PplWare Mobile

Skype culpa Microsoft por quebra de serviço!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. hugo says:

    É sempre mais fácil culpar os outros…mesmo que o problema seja nosso! Mas se dizem que “…e revelou um bug existente no software e nos servidores…”, é porque os problemas existiam mesmo.
    Penso que as pessoas se habituaram em demasia a apontar o dedo à Microsoft, quando os problemas surgem.
    Penso que todo o software devia trazer esta frase inscrita:
    “Failure is not an option, it’s included with the software” 🙂

  2. Joaquim Mendes says:

    Que título vergonhoso Pplware!
    Já estou cansado de artigos de neutralidade duvidosa. Para vocês a Microsoft (ou devo escrever M$) é sempre a culpada de todos os probleamas. Longe vão os tempos em que dava gosto ler este blogue.

  3. Redin says:

    @Hugo
    Então espera pelo Service Pack 3 do XP. Vamos todos poder ver que alguns sistemas vão começar a dar problemas aqueles que não tenham o SO genuino.
    Não duvido nada que a Microsoft ponha alguns entraves ao software concorrencial.
    Espero que me engane, mas espero mesmo. 😉

    Redin

  4. Miguel Jeri says:

    LOL, falando de windows update… esta notícia vem mesmo a calhar. Com esses dados apresentados, não vejo como culpar a microsoft. Os updates têm de ser feitos e têm e sendo prioritários é claro que a microsoft não vai colocar uma data diferente para cada user! Enfim, ao menos não a culpam descaradamente!
    É daquelas situações que a culpa acaba por não ser de ninguém…

  5. “A culpa morre sempre solteira”, tal como diz o ditado popular!

  6. Joaquim Mendes says:

    Porque é que o meu comentário foi apagado? Censura?

  7. mic mic says:

    ja saiu a nova versao do foobar2000

    0.9.4.4

  8. aver says:

    A explicação até faz sentido. Uma vez que o Skype se baseia no P2P, se numerosos computadores que formam a rede são desligados ao mesmo tempo (para reiniciar depois da instalação de um patch) isso cria problemas.

    A questão é que foram 2 dias para normalizar as comunicações. Parece que tão cedo, sobretudo para as empresas, não dá para abandonar completamente a rede telefónica a favor do Skype, ou outras redes parecidas.

  9. Balari says:

    @ Joaquim Mendes

    Ninguém apagou o teu comentário, tu é que como não tinhas comentado nenhum outro post (pelo menos com esses dados) o wordpress não o aceita automaticamente tendo de ser aprovado por algum dos autores do blog.
    Como nem eu nem nem o resto do pessoal estivemos por aqui durante a tarde ele ainda não tinha sido aprovado tal como outros comentários e spam que estava “à nossa espera”.

    Tens toda a liberdade de dar a tua opinião, seja ela sobre sobre o post, seja sobre o pplware. Acredita que o Vítor nesse aspecto é uma pessoa bastante liberal e nós como é claro,seguimos o seu critério 😉

  10. @ Joaquim Mendes

    Mais palavras para quê?? O Balari já justificou tudo!!!

  11. aver says:

    Não fazia ideia que o Skype já tinha atingido esta dimensão. Segundo refere a ZDNet terá já 220 milhões de utilizadores, dos quais 30% empresas, que querem cortar nos custos das comunicações. Mesmo que uma boa parte não dependa inteiramente do Skype, deve ter sido um grande apagão.
    http://news.zdnet.com/2100-1035_22-6203453.html

  12. @Joaquim Mendes,

    Li agora o teu comentário inicial e parece-me que estás tecer comentários injustos.

    Assumo a minha imparcialidade em relação a assuntos relativos à Microsoft (e não M$), mas todas as opiniões que aqui expresso são sempre bem fundamentadas.

    No entanto têm vocês de admitir duas coisas. A primeira é que quando acho que os srs de Redmond fazem alguma coisa feita eu sou o primeiro a admitir. A segunda é que o Peoplware não é um espaço de caça à Microsoft e muito menos um local onde passamos a vida a dizer mal de tudo o que de lá vem!

    Ainda voltando ao artigo em causa, eu limitei-me a ler o conteúdo do mesmo e trazer-vos o meu entendimento. Não estavas à espera de uma tradução literal do artigo do Heartbeat, ou estavas? E se o leres com atenção vais ver que o que a Skype faz é o que eu noticiei, apesar de ser entre subterrefugios e palavras indirectas.

