Alerta: Ataques de phishing à Caixa Geral de Depósitos
Os ataques de Phishing direccionados a clientes dos serviços online dos bancos não são novidade. No entanto, as técnicas usadas têm evoluído significativamente, dificultando em muito a acção do utilizador no sentido de validar a veracidade de tal informação recebida.
Recentemente, através de um comunicado oficial, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) deu a conhecer estão em prática novos ataques de “Phishing” que recorrem a e-mails falsificados, com referências à CGD, contendo links (aparentemente fidedignos) mas que levam os utilizadores para cópias do site da CGD, comprometendo a privacidade e a segurança dos clientes.
O que é o Phishing?
O “Phishing” é uma vigarice que utiliza SPAM ou mensagens de pop-up para ludibriar pessoas no sentido de revelarem números de cartões de crédito, informação de contas bancárias, números de segurança social, passwords e outro tipo de informação confidencial ou sensível.
Basicamente o utilizador recebe um e-mail supostamente de uma entidade credível, mas que na verdade o reencaminha (através de um URL/link ou) para um site com um design igual mas que na verdade é apenas uma cópia do original, levando o utilizador a colocar dados pessoais e a ser enganado. O utilizador recebe normalmente uma informação a referir que os dados estão errados, mas na verdade o dados já estão do lado do atacante. Técnicas como DNS Poisoning (manipulação de entradas no DNS) são também bastante usadas neste tipo de ataques.
Ataque de Phishing à CGD
O ataque que está actualmente em curso recorre ao e-mail para enviar o link fraudulento ao utilizador. Na prática, o endereço www.cgd.pt é mascarado para “http://www.festaprovencal.com.br/wp-content/themes/app/”, sendo que este ultimo endereço já foi bloqueado, no entanto podem existir variantes.
Repare-se no e-mail que tem vindo a ser recebido pelos clientes da CGD (aparentemente de um endereço válido info@caixageral.pt)
No entanto, quando o utilizador carrega em Verificar Agora, é reencaminhado para um site que aparentemente parece ser o da CGD mas que na prática serve plataforma de ataque, para obter os dados dos clientes.
Apesar de ter sido já detectado tal ataque de phishing, é muito importante que os utilizadores tenham sempre muita atenção para não se deixarem levar por este tipo de esqueças. Como referimos, os esquemas de phishing são cada vez mais elaborados e o Pplware sabe que até já foram detectados pequenos scripts capazes de de substituir o (pequeno) formulário de autenticação nas próprias páginas dos bancos. Como teste, nada melhor que errar sempre a primeira tentativa.
Nunca é demais relembrar A Caixa (ou outro banco) nunca pede o preenchimento completo da matriz. O Caixadirecta on-line ou o Caixa e-banking pedem apenas 3 dígitos do seu cartão e exclusivamente para validação de operações. Qualquer outro tipo de pedido é fraude! Suspeite sempre de links e ficheiros em emails. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer acção ou interação, já que podem conter vírus indetectáveis. Não responda. Não clique em links nem abra ficheiros. via CGD
Este artigo tem mais de um ano
a página original não será com https porta 443
Sim, mas as pessoas não reparam nisso.
E o facto de ser uma página https não significa que não seja forjada.
Fazer isto é muito fácil. Aliás, cuidado com a redes wireless abertas. É fácil alojar uma cópia de um site como da CGD e configurar o DNS num servidor para depois guardar as passwords num ficheiro, e-mail, etc.
De cada vez que vejo referido um “ataque sofisticado” vou ler, e mais uma vez a montanha pariu um rato. Isto é que é sofisticado?? Poupem-me!
Boas @irlm
A copia do site da CGD pode também estar alojado num servidor, com certificados associados (caseiros). Ou seja, ter https e estar na porta 443 não significa que seja seguro..a comunicação é segura mas tirando isso… 🙂
Ainda há quem caia nessa ?
A caixa e os restantes bancos deveriam testar os seus clientes, enviando um mail “falso” com um link falso a pedir os algarismos do cartão matriz. Os que acedessem ao site ficariam sem direito ao net banking.
Há limites no direito a ser estúpido … este é um deles !
Há pessoas que caem sim, nem todos conseguem ter a mesma inteligencia como tu.
Há muitos adultos/idosos que usam a net para e o pc para coisas basicas e não sabem diferenciar a fraude do original, para nos que entendemos estas coisas por vezes é simples mas nem toda gente pensa igual.
