Smartphones são cada vez mais o alvo dos hackers
Com o crescimento exponencial do segmento dos dispositivos móveis, os hackers viram aqui uma oportunidade “fácil” de atacar utilizadores. Além do número elevado de utilizadores que usam dispositivos móveis, há também o factor “ingenuidade”, algo que é muita das vezes aproveitado pelos piratas informáticos.
De acordo com um estudo internacional, o número de ataques a dispositivos móveis cresceu cerca de seis vezes no último ano.
Os hackers atacam cada vez mais os smartphones para conseguirem obter informações bancárias que lhes permitam roubar dinheiro às vítimas, conclui um estudo da Kaspersky em conjunto com a Interpol.
Em doze meses, o número de ataques a utilizadores com dispositivos Android, visando informações bancárias, cresceu seis vezes , tendo sido identificados mais 588 mil ataques do que nos 12 meses anteriores.
O estudo revela ainda que 60% das técnicas/ameaças desenvolvidas pelos hackers tenha como propósito para roubar dados bancários ou até dinheiro dinheiro.
O estudo incidiu sobre os dispositivos com o sistema operacional Android, que representam 85 por cento do mercado de telemóveis.
"É fácil perceber porque é que os cibercriminosos criam tantas aplicações maliciosas que atacam os equipamentos Android: hoje os smartphones são cada vez mais usados para fazer compras e gerir serviços online", explicou um dos autores do estudo.
"As aplicações podem ser instaladas através do Google Play ou de aplicações terceiras como a Amazon App. Estas aplicações representam uma ameaça à segurança dos utilizadores que autorizam a sua instalação porque provém de fontes não confirmadas. Podem também levar à instalação no equipamento de aplicações maliciosas sem o conhecimento do utilizador", acrescenta o estudo.
A maior parte dos utilizadores dos equipamentos visados pelos piratas encontram-se na Rússia, Ucrânia, Espanha, Reino Unido, Vietname, Malásia, Alemanha, Índia e França.
Acesso ao dinheiro das vítimas
Em 12 meses, foram registados 3,5 milhões de ataques, com o número de ataques mensais a multiplicarem-se por dez entre Agosto de 2013 e Março de 2014.
Os ataques mais frequentes são feitos através das aplicações 'Trojan-Banker' e 'Trojan-SMS', que permitem aos piratas acesso às contas bancárias.
"Uma contaminação bem sucedida com o Trojan-Banker permite aceder a todo o dinheiro das vítimas, enquanto o Trojan-SMS terá que infectar dezenas, senão centenas de equipamentos, para conseguir um benefício que valha a pena", disse Roman Unuchek, analista da Kaspersky.
O estudo foi publicado numa altura em que os sistemas de pagamento online através de telemóveis ganham cada vez mais adeptos entre os consumidores.
Via EmpresasHoje
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez mais será normal, cada vez guardamos mais informações bastante pessoais nos telemóveis, se bem que penso que estes ataques estão mais susceptiveis em smarrphones em que façam jailbreak por ex… Agora se estiver original será mais complicado (mas não impossível) abraço
Exacto! O problema eh que o original eh demasiado fechado, olhamos por exemplo androids do Samsung, vem vom demasiados app pre instalados que nao utilizamos e bem sequer os podemos apagar isto sim eh um problema!
No IOS pode ver bastante fechado mas porque ha bastante coisas que as pessoas nao usam e nao querem inserir.. Ja a samsung faz ao contrario metem muitas coisas que não usamos e nao podemos eliminar… Prefiro ter o IOS e original e meter apps para o que necessito do que ao contrario…
Errr sim e não.
Eu não consigo não ter root, as vantangens são demais evidentes, mas óbviamente que tenho cuidado com as apps que instalo, motivo pelo qual estes trojans por vezes “entram”.
Contas no banco no tele? Nunca. 😀 Por mais seguro que o telemovel seja, nunca.. nem no pc guardo essa informação quanto mais num aparelho que anda cmg pra todo o lado.
Será que os piratas informáticos conseguem introduzir no google play seus programinha para hackear??
Infelizmente assim é…
Nisto tou com a Apple, a politica deles de segurança é fantástica, não é qqlr gajo que põe lá uma app.. era bom que a Google fizesse os mesmos esforços no sentido de evitar tralha na loja.
Assim espero. 😀 Copiem-se uns aos outros que o pessoal agradece.
Tal como eu… Mesmo assim não é impenetrável a segurança atenção 🙂
pois não, tem de ser penetrável pela apple e pela nsa!
Caso não é esse não ligo muito quando dizem que NSA tem acesso as coisas da Apple, mas hoje em dia é fácil contornor sistemas operativos o android talvez seja o mais fácil mas ios não é impenetrável tambem seja pela NSA seja por hackers… Estas a ver o teu dedo e o sistema de dwsbloqueio da Apple? Qualquer dia cortam-se dedos para desbloquear aparelhos e ter acesso a informações confidenciais… Hehe
Assim é?…lol
Gostava de ver essas fontes ou casos concretos 😉
Gostava mais de ver artigos deste género (http://www.theguardian.com/technology/2014/feb/12/android-smartphone-tablet-malware-viruses) a informar/educar do que pseudo-artigos de companhias que falam em riscos quando têm interesses em vender produtos/serviços.
Claro que o problema existe mas não é razão para entrar em pânico 😉
Para poupar no memofante, o pessoal anota tudo nos telefones…