.. ) a perspectiva que tenho de futuro é que o Linux ainda vai reinar o mundo dos SO… ou tanto a Apple como a Microsoft terão que mudar radicalmente a politica dos seus SO’s… em especial a Microsoft, visto que o MacOS é um Sistema Operativo Dedicado ( uso muito a comparação do software de um telemovel ser dedicado aquele telemovel.. é como o MacOS está pra os Mac ) …. dai as comparações de sistemas ( MacOS e Windows ) não serem as mais correctas no geral…. Faz mais sentido comparar Linux vs Windows que atingem o mesmo mercado e tem a mesma politica de sistema… que entrar nessa guerra o MacOS… 😉

  24. Alien69 says:

    por estas e por outras que utilizo um hackintosh ! hehehe
    muito mais barato ! e faz o mesmo ! LOL

  25. Jorge Rodrigues says:

    confesso que não li um único comentário, e volto a reforçar o que já disse várias vezes… a microsoft NÃO produz o melhor software isso nota-se a anos-luz de distância, é portanto normal que eles se preocupem com outros Sistemas operativos vem mais fiaveis, praticos e funcionais como o Ubunto, o Minit, e Mac OS X e por ai fora. Dito isto a microsoft não tem hipoteses no mercado dos Netbooks por não fornecer software capaz de realizar as tarefas básicas.

  26. A friend says:

    @Alien69

    Hackintosh tem cada vez mais adeptos é um facto… mas espero é que nunca caiam no erro de afimar que o desempenho é igual a um verdadeiro Mac 😉

    Infelizmente… ainda falta muito…. ainda está um tanto instavel…. isso também varia do hardware de cada um… e dos drivers que estão a ser portados do Linux para Mac…. mas ….dos testes exaustivos que fiz a varias distribuições.. ( idenub, etc…etc…voodoo kernel…. e afins ) eles têm tido um progresso enorme 😉

  27. nome says:

    este senhor nao sabe do que fala.
    e substima a burrice das pessoas

    Caro Senhor Ballmer,
    As pessoas nao compram o Mac por hardware ou software. As pessoas compram Mac é fixe e porque umas dizem às outras que Mac nunca apanha virus.
    Aliás a maioria das pessoas não consegue deduzir quem “clica [aqui] para veres a tua foto nua” é um virus.
    Acrescento ainda que apesar de linux ser gratuito, não é tao bonito e fashion como Mac.

    Atentamente,
    nome

  28. .q¹ says:

    @Rui Oliveira

    pequena correcção: “mossa” e não “moça” 😉

  29. A friend says:

    @nome

    Este senhor sabe o que fala…. é é mais um fala barato que mais parece um Politico… a forma dele falar e a carinha não enganam ninguém….

    Ele tem um bom produto, o Windows, é um facto… mas por falar tanto e tanto, num mundo cada vez mais exigente e de pessoas que não se deixam levar em cantigas leves, só está a descredibilizar mais a empresa….

    Deviam contratar um CEO para a Microsoft, estilo Obama… “Yes We Can…”
    Quando lhes fosse posta a questão:

    Conseguem fazer um sistema simples, rápido, seguro, livre de surpresas inesperadas como ligar o Pc e ele não responder direito, sem razão aparente…e com niveis de segurança a nivel dos ficheiros de sistema, que fosse seguro contra virus e utilizadores menos atentos? … algo como um UAC, mas a nivel de sistema protegido por password e não uma mera confirmação? … 😉

    Com ou sem virus…. se estes pontos fossem mais focados, o Windows seria bem diferente… e para uma empresa como a Microsoft que trabalha com os melhores programadores, essa tarefa não seria dificil… acabar com os Virus nunca acabavam… mas tornavam o seu sistema bem mais imune…

    So Ballmer… Yes, you can?!….

  30. luis says:

    @friend
    O UAC pede password :P, claro que se estás na conta de admnistrador, não pede…

  31. Rui Oliveira says:

    @q’

    Corrigido! obrigado pelo reparo

  32. A friend says:

    @luis

    eu sei… mas 95% dos utilizadores, que compram um computador ou instalam o Windows, usam a conta administrador como a principal…

    Eles deviam adaptar o sistema do Windows de forma a ter varios niveis de segurança, em que nenhum programa conseguisse modificar ficheiros de sistema, e o proprio utilizador se quisesse entrar ou modificar algo na pasta System por exemplo, tivesse que confirmar a password….