Penso que só por teres outro ponto de vista da situação que isso ainda não te dá o direito de chamar estupido as vitmas de fraude…
Pensa sempre, hoje sao eles, amaha podes ser Tu.
Ai cai cai…pessoas sem formação, com formação…Nem temos têm “formação de Internet e segurança”. Um exemplo…entrem no Facebook e vejam a quantidade de informação que as pessoas publicam sem pensar..
É verdade que essa rasteira já é antiga, mas para muitos é sempre nova.
Mas poderá haver alguma mais sufisticada que o João Araújo caia (espero que não) e depois vai ficar caladinho para que ninguém saiba. Mijar fora de casa sem ver de que lado está o vento, pode dar para o torto…
Cuidado com a linguagem, podes estar a chamar estúpido a quem investiu para fazeres este comentário.
Excelente resposta!
+1
Há um documento que nos permite conduzir legalmente, devia haver o mesmo para utilizar determinado tipo de serviços.
E quantas vezes as leis do código são alterardas?? De maneira a que tenhas de refazer a carta?
Se tivses um documento para usar determinado serviço, podias ter q o atualizar quase todos os dias, pq toda gente sabe que no mundo da tecnologia o que hoje é novo amanha já é velho
Que falta de sensibilidade, e és mesmo ignorante, sim há pessoas que caiem porque não têm certos conhecimentos como alguns de nós, e em vez de os banirmos, devemos ensinar-lhes a proteger-se como o devemos com os mais idosos que são as maiores vitimas de fraudes por gente estúpida, esse é a nossa responsabilidade, em vez de usares a tua inteligência para dizer disparates, usa-a para ajudar os outros a proteger-se e aprender coisas que ainda não sabem, e isso chama-se partilhar conhecimento…..
E digo-te mais há uma primeira vez para tudo, quiçá não haverá uma para ti, também caíres num erro, talvez ai saibas dar valor às coisas….
Dizes isso porque não lidas com users todos os dias.
Compreendo o teu ponto de vista, mas tenta compreender o meu e o do post original, tantas vezes ensinamos e tiramos duvidas, e tantas vezes nos colocam a mesma questão, que ao fim de uns anitos disto, basta…. desenrasquem-se 🙂
Há uma maneira muito simples a isto… é fazer “copy” da primeira vez que se responde online, e depois “paste” nas vezes seguintes…
“tantas vezes ensinamos e tiramos duvidas, e tantas vezes nos colocam a mesma questão, que ao fim de uns anitos disto, basta…. desenrasquem-se”
A pergunta pertinente será: “Então, o que é que te motiva, de início, a ensinar e a tirar dúvidas?”
Muitas vezes as pessoas perdem a origem (o sentido) do que as motiva a fazer algo.
Vou dar um exemplo da minha experiência: Estando desempregado, com conta no facebook, estive a recolher vários “posts” em grupos de emprego:
– uns anunciavam ofertas;
– outros anunciavam procuras;
Sendo que cada “post” indicava localidade e área de profissional, fui fazendo num excel um registo das pessoas à procura de emprego, sempre com o link para o “post” que elas fizeram… Quando encontrava um anúncio, procurava no meu excel pessoas que tivessem mencionado características semelhantes/adequadas ao anúncio de oferta de emprego, e respondia com comentário no link do “post” delas.
Quando fiquei empregado, já não tive tempo para continuar a fazer isso.
Não quer dizer que seja chato ou ingrato ou repetitivo, significa simplesmente que o tempo útil já não me permitia continuar a fazer isso.
Entretanto, quando via anúncios de oferta de emprego que eu verificava serem pouco éticos ou até fraudulentos, ia ao meu excel que também tinha comentários pré-definidos por mim e fazia copy-paste de algum desses comentários para o facebook na resposta a esse anúncio que poderia prejudicar as pessoas que caissem na esparrela.
Assim sendo, o copy-paste evita que uma pessoa se desgaste a teclar, e permite que a pessoa analise mais o problema, do que propriamente estar repetidamente a escrever/teclar respostas iguais vezes sem conta.