    Para mim dizer que a culpa é do Windows Update é o mesmo que a culpa é da Microsoft.

    Continuação de boas leituras no Peoplware se assim o desejares.

  13. Carlos says:

    Vá mais um Post para o pessoal anti MS darem largas há sua grande imaginação

    Bem Haja
    Carlos

  14. Carlos says:

    …ou falta dela

    Bem Haja
    Carlos

  15. @Carlos,

    Não sejas mauzinho!!! És livre de dizer mal do unix e do linux sempre que quiseres!

    E espero que o faças. Contamos contigo para o fazeres!

  16. knozer says:

    Uma questao o problema surgiu por causa do reset dos PC dos servidoes do skype? e que nao percebi m bem, e se foi isso será que podemos mesmo qculpar a microsoft? a meu ver nao se ele fossem finos desligavam os updates automaticos e poderianos fazer com mais «traquilidade» e nao provocar esses problemas entao , problema facil de resolve… a meu ver…

  17. Sniffer says:

    @Redin, XP genuíno?? Faz menos de uma semana que tornei o meu genuíno, com validação no site do rWindows e tudo. Um passo a passo de 12 etapas e um reboot.

    E ainda tem gente que defende o Linux dizendo que é grátis… mas grátis o rWindows também é.

    Quanto à coisa toda da culpa, aprendi quando pequeno que quando se aponta um dedo dizendo “culpado”, três outros apontam de volta para a gente (mais o dedão, que aponta para cima).

  18. aver says:

    Vamos lá a ver se os meus recursos de tradutor ajudam. A Skype, no link que está no post, diz que o reiniciar em massa dos computadores para instalar a actualização, por um lado, fez baixar o número de computadores da rede P2P do Skype e, por outro, quando os computadores se reiniciaram, ao fazerem ao mesmo tempo o log nos servidores que gerem o Skype, criaram uma sobrecarga e um efeito em cadeia em sucessivos servidores, o que gerou o apagão.

    Entendamo-nos. Estamos a falar dos computadores pessoais de quem integra a rede P2P do Skype e dos servidores Skype. A Microsoft não entra nesta estória, a não ser por ter distribuído o patch a todos os utilizadores ao mesmo tempo, como fazem todas as empresas que fazem actualizações de software.

    A Skype não faz nenhuma acusação à Microsoft. No mesmo link a Skype diz:

    “Normalmente a rede peer-to-peer do Skype tem a capacidade de se auto-reparar, contudo este acontecimento revelou um anterior e desconhecido bug de software no algoritmo de alocação dos recursos da rede que impediu a função de auto-reparação de agir rapidamente. Lamentavelmente, como resultado desta interrupção, o Skype esteve inacessível para a maioria dos utilizadores aproximadamente durante dois dias”.

    Ou seja, a Skype assume a responsabilidade pelo bug e não culpa ninguém. A meu ver, bem entendido. Admito perfeitamente que possa haver outro entendimento, numa primeira leitura. Confrontando as várias leituras possíveis do texto havemos de chegar a uma conclusão.

  19. hugo says:

    Ora bem…se a equipa do Skype diz que esta situação está agora protegida, é porque existia de facto problemas na estrutura/software por eles desenvolvida.

    O que aconteceu, poderia ser causado na mesma sem a tal “intervenção” do Windows update, bastando para isso que uns milhares de utilizadores se ligassem ao mesmo tempo.

    O problema real, era que o sistema implementado pela equipa do Skype tinha uma na gestão nas autenticações dos utilizadores, quando isto acontecia em numero elevado e ao mesmo tempo.

    E mais digo! Se hoje estamos onde estamos ao nivel de sistemas operativos e de software o mesmo se deve quase na TOTALIDADE à Microsoft. O Unix/Linux existiria senão fosse alguem querer combater a microsoft?

    Já agora, quem lançou a o .NET (que é fenomenal – sou programador) e que todos vão atrás, mesmo os de Linux? Linux? Só tem a favor mesmo o facto de ser grátis e open source…alguns!