    Algo semelhante ao Linux e MacOS… Mas já nem digo password para instalar
    programas, isso bastaria a confirmação de UAC…. mas por exemplo estes programas não conseguissem modificar ficheiros de sistema… fosse algo do estilo que só consegueriam ler os ficheiros mas não escrever sobre eles…

  33. Tuning_xx says:

    @nome

    nunca usaste linux no dia-a-dia pois não???
    Eu tenho o meu Ubunto muito mais bonito que um Mac e com melhor visual, melhores aplicações,……(e adivinha…………. Não me custou nem mais um cêntimo)

    @luis
    Essa expressão de só o Windows presta e linux não tem nada nem vale nada é uma completa mentira. A única coisa que faz com que a MS continue como um dos principais SO é a maioria dos programas proprietários (jogos incluídos) ser só para Windows. Mas felizmente isto já está a ser combatido.
    E quando dizes que o Windows 7 é que é melhor não falas grande verdade. Comparando com Linux adivinha quem ganha (pondo de lado o software proprietário)??? LINUX

    Pois o Linux está em todas e vai em grande, primeiro os netbook’s, depois os notebook’s e quando as pessoas estiverem habituadas acabam por o inserir também nos desktop’s.

  34. curioso says:

    Netbooks pra ki, netbooks pra li…

    Os Netbooks estão na ordem do dia, não por serem algo que à muito tempo faz falta para o espaço de mercado que ocupam, mas principalmente pelo seu preço nesta altura de crise.

    Eu acho que são coisas engraçadas e que realmente têm utilidade, mas quem quer a Microsoft enganar?

    Talvez a ela própria, pois vejamos, a Microsoft realmente fez um bom trabalho e tem o seu melhor Windows de sempre quase a sair, o Windows 7 que eu adoro, é realmente muito bom e corre perfeitamente nos Netbooks, mas por favor, vejamos o seu preço, quem está para comprar uma licença que vai custar quase tanto, quanto custa o hardware (Netbook)???

    Acredito que para muitos isso não será problema e usem uma licença pirata, mas para as pessoas que levam isto mais a serio, provavelmente vão tentar encontrar uma alternativa, que eu penso que seja o Linux.

  35. Nuno Amaral says:

    Quando é que a Google lança o seu SO? Era bom para o mercado.
    Quanto ao novo Windows7 provavelmente vai bater todos os recordes de vendas.

    —-
    http://www.cidadeviseu.com

  36. Tuning_xx says:

    @Nuno Amaral
    O Android (sistema operativo para telemóveis) está a ser adaptado para correr em netbook’s.

  37. grifo74 says:

    Mudei para linux (Mandriva) á ano e meio e ainda não senti necessidade do windows, alias já tentei instalar windows em dual boot e acabo por voltar sempre ao linux. Não sou anti windows só que mesmo que ocorra algum problema em linux que seja inrreparavel a intalação pela pen (grande vantagem – Unetbootin) demora cerca de três minutos, com todo o software necessario para trabalhar (openoffice, firefox,msn,leitor de musica e filmes,etc,etc) o que poupa uma grande trabalheira. Para jogar uso playstation. Mas se o fizer em linux consigo jogar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos jogos de windows atraves do Cedega, Wine,Steam. A microsoft têm de admitir que as coisas mudaram e vão continuar a mudar. Contra factos não á argumentos.

  38. Xico Zé says:

    Este senhor, está-se a sentir apertado!

    @Henrique Graça

    O fim do mac???? Só pode ser anedota. Está constantemente a aumentar a sua cota de mercado ano após ano. Por isso é que Steve Ballmer tem dito estas afirmações.

    “Existe alguma coisa que se faça em Mac que não se faça em Windows e num futuro próximo em Linux?”

    Isso é a a mesma coisa que dizer:
    Existe algum sítio onde um Porsche me leve, que um Renault Clio não me leve?

  39. OmeuNOME says:

    só tenho a dizer que a diferença de 500dollars entre um PC e um Mac até é pouco, para a maior parte dos utilizadores Mac até deviam estar dispostos a dar mais depois de conhecer o produto.

    quando comprei o meu Macbook não esperava ter ficado tão satisfeito, agora não quero outra coisa! e se na altura achava caro, agora não acho nada caro, visto a comodidade que me trouxe, e o aumento de produtividade.

    já uso computadores desde o Spectrum 48k, e desde aí já me passaram vários pelas mãos, e nenhum se compara ao Mac!
    de salientar que já usava linux antes do Mac, o windows nunca me satisfez!