Caro amigo João… Eu diria que num universo paralelo (ao da informática)… os bons burlões utilizam diversos métodos, técnicas para levarem as suas vitimas a comportarem se como pretendido. Quando tentam explorar a inocência das pessoas e não obtêm o que pretendem ou são hostilizados … exploram a arrogância e a presunção da inteligência suprema que as potências vitimas demonstram. Como tal tenha cuidado … não vá o supra sumo da segurança ser apanhado em falso. Ainda lhe digo mais 2 coisas: 1. sempre ouvi dizer… quanto mais sei… menos sei. 2. Falta-lhe um pouquinho de psicologia comportamental, ou psicosociologia criminal para compreender que até você pode ser vitima. Abraço.
“necessario recadastramento”
Ve-se logo que pais vem
Assim como dezenas de emails que recebo tudo daquelas bandas…
Até parece que Portugal só tem santos e o Brasil só ladrões. Veja lá como é que fala… (não, não sou brasileiro, antes que pense).
E digo mais, o que impede um tuga escrever “à la brasil” para disfarçar a coisa? Nada! Portanto, o seu preconceito beira o ridículo!
Caros moderadores, é possível apagarem o comentário anterior por mim feito? Obrigado.
Não existe qualquer interesse em disfarçar escrevendo “à la brasil”. Se o ojectivo do mail é parecer credível, escrever de forma diferente da esperada ( a CGD é portuguesa, ainda…) não lhe dá credibilidade.
O comentário nada tem de xenófobo. Apenas fala de factos. Eu nunca recebi um e-mail desses escrito em PT-PT. Isso também não significa que os Br sejam mais gatunos que nós, apenas que são 20x mais população que nós.
Só cai nisto quem quer.
No melhor pano cai a nódoa… Já dizia o outro.
Sim, porque todas as pessoas estão sempre muito bem informadas, e nunca as pessoas idosas (por exemplo) com conta de e-mail (para contactarem com outras pessoas idosas, por exemplo) serão vítimas de spam e phising… E depois aparece uma fada e um unicórnio, e o pessoal fica todo contente no reino da fantasia do S Pimenta. 🙂
Em boa verdade partir para a ofensa gratuita não é por certo o melhor caminho, todavia a sugestão do Araújo não é descabida desde logo em prol daqueles que usam, abusam e disso dependem e muito no seu dia a dia, dos serviços de netbanking. Se és negligente e displicente não deverias usar estes serviços.
Vai ao banco e… have fun 🙂
A sério!! então os mais idosos nem devia se quer dinheiro algum…..mais a mandar comentários sem nexo…..enfim….
Na passada 6ª feira uma vizinha minha, idosa, foi vítima de assalto: disseram-lhe que as notas de 5 euros iam acabar; acabaram por lhe levar todas as notas que tinha, de 5, 10, 20 e 50.
Pelo comentário do Mster of Menir a minha vizinha deveria estar proibida de usar notas de 5 euros…
O Master of Menir tem toda a razão! Simplesmente, quem não sabe usar o netbanking, não devia tê-lo…
Portanto, quem não sabe exprimir-se na net, não deveria poder fazê-lo… Como o Master of Menir…
Já agora, na mesma ordem de ideias:
Quem não souber votar em políticos, não devia ter direito ao voto.
Quem não sabe conduzir, não devia ter carro.
E quem não sabe proteger-se, não devia ter qualquer tipo de vida, pois não sabe usá-la?!
Uma coisa é ser negligente, outra é estar mal informado… e ambas acontecem bastante, mas a última é mais desculpável, e portanto, é preciso ter isso em conta…
Uma pessoa idosa pode ter conta de e-mail, comunica isso ao banco, e de repente aparecem estas mensagens na caixa de correio, e a pessoa não sabe o que fazer. É tudo novo para ela, já que ela nem sequer conhece esse termo de netbanking. Apenas vê que recebeu uma mensagem de e-mail que parece ser do seu banco, e fica logo em pânico… porque é tudo novo para ela.
Agradeço a informação e acho sempre util esta informação.
Pois ao contrario de certos ‘iluminados’ que para aqui andam e que sabem tudo.
Há determinadas pessoas que acedem á Banca Online para efectuar operações básicas e não têm a noção destes perigos e nem desconfiam dos mesmos.
Assim sendo é sempre de louvar estes alertas que nunca são demais.
Isto sim é o que a verdadeira comunidade informática deve fazer divulgar, divulgar e divulgar só assim se consegue chegar a mais e mais pessoas e agradeço as fotos que irei enviar para determinados familiares meus para saberem as diferença.
