Smartphones: Qual será o componente que mais é substituído?
Um estudo datado de meados deste ano previa que em 2015 fossem adquiridos mil milhões de smartphones com o fim de substituir o equipamento adquirido nos anos anteriores. Este valor, cerca de 300 mil milhões de dólares, não representa o que as pessoas vão gastar em peças de substituição. Este mercado está a ganhar terreno porque o tempo de vida útil de um smartphone está a aumentar.
Actualmente, já não se encosta um smartphone quando este tem um LCD partido ou quando um botão deixa de funcionar. Há cada vez mais pessoas a reparar e dar uma vida mais longa ao seu smartphone. Mas qual será o componente que mais se substitui nos smartphones?
As pessoas, em geral, têm a ideia que as baterias, pelo desgaste a que estão sujeitas, são o componente mais "substituível", muito por culpa dos muitos mitos relacionados com ciclos, desgaste e viciação. Segundo o que percebemos do mercado de peças de substituição, isso não corresponde à realidade.
Qual o componente que mais avaria?
Fomos saber, através de um parceiro, a iPartiu, que componentes nos smartphones Apple, são mais susceptíveis de avariar. Esta ronda, que passará por todos os sistemas operativos e por várias marcas, ajuda-nos a perceber vários cenários da nossa realidade.
Segundo podemos apurar, em mil reparações estes foram os componentes que mais sofreram substituição:
- Ecrã Partido: 58% (preço varia entre os 35 e os 170 euros dependendo do modelo)
- Botão On/Off: 15% (preço varia entre os 55 e os 50 euros dependendo do modelo)
- Porta de Carregamento: 8% (preço varia entre os 20 e os 50 euros dependendo do modelo)
- Bateria: 8% (preço varia entre os 15 e os 50 euros dependendo do modelo)
- Outras: 11%
No item "outras" estarão vários componentes, como a antena Wi-Fi, o sensor de proximidade, o botão volume, a câmara de fotografar, a coluna de som, e outros pequenos componentes electrónicos que avariam por consequência de quedas.
É fácil reparar?
Muito fácil, cada vez mais as empresas que fabricam os smartphones têm a boa prática de colocar, de forma extremamente ordenada e por camadas devidamente identificadas, os componentes e tudo o que lhes está directamente afecto.
Assim, qualquer pessoa pode resolver um problema, contudo, por questões de garantia e muitas vezes por questão de segurança, as empresas de reparação são a solução. Com o mercado online bastante desenvolvido, facilmente um serviço de reparações poderá recolher em sua casa o equipamento, reparar e entregar o dispositivos completamente "novo" e com garantia.
De acordo com a Consumer Electronics Association, o tempo médio de vida de um smartphone é, actualmente, de 4,7 anos. Isto quer dizer que, se comprar um smartphone com um ano de idade, este terá uma performance aceitável durante, pelo menos, mais dois a 3 anos. Isto porque tanto os sistemas operativos como o próprio hardware que compõe o dispositivo, estão a prolongar a experiência de utilização satisfatória neste segmento.
Reparações são um negócio a florescer em Portugal
Não é novidade que as empresas de reparação já estão actualmente capacitadas para reparar qualquer componente de um smartphone. Estas reparações podem deixar o smartphone apto para toda a vida, a qualidade dos componentes, dada a sua fiabilidade, pouca ou nenhuma diferença fazem para os originais (há quem diga que são fabricados em simultâneo tanto para as marcas e como para o paralelo).
As empresas hoje têm serviços à medida das necessidades dos clientes. Levantam o equipamento em casa do cliente, avaliam a avaria, orçamentam, fazem a reparação e entregam em casa... sem que o cliente tenha de se levantar e ir à loja. Também, há os serviços rápidos, alguns até estão em grandes superfícies, em pequenos quiosques. Em 15 minutos fazem reparações que no passado levariam horas.
Conversámos um pouco com os responsáveis da iPartiu que nos transmitiram um pouco da realidade deste negócio. Há pontos que, cada vez mais, são o elo com a realidade portuguesa. Estes são alguns pontos que deve ter em conta quando tem um equipamento avariado e o quer enviar para reparar:
- Separação do Custo de Intervenção do Custo de Reparação
- Reparação na Hora se for urgente
- Reparação à Distância se estiver longe do laboratório de reparações
- Garantia de 10 Anos
- Qualidade das Peças
- Preço
Há marcas que avariam mais que outras?
