Small BASIC
Se forem ver a lista das linguagens de programação mais populares em 2008 não encontram o Small Basic, que só foi anunciado neste post do msdn da Microsoft em 23 de Outubro deste ano, assim:
“… quando era um miúdo, comecei a programar em ZX Spectrum com o interpretador incorporado Sinclair BASIC e continuei até começar a correr o Turbo BASIC. Para mim essa transformação foi revolucionária e foi a razão mais importante para ter escolhido escrever software para viver."
Um inquérito informal pelos corredores da Microsoft revelou que muitos programadores dentro da Microsoft começaram a programar através de uma variante do BASIC. Tinha todas as boas características de uma boa linguagem de programação de iniciação – simplicidade, pouca cerimónia, gratificação imediata e ubiquidade. Tinha-os ajudado a “atingir” a programação e ajudou-os a compreender a necessidade de conceitos mais avançados.
Quando lhes perguntei como é que iam começar a ensinar a programar aos filhos, ficaram embaraçados. Quase todos queriam fazê-lo, mas não sabiam como. Alguns disseram KPL, Python e Ruby. Outros disseram Alice e Scrath. Mas todos sentiram que nenhum deles tinha o charme do BASIC.
Entre as numerosas linguagens de programação, BASIC, desde o seu início na década de 60, passou por grandes transformações. Mesmo entre as ofertas de BASIC da Microsoft, a linguagem e o ambiente foram repetidamente actualizadas. Por um lado isto torna a linguagem e o ambiente mais poderoso e funcional, mas por outro lado, torna-os mais intimidantes para quem se inicia.
Isso levou-me a pensar por que é que não havia uma versão “Small” do BASIC que trouxesse a simplicidade da linguagem original para a actualidade. E, depois de um ano, aqui estamos a anunciar o Small Basic. Small Basic é um projecto que ajudará a tornar a programação fácil e acessível para quem começa (…)”.
Obviamente que mesmo na versão “Small” o Basic já não é o que muitos de nós conhecemos na década de 80. É muito mais poderoso porque corre em .Net Framework, o que lhe permite, além de usar as “libraries” próprias, usar ou modificar as criadas por qualquer linguagem de programação .Net.
Sobre a acessibilidade, basta comparar a simplicidade do ambiente Small Basic, da imagem acima, com o ambiente com o do Microsoft Visual Basic. Para se ver o poder do Small Basic basta copiar os dois exemplos que estão no fim desse post para o ambiente do Small Basic e premir Run. Depois é pegar no texto “Introducing Small Basic.pdf” e começar a programar.
Espero que tenha despertado a vossa curiosidade, quer aos “órfãos” do BASIC Sinclair (como eu), quer aos que querem encontrar uma forma de ensinar programação aos filhos, quer aos autodidactas que não sabem por onde começar mas acham que o Microsoft Office “pré-cozinhado” não é tudo.
Página do MSDN da Microsoft: msdn Small Basic
Este artigo tem mais de um ano
Bons tempos os do ZX Spectrum: Já lá vão 20 anos? Estou a ficar velho…. 🙂
25 anos seguramente, velhos tempos mesmo 🙂
Load “”, quem não lembra disto 😀
Eu lembro-me mais do Qbasic com o “gorilas” e o “nibbles” :). Na altura eram gráficos excelentes.
Quem é este “Aver”
O pplware tem equipa nova e não disse nada ao pessoal ? 😛
Eeeh pa! Que memórias! O “gorillas” e o “nibbles”… isso é que era jogar! Será que isso ainda anda por aí?
Abraço!
Já instalei e já comecei a fazer uns “programitas”… Com a ajuda do tutorial, claro.
A ver se é desta que consigo programar qualquer coisa com autonomia. As experiências que tive no passado foram engraçadas, mas fracassaram.
Thank you.
whouu mt bom a microsoft ta a ficar inteligente 😉 ainad exprimento isso para ver como é.
Eu por exemplo porgramaçao foi pelo C XD, ja la bons tempos agora na me posso dedicar a programar, NO TIME :S
Basicamente é o BASIC adaptado para correr assim como o vb 2005, usando a framework do .NET, com todas classes disponíveis para serem usadas?
