Sabia que os manuais escolares vão estar ligados ao smartphone?
Lembro-me, quando era estudante, que passava muito tempo na biblioteca à procura de livros que tivessem a informação que necessitava. Hoje em dia, com uma simples pesquisa na Internet, facilmente encontramos a informação que procuramos e até explicada de diferentes formas.
Mas então e os livros? Pois, é necessário evoluir e, a Porto Editora parece ter encontrado uma solução. Os novos manuais escolares vão estar "ligados" ao telemóvel .
De acordo com uma informação publicada no site da Porto Editora, “ligar” os manuais escolares ao smartphone foi um passo inovador ao nível dos recursos educativos pois, pela primeira vez, os alunos terão ao dispor uma solução que aplica aos manuais escolares a tecnologia de realidade aumentada, associando os livros ao telemóvel.
Manual Híbrido, foi o nome dado a este novo conceito que foi desenvolvido pela própria Porto Editora ao longo do último ano e meio.
A Porto Editora desenvolveu uma app gratuita (para Android, IOS