Embora as percentagens de reparações digam respeito aos smartphones da Apple, o mercado é generalizado face às reparações, quer isto dizer que a qualidade de cada dispositivo está muito próxima e as avarias não escolhem marca ou cor, sistema operativo ou tamanho, há uma distribuição transversal.
Num próximo artigo iremos perceber esta realidade, iremos focar as atenções no maior mercado de smartphones em Portugal, o mercado do sistema operativo Android.
Agradecemos à iServices a disponibilidade para nos dar a conhecer um pouco do cenário neste segmento dos smartphones Apple no mercado nacional.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que aquela possibilidade que colocaram sobre a bateria fosse apenas retórica. Eu acho que não deve haver ninguem que não aponte logo o displat.
Há 4-5 anos atrás substitui o display de um HTC. Aquilo saiu-me pelos olhos da cara. Há 3 anos substitui o display do iphone e foi ligeiramente mais barato. Mas como o iphone é muito mais caro, “custou-me” dar menos. Obviamente, custou tambem e bem… Sei que hoje em dia, pelo menos no iphone já fica por valores menos obscenos. Por menos de 60€ faz-se a troca.
Há quem compre o display e faça a troca em casa. Sinceramente não me atrevo a fazer um operação dessas. Bem já “troquei” a ficha de 32 pinos. Ponho aspas porque foi mais um amigo do que eu.
Sim, tens razão, os componentes de ano para ano, ficam menos caros.
Recentemente caiu o ecrã do iPhone 5S. Passado umas semanas era impossível usar a função de multi toque. Bom teve de ser substituído o ecrã. Custou os olhos da cara. Mesmo comprando eu os componentes apenas ia perder pela mão d’obra. A diferenca nao era tanta entao deixei os profissionais fazer o trabalho. Uns dias depois reparo que o sensor de proximidade nao estava a funcionar. Como tinha garantia la fui eu de de novo. Nos 2 ultimos modelos de iPhone tive azar. Ando com Samsungs, HTC (ultimamente), Lenovo e acreditem parecem brinquendos (Samsung e Lenovo) mas sempre funcionais. Quanto ao HTC One … funciona mas no dia que tiver um problema de hardware nem quero ver o que vou ter de pagar!!!
No iPhone por exemplo ele depois não iria perder a garantia?
Todos perdem a garantia.
Por exemplo, no caso de partires o ecra por mau uso, penso que isso invalide logo a garantia.
A maior parte do sitios onde sao efetuadas as reparaçoes, costumam oferecer garantia para a peça trocada.
Se o mandares compor num centro de serviço autorizado pela marca, não perdes garantia.
Mas pelo preço, prefiria optar pela retoma na apple…:)
A apple nao repara os equipas faz swap…. logo se trocar o ecra perde a garantia e qualquer assistência pela apple. nunca mais nenhum tecnico pode ver um artigo desses. os valores para esta situaçao sao mais elevados nao e o correto.
O que dizes não é muito fácil de perceber.
Podes ter a certeza que se for a Apple (ou reparador autorizado) a trocar o ecrã não perdes a garantia. O ecrã partido é que pode não estar coberto pela garantia.
Mac Cert Tec.
A apple , oficialmente em portugal nao faz troca de displays
faz o exchange completo de todo o equipamento
Mentirosos estes gajos…
Se trocar, ficas com a mesma garantia!
É como é a lei.
“por camas devidamente identificadas”?!
um smartphone dura mais anos do que aqui dizem bem tratado dura mais de dez anos
A sério? Mas os smartphones ainda nem existem à 10 anos!
Ai os smartphones não existem à 10 anos?????
Deixa-me ver o que o meu Nokia 7650 de 2002, com Symbian OS tem a dizer sobre isto…
Esse já era considerado smartphone?
O Nokia 9000 Comunicator riu-se.
E nem falo do SIMON da IBM…
” 4,7 anos de perfomance aceitável”, é o que está no post.
Aqui por casa anda activo, em uso diário, um iPhone 3Gs de 2009 – 6 anos “and counting”.
Quanto aos dez anos, pode durar isso, só o botão “home” é que não responde bem, precisava de ser substituído. Mas a “perfomance aceitável” começa a ser cada vez mais difícil. O 3Gs ficou no iOS 6 (amanhã é lançado o 9) e os developers esquecem-se de criar novas apps para essa versão, ou não actualizam as que existem.
Haha o iphone 3gs… opa depois dessa esquece, nao venhas para aqui falar do lagg do android.
O iPhone 4 tem o lag estupido, ja é velho é compreensível.
