PplWare Mobile

Shahed 136: Ucrânia sofreu o maior ataque com drones “suicidas”…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Rodrigo says:

    A NATO já raspou o fundo do tacho do armamento segundo lá os generais e a Rússia é sempre a produzir segundo os dados dos Ingleses a Rússia está a produzir armamento mais do que toda a NATO junta por mês.

    Estava na hora de acabarem com isto, a Europa está a sofrer com isto e a América a sorrir e a ganhar rios de dinheiro na vendas de armas e combustíveis.

    • mikado says:

      Isto só acaba com o fim da Rússia.

      • Rodrigo says:

        Agora falando sem tretas, achas que isso vai acontecer com a maior potência nuclear do mundo?

        Já estava na altura de todos se sentarem a mesa para resolver isto, os homens Ucranianos já tentam fugir da Ucrânia aos milhares e até fazem documentos falsos de atestados médicos de doença para não ir para a guerra.

        Os Americanos estão se a marimbar para a vida dos Ucranianos o que interessa para eles é enfraquecer a Rússia e a Europa.

        • PTO says:

          Não é preciso sentarem-se em lado nenhum, a solução é extremamente simples: A Rússia abandona e devolve todos os territórios ucranianos que invadiu e paga o que tiver a pagar pela destruição material e humana que causou sem qualquer motivo.

          • Rodrigo says:

            Totalmente de acordo (mas nem tudo é branco nem preto) mas nós sabemos que na vida real não funciona assim, vemos pelos Estados Unidos da América todos os países que invadiram ocuparam território e nunca o deixaram, seja no Iraque, Afeganistão, Cuba, Alemanha, etc… Todos os países onde invadiram praticamente ocupam sempre território com bases militares.

            Bem sabemos que no final é isso que acontece, todos se sentam a mesa e resolvem porque os Ucranianos vão continuar a morrer aos milhares e a Europa cada vez pior.

            Óbvio que os Russos também morrem mas para o Putin isso não lhe diz nada infelizmente.

          • Paulo says:

            Ou a Russia conquista o resto de Donbass e corta o acesso ao mar por parte da Ucrânia tornando-a assim um país “land locked” e consequentemente muito mais pobre.
            A ucrânia desde o inicio do conflito já recebeu 200 mil milhôes de euros dando mostras de que é um país na banca rota.
            A população é que sofre e já sairam perto de 20 milhões do país.
            Fora os que morreram ou ficaram mutilados na guerra.

          • jorgeg says:

            o sr faz a menor ideia pq e que este conflicto comecou?!

            O sr sabe que no ano anteriro a Russia e a Ukrania iam cheagr a um acordo de paz mas um tipo gordo do Reino Unido a mando dos ianques disse que nao!

            O sr sabe quem sao os dois paises mais corruptos do Mundo?!
            Comecam os dois por um U!

            Cultive-se e deixe de ver a cnn++

          • Rabo says:

            Putin é um covarde e fraco. Ele nao é homem, nunca foi homem, e nunca será. A primeira pessoa que deveria ir para a guerra é ele, a primeira pessoa a defender a causa da guerra e ir de frente para o front guerrear mostrando exenplo para os seus seguidores como seus combatentes, é ele o Putin. Mas pelo visto ele prefere mandar “os trouxas” combatentes no lugar dele para guerrear. Covarde, tenho ODIO desse sujeito.

          • Rabo says:

            Se todos os lideres responsaveis “covardes” como esse, desse seu sangue e sofrimento como exemplo em primeiro lugar, nao teriamos guerras. Mas eles preferem obviamente ficar covardemente atras das linhas de front de guerra comandando e curtindo sua vida corrupta de riqueza, nobre sem sofrimento e cheio de mulheres. Bando de “lixos humanos” eles sao.

          • Rabo says:

            Aqui no brasil se fala “Pimenta nos olhos dos outros é refresco”. Ou seja, Putin és um babaca, covarde. Porque nao colocou o sangue dele em primeiro lugar? Lixo humano esse cara

    • Rui says:

      Ó homem vá ver novelas!
      Como é? A rússia? Aquele país que foi comprar milhões de munições de artilharia à Coreia do Norte? E estes mesmos mísseis são produzidos no Irão? É desta rússia que fala? Que ficou sem tanques e está a colocar em funcionamento carros de combate dos anos 50 e 60? E que não se atreve a voar dentro da Ucrãnia, porque sabe onde vão parar os aviões a seguir? E é daquela potência que está a falar, que perde navios atrás de navios para um país que nem marinha tem?

