Saiba como trocar um artigo mesmo sem ter o talão de compra
Perdeu o comprovativo original de uma compra e agora quer trocar o artigo em causa? Calma, há formas de contornar a ausência física do talão de compra. E até soluções digitais para nunca se esquecer de nada.
Será que pode trocar um artigo mesmo sem talão de compra?
Trocar um artigo numa loja pode ser um processo simples quando se tem o talão de compra. No entanto, a situação torna-se mais complicada se o talão foi perdido ou extraviado.
Embora o talão seja a forma mais comum de comprovar a compra, existem outros métodos que os consumidores podem utilizar para efetuar uma troca.
O talão de compra é o comprovativo oficial da transação efetuada entre o cliente e a loja. Este documento contém informações essenciais, como a data da compra, o preço pago, e a descrição do artigo.
Em muitos casos, as lojas exigem a apresentação do talão como condição para efetuar trocas ou devoluções, pois este documento comprova que o artigo foi adquirido naquele estabelecimento e dentro do período permitido para trocas.
Não se esqueça que a melhor maneira de evitar problemas, é guardar os comprovativos originais, mas se já tem papel que chegue na carteira, também o pode fazer de forma digital.
Aplicações como a app Warranty Keeper, pode ajudar a organizar as faturas e está disponível para iOS e Android.
Como fazer a troca sem o talão de compra?
Embora a apresentação do talão seja a forma mais direta de comprovar uma compra, existem outros métodos que podem ser utilizados para realizar uma troca.
Eis algumas das alternativas que podem ser consideradas.
- Apresentação de prova de pagamento: uma das formas mais comuns de comprovar uma compra sem o talão é através da apresentação de uma prova de pagamento, como um extrato bancário ou um recibo de pagamento com cartão de crédito, ou débito.Este documento deve conter informações suficientes para identificar a transação, como a data, o montante e o nome da loja. Algumas lojas aceitam esta prova como alternativa ao talão de compra, especialmente se o cliente for capaz de fornecer detalhes adicionais que ajudem a identificar a transação no sistema da loja.
- Cartões de fidelidade ou contas de cliente: se a compra foi efetuada utilizando um cartão de fidelidade ou uma conta de cliente, a loja pode ter registo da transação nos seus sistemas internos.Muitas vezes, os clientes que se inscrevem em programas de fidelidade ou que criam contas de cliente online têm as suas compras registadas automaticamente, o que permite à loja localizar a transação sem necessidade do talão físico. Neste caso, o cliente pode solicitar que a loja consulte o seu histórico de compras para verificar a transação e proceder à troca.
- Etiqueta ou embalagem original: Se o artigo ainda possui a etiqueta de preço ou está na sua embalagem original, isso pode servir como uma forma secundária de comprovar que o artigo foi adquirido recentemente e na mesma loja.Algumas lojas podem aceitar a troca com base nesta evidência, especialmente se o artigo for uma peça de vestuário com etiquetas intactas ou um produto com embalagens seladas.
O que deve fazer
Se pretende trocar um artigo numa loja sem o talão de compra, há passos a seguir para aumentar as suas hipóteses de sucesso.
Assim, reúna todas as provas possíveis que possam servir como prova de compra. Isto inclui extratos bancários, recibos de cartão, emails de confirmação de compra (se a compra foi feita online), ou qualquer outro registo que possa identificar a transação.
Não se esqueça de que deve levar o artigo em boas condições, com as etiquetas e a embalagem original, se possível. A loja está mais inclinada a aceitar a troca se o artigo não apresentar sinais de uso e estiver em condições de ser revendido.
Ao abordar os funcionários da loja, seja cortês e explique a sua situação de forma clara e honesta. Lembre-se de que a loja tem o direito de recusar a troca sem o talão, mas muitos estabelecimentos estão dispostos a ajudar os clientes a encontrar uma solução.
Esteja disposto a aceitar um crédito em loja ou um vale de troca se a loja não puder oferecer um reembolso.
Se encontrar resistência por parte dos funcionários, pode ser útil pedir para falar com um gerente ou supervisor. Estes funcionários geralmente têm mais autonomia para tomar decisões e podem estar dispostos a encontrar uma solução para o seu caso específico.
Não se esqueça de que as lojas em Portugal têm o direito de definir as suas próprias políticas de trocas e devoluções, desde que estas sejam comunicadas de forma clara aos consumidores. Isto pode incluir a exigência do talão de compra como prova da transação.