  20. aver says:

    Andamos para aqui às turras e o BetaNews diz que a actualização foi na TERÇA-FEIRA e o apagão foi na QUINTA-FEIRA
    http://www.betanews.com/article/Skype_Users_Rebooting_Brought_Service_Down/1187625780

    Fui ver e de facto a última actualização para XP que tenho é a KB938828, instalada a 14/8/2007 – TERÇA-FEIRA – às 18H53

    Aho que o apagão também apagou o juízo aos do Skype. LOL

  21. knozer says:

    @aver

    bem isso agora com o teu post masi parece falta de cuidado pelos gajos do skype e nao da microsoft, querem é livrar-se do mal…

  22. Miguel Jeri says:

    O título não é tendencioso… mas que é típica matéria flamebaitflamebait isso é 😉

  23. @Miguel Jeri,

    Lamento desapontar-te mas a minha intenção não era essa!!
    Mas que saiu bem melhor que o que pretendia saiu!

  24. Balari says:

    Não sejam assim, não há qualquer intenção de falar mal da Microsoft, o Simões apenas se limitou a interpretar um texto em inglês e de certeza que escreveu o que o texto lhe transmitiu.

    @hugo
    Não sei o porquê dessa raiva ao Linux, mas posso-te garantir que os horizontes “linuxianos” são bem maiores do que ser uma mera alternativa ao Windows, principalmente a nível de servidores, já que neste caso quem domina desde há muito tempo é o Linux enquanto a Microsoft teve de correr atrás do prejuízo com as últimas edições do Windows server.

    Já agora uma pequena correcção, o Unix não pode ter sido criado para combater a Microsoft já que o primeiro apareceu em 1969 enquanto a Microsoft foi fundada em 1975.

    Um abraço a todos e lembrem-se que não vale a pena tanta chatice por tão pouco.

  25. Carlos says:

    @Pedro Simões

    Eu fiz uma promessa há uns tempos de não comentar nos Posts Linux, e tenho cumprido mais ou menos com muito sacrificio hehehe, agora nos posta MS principalmente WIN, o pouco que tenho comentado é só para mostrar que os fans ou fanáticos de outros SO´s, Vibram com Posts que se referem a algo menos Bom no Império de Redmond .

    Abraço e
    Bem Haja
    Carlos

  26. Carlos says:

    @hugo

    Não vale a pena eles têm vendas nos olhos, e não admitem que o que as pessoas precisam é de um SO compativel, seguro, robusto e acabado, e não de brincar aos SO’s e aos efeitos especiais como de um jogo se tratasse, mas os numeros são verdadeiros e falam por si eles são 2%, agora nos servidores tenho de dar razão ao @Balari a conversa aí é outra mas por pouco tempo .O meu concelho é querem evangelizar Linuxianos. têm melhor forma de fazer do que tentar ridicularizar a Microsoft .

    Bem Haja
    Carlos

  27. Anibal Ferreira says:

    O Voipdiscount também teve um crash estava sempre a pedir para enviar relatório de erros devido a um erro inesperado, e não parava de reiniciar, tive que o fechar com o gestor de tarefas.

  28. Balari says:

    @Carlos

    Falas de pessoal que vibra com isto e aquilo mas é mais do que sabido que tu aqui és o mais fundamentalista de todos os “comentadores”, pelo menos dos que comentam com regularidade e sem ser naquela de “vou gozar um pouco com isto”.

    Isso de não comentares Linux não faz sentido, porque cada um é livre de comentar o que quiser desde que não ofenda ninguém.

    Posso dizer-te que de há uns tempos para cá não entro em dialogo contigo para debater assuntos porque da ultima vez que fizemos esquivaste-te ao assunto, depois usas argumentos sem jeito nenhum, baseadas no diz que disse e principalmente em argumentos falsos do tipo a Microsoft é que tem SO acabados enquanto linux não tem programas nenhuns de jeito, vocês só querem ver a destruição da MS, Linux é só para programadores é incompativel com software porque não presta, é coisa para brincar aos sistemas operativos, quando tanta e tanta gente, principalmente empresas usam este sistema para trabalhar e desenvolver tanta coisa.

    Não sei se o fazes de propósito para ver o “circo a arder” se é porque te convences mesmo daquilo que estás a dizer, mas garanto-te que quando surgires com argumentos válidos e com menos fanatismo, adoraria ter um debate sério contigo para tirarmos a prova dos nove.

    Um abraço

  29. Balari says:

    @Carlos

    Só mais uma coisa, vou aproveitar que até estou com disposição e sei que tu não levas a mal porque até gostas destes diálogos 😉 :
    Havias de apresentar no pplware os links para esses estudos que falas sempre sobre o Mercado dos sistemas operativos, principalmente em relação ao Vista, porque falar sem fontes é o mesmo que não falar (também eu posso dizer que tive ontem na Lua, mas se não apresentar provas não me serve de nada dize-lo).