  40. luis says:

    O Android já corre em x86… tenho isso aqui instalado numa máquina virtual. O google OS já anda ai 😀

    @Tuning_XX
    Falando apenas de desktops….

    Não me parece que seja só por causa dos jogos. Nas empresas não se joga e no entanto, a grande maior parte usa windows.
    Além disso o windows possui a melhor ferramenta para desenvolvimento de software, o visual studio, a concorrencia, fica a milhas km de distancia.
    Claro que o linux actualmente é virtualmente a virus e afins, e infectar um sitema com linux é bem mais difícil do que infectar um sistema com windows. Mas… e os ambientes gráficos de linux, gnome, kde e afins. Sabe-se lá a quantidade de pontos vulneráveis que aquilo tem. Se o linux começa a ganhar cota de mercado, os virus vão aparecer.

    Em relação aos netbooks’s acredito que o linux tenha uma cota de mercado maior e ainda bem.

    Acredito que o windows continue a perder terreno para o mac os x e para o linux, mas a microsoft não anda de olhos fechados, acreditem que eles vão tentar fazer o windows cada vez melhor, o que já está a acontecer.

    Para finalizar, o Windows não é melhor nem pior que o linux, nem o contrario, simplesmente são diferentes, cada um tm os seus pontos fracos e pontos fortes.

    Em relação ao mac os x, é bom é… mas só funciona nos pc’s da apple, por isso nem falo, porque para mim é um produto a parte. Não se pode fazer comparações…tem outro publico alvo.

  41. Blizard says:

    Ele sabe que ‘o mundo’ precisa de usar windows… e é incitado a fazê-lo 🙂

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  42. spulva says:

    Pessoal e microsoft teve aumentos de lucro este ano e a apple nao… A crise aperta, e a verdade e que a apple faz overpricing aos seus productos, nao venham os aplle o maniacos dizer o contrario, e que existem computadores nao apple bem ou mais capazes, por um preço inferior. E o que o senhor balmer disse ate por um lado e verdade, o software apple custa tecnicamente pouco mas paga-se muito sem muita gente saber.

    Quanto ao coteudo do post, ve-se bem as tendencias do escritor deste 😉 , nao tenho nada contra mas penso que foi unicamente unidireccional, atacar quem esta a atacar ;), nao penso que isto e bom para o pplware, inicar guerrinhas… Informar sim, analizar tambem, comentar a parte, penso eu de que… penso que isto por um lado esta a rebaixar um bocado a equipa do pplware, que sempre considerei um pouco mais… como heide dizer, nao sei explicar, eu so tenho continuado muitas da vezes vir aqui por causa do vitor, que por acaso gosto das suas ideias e seus comentarios, possuido o espirito do pplware pelo qual comecei a frequentar este blog frequentemente, mas que agora se esta perdendo, penso que o forum existe tambem para estas opinioes alargadas, nao?

    Linux e bom, linux e linux, windows e windows, OSX e OSX, cada um cada qual, o comentario do ballmer foi inteligente de certo modo, pc’s com windows nao sao assim tao caros, em relaçao a virem sem SO, ou com linux, os pc’s veem mts das vezes com versoes baratas, alem daquels coisas OEM.E so bom recalcar isso… Monta um PC, ou compra um ja montado, ve qual fica por vezes mais barato.

    Keep going

  43. A friend says:

    Xico Zé … eu a falar ironicamente e essa noticia está demais..
    😀 Que LOL!! 😀

    Não há coecidencias… decididamente.. lol

  44. spulva says:

    PS: esqueci de referir vejam a versao 1000 dos eeepc e digam qual e mais barata, e verdae linux tem disco SSD mas quem percisa disso num netbook? alem que que sao de pequena capacidade ainda.

  45. A friend says:

    @Spulva

    Quem inicia guerras é o proprio Ballmer… que passa a vida a criticar a Apple…
    Se a Apple não presta… porque é que ele se preocupa tanto?…

    Acho que quando temos a certeza que possuimos uma coisa boa, não precisamos criticar os outros.. isso só demonstra insegurança….