Se for isso, até que não é mal idéia!
Foram tantas transformações… do basic para o visual basic… do visual basic e todas suas versões para o visual basic.net… e agora, volta e meia, deparamos com o basic e todas facilidades da .net framework disponíveis~ 😀
Engraçado quando se pensa nisso…
Back to the future!
A única versão do Basic que usei foi uma versão de uma TI-83 Plus… lol. A maioria das pessoas viciava-se em jogos pré feitos, eu viciava-me em jogos que eu próprio programava 😛
Isto fez-me lembrar o jogo Gorillas, que vicio na altura *.*
@BigLord
Tens a certeza que aquilo era basic??
Pensei que fosse uma linguagem propria desenvolvida pela Texas instruments…
Também fiz jogos para a TI-83 …Olha programo em basic e não sabia 🙂
Bolas, estou velho…
ZX Spectrum-baril
Agora só falta o Cobol e o Clipper. hehehe..
(de preferência o Summer 87 que era o meu forte)
O IDE é que é engraçado!Já punham estas mariquices no visual studio 😀
Também sou dou tempo do Spectrum e ainda tenho o meu. Como não havia programas piratas… fui obrigado a criar o meus.
Há anos que não programo, vou experimentar este programa a ver se ainda me recordo.
hmmm.. ou é de mim ou metade de vocês tem 15anos e nunca programou na vida ?!lool, acho estranho a 25anos atrás existirem assim tantos “Cérebros” e portugal é o que em informática LoL ou talvez não!
É de facto uma linguagem porreira – há já algum tempo que programo nela – claro que só para calculadora…
Para PC uso C / C++ ou VB.net…
Mas de facto foi uma grande ideia…
É assim mesmo – e o melhor de tudo, é que se pode extrair e ficar com a versão portátil:
É só executar o seguinte:
msiexec /a Drive:\Pasta\Ficheiro.msi /qb TARGETDIR=Drive:\PastaParaAQualExtrair
E está feito…
Peço licença para integrar o grupo e fazer uma pergunta (diga-se, de todo sincera): alguém conhece alguma atualização (oi coisa que o valha) do bom e velho Clipper? Não consigo me livrar dos cacoetes do Clipper… Pouco importa se estou usando VB, Access, PHP ou JavaScript (não domino nenhuma delas), que sempre tendo a elaborar o programa como nos tempos do Bom e velho Clipper. Ah! Que saudade! Se alguém souber, diga-me por favor.
são artigos destes q me fazem sentir velho …
ora bolas, um tipo não precisa ser assim relembrado todos os dias … 😛
ainda á uns meses andei a limpar porcaria de discos e dentro de pasta BCK de BCK já de nem sei à quantos HDD atrás, encontrei para lá uns files de FORTRAN … outro “jovem” 🙂
@Marco A L Silva
Veja estes sites.
http://www.pctoledo.com.br/
http://www.caclipperwebsite.com/index1.html
[]’s
FORTRAN, man já nem me lembrava disso…. mais um jovem 😉
já agora FORTRAN = For yOur Recreation Only, This Release Ads Nothing
BASIC, BASICA, GwBasic, Quick Basic, QBasic, Turbo Basic, Visual Basic, Visual Basic .NET … estou a ficar velho!
@BigLord
@Rui Silva
Eu também programo em TI-84 😛 também já fui viciado nos meus próprios jogos LOOL e já fiz muita coisa para Matemática do secundário que deu um jeitaço ao pessoal!
É que eu também pensei que aquilo fosse uma linguagem da própria Texas, já agora esclareçam-me, aquilo é mesmo Basic?
Sendo assim estou como o Rui 😉 programo em Basic sem saber 😛
A linguagem do TI-84 é o TI-Basic, mas apesar de ser semelhante em lógica ao BASIC, é muito diferente na syntax
http://en.wikipedia.org/wiki/TI-84_Plus_Silver_Edition
http://en.wikipedia.org/wiki/TI-BASIC