    Depois também gostaria de saber no que é que te baseias para dizer que Linux domina nos servidores mas por pouco tempo, acredito que também tenhas dados válidos sobre isso e não seja um mero “atirar para o ar, porque acho que sim”.

    Um abraço e claro está, fico a aguardar resposta.

  30. arkan says:

    Estamos todos em uma fila carregando uma sacola de defeitos, no ombro direito e com a mão esquerda, é mais fácil esticarmos o braço direito para frente e pegar os defeitos dos outros que os nossos !!!

    Skype insiste nessa história mas não é a MS que fica instalando e lançando versões de skype 1.2.1 e skype 1.2.1.1 a torto e a direito. Não é a MS que fica dando erro de instalação em ambientes x64 e pior, ATÉ hj não foi escrito, e explicado como sumiram 30 euros de uma conta de cliente usando o skype, e numa máquina sem virus, sem spyware nem nada…

    Seja como for…eu não acredito no que o skype fala….estou usando o xlite e é muito melhor….

  31. R00KIE says:

    Quere-me parecer que há alguém (talvez eu) que não percebeu bem a história …. eu acho que a equipa do skype não está a culpar ninguém. Acho que fizeram muito bem. Houve um problema que foi resolvido e eles apresentaram as suas desculpas e qual a causa do problema. Se o problema foi causado pelo reiniciar maciço de máquinas devido ao windows update qual é o problema de o dizer? O skype tinha um bug que por acaso foi descoberto devido a isso. Ou acham que a equipa do skype não devia ter apresentado uma explicação decente para o que aconteceu só porque a causa está relacionada (por um mero acaso) com a microsoft?

  32. R00KIE says:

    Já agora …
    @arkan
    pois … existem muitos softwares voip gratuitos outro deles é o openwengo que eu já testei (para quem quiser mais: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_VoIP_software) o problema é que nenhum outro software (que eu saiba) faz tudo o que o skype faz e sem chatear a cabeça. Para quem faz só chamadas tudo bem as alternativas livres são boas mas por acaso já algumas vez participaste num (ou numa, risquem o que estiver mal) skypecast decente? o único software que faz parecido é o paltalk e garanto-te que é nojento, só banners e popups a lembrar o utilizador da versão gratuita para fazer o upgrade para uma versão paga. Podem gritar, espernear ou fazer trinta por uma linha mas o skype domina (digo eu, sei lá …. eu ainda não me dei mal mas também não uso o skype para fins profissionais).

  33. Pisquinho says:

    Boas

    @Carlos

    Eu já trabalhei com sistemas operativos Unix, Linux e todas as versões Microsoft desde o MS-Dos 3.3 ainda com o MS Windows 3.0, ainda trabalhei com Mac, CP-M, IBM S-36 e IBM AS-400. E devo-te dizer que em todos os sistemas operativos (alguns bem antigos) sempre houve algo de bom e algo de mau, isso é normal.
    Também te devo dizer que nos sistemas servidores a MS não conseguirá chegar ao nível do Linux por 2 razões principais:
    > Não consegue uma certificação de segurança para sistemas operativos que é atribuída nos Estados Unidos e que os sistemas Unix e Linux têm;
    > Os custos de instalação e manutenção de sistemas servidores Windows são imensamente mais elevados que os de Unix e Linux, essa é uma das razões porque os servidores de alojamento têm preços mais elevados sendo Windows, mas com as mesmas características que os de Linux.
    Quanto a não servir de nada, tenho um parceiro tecnológico português, a iPortalMais que tem produtos Linux de comunicações (tem o equivalente a um MS Exchange), mas que o servidor é reinstalado e reconfigurado (desde que tenha as configurações em backup numa PEN) em 15 minutos(!!!!), sabes quantas horas são necessárias para instalar ou reinstalar um MS Server?
    Eu não sou anti-MS, até porque sou programador em sistemas baseados em Windows (também já programei para os sistemas IBM e Unix) e até gosto bastante de alguns produtos da MS, mas por ser programador, acho que a MS tinha obrigação de ter melhores sistemas operativos, mais robustos (pela quantidade de actualizações também não me parecem OS acabados) e que usem menos recursos.