      A NATO não sei se percebeu bem, os países que decidiram doar material (há quem não o tenha feito), doaram 10% do que têem em stock! Sabe o que é 10%?

      Portugal tinha 37 Leopard 2A6 e doou 3. Repito, doou 3! Não ficamos sem blindados!!!!!
      Continuamos com os mesmos aviões, os mesmos navios……

      Tem de tomar os medicamentos!
      A rússia errou ao invadir e tentar anexar a Ucrãnia, agora resta destruír totalmente tudo o que a rússia enviar para a Ucrãnia! Não há plano B!

      • Rodrigo says:

        Deixa de ver TV, que andas enganadinho.
        A Rússia pela TV já não tem tanques nem mísseis nem balas, nem botas nem ração a mais de 1 ano.

        Sobre o fundo do tacho quem o diz é a NATO sobre Munições.

        “The bottom of the barrel is now visible,” Adm. Rob Bauer of the Netherlands, the chair of the NATO Military Committee and NATO’s most senior military official”

        Isto não são mísseis são drones Geran-2 versão russa já construídos em grande escala pela Rússia.

        Não estou a falar que quem invadiu quem nem quem tem razão só te estou a dar os factos por muito incomodo que sejam, essa é a realidade.

      • Grunho says:

        Continua a sonhar alto. A Alemanha e a ursa já andam a mandar o zé lenços negociar com os russos, que já não aguentam mais. E quanto mais o zé lenços teimar, mais desgraçados ucras vai mandar para o açougue e mais depressa abrevia a falência da Alemanha, que está a ficar de rastos. Claro que no fim disto os próprios ucras vão pedir contas ao zé lenços e corre sérios riscos de um ajuste de contas interno.

      • Rui says:

        Rodrigo e Grunho? Se não sabem do que falam para que se metem em assuntos de graúdos?

        https://defence-blog.com/russia-deploys-ancient-t-54-tanks-to-ukraine/

        Se tem assim tanto poderio militar, como é possível que tenha vindo a recuar na Ucrãnia desde Fevereiro de 2022, quando não conseguiram controlar a capital?

        https://www.theguardian.com/world/2022/sep/06/russia-buying-millions-rockets-shells-north-korea-us-intelligence-ukraine

        Então os EUA….. meu caros, sabem quantos milhões de munições de artilharia enviaram para a Ucrãnia e Israel em menos de 2 anos?

        Vocês fazem a menor ideia de quantos mísseis leva cada um dos 73 Arleigh Burke americano?

        E quantos mísseis carrega cada um dos quase 100 submarinos nucleares?

        Na Ucrãnia a situação é de empate, com a rússia a não conseguir vencer a Ucrãnia!!!!! Esperemos pelo F-16…….

    • AlexS says:

      Já quando os Comunistas defendiam os Nazis e até tinham os sindicatos a sabotarem as fabricas Francesas e Inglatesas de armamento o discurso que agora o Rodrigo tem era este: os fabricantes de armamento maricanos estão a ganhar dinheiro…

      70 anos depois os progressistas continuam na mesma. Só os americanos é que ganham dinheiro os progressistas não.

    • freakonaleash says:

      A Europa sofre se o reich moscovita não for travado nas fronteiras da Ucrânia pré 2014.
      E o que está a papagear sobre o fim do apoio da Nato é falso, ainda este mês já foram pledged ou mesmo enviadas várias remessas de armamento nomeadamente de alemães e americanos para a Ucrânia.
      A miséria que o reich moscovita impões aos povos por ele subjugados não pode ter lugar no século 21.

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem junto da mesinha de cabeceira.

  2. Aves says:

    O “Público”, 26 de novembro:
    – “A Força Aérea ucraniana diz que abateu 71 drones e um míssil durante a madrugada de sábado”.
    – “Ministério da Defesa russo afirma que abateu 24 drones e dois mísseis terra-ar em Moscovo e noutras cidades”.
    Os drones ucranianos são fabricados na Ucrânia e são modelos modificados dos Shahed 136/ Geran-2.
    Diz a imprensa suiça:
    “O ataque de sábado coincidiu com a comemoração do “Holodomor” na Ucrânia, a grande fome da década de 1930 que matou milhões de ucranianos. Kiev afirma que foi um “genocídio” perpetrado pelo líder soviético Joseph Stalin. A Rússia sublinha que a fome não causou apenas vítimas ucranianas, mas também russas, cazaques e de outras nacionalidades, num contexto de coletivização das terras.