    E isso dos 500$ a mais é puro exagero… se for-mos a ver um Sony Vayo por exemplo, daqueles com acabamentos de metal, todos bem equipadinhos, etc.. o preço ronda precisamente o mesmo de um MacBook Pro de 15 polegadas, ou seja… 1700 euros… e posso confirmar isso que ainda hoje vi um a venda… é lindo… isso é…. e tinha as mesmas placas que o MacBook….e a diferença era de 40 euros…. Este pessoal fala do Hardware, mas esquecem-se que os acabamentos e extras que o MacBook trás, nem todos trazem… então agora com o novo material de aluminio, os “unibody” nem se fala… tem um acabamento fora do comum, e nota-se que é um produto robusto… não tamos a falar de um produto que sentes o plastico a estalar quando se mexe.. 😀

  46. ManThing says:

    Desculpem-me vir falar mal de uma marca, mas na verdade se fizerem as contas a apple e granda robalheira, ta bem que tens tudo xpto, com grande estilo e tal… Mas uma coisa é certa, com o dinheiro de um computador apple com as mesmas ou melhores caracteristicas, com o SO ubuntu e devidos upgrades, fica igual a um Mac e não custa assim tanto (até fica bem mais barato e não estão limitados ao estilo da apple), é tudo opensource (borla).
    Eu sei bem que Mac não vos dá problemas, mas ja tentaram um pc normal com linux? E viram se têm problemas? LOL, eu sei… problemas dá o Windows e o maior problema de sempre é o famoso Blue Screen.
    Não tenho mais nada a dizer, pois só não ve quem não quer…

  47. R00KIE says:

    @luis
    Linux _não_ é windows. Em linux os ambientes gráficos são mais uma aplicação que tem de respeitar as regras do sistema, se houver problema, num sistema bem configurado isso fica-se pela conta do utilizador, nem os outros utilizadores nem o sistema são afectados.
    Claro que não há sistema que resista à burrice do utilizador, tipo correr programas que prometem mostrar toda a pornochada do mundo e claro o utilizador diz sim, nem sequer desconfia que o programa pode fazer outra coisa.

  48. Miguel Guerra says:

    Steve Ballmer só diz asneiras.

    Vejam só as barbaridades que ele já disse:

    http://www.businessreviewonline.com/os/archives/2008/10/ballmers_20_bes.html

  49. Pedro Oliveira says:

    Eu no fundo desta questão toda, continuo a perguntar a todos Windows “fanboys”, se já alguma vez utilizaram OS X a sério, e isso significa não usar apenas 2 cliques… Significa agarrar em Xcode por exemplo e compreender a facilidade que é programar em Objective-C, significa ter uma empresa como a Apple a produzir gratuitamente as ferramentas que os levam a ganhar dinheiro, a MS por acaso oferece-vos o Visual Studio quando compram o Windows? O Windows como sistema operativo ainda tem muito que evoluir até ao ponto de Linux ou OS X. Mas mesmo continuo a achar engraçada que maior parte dos recentes Linux Users, estão agregados a distros como Ubuntu, ou Mint ou algo do genero DEB, evoluam, Gentoo, Debian, Red Hat…Utilizem exprimentem e aprendam, depois falem…

  50. Miguel Guerra says:

    @Pedro Oliveira

    Para fazerem comentários tão absurdos, é claro que não fazem a mínima ideia do que é o OS X.
    Podiam pelo menos ter o mínimo de humildade para não criticarem aquilo que não conhecem. Enfim…

  51. luis says:

    @Miguel Guerra
    Mas já agora, expliquem lá porque é que o mac os x é melhor que o linux ( secalhar comparando com o ubuntu ) ou windows. Pode ser que me convençam a comprar um mac 🙂

  52. A friend says:

    @Pedro Oliveira

    Quote: “Mas mesmo continuo a achar engraçada que maior parte dos recentes Linux Users, estão agregados a distros como Ubuntu, ou Mint ou algo do genero DEB, evoluam, Gentoo, Debian, Red Hat…Utilizem exprimentem e aprendam, depois falem…”

    Todos esses distros são muito semelhantes…. do Ubuntu para o Debian então as semelhanças são enormes…. a função de uma Distro não é modificar o Linux, é apenas ajusta-lo e configura-lo de forma a facilitar a vida a um utilizador comum…. porque o coração destes é sempre o mesmo…

  53. A friend says:

    @luis

    O MacOS não é melhor que o Linux… e são sistemas muito semelhantes…. as vantagens do MacOS é que está por detras de uma grande equipa de profissionais que optimizam ao maximo o sistema e é concebido para correr na perfeição no Mac… e é mais facil que o Linux, e tem um mercado diferente… como Adobe e afins…

