Smile Plug – Micro cloud dentro da sala de aulas
A feira electrónica Consumer Electronics Show (CES) 2012 (ver aqui as novidades), em Las Vegas, foi mais uma vez palco da apresentação das mis recentemente novidades do mundo tecnológico. Pequenas e grandes empresas deram a conhecer ao mundo a tecnologia que estará no mercado nos próximos tempos e uma das novidades apresentadas pertence à Marvell que deu a conhecer o Smile Plug, um dispositivo que permite criar uma micro cloud dentro da sala de aulas
Nos últimos anos, a área do ensino tem adoptado muitas tecnologias que permitem uma mais fácil interacção entre docentes e discentes. Em Portugal, desde há uns anos para cá, as Instituição de ensino começaram a implementar plataformas de disponibilização de conteúdos, implementação de redes sem fios, adopção da tecnologia VoIP, entre outras, com o objectivo de cada vez mais ter a informação just-in-time.
Considerando que a área de ensino é uma excelente aposta, a Marvell decidiu desenvolver o Smile Plug que segundo a empresa permitirá “um melhor ambiente de ensino dentro das salas de aula”.
O pequeno dispositivo funciona como um pequeno access point Wi-Fi com alta performance, tem baixo consumo energético e tem como principal objectivo eliminar problemas de inconsistência de conectividade à Internet por parte dos docentes e discentes. Segundo a Marvell, o dispositivo cria um ambiente de comunicação seguro, tendo suporte para 60 alunos em simultâneo.
Resumo das características e funcionalidades
Além disso, o Smile Plug permite também que os docentes criem aulas interactivas e obtenham em tempo real feedback e respostas, uma vez que o sistema tem incorporado uma plataforma de e-learning desenvolvido pela Stanford University.
A Marvell informou também que SMILE plug será baseado em Open Source e que o equipamento estará disponível ainda este Verão. Não há qualquer informação sobre os preços.
Homepage: Marvell SMILE Plug Platform
Este artigo tem mais de um ano
Não entendi a diferença entre este aparelho e um servidor. Parece-me algo que um produto de software seria capaz de implementar num servidor já existente. Do género Moodle, que muitas escolas já usam. Aulas interativas, partilha de conteúdos e feedback instantâneo não me parecem coisas que precisem de hardware extra.
Sim, quando comecei a escrever este artigo pensei de imediato nisso e questionei-me? Não será um equipamento redundante tendo em consideração as plataformas já existentes? A verdade é sim!!! Mas agora considerem que apenas querem um ambiente de sala de aula, ou imaginem que vão dar uma formação e “levam a vossa plataforma de conteúdos”. De referir também, que neste cenário o docente tem todo o controlo sobre a plataforma.
Sim, também concordo. Talvez dê também para controlar quais são os alunos que acedem à rede e quais os serviços/websites que têm disponíveis.
Sold! 😛 Ganhaste.
Muito bom, isso vai dar-me muito jeito para as formações. Poder partilhar o que quero e quando quero na minha sala e acabar com as pens a passar de formando em formando.
Falta saber o preço.
podes usar a dropbox, em vez disso de passar a pen :O! podes ter uma pasta pública, que tem um link associado, e é só o link k lhes dás. cada um vai ao site e faz download. Se não tiveres net, então a solução deste post vem dar mesmo muito jeito!
“Cloud” é uma buzzword. Não estou a criticar o artigo, está nos standards de qualidade do Pplware (que são altos ;)), só que acho que desde que surgiu a palavra “cloud”, que é usada incessantemente e sinceramente não há muita razão para tal.