    Ainda há muito mais a dizer, mas esta guerra Linux/Unix versus Windows não tem sentido, pois só quem utiliza ambas a 100% é que pode ter uma opinião mais correcta das coisas, eu uso MS a 100%, mas Linux só a 50% ou menos, portanto…

    Fiquem bem e Paz

  34. Ze-Bala says:

    Vou buscar pipocas isto promote 😉

  35. sLUGo says:

    Oh Carlos…

    Só assim como quem não quer a coisa… Tu tens amigos?

    É que da maneira como te comportas aqui no blog, duvido que alguém consiga ter uma conversa contigo…

    Mas isto sou só eu, atenção…

    Sem mais,

    Cumpz!

  36. hugo says:

    @Balari

    Eu não tenho nenhuma raiva ao Linux. Só não compreendo é a “SEDE” que algumas pessoas têm de falar mal da Microsoft. Estão contra o sucesso deles? Façam melhor!

    Porque…Unix/Linux…só em servidores mesmo! O resto é pura treta. O Linux para desktops, só mesmo para quem quer andar na Net, ver filmes, ouvir musica, jogar e fazer alguns documentos (básicos) de office.
    Eu quando falo do Windows (como já disse sou programador), falo em termos de produtividade, de trabalho!!!!! Não de brincadeiras! Existem em Unix/Linux ferramentas de desenvolvimento (programação) tão completas e com uma vasta gama de opções como no Windows???
    Mesmo para quem não for programador, mas precisa de RESULTADOS no seu TRABALHO, aqui vai uma simples: qual a ferramenta de office em Linux que tem a capacidade que a do Windos tem de importação de dados? De ligação a outros documentos? É a isto que me refiro!!! Produtividade!!!!
    Uma vez experimentei o OpenOffice para ver realmente se era tão bom como diziam…desinstalei na mesma hora. Nem uma ligação ODBC de uma base de dados, ficheiro de texto, etc…para um domento de Excel permite!!!
    Linux? Só servidores… e mesmo aqui não tem todas as potencialidades do Windows nem nada que se pareça. A facilidade com que se coloca um sistema no ar e se consegue interligar dados é incrivel.

    Segurança? É natural que um Sistema que seja tão intensamente atacado, sejam descobertas falhas. Até no Linux isto acontecia se os que atacam o Windows se virassem para o Linux. Mesmo aqui o PPLWARE já foi vitima de ataques e com sucesso (não me digam que usam Windows…não é desculpa). E penso que não foi agradável, Agora pensem no trabalho que se tem a tornar os sitemas seguros, só porque existem uns infelizes que acham piada a estragar o trabalho dos outros.

    Software gratuito? Também gosto (quando tem qualidade), mas quem paga o trabalho, os custos? Trabalhar para aquecer? Só para quem lhe apetecer…eu não!

  37. Pisquinho says:

    @Hugo

    Se não tens raiva ao Linux, fazes bem por parecer…

    Quanto à produtividade do Linux é apenas uma questão habituação, para todos os efeitos é um software diferente do Windows.
    Por outro lado conheço Escolas Públicas e outras Entidades que usam o nosso Linux, o Caixa Mágica, e sem problemas de adaptação ou custos de formação. As pessoas dizem que é muito parecido com Windows.
    Quanto à ligação do OpenOffice, devo-te dizer que a mim não custou nada, embora na versão 1.1.3 fosse muito mais fácil, nem precisava de ODBC, ligava directo a qualquer ficheiro (Texto, DBF), software (Excel) ou base de Dados (Access, MS SQL, MySQL, PostgreSQL), eu até tenho clientes que têm ligações do OpenOffice a Base de Dados da MS e sem problemas.
    Quanto à segurança, o Gobverno Americano não dá um certificado de segurança aos sistemas windows, mas não hesitou em dá-lo aos sistemas Linux como já havia dado aos sistemas Unix, pois os principais ataques e os mais perigosos são a servidores e há mais servidores Unix e Linux que Windows, mas os de Unix/Linux resistem bem mais a esses ataques.

    Fica bem

  38. sLUGo says:

    @ Hugo

    Espero bem que a tua licença do Windows seja original… E o Office também…
    Porque se não o for, a tua conversa fica sem efeito…

    Sem mais,

    Cumpz

  39. Ze-Bala says:

    @Hugo

    Já ouviste falar no Eclipse da SUN? é dos melhores UI’s para programar… ao nivel (senao melhor) q o .NET

  40. ZeX says:

    @Carlos

    “O meu concelho é querem evangelizar Linuxianos. têm melhor forma de fazer do que tentar ridicularizar a Microsoft.”