    Já o Linux, é melhor porque é Open Source, do ponto de vista de um programador é mais flexivel, é igualmente estavel… mais trabalhoso nessa area devido á compatibilidade de drivers ser mais exigente, já que tem que encontrar um numero enorme de hardware para funcionar, contrariamente ao da Apple…. é menos arrumado que o MacOS, mas com um bom empenho e paciencia, para o que gostam realmente de informatica, pode atingir a mesma simplicidade… e claro…. a nivel de design igualmente 😉

  54. Miguel Guerra says:

    @Luis

    Todos os sistemas operativos são complexos e têm centenas (ou milhares) de ferramentas disponíveis.
    Como podes compreender, não é em “meia duzia” de linhas que te posso explicar porque é que Mac OS X é melhor.
    Noutros posts, já tentei explicar isso, obtendo respostas completamente absurdas de quem não está interessado em saber porquê, mas sim entrar em guerrinhas estúpidas.
    Se realmente estás interessado, fala com pessoas que trabalhem com Mac e, pede que te demonstrem com um à frente.
    Se reparares, todos os utilizadores de Mac dizem a mesma coisa. E todos (ou quase) vieram do Windows e alguns também com experiência em Linux.
    Achas que fomos todos “enfeitiçados”? Não. O OS X é realmente superior aos outros SO’s.
    Não me interpretes mal. Eu não quero dizer “eu é que tenho um SO bom e tu não”. Nada disso. Eu tenho Mac e tenho PC. Não tenho qualquer interesse em defender um e atacar o outro. O que apenas quero dizer é que as pessoas experimentem Mac a sério, e depois digam alguma coisa.
    Conheço muitas pessoas que mudaram de Windows para Mac. Não conheço nenhuma que tenha feito o contrário.

  55. A friend says:

    @Miguel Guerra

    Best Quote “…Conheço muitas pessoas que mudaram de Windows para Mac. Não conheço nenhuma que tenha feito o contrário.” 😉

    E tens razão… este homem so diz barbaridades
    http://www.businessreviewonline.com/os/archives/2008/10/ballmers_20_bes.html

    É mesmo um fala barato…. parece mesmo um Politico.. sério… 😛

  56. J.C says:

    Yeahhhh mais um thead the ms vs qq coisa 🙂 vou tomar um café a ver se isto passa 🙂

  57. paulo says:

    Gostei do artigo. Agora já não existe pachorra para esta coisa do meu é melhor que o teu. Que infantilidade! Cada macaco no seu galho. Cada SO é excelente à sua maneira. Um mais vocacionado para um tipo de utilizadores que outro. E juro que ainda não entendi essa dos “totos” que compram Mac porque é mais caro e temos o mesmo de borla! Juro que não! Cada um compra o que acha melhor, o que pode comprar e/ou o que quer comprar! Credo, é tão difícil de entender??? Basta aparecer as palavras mágicas – Windows, Mac, Linux e já começa a chorrilho de comentários descabidos!
    Bom, desculpem o desabafo mas já não existe paciência!
    Abraços

  58. Helder says:

    Boas,

    Eu continuo a dizer que existem ainda muito poucas alternativas sem ser Windows. Digo isto porque (a não ser os netbooks) é quase impossivel comprar um PC (portátil) sem o windows instalado e como consequencia ter que pagar por ele. Quando começarem a existir computadores com a opção SEM S.O. então julgo que o Linux começará a crescer bastante.

    Recentemente comprei um Toshiba Portégé (gama profissional) e não consegui comprar sem Windows. Com isto, dou-me muitas vezes a pensar. porque haverei eu de substituir o WIndows vista professional se paguei por ele?

    Eu bem que gosto do Ubuntu mas como fui obrigado a pagar pelo Vista… vou usufruir daquilo que comprei…

    Cumps,
    Helder

  59. Mario Mendes says:

    Realmente acho que o linux vai retirar mercado cada vez mais ao Mac, 1º porque o linux é um software estavel robusto e cada vez mais desenvolvido por exemplo temos 1 versão melhorada a cada 6 meses para mim o mac vende muito porque tem uns equipamentos com um visual que enche o olho portateis e desktops em aluminio linhas muito agradaveis e video melhorado mas isto é só uma questão de tempo até começar a perder mercado,depois temos a Apple que insiste em ter equipamento demasiado caros, apostando num nicho de mercado

  60. Pedro Oliveira says:

    @Miguel Guerra
    Bem finalmente alguém que compreende o meu ponto de vista!