    Os ataques das últimas horas também coincidem com o décimo aniversário da revolução pró-europeia Maidan em 2014, que irritou o seu vizinho russo.
    Pouco depois de os ucranianos terem derrubado o governo apoiado por Moscou em 2014, a Rússia anexou a Crimeia e apoiou os separatistas no leste da Ucrânia. Dez anos depois, a Rússia ainda considera a revolução Maidan um “golpe de Estado” ilegítimo e procura instaurar um novo governo em Kiev. Há dez anos, em Kiev, houve um golpe de Estado pela força e as autoridades legítimas foram derrubadas”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, neste domingo”.
    Está para durar.
    https://www.swissinfo.ch/por/afp/rússia-afirma-ter-derrubado-drones-e-mísseis-ucranianos-após-ataque-a-kiev/49009342

    • JMiguel Sousa says:

      “Os ataques das últimas horas também coincidem com o décimo aniversário da revolução pró-europeia Maidan em 2014, que irritou o seu vizinho russo.”

      10 + 2014 = 2024

      O swissinfo está uns meses à frente 😀

      • Aves says:

        Reproduziram o que disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, no domingo passado. A alteração do regime na Ucrânia foi em fevereiro de 2014. Deviam ter corrigido para 9 anos e 9 meses? Isso tem importância?

  3. PTO says:

    Drones suicidas? A sério?

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Infelizmente esta guerra é que nunca mais acaba. E se calhar daqui lá ela vir a acabar. Vivemos tempos muito difíceis. Foi a pandemia, a economia em baixo, estas guerras, enfim…

  5. Nuno says:

    Rebolo a rir quando dizem que a Russia ja nao tem isto nem aquilo, mas vamos la ver uma coisa, mas a Russia ainda nao saiu da Ucrania, mesmo sem ter nada??? mas afinal mesmo sem ter nada não a conseguem tirar de lá??? e com sançoes e mais sançoes e ainda nao caiu?? alguem está a mentir nesta conversa, ou nao??? Quem ainda tem esperança na saída da Russia do Donbass, podem bem esquecer, nunca mais vao sair de lá, podem-se convencer disso e como ja alguem disse nao se trata de A ou B ter razão, mas sim de constatar FACTOS e nao desejos ou opiniões. Se a Russia nao tivesse mesmo nada, já lhe tinham feito o mesmo que fizeram à Servia, que foi bombardeada durante 40 dias!!!! porque nao o fazem??? PENSEM pela vossa cabeça!

    • Aves says:

      Há 1 ano e 9 meses aplaudias o génio de Putin que ia ocupar a Ucrânia em 15 dias e que os países da NATO não podiam fazer nada.
      Agora perguntas por que é que os soldados ucranianos, com equipamento militar da NATO e os drones que fabricam – ainda não conseguiram expulsar os invasores russos. Dá tempo ao tempo que a guerra vai ser longa.

    • Rui says:

      A rússia está à ano e meio sempre a recuar!!!! Um feito notável para uma suposta superpotência! Ainda por cima de um adversário que no início da guerra tinha apenas manpads e ferro velho soviético!!!!! E até agora quase só recebeu equipamento ocidental velho!!!! Os 3 Leopards que doamos já compramos em 2ª Mão da Holanda nos anos 90…………….
      Vão receber F-16 desenhados nos anos 70!!!!!!!

      E têem dado uma tareia na rússia…. tanto assim é que está sempre a recuar!!!!!

      E sabe porque é que a NATO ainda não despedaçou a rússia? Apenas as ogivas nucleares seguram a rússia de ser derrotada em 3 tempos!!!!!!
      Agora imagine quando o czar morrer….. já tem quase 70 anos……..

      A rússia conseguiu um feito, virar praticamente todo o mundo ocidental, e em particular a Europa contra si!!!! Até as neutrais Suécia e Finlãndia entraram para a NATO!!!!!

      Não sei se é bom em contas, mas quem acha que aguenta a gue

  6. freakonaleash says:

    Aí está o reich moscovita do mini fuhrer putin a liberar vidas de civis ucranianos! O reich moscovita tem de ser desmantelado, pode ser que a China não se importe de controlar umas quantas “republicas” ali à beira, controlar de facto, porque ao que parece já tomaram conta da economia de uns quantos territórios.