No entanto, as lojas têm um compromisso com a satisfação do cliente e muitos estabelecimentos estão dispostos a ajudar a encontrar uma solução que seja satisfatória para ambas as partes.
Ou uma foto e guardar no Google Drive ou deixar nas fotos do até podem ser arrumadas num álbum específico com o nome que se lhe quiser dar.
As lojas são obrigadas a dar segunda via do talão de compra, se compraram e puseram o NIF é fácil obter segunda via, algumas lojas precisam de pedir aos departamentos de contabilidade e podem não conseguir emitir segunda via no momento mas conseguem sempre, já o fiz dezenas de vezes porque não guardo talões de nada
Ainda melhor, se fornecerem sempre o NIF, essa factura estará sempre disponível no Portal da Finanças da Autoridade Tributária!
Exatamente, peçam sempre o NIF e não aí não vai haver problema.
Falta referir que, o aceitar a troca ou a devolução é uma cortesia da loja.
Nada (legalmente) as obriga a tal, visto não ser uma situação de garantia (ou defeito).
Infelizmente há por aí muita gente muito mal informada e a tentar exigir alegando um direito que não lhes assiste.
certo, mas a grande maioria das lojas até têm uma politica de devoluções especifica, muitas até descriminam no talão, são poucas as que não permitem trocas ou devoluções nos dias que correm, mesmo não sendo obrigadas a tal
São é cada x menos as que aceitam. (E talvez bem devido aos abusos).
Antigamente até deixavam trazer para casa para experimentar e depois devolver o que não “servia” e pagava aquelas que tinha ficado com elas. Vá lá solicitar isso agora….
Já agora, falta referir (não sendo completamente dentro do assunto) que muitos clientes não têm consciência do que é o franchising. Pois compram numa loja e querem depois devolver noutra distinta da mesma marca. E ficam queixosos de não lhes aceitarem as devoluções.
Aceitação de devoluções “no question ask” só nas compras à distância (ou equiparadas).
Claro que isto havia de chegar a um ponto tinha de levar travão, mas quem é que foram os culpados destes problemas, pois é, as grandes superficies para apanhar clientes facilitavam tudo, então os chicos espertos aproveitava-se disso, iam buscar usavam e devolviam, o problema é que outros depois não queriam o material usado, mas novo e em caixa selado começou a ser um problema nas contas das lojas pois resultava em prejuizo, agora olham a tudo quando aparece alguém mesmo que seja para efeitos de garantia…
A malta até nesse ponto se começou a aproveitar por causa dos preços promocionais compravam na semana a seguir estava mais barato devolviam para ir comprar novamente o mesmo só para apanhar a diferença, muitas das vezes nem sequer compensava…
Por isso não tenho pena nenhuma que as lojas agora apertem o cerco nas devoluções em compras presenciais, está na lei e as lojas agora estão a cumprir…
querem brincar comprem há distancia online que tem os 14 dias para devolver se não cumprir o que pretendem…
Isto mais uns anos da forma que está a ficar lojas fisicas tendem a ser só para o essencial e tudo o resto é online e entrega em casa, a pandemia só veio acelarar as coisas e basta ver como estão as lojas hoje quando se entra lá não tem nada em exposição quase é tudo para entrega, já não se enchem de stock…
é mais ao contrario zé, cada vez menos permitem por causa dos abusos, as cortesias estão em fim de vida, habituaram mal a malta agora tem de cortar o mal pela raiz, devoluções só mesmo no online, compras presenciais não existe devoluções…
Não é a experiência que tenho, só compro em grandes marcas e nunca experimento roupa, a minha mulher passa a escolher, traz dois números e com calma experimento em casa e escolho com o que fico, chego a fazer devoluções passado mais de 1 mês sem nenhum problema. Sei que varia conforme a marca mas da minha experiência é muito usual, até em grande superfícies como el corte inglês, já cheguei a devolver artigos passados quase 3 meses e nunca me levantaram problemas, faço isso como sistema, só experimento fatos feitos à medida.
Zé devoluções depois de 1 e 3 meses, depois da compra, ainda por cima roupa, deves querer enganar quem, ao menos pensa um bocado antes de vires ferrar petas há malta….
el corte ingles, cartão de fidelização com consumo medio de 15k ano durante os ultimos 10 anos, podia ter uma poia num artigo de roupa que mesmo assim trocavam-me