    @ A Friend
    Compila lá Gentoo dedicado numa máquina e depois vem me comparar com Ubuntu, ou mesmo compila Debian dedicado ao hardware da máquina e depois compara-o com Ubuntu…

  61. A friend says:

    @Pedro Oliveira

    A primeira coisa que fiz quando comprei um Aspire One, foi tirar o Linpus e instalar o Ubuntu, depois pus maos a obra e tirei tudo o que é desnecessário, e claro tive que fazer uma serie de tweaks para ajustar o Ubuntu a todo o Hardware do Acer, e agora funciona na perfeição…. Como referi antes, qualquer Distro pode ser ajustado e totalmente dedicado ao Hardware de cada computador, todos eles são 100% possiveis de modificar… Seja este Debian ou Ubuntu ou Gentoo…etc..etc….e alias.. estes tres, são extremamente semelhantes, usam o mesmo GNOME, e tem igual desempenho…. Apenas dos 3, o Ubuntu é que vem com mais suporte para quem percebe menos de Linux, ter a vida mais facilitada, mas isso não implica ter menos desempenho que os outros dois… de longe mesmo… é igualmente flexivel ao ponto de se tornar um bom distro dedicado.

  62. Sombra says:

    Mais uma daquelas noticias que só servem para o pessoal FLAMAR!

    Rui Oliveira, este tipo de noticia não tem utilidade prática.

    Porque não crias noticias mais importantes a meu ver como por exemplo:
    – A Amazónia está em perigo.
    – Morrem por dia em África x milhares de crianças devido á fome.
    – O aquecimento global pode destruir os glaciares.

    etc etc, com tanta noticia mais importante, porque é que aqui no pplware alguns elementos estão sempre a bater no ceguinho?
    O eterno dilema: Linux melhor que a Microsoft… enfim, whatever…

  63. A friend says:

    @Sombra

    De facto são noticias com uma importancia de longe… MAIOR…
    Mas num Blog dedicado à informática… seria algo um pouco “deslocado” focar esses temas…

    Quanto aos milhares que morrem à fome em Africa, continente esse que de longe tem mais recursos naturais que a Europa, America e practicamente que todo o mundo, é algo que compete a eles lutar por essa causa… De que serve alimentar-mos e não atacar o problema de raiz?

    … Quando se quer realmente ajudar alguêm, mais vale dar a cana do que o peixe 😉

  64. luis says:

    @sombra
    Está no blog errado…

  65. snowgaze says:

    Bem, vejo que isto dos SOs é como os clubes, cada um tem o seu e pronto.
    Eu comprei um netbook há uns meses, e quando vi a diferença de preço entre o XP e o Linux, nem hesitei, levei o Linux. E estou bem contente com ele, faz tudo o que preciso, arranca rapidamente, e não me aparecem uma data de tretas que não servem para nada mas uma pessoa não tira porque não tem bem a certeza… Instalei poucas coisas extra, é verdade, mas tenho tudo o que preciso.
    Continuo a ter o windows no desktop, mas passo a maior parte do meu tempo de computador no netbook, que é muito mais prático.
    Quanto às discussões de “este é o melhor” e tudo o mais, o maior problema do linux é que é relativamente complicado para a maioria das pessoas. No windows mesmo um totó mete o que quer sem grandes complicações, fica com a máquina cheia de lixo e a arrastar-se, mas funciona. No linux não é bem assim, qualquer coisinha precisa que se saiba como fazer. Apesar de haver muitos fóruns que ajudam, não é propriamente “plug and play” (o meu rato do desktop não funciona no linux, e só de pensar em andar à procura a ver como pô-lo a funcionar direitinho perco logo a vontade…).

  66. A friend says:

    @snowgaze

    Embora o Linux seja mais complicado que o Windows… já há Distros estilo Ubuntu, em que os programas para instalar é so carregar um ficheiro .deb , como um fichero .exe está pra o Windows…

    E em relacção a isso, de instalar e desinstalar coisas, conheço muitas pessoas pouco familiarizadas com computadores ainda, que até pensam que para desisntalar um programa no windows é so apagar a pasta do programa, ou até mesmo quando veem o atalho do programa no Desktop, se apagarem o atalho estão a desinstalar o programa 😀 eheh… por isso… na aprendizagem, tanto podem-no fazer em Windows como no Linux em Distros estilo Ubuntu, que são mais “plug and play” que o Linux em si 😉

  67. snowgaze says:

    @A friend

    é verdade… é por isso que os portáteis para os miúdos deviam vir com linux, para eles aprenderem antes de terem preconceitos. 😉
    o meu mais que tudo tem o portátil dele com xp e aquilo é cá uma lixeira que nem querias saber (ele que não leia isto). e demora imenso a arrancar… mas também ele não se atreveria com linux, até com o windows tem dificuldades a fazer certas coisas.