  7. PorcoDoPunjab says:

    Resta dizer, que no meio de toda esta tragédia humana, em que quem morre são sempre os mesmos desgraçados, as coisas nunca mais serão como dantes.
    Os Russos perderam, se é que alguma vez a tiveram, toda e qualquer confiança que tinham sobre o Ocidente.
    As sanções, os arrestos de dinheiro russo no exterior, a saída do sistema Swift, e outras coisas mais, mostram aos russos que não podem confiar no ocidente.
    O próprio Putin já disse que mesmo depois da guerra a Rússia tem que se virar para a Ásia e outros mercados.
    A Alemanha, ao ter alinhado nas sanções, perdeu para sempre aquela que era a sua enorme vantagem, gás e petróleo baratos russos
    Agora que isso se foi, já estão de rastos.
    Como se isso não bastasse, os Chineses tb estão a malhar na Alemanha por serem uns capachos dos EUA e bloquearem a Huawei.
    Enormes encomendas de automóveis já foram anuladas..
    Estão a levar porrada por todo lado e é muito bem feito para não serem burros.
    Isto ainda só vai a meio.

    • Aves says:

      Petróleo barato? A Rússia se quiser vender petróleo transportado por mar, à Alemanha e aos países aderentes ao bloqueio, tem de o vender a 60 dólares por barril.
      Medes tudo pelos smartphones da Huawei 😉

      • PorcoDoPunjab says:

        Aves, vá lá perguntar aos alemães, aos industriais, se estão melhor agora sem o petróleo e gás Russo.
        Vá lá e diga que vai da minha parte…
        Andaram décadas a mamar energia barata da Rússia.
        Agora amanhem-se.
        A Rússia vende a quem quiser comprar, quem não quiser, não compra.
        Mais simples não há…
        Não é telefone Huawei, é Xiaomi.
        Huawei será o próximo.
        Este, ao contrário do que alguns por aí dizem, que Xiaomi não dura nada, ainda está como novo.

        PorcoDoPunjab não é frequentador do Largo Das Ratazanas

    • Rui says:

      É só estrategas!!!!
      Os alemães não iam morrer de frio?

      Não percebeu que a rússia perdeu muito mais, porque deixou de ter o melhor cliente! Vai vender gás e petróleo a quem? Chineses? A rússia representa 2% do comércio mundial!!!!! E é isso

      A rússia tem e vai ser humilhada. Livrou-se na IIª Guerra Mundial de serem julgados como criminosos de guerra (há quem não saiba que os russos eram aliados dos alemães de Hitler, até 1941…… invadiram a Polónia a meias com a Alemanha……….), mas agora não vai saír do colete de forças enquanto o Putin não for morto ou morrer de uma janela ou escada……..

    • Rui says:

      Realmente as coisas estão a correr bem para os russos!!!!
      900 russos morrem todos os dias só em Avdiivka!!!!!
      Só carne para canhão!!!!

      https://youtu.be/pwlkeLyfQjg?si=q2EWVleBlTnSs6vY

  8. Nuno says:

    Com tantas sanções e a economia Russa ainda está de pé!!! é facto!!! Já agora quem disse que a Russia iria ocupar a Ucrania em 15 dias? Existe algum responsável russo que o tivesse dito? Já agora quem?? Para além de potencia nuclear, a Russia é o mais com mais recursos naturais do mundo, tem de tudo! Mesmo com tantas sançoes, pesquisem lá onde existe melhor nivel de vida, em Lisboa, uma capital da UE ou em Moscovo, uma capital com sançoes!!!! Chorem e eu tambem choro, nao por Moscovo, claro, mas por Lisboa que mesmo assim consegue ter um custo de vida mais elevado que Moscovo, salarios mais baixos e custos mais elevados e sem sanções!!!!

    • Rui says:

      O Nuno tem um bom remédio, muda-se para Moscovo.

      Mas não critique o ditador, não vá caír de uma janela …….

      Os criminosos russos até na véspera da invasão juravam que não íam invadir a Ucrãnia!?!?!?!?!
      Ou não se lembra?

      Os únicos que andaram meses a garantir que os russos íam invadir a Ucrãnia, foram os americanos….. e tinham razão!!!!!

      Já agora, já visitou a rússia para além da capital?
      É uma pobreza que mete dó!!!!!

    • freakonaleash says:

      “Com tantas sanções e a economia Russa ainda está de pé!!!”
      Agora peça-lhe para fazer um 4! O rublo anda pelas ruas da amargura, já reparou?

  9. Nuno says:

    Acho que anda aqui muita confusao, mas eu estou a dizer que preferia viver em Moscovo???? Uma capital sancionada onde as coisas custam menos e o salario médio é maior que Lisboa, nao acham isso grave??? Ouçam o que diz o Kissinger, até ele já falou que o melhor é nao mexerem com a Russia, estará enganado?? Nao se trata de quem tem ou nao razao, vejam os indicadores do crescimento economico entre os paises do ocidente sem sançoes e a Russia, mas será que o banco mundial está enganado também? Se dizem que o ocidente pode acabar com a Russia, porque nao acabam logo??? Será mesmo assim??

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.