    Ninguém precisa de tentar ridicularizar a M$ porque, nesse campo, ela é bastante competente e mais do que auto suficiente.

  41. Ze-Bala says:

    @Carlos

    “O meu concelho é querem evangelizar Linuxianos. têm melhor forma de fazer do que tentar ridicularizar a Microsoft.”

    Acho que ninguem aqui tenta “evangelizar Linuxianos” as pessoas que postam aqui apenas tentam demonstrar que existem alternativas bem melhores q a Microsoft para os menos atentos… e as pessoas que postam aqui nao ganham nada com o facto de tu usares produtos Microsoft ou outros… é uma questão de informar… cada um faz o que quer… eles nao são pagos para dizer bem do linux e mal da microsoft… se o dizem é porque teem as suas razões… se procurares em todo o pplware mais de 80% dos artigos sao sobre ferramentas e dicas para sistemas Microsoft nao vejo qual é o vosso trauma…

  42. Miguel Jeri says:

    @Pedro Simões

    E já lá vao 40… com essa notícia não se esperava outra coisa! Mas não estou a criticar, apenas a constatar, claro as notícias têm de ser dadas e têm. Há que admitir que a forma peculiar do Carlos se pronunciar contribui bastante para estes 40 comentários…

    Alguns dados importantes:

    – É obrigação da MS disponibilizar as actualizações logo que saem; não fazê-lo seria uma irresponsabilidade;
    – Uma considerável percentagem de pessoas não reinicia o XP mal recebe as actualizações. A maioria está a fazer algo que não quer interromper;
    – A procura de actualizações depende da hora local, de x em x minutos, um certo período de tempo após o arranque. Ou seja há uma enorme variação de utilizador para utilizador;
    – De cada vez que há novos updates não costumam cair servidores a torto e a direito;
    – Há anos que os updates são semanais e o Skype não cai semanalmente;
    – Outros factores que contribuem para que não haja um re-login em massa são: diferentes tempos de reboot, de arranque do skype, de introdução da senha, de download dps updates.

    Ainda assim, eu li a notícia e não acho que a Skype esteja a culpar a Microsoft, apenas a dar uma explicação (embora não muio convincente para mim) do que aconteceu na passada quinta-feira.

    Cumps a todos

  43. aver says:

    Desculpem lá insistir, já disse isto no comentário 21, depois da Betanews ter chamado a atenção para isso:

    – A actualização da Microsoft foi na TERÇA-FEIRA, dia 14/8
    – O apagão começou na QUINTA-FEIRA, dia 16/6.

    Assim cai pela base a justificação da Skype, de o apagão ser devido ao reiniciar massivo dos computadores após a instalação do patch de actualização (que “acordou” um bug existente no software que faz a gestão da rede peer-to-peer). Essa justificação, grosseira, não é mais do que deitar poeira para os olhos, desviando as atenções para a Microsoft.

  44. aver says:

    Queria dizer o apagão começou no dia 16/8 (e não 16/6)

  45. hugo says:

    @Pisquinho

    “Linux…As pessoas dizem que é muito parecido com Windows….” andam a tentar copiar o que está, como voces dizem, mau? 🙂 🙂 🙂
    O Linux se tem (pouca) “saída”, é por ser gratuito e não pelo que pode oferecer!! Porque razão andam então muitos a utilizar versões piratas do Windows? Usado nas escolas? Pudera, gratuito é que o governo quer! Se a Microsoft oferecesse o Windows nas escolas ias ver qual era o escolhido!!!

    @Ze-Bala

    Sim já ouvi e já utilizei o Eclipse da SUN. “É dos melhores UI’s para programar… ao nivel (senao melhor) q o .NET” ? Deves estar a brincar certamente ou então não estás mesmo a par das capacidades da .Net Framework…e Windows CE/Mobile? Esquece…

    Sim tenho o VISTA Business ORIGINAL e PAGO!! Até porque o custo deste em relação ás restantes ferramentas de desenvolvimento que tenho de ter não é nada! Acham caro? É um sistema operativo! Existem aplicações (ex: Photoshop) bem mais caras.

