Pplware

Samsung abandona Android e aposta no Tizen nos novos Gear 2

Após apenas 6 meses do lançamento do Galaxy Gear, a Samsung volta a apostar no mercado dos smartwatch e prepara o lançamento de dois novos modelos, tal como havíamos avançado ontem com a informação. Já são conhecidos os modelos Gear 2 e Gear 2 Neo.

Estes relógios inteligentes foram anunciados hoje no evento Mobile World Congress em Barcelona e, como podemos ver, a marca coreana manteve o aspecto do Galaxy Gear original mas colocou um substancial número de alterações. A mais audaz foi o abandono do Android e a aposta no seu sistema operativo, o Tizen.

A Samsung abandonou o Android nos novos Smartwatches e colocou o Tizen. Mas, para quem não sabe a origem do Tizen, deixamos aqui alguma informação. Este não é um sistema operativo qualquer, poderá em breve ser uma grande alternativa ao Android.

Mas o que traz de novo os Gear 2?

A empresa sul coreana não especificou por que razão abandonou o Android em favorecimento do Tizen, nem o que isso representa para a Samsung em termos de compatibilidade entre apps para a primeira geração dos Gear e para esta nova versão, mas refere que o Gear 2 e Gear 2 Neo serão compatíveis com dezenas de dispositivos Samsung, logo no início do seu lançamento.

Esta política em nada se destaca do que a Sony faz com o Sony SmartWatch 2, que funciona com qualquer dispositivo Android 4.0, contudo é um passo significativo face ao que o Galaxy Gear oferecia. Entre as primeiras aplicações para os novos Gear está software da BMW, CNN, Garmin, line e Path.

anterior próxima

Uma novidade é um reprodutor de música independente capaz de emparelhar com os auscultadores via Bluetooth 4.0, o que irá certamente fazer as delícias dos desportistas. Além disso, existe software dedicado à monitorização do ritmo cardíaco e várias outras funcionalidades para a prática desportiva.

As funcionalidades existentes no Galaxy Gear estão também presentes, não havendo uma perda mas sim uma melhoria das apps e respectivos comportamentos. Ainda é possível atender as chamadas no relógio e verificar as notificações. No novo Gear 2 a câmara que estava na bracelete ganha nova posição mais em cima do Smartwhatch e no modelo lowcost, no Neo, a câmara não existe mesmo.

Esta alteração na câmara irá permitir que a Samsung possa oferecer um leque de novas braceletes, o que não o podia na primeira versão do relógio. Internamente há um upgrade ao processador alterando de um single-core a 800MHz para um dual-core a 1GHz, também o peso e a espessura foram ligeiramente reduzidos.

O Gear 2 Neo, como não tem câmara, é mais leve e fino que o Gear 2, mas no resto mantém a mesma oferta. A Samsung ainda não avançou com preços mas sabe-se que a ideia da empresa coreana é lançar o Gear 2 e Gear 2 Neo em Abril. Para quem está no MWC em Barcelona provavelmente irá ter a possibilidade de o experimentar, tal como foi feito com o Galaxy Gear na IFA, em Berlim.

Via | The Verge

Exit mobile version