Obrigado
Se os bancos na altura de darem acesso ao netbanking alertam para o facto de nunca pedirem os dados por email. Nunca percebi bem porque é que as pessoas caem neste tipo de artimanhas. Talvez o problema seja mesmo o analfabetismo.
Uma pessoa idosa pode ter conta de e-mail, e recebe à mesma spam e phising, sem nunca ter pedido netbanking… aliás, a pessoa idosa pode nem conhecer esse termo.
A única coisa que sabe é que recebeu, na sua caixa de e-mail, uma mensagem “do seu banco”.
E, assim, pode até entrar em pânico, por sentir que tem de agir, de alguma forma.
Portanto, a tua solução já ajuda em muitos casos, mas não é suficiente para todos os casos.
Site com o WordPress 3.2.1, já está na hora de actualizar. Mas para esta já não vai a tempo.
Já me aconteceu de estar mais de 1 mês seguido em que ia ao site da caixa directa (pelo site da cgd, sem abrir links de e-mails ou assim) e ao fazer login tinha coisas deste género a pedir o cartão matriz. E o resto do site parecia tudo bem, ligação https, url normal, etc.
Que rede estavas a usar? A de tua casa, do emprego, pública?
Claramente não era o site da CGD.
a de minha casa
Provavelmente algum tipo de spyware que escreveu no ficheiro hosts. Sempre que abrias cgd.pt ias parar a outro IP predefinido.
Desde já não percebo uma certa revolta de alguns leitores por este post, pois consideram o trabalho um pouco “amador”, no entanto, penso que essas considerações são irrelevantes, considero que a informação ou o seu excesso é sempre melhor que a falta dela.
Obrigado Pplware
Boas Ricardo,
Penso que o pessoal se refere à inovação do ataque e não ao artigo propriamente disto. É verdade que os ataques de phishing são muito idênticos mas os pormenores fazem toda a diferença.
Nunca é de mais alertar os nossos leitores 🙂
Concordo em absoluto, os alertas nunca são demais!
Chamo à atençao ainda de uma outra situação, não sei se já ouviram/leram sobre o assunto: quando acederem aos websistes da banca online certifiquem-se que estes são escritos como “www” (3 w’s) e não como “vvvvvvvv” (6 v’s). Pode parecer estranho … mas esta de facto é outra das artimanhas, especialmente para os mais desatentos.
Já no que diz respeito a links em emails (se forem provenientes de familiares – sim porque isto também pode ocorrer) podem sempre confirmar se este redireciona corretamente para a página que pretendem se ao “passarem o rato por cima do link” (diferente de clicar no link) este mostrar o mesmo link que aquele que está escrito no email (e o considerarem de fonte fidedigna). Relembro no entanto que, se persistir a dúvida ou suspeita, é preferível não abrir/eliminar essa mensagem.
O excesso de informação é quase tão grave com a falta de informação.
Não é a mesma coisa, nem sequer é tão grave:
Com o excesso de informação, uma pessoa tem o poder de escolha sobre o que quer ver.
Com a falta de informação, a pessoa não tem esse poder.
Apoiado, Ricardo!
Muito bom artigo, é sempre bom lembrar este e outros tipos de ataque, já agora para os mais espertinhos e que dizem que nunca caem neste tipo de coisas deixem-me dizer uma coisa sou um apaixonado por tudo o que tenha a ver com segurança, o mundo hacker e testar vulnerablidades e deixem-me dizer que os mais espertos são aqueles que muitas vezes são apanhados primeiro 😉
É muito bom ter conhecimento destes embustes. Como já foi dito, nem todos têm a capacidade, nem formação para reconhecer fraudes deste tipo. Os que chamam estupidos a quem cai nestes esquemas, podem ser muito entendidos em situações informáticas, mas certamente serão igualmente estupidos noutras situações… garantidamente não gostarão que os apelidem da mesma forma. Obrigado Pplware, partilharei esta informação a todos os meus contactos.
PS. eu próprio já denunciei mails fraudulentos ao departamente anti-fraude da CGD e, no entanto, não me considero impune a esses ataques.