  68. Rui Oliveira says:

    Tenham lá calma pessoal, eu apenas recitei uma fonte, e até suavizei a noticia, se forem à fonte original, essa sim está mais “FLAME”. O ponto que faço aqui salientar, é a alternativa (Linux) que existe, e que muitas pessoas não conhecem, outras pensam que conhecem e outras no final tentam ignorar que sequer possa existir 🙂 . O assunto é de facto pertinentente, se pagar mais por um Mac causa impressão ao Ballmer,não lhe causa impressão que se pague mais por um PC Windows do que um com Linux? Só Propus aos nosso leitores pensarem nisso 😉

    @Sombra
    Em nada no meu artigo disse que Linux é melhor que Windows, ou Mac. Como já tenho dito várias vezes, o melhor sistema operativo é aquele que se melhor adapta às nossas necessidadades.

  69. hydrogenated says:

    spulva, tens toda a razão! também acho que há aqui opiniões muito unidireccionais!

    Eu meus caros defendo a microsoft porque para lá da microsoft e dos 70-120€ euros que se pagam á microsoft para usar o sistema operativo deles, há muito mais do que se lhe diga do que as pessoas pensam…

    Sinceramente acho que muita gente não entende a industria da informática. A Microsoft ganha montes de dinheiro mas também o dá a ganhar a milhões de profissionais que todos os dias desenvolvem e mantém sistemas com as tecnologias MS.

    Acho que o mesmo não acontece da mesma maneira com as ditas empresas “open source” que eu saiba a RedHat nunca me vai dar nada a ganhar, pelo contrário.

  70. ManThing says:

    @A friend

    Concordo plenamente contigo, estás lá miudo.
    E sim Linux com uns ajustes possivelmente dá um avanço no Mac.
    Já agora não sei se para comprar um portatil és obrigado a levar com Windows, pois não és obrigado a nada. E que tal mandar vir sem Windows de fabrica? (não sei se é possivel ou não, mas se não for, podes sempre fazer queixa na Deco, pois já tens o Windows antigo e não queres comprar outro, digo eu…)
    Só um comentario para terminar, nem toda a gente tem maozinhas para um SO tipo Linux, pois preferem um Mac ou Windows que é mais basico e intuitivo.
    E quanto a isto não digo mais nada.

  71. ManThing says:

    @hydrogenated

    Meu caro amigo para ti tenho te a dizer uma coisa, o Windows Vista, que dizes que por ser MS deu trabalho, então foi muita mal programado porque vem cheio de erros, é lento, enfim… Outra, o novo MSN Messenger feito pela MS que vos é oferecido, é mais uma, versão final cheio de bugs.
    Não tenho nada contra a empresa MS, mas uma coisa é certa, copias meu amigo todos fazemos e numa empresa fazer copia do proprio SO e modificar umas coisinhas e meter de novo no mercado… Ainda bem que fizeram o Windows 7, já não era sem tempo.
    Já agora, um SO opensource só te trás vantagens, só tu é que não as queres ver. Ora pensa comigo, queres um SO ou um programa para trabalhar texto ou melhor para editar imagens, vais pagar? ou vais sacar da net? Pois à tua resposta eu digo, tens o “openoffice” para fazer o mesmo que o MS office, tens o o Linux como SO (não gostas? Muda e faz deste SO a tua obra prima), queres editar imagens tens o “GIMP” igual ao “photoshop”. Agora diz-me uma coisa, trás ou não trás vantagens?

  72. hydrogenated says:

    ManThing,

    1º Windows Vista mal programado

    Tens acesso ao código do sistema para saber se está mal programado? Tens conhecimentos em programação de sistemas operativos para aferires que está mal programado?

    O cheio de erros é de rir não será mais problemas de compatibilidade com o hardware existente é que se é assim também o linux está cheio de erros pois eu tenho 2 computadores num tentei instalar o debian e tau bloqueava por tudo e por nada, até que ficou com o sistema de ficheiros corrompido e foi para o lixo.

    Na outra máquina instalei também o debian e não tive problema nenhum está a trabalhar bem embora também as vezes fique completamente parado, pelos vistos não é so o windows que bloqueia.

    2.º Open Source só trás vantagens?