    Já agora, se o problema foi causado pelos updates da Microsoft, quer dizer que todos estes milhares de utilizadores têm WINDOWS!!!!!!
    Mudem para Linux e assim não se queixam, porque não mudam? É gratuito..

    E enquanto escrevia isto, foram vendidos mais uns SO do VISTA e a Microsoft a facturar…em grande!

  46. Ze-Bala says:

    @hugo

    Em Primeiro lugar.. perguntas:
    “Existem em Unix/Linux ferramentas de desenvolvimento (programação) tão completas e com uma vasta gama de opções como no Windows???”

    Eu mensionei o Eclipse da SUN como Ferramenta, de programação UI.

    Ao que tu respondes:
    “Deves estar a brincar certamente ou então não estás mesmo a par das capacidades da .Net Framework…e Windows CE/Mobile? Esquece…”

    Aqui é q fazes alguma confusão pois eu mensionei o Eclipse apenas como UI para programar.

    Se quiseres comparar frameworks é só dizeres eu apenas estava a falar de ferramentas de programação UI (User Interface).

  47. hugo says:

    @Ze-Bala

    Sim eu disse: “Existem em Unix/Linux ferramentas de desenvolvimento (programação) TÃO COMPLETAS e com uma VASTA GAMA de opções como no Windows???”

    Mas tu apenas mencionas-te 1 e que pode ser usada em Windows igualmente e não chega nem de perto do Visual Studio 2005 (ou 2008 beta 2) ou do Studio da Borland (para não pensarem que só vejo Microsoft).

    Eu não sou nenhum apoiante da Microsoft, apenas critico estas constantes (e frustradas) tentativas do “bota abaixo” de muitas pessoas sem perceber bem porque…mudem para Linux e resolvem o vosso problema (esperam voces).

    Eu também desenvolvo software e é claro que tem “Bugs”. Qual o software que não tem? Sejamos justos…Mudem para Linux e assim não se chateiam tanto, que eu continuo com o meu (muuito bom) Windows Vista.

  48. aver says:

    O @ Balari desafiou o meu amigo @ Carlos a apresentar as quotas de mercado dos sistemas operativos.

    Os mais actuais, de Julho de 2007, são os dos sites Marketshare e
    Onestat.com

    As percentagens de quotas de mercado não são iguais nos dois sites, pelo que indico as duas:

    – XP: 81,4% – 87,4% (leia-se, entre 81,4% e 87,4%)
    – Vista: 3,2% – 5,4%
    – Linux 0,4% – 0,75%.

    Segundo o Marketshare, há que destacar que o Linux já está acima do Windows ME, embora abaixo do Windows 98. A este rtmo ainda consegue ultrapassar o W 98.

    À sim, já me esquecia. O MacOS tem uma quota de mercado entre 2,7% e 3,4%.

    P.S. Apesar da pida sobre o Linux, entenda-se que eu prefiro a diversidade dos sistemas operativos e que sejam bons, baratos e se possível gratuitos, ou seja, não atiro uma pedra ao Linux, antes pelo contrário.

  49. Balari says:

    @ aver

    Dizes bem, desafiei o “teu” amigo Carlos e não a ti 😉 (Também o considero amigo apesar das divergências). O Carlos tem mais do que capacidade para se defender, principalmente em relação a afirmações suas que só ele sabe o que estava verdadeiramente a pensar.

    Esses resultados são basicamente do senso comum, ninguém contesta a supremacia de quota de mercado do Windows, eu refiro-me aos tais estudos de empresas conceituadas que o Carlos tanto fala, que determinam o Windows Vista como o mais robusto, mais seguro, mais completo, mais maduro, que irá ultrapassar Linux nos servidores etc etc.

    Um abraço para ti.

  50. aver says:

    @ Balari e @ Carlos

    Um abraço para vocês. E não parem as vossas guerras, senão deixamos de trazer as pipocas para assistir ao tiroteio. No meu caso é mais cerveja e tremoços.

