Star Wars: A Ascensão de Skywalker estreia hoje em Portugal! No entanto, a sua exibição já foi iniciada noutros países. Nos últimos dias, têm sido encontrados vários sites com malware e esquemas de phishing que usam o novo filme como isco!
São várias as entidades de segurança informática a alertar para os riscos da visualização online deste filme através de streaming ilegal ou torrents.
Com o lançamento de filmes, são muitos os perigos que surgem na Web que podem comprometer a segurança dos internautas. A tentação para encontrar e ver o filme de forma ilegal e gratuita é muita. Contudo, os crackers aproveitam-se desta realidade para realizar as suas manobras maliciosas!
Tendo em conta a popularidade da saga Star Wars, o novo filme que estreia hoje em Portugal está a ter ainda mais impacto que os anteriores. Só este ano, a Kaspersky detetou 285.103 tentativas de infeção em 37.772 utilizadores que procuravam ver gratuitamente os filmes da saga espacial, o que se traduziu no aumento de 10% em comparação com o ano passado.
É típico que os hackers tentem tirar proveito de temas populares que estejam no centro da atualidade, como o Star Wars que é o filme deste mês. Como os atacantes conseguem puxar os websites fraudulentos para os primeiros resultados de pesquisa, os fãs da saga devem estar sempre muito atentos, sendo preferível e mais seguro que desfrutem do filme no cinema.
| Tatiana Sidorina, investigadora de segurança da Kaspersky
As principais armadilhas são malware através de ficheiros infecciosos que comprometem a segurança do seu equipamento. Para além disso, nos sites de streaming ilegal, não é de todo incomum a requisição de dados de cartões de crédito para criar conta de utilizador. Ora, em muitos casos tal não passa de um esquema de phishing e consequente burla!
Só nos últimos dias, foram encontrados mais de 30 websites fraudulentos e perfis nas redes sociais disfarçados de páginas oficiais de cinema, que supostamente distribuem cópias gratuitas do mais recente filme da saga Star Wars. Com domínios chamativos e bons resultados nos motores de pesquisa através de Black SEO, conseguem assim enganar os utilizadores menos atentos!
Como se proteger destes ataques de malware e esquemas de phishing?
Como é óbvio, a primeira recomendação será à partida não tentar visualizar o filme – ou outro tipo de conteúdo – fora dos canais oficiais, que neste caso são as salas de cinema.
Não obstante, é importante reparar na extensão do arquivo descarregado… Mesmo se o download for feito através de uma fonte considerada fidedigna e legítima! A extensão deverá ser sempre .avi, .mkv. ou .mp4, mas nunca .exe.
Para além disso, evite sempre divulgar os seus dados – especialmente os bancários, pessoais e sensíveis – em sites suspeitos, nomeadamente em páginas sem certificado HTTPS.