Mas tu a dizeres que usas o 3gs, acabou esquece aquilo é uma banheira.. digo isto porque estive com um a pouco tempo na mão.
Se achas que isso nao tem lag, entao pega num Android novo por 70 euros que tem menos lag. Nao deixa de ser uma porcaria mas tem menos lag que o tei 3gs
Eu trocai a pouco tempo o meu galaxy s i9000, que ja estava todo roto, e mesmo assim ao lado do 3gs era uma bomba..
Sim eu sei é mais novo, e comparado com o iphone 4 fica ela por ela ou ate iphone pode ser um bocadinho superior em rapidez.
Mas uma pessoa que vem para aqui falar mal de tudo o que nao seja apple e depois anda com uma pedra telefone….
Então os sr da apple nao te oferecem um iphone 6
Tantos anos a fazer publicidade e não ganhas nada, tem de andar com uma sucata? Troca isso por um android de 100 euros ficas mais bem servido.
A menos que tenhas 800 euros para comprar um telemóvel da Apple.
No meu ver é mandar dinheiro a rua. Porque no fundo é apenas um telemóvel
Garantia de 10 anos ?????? Nem as marcas em novos ! Mas ja agora, que lojas o fazem e em que condiçoes? Era interessante saber…
Lol gatantia de 10 anos, é do género, tens lixo dentro do telemóvel( po, areias).
Nao ha garantoa, é maus tratos.
Mas nao te preocupes dar garantia de 10 anos é na boa, passado 2 anos pu trocas de telemóvel ou ja o deixas te cair. E la se foi a garantia
Era mm ai…que queria chegar !
o pseudo argumento “Garantia de 10 Anos”, no fundo é um nao argumento…!!! Ou ja nao existe o gadge ( fisicamente ou com interesse utilitario ), ou ate …a propria firma de reparaçoes !
E com a tecnologia a evoluir cada vez mais depressa…ainda pior!
Sera quase o mm que um restaurante dizer….se conseguir comer 10 kg de carne, numa refeiçao de 2h, tem jantar a borla durante 10 anos…!
Botão On/Off…ora aí está um botão que não uso, menos um potencial problema 😀
No iPhone não há um botão de on/off. Na verdade é o botão de ligar e desligar o ecrã (para ligar,o botão “home” faz o mesmo). Mantendo premido faz aparecer o desligar e combinado com o “home” reinicia.
Por falar nisso, estou admirado de não ver na lista o botão “home” (há quem diga que álcool Isopropílico o “desemperra”).
… O botão, de ligar/desligar o ecrã chama-se “sleep”. Penso que é a esse que estão a chamar on/off.
Nao sei como e no caso dos iphones mas 90% das vezes nao e o display mas sim o digitizer.
boas.
Eu parti o ecra do meu iphone 6, e agora estou indeciso… Ou mando arranjar na apple e fica por 390€ e dao me um iphone novo ou mando subtituir numa loja d reparacao( mas perco a garantia, ja m informei)…
A qualidade e reparacao numas dessas lojas é boa?
Cumps
Viva Filipe.
É boa. Há tempos tive o mesmo problema, face à proposta (pouco competitiva) que a Apple dá nestas situações, optei por substituir o meu ecrã de um iP5 numa dessas lojas.
Ficou tudo operacional. Mais tarde, levei o telemóvel para a Apple, visto que desde que o comprei tinha um erro na câmara e a Apple nem deu pela troca do ecrã, visto que me enviaram um telemóvel novo!
Cumps.
Eu da iServices não tenho queixa. Mas esta loja (iPartiu) é MUITO mais barata. A questão é que esses €390 dão para arranjar muitos componentes em futuras avarias. E quanto mais velho é o telefone mais baratos vão ficando os componentes. No iPartiu essa mudança de ecrã fica-te por €170.
na apple não há reparações? então quer dizer que a apple pega nos tlms estragados, desmonta-os e usa os componentes bons, mas usados, na linha de montagem dos novos tlms? trafulhas!!!
”Botão On/Off: 15% (preço varia entre os 55 e os 50 euros dependendo do modelo)” Os valores estão corretos aqui? É que além de não estar por ordem, acho muito caro pagar 50€ por um botão.
Então e o home button + finger print do iphone 5s? substituem, e funciona??.. so funciona o home button pois o fingerprint nao da, razao, “o seu botao é unico, com um id, quando trocado nao vai funcionar..e agora?manda para a apple…por favor..