  51. Paulo R. says:

    “Depois também gostaria de saber no que é que te baseias para dizer que Linux domina nos servidores mas por pouco tempo”

    Realmente essas quotas apresentadas todos temos uma ideia que são assim, penso que ninguém o põe em causa mas a proposta do Balari foi outra. Mas essa de defender em nome do Carlos ficou algo paternalista 😉

    Abr

  52. Carlos says:

    @Aver @Balari

    Balari o Aver já te mostrou o que eu me referia, não é desculpa mas só hoje voltei a vesitar este post, pena que não tenhas dado mais atenção ao nosso Pplware, já aqui tinha e bem há pouco tempo colocado um post com essas estatisticas, assim como o nosso “Guru” Vitor M.quando colocou também um post a dar a sua opinião sobre o Vista e passo a sitar , (Fiável, robusto e seguro temos SO), foi esse mesmo post que me levou a instalar o Vista em 2 das minhas máquinas, o portatil e o Desktop particulares, porque no escritorio assim que passar a validade das licenças do XP, pelo menos em 3 maquinas com mais recursos vou migrar também para o Vista . Quanto ao Linux vamos continuar a dar tempo já experimentei o Ubuntu e daí falar como falava, mas por hora continuo a observar o tempo a dar-me razão na devida altura voltarei a comentar .

    Um Grande Bem Haja do Amigo
    Carlos

    PS há por aqui comentadores que não percebem que o Pplware é uma espécie de familia em que ninguém é Obrigado a concordar sempre uns com os outros, mas no fundo somos todos Amigos e com um interesse comum a informática, eu só sou entusiasta mas há por aqui verdadeiros e bons profissionais .

  53. Balari says:

    @Carlos

    A opinião do Vítor é uma coisa, esses tais estudos de empresas que tantas e tantas vezes referes são outras. E não, não é por o Vítor gostar do Vista, coisa que ele já me disse várias vezes, que o vista se torna intocável, ele é uma pessoa como qualquer um de nós.

    Se já experimentas-te o Ubuntu, lanço-te um desafio que será bastante fácil para ti escrever:
    Fazias um post, que eu ou qualquer um dos colegas de pplware publicaria, com a tua experiência em Ubuntu, mostrando quais as dificuldades que tu (como utilizador do Windows) encontraste na instalação e utilização deste sistema operativo. Seria muito bom porque para todos, porque em principio as dificuldades serão parecidas às de muitos leitores que estariam a ler esse post.

    Espero que aceites, e não vale a desculpa da falta de tempo porque basta tirares meia hora para escrever sobre isso, porque como já não o tens contigo não podes tirar screenshots, eu próprio arranjaria umas imagens dos pontos que irás referir.

    Um abraço, vou mandar-te isto para o email porque acredito que vamos criar este post com sucesso, já que tu também és parte do pplware 🙂

  54. Carlos says:

    Caro @Balari,

    Aceitaria o convite de Bom grado só pelo convite sinto-me honrado, mas vou recusar pelas seguintes razões, as minhas dificuldades das poucas horas em que instalei o Ubuntu, através de um cd de uma revista de informática foram as seguintes : não consegui instalar a maioria dos meus programas Office 2003 profissional por exemplo, nem a miserável placa usb kanguru ele reconheceu,também não consegui instalar o IE7 e na firma que eu pertenço só dá acesso ao site através do IE, eu gosto muito de um determinado e popular Jogo da EA Games, não instalou, eu não gosto de um SO pelos efeitos graficos, gosto sim pela facilidade de utiização o Ubuntu tem comandos a mais para o meu gosto . Já experimentei o Mac OX Tiger e desse SO gostei apesar de preferir o XP ou o Vista pela sua simplicidade e compatibilidade e robustez . Porque passei mais de 4 ou 5 h com o Ubuntu, não posso escrever post nenhum mas posso apenas comentar a minha experiencia e a de outros, eu sei que não tenho muita paciencia nem tempo para experiencias .

    Abraço e
    Bem Haja
    Carlos

    PS convida-me para escrever um ou varios Post’s sobre musica Pop/Rock, sobre determinada decada, estilo ou banda, influencias sociais etc e aí apesar de demorar aceitaria o convite de Bom Grado
    Abraço e
    Bem Haja
    Carlos

  55. @Carlos,

    Considera-te convidado a escrever sobre os temas que apresentaste.
    Fica ao teu critério o tema. Vamos para ti criar uma tag chamada “contracultura”

    Manda os textos para o endereço de mail do Vítor (vitorm.peopleware@gmail.com) e avisa que vais da minha parte!

    Pedro Simões (AKA “O dono do pplware durante 15 dias”)

  56. Carlos says:

    @Pedro Simões

    Ok vai demorar uns dias mas vou deita as mãos á obra já amanhã

    Bem Haja
    Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.