Como cliente de e-banking já tive alguns episódios. Claro que me apercebi porque sou “desconfiado como o car***o nestas mer*as”. Liguei para o banco e eles cancelaram o acesso e tive de pedir novos códigos. No entanto volta e meia recebo um mail ou outro do suposto “banco” e vou aqui http://www.spamcop.net/ para fazer denuncia ao suposto remetente. Mais, os mails normalmente são de um português abrasileirado… se passarem o rato pelos links (sem clicar claro) podem verificar que quase nunca têm endereços conhecidos, são sempre endereços manhosos.
No caso de não terem a certeza vão ao banco. Nunca façam como uma pessoa que conheço. Recebeu um mail da “PSP” com o aviso de que tinha andado em sites ilegais e que deveria pagar 100 euros. Resultado foi a correr pagar os 100 euros, diz ele aos correios… em vez de ir à Polícia apresentar queixa…
eheheheh
Assumiu que andou mesmo nos tais sites de pedofilia.
Estragou o arranjo aos tipoos do vírus. Eles queriam um pagamento por cartão de crédito, acho.
Uma dica: sempre que desconfio que posso estar num site falso, basta por uma password falsa, se o site aceitar a pass o óbvio acontece.
sim, esta é uma das maneiras de verificar a veracidade do site onde está. Fazer frequentes varrimentos com o anti-virús e actualizações do SO, tb são acções defensivas que devem ser aplicadas.
Para o caso em particular, o anti-virus serve de pouco. Supostamento o site não tem vírus.
sim, nesta caso particular a entrada não é através de vírus, mas outros casos há onde são alojados cavalos de tróia e outros do tipo para fácil entrada no nosso pc
Claro, o que não falta por aí são sites com código malicioso. Não cavalos de troia, porque não cabe na sua definição. Mas sim, um anti-vírus actualizado é uma boa aposta.
Um dos problemas é há na sociedade portuguesa uma grande percentagem de “burros”. E um “burro” é um ignorante arrogante. Ignorantes somos todos, mas “burros” são aqueles que são arrogantes na sua ignorância. Perante a complexidade da informática, é impossível ter segurança a 100%, mas isso não impede que o utilizador se informe de quais os procedimentos básicos de segurança que deve seguir. A maioria dos utilizadores, mesmo quando informados (quem avisa amigo é), escolhem, por comodidade, continuar com comportamentos de risco, como os seguintes:
-utilizam software pirata (é sabido que os “cracks” são uma das melhores formas de introdução de vírus e cavalos de troia nos computadores);
-não garantem que o software (sistema operativo e aplicações, antivírus incluído) está atualizado;
-usam no dia a dia, a conta de administração, ao invés de utilizarem uma conta limitada (sem privilégios de administração) para uso corrente e recorrerem apenas à conta de administrador para atualizar e instalar software;
-quando procuram algum software para instalar no computador mesmo que seja livre, procuram no Google e instalam o software a partir do primeiro link que lhes aparece, sem questionarem a idoneidade do site;
-instalam toda a porcaria que encontram pela frente, para “ver se é fixe”;
-Não possuem uma política de cópias de segurança;
-quando pensam que são “entendidos em informática”, desativam muitos dos procedimentos de segurança do computador, porque são uma maçada e eles sabem o que estão a fazer.
E podia continuar!
Claro está que isto tudo tem os dias contados, pois as nossas criancinhas, adultos do amanhã, “já mexem nos computadores”… ou será que apenas conhecem as teclas dos jogos?! 😉
Todos os anos acontece isso… Centenas de pessoas são enganadas, dá nas noticias, aparece em todos o jornais nas bancas, o Facebook é inundado com essas noticias, aparecem em todos os sites que falam sobre informatica, etc etc…
Os bancos avisam que NUNCA mandam emails para confirmar dados nem nada parecido.
Passado uns meses, volta a acontecer com outro banco…
Só acontece aos outros não é?
Faz me lembrar os meses antes do inverno e verão, é preciso fazer algo para evitar inundações e fogos, todos os anos acontece…
Virus? Trojans? Antivirus ?! CRACKS ?!?!?
Não sei se repararam, mas esta tecnica nada mais é que um simples formulário que é prenchido pelo utilizador!
Admito que haja quem, ingenuamente, preencha que é pedido e envie. Confundir isso com técnicas de recolha de informação mais sofisticadas é que já roça o ridiculo.
Já que falamos de uma técnica arcaica de recolha, um método que costuma resultar para aferir da coerência de entidades, é não clicar sem verificar que hiperligação está de facto associada ao botão. Basta passar o cursor do rato e verificar no barra inferior do browser. É um começo para não se cair nestes esquemas que qualquer um pode criar.