    Que vantagens trás o open source a 98% da população mundial? Usar o argumento do pagar é estupido pois não projectos grátis! O openoffice só existe porque existe uma empresa que se dá pelo nome de Sun Microsystems que patrocina o projecto alguem no fim tem de pagar á Sun e não é pouco.

    Engraçado comparares o GIMP ao photoshop como pode ser isso o photoshop só é o melhor software de edição de imagens já o gimp é apenas um toy em que até o Paint.NET é melhor!

    É giro ires mesmo por ai comparares os melhores softwares do mercado com os open source foste mesmo escolher os melhores exemplos. O MS OFFICE e PHOTOSHOP que batem completamente os rivais open source!

  73. Pedro Oliveira says:

    @hydrogenated

    Permite-me então fazer-te uma pergunta tão simples quanto esta, por acaso pagas-te por todas as licenças dos programas que referiste?

    Outra pergunta, como posso aferir que o código está mal feito, por um simples motivo, nenhum código de um kernel, é um código finito, muito menos o do Windows, quando tens apenas um pequeno grupo de pessoas com acesso a ele, repara que qualquer pessoa tem acesso a um kernel de Linux, de Windows, contam-se quantas?
    20… 30…

  74. Rui Oliveira says:

    @hydrogenated

    O paint .net melhor que o GIMP? Deixa-me rir…. Tens tantos plugins no GIMP como tens no photoshop, sem falar das funcionalidades que ainda não encontrei nenhuma que exista no photoshop, e não existe no GIMP (e eu uso intensivamente o GIMP), tal como vários sites que existem para sacar plugins para GIMP. Não duvides, depois do photoshop o editor de imagens mais poderoso que existe é o GIMP, e disso não tenhas dúvidas, basta procurares por opiniões na net.

    O Paint .net é mediocre, pode ser mais fácil de usar mas é muito fraquinho, até o Paint shop Pro é melhor.

    Quanto ao debian bloqueia-te porque não tens provavelmente experiência para dar a volta à situação. Para teres uma ideia não existe uma única máquina apesar de erros que eu não tenha conseguido dar a volta e instalar o Ubuntu, que é debian based.

    Por isso ora aí tens uma diferença, tu no vista ou corre mal e mediocramente (a não ser que tenhas uma máquina mesmo potente), ou não corre. E tenho como má experiência a minha máquina que é recente, toda cheia de tweaks, e a performance é uma vergonha.

    Se em linux não corre, podes dar a volta à situação à base de comandos. E se uma distribuição não te funciona tentas outra 😉

  75. luis says:

    Não metam o Photoshop na conversa, porque esse não tem concorrência a altura! É que nem há argumentos!!

  76. ManThing says:

    @hydrogenated

    Epa desculpem-me vir comentar outra vez, mas é que o pessoal não sabe o que diz, e vem para aqui a pensar que Windows e muito bom. Já agora, não tenho muitos conhecimentos em relação a programação em SO, mas não é preciso ser se muito esperto para perceber que está mal programado, tenho sim conhecimentos em programação e sei te dizer que bom codigo é aquele que é rápido e eficaz sem muita volta, ou seja, para que me percebas um bom codigo corre em 1 segundo, em mau codigo corre em 2 ou 3 segundos por exemplo, isto para fazer exactamente a mesma coisa, porque em programação existe mil e uma maneiras de fazeres o mesmo. Isto é apenas um exemplo para não falar no resto…
    E já agora mexer com Windows digo-te por programadores que é a maior bostada que podes ter a nivel de codigo (um belo quebra-cabeças), ja Linux, qualquer caramelo com curiosidade pesquisa na net comandos e dá uns toques (sim uns toques porque não e assim tão trivial). 😉

  77. Ricardo says:

    O software para ser livre e gratis, tem de existir pessoas que se dediquem ao mesmo gratuitamente, ou com apoios de alguem ou alguma coisa!

    O ubunto, o red hat e afins querem um lugar no poleiro, querem uma cota de mercado, mas n pk as pessoas tenham uns olhos lindos, é pk kerem ser uma microsoft e encher o rabo de notas!

    Eu n tenho grandes ilusões em relação a linux ou a kalker software livre, as pessoas vivem de dinheiro, o mundo funciona com a circulação de dinheiro, essa coisa de produzir uns para os outros na historia ja se tentou implementar e toda a gente sabe o desfecho!

    Sou adepto do windows como sou do linux ou da mac, agora n me venham falar de custos k toda a gente quer o mesmo, dinheiro para alimentar a familia!

  78. IceCube says:

    Para mim Ubuntu = Windows Killer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.