Snaggy – Do clipboard para a Internet
Cada vez mais as nossas ferramentas estão a migrar para a Internet e para serviços aí alojados. É essa a evolução natural e vamos por isso deixar a de ter as aplicações nas nossas máquinas, passando a aceder-lhes por um browser.
Existem cada vez mais serviços de alojamento de imagens, cada um com a sua característica, mas todos dependem ainda de termos software a correr nas nossas máquinas ou de enviarmos nos essas mesmas imagens para esses serviços. Com o Snaggy esse problema deixa de existir. Tudo passa a ser mais facilitado, com um simples Ctrl V no Snaggy.
O Snaggy pretende ser mais do que um simples site de alojamentos de imagens. O seu criador, Terence Lee, farto dos métodos tradicionais de envio de imagens para os normais serviços web resolveu criar uma site/ferramenta que permitisse aos seus utilizadores partilharem ficheiros de forma mais simples, tal como se numa qualquer aplicação de edição de imagens estivessem.
Para isso dotou o Snaggy da capacidade de receber ficheiros directamente do clipboard, bastado para o seu envio um simples Ctrl + v.
O Snaggy não se limita a receber imagens que estejam no clipboard, podendo também recebe-las da links de páginas web. Os formatos de imagem que o Snaggy suporta são também variados e vão desde os normais jpg até a formatos Raw.
Depois de enviada a imagem para o Snaggy ela fica disponível num link que pode ser partilhado por qualquer pessoa e esta pode aceder-lhe e fazer o que necessitar com ela.
O Snaggy oferece ainda um editor de imagem muito simples, mas que permite que alterem a imagem de acordo com o que pretendem. Qualquer pessoa que visite uma imagem partilhada por vós pode editá-la, mas a nova imagem será gravada noutro endereço em conjunto com as alterações feitas.
Todas as imagens podem ser partilhadas de forma simples, bastando copiar o link que o Snaggy fornece ou usado os botões disponíveis no topo da página. Aí vão encontrar várias redes sociais onde podem colocar as vossas imagens.
O editor de imagens que o Snaggy tem é, como referido antes, alg rudimentar, mas permite o básico para a alteração da imagem.
Podem recortar a imagem, deixando apenas uma determinada zona, usar o desenho livre, aplicar quadrados/rectângulos ou introduzir texto. Todas as acções podem ser revertidas ou reaplicadas.
As alterações que fizerem a essa imagem podem ser gravadas na imagem original ou podem criar uma nova e que terá um novo endereço no Snaggy.
O Snaggy pode não ser um serviço com muitas capacidades quando comparado com outros mais profissionais e que existem pela Internet. No entanto a sua simplicidade de utilização e a capacidade de submetermos enviarmos imagens do nosso clipboard com um simples Ctl + v tornam-no muito interessante.
Testem o Snaggy e digam de vossa justiça. É necessário algo mais complexo? Pensamos que não, tudo o que necessitam o Snaggy tem.
Homepage: Snaggy
Este artigo tem mais de um ano
Dentro do género, o Hopper (gethopper.com) parece-me mais completo.
é pena é nao funcionar em ubuntu e mac, pois a tecla printscrenn grava logo o file no desktop
Extremamente útil para mim, o Fábio Antunes também disse um muito bom, mas para o que quero o snaggy dá perfeitamente.
Gostei bastante. Já vou conferir…