Agradeço ao pplware, ter postado este aviso, ao contrário de certos users, preferem afastar certas pessoas destes serviços por serem ignorantes destas coisas e por não merecerem estes serviços, ao contrário que devíamos partilhar e ensinar as pessoas a precaver, afinal de contas também tivemos de aprender somos todos iguais e devemos ter os mesmos direitos, e em vez de afastarmos as pessoas dos serviços que lhes possam ser útil, ensinemos e avisemos de tais perigos, afinal de contas se tivéssemos o mesmo desconhecimento gostaríamos que nos fizessem o mesmo, partilhassem connosco tal informação, a essas pessoas deixem de ser egoístas e de pensar nos próprios umbigos e ajudem quem menos sabe……
Apoiado, Luis Silva!
Os ataques que estarão a acontecer poderão ser bem mais sofisticados do que um simples Phishing!
Não sou um “expert”, mas são demasiadas as notícias de pessoas que garantem ter o computador protegido com antivírus, nunca ter cedido a matriz a ninguém e acabam a perder 3000, 4000 ou mais euros da conta…
Como é possível? Quem já utilizou o sistema sabe que é necessária uma senha, enviada para o telemóvel do dono da conta, para concluir uma transferências superiores a 500 euros!
Na minha opinião deve existir qualquer género de vírus que registe os números da matriz de cada vez que se acede à conta… ao fim de muitos acessos a matriz será fácil de obter! Quanto ao código enviado para o telemóvel “basta” pegar no número de telemóvel que foi associado à conta e “convencer” alguém da operadora a emitir um novo SIM para aquele número.
N~ao se deve abrir <–!!!! esses email s pq em qualquer imagem (*.jpg)
pode ter virose. e n~ao estar como root administardor…..
´e um dos ataces + rentavel ….
2 a partilha do pc ´e a causa + comum para instalar esse tipo do software o filho instala n~ao diz pai e ……….. no firewall etc..
Só queria acrescentar uma nota, nunca entrem no homebanking se o certificado digital não fôr dado como válido… Podem estar a sofrer um ataque do tipo Man-in-the-middle, em que p.e. de alguma forma (email, etc..) o vosso proxy foi alterado estando a passar pela máquina do atacante, que introduz um certificado dele entre o cliente e o atacante, mantendo o certificado original entre o atacante e o domínio do banco, para assim desincrepetar os pedidos http..
O cliente vê o site verdadeiro, com https… mas o atacante vê tudo o que o cliente introduza..
e se eu alterar o meu ip com ferramentas tipo TOR em que associo a essa rede, não estou exposto a ataques (spyware)?
Penso que não existe atualmente nenhuma ferramenta que possa garantir a 100% que não sejamos alvos de ataques de sniff ou mitm.. Apesar de as vezes as pessoas referenciarem o TOR ou VPN como formas de evitar estes ataques, a verdade é que mesmo usando o TOR podem ser alvo de ataques de mitm nos exit-nodes..
Normalmente os sites mais criticos já usam os certificados EV SSL (Extended Validation Certificate) que nos browsers comums, produz um efeito verde imediatemente antes do endereço da pagina… Se o cliente está no link da página do dominio oficial e é uma ligação https e esse dominio utiliza EV SSL e o brilho/texto verde está presente antes do link, então à partida não deveremos estar a ser alvo de um ataque de mitm de forma a que a informação que introduzimos seja comprometida…
Tchhh… Já nem me lembrava que a Caixa tem um site, agora que só uso a aplicação para o Windows 8
Estas noticias têm que ser transmitidas não só na net mas tb noutros meios de comunicação. Radio, jornais, tv…..sim o programa do Goucha e da outra maluca, bem como da rtp, tardes da Julia, etc…ou seja muitos daqueles que estao a dar na sala de espera quando vamos ao dentista !!! A ideia é simples espalhem estas noticias….apesar de muito de nos a julgarmos como spam….
Outra questão….qual é % de segurança quando acedemos online por wifi ao homebanking com linux? WPA2-AES com SSID alterado e escondido, passwd maluca com 50 caracteres?……é o suficiente?
Já ando aqui algum tempo e posso afirmar que, nada é seguro… se as pessoas certas o quiserem saber, sabem.
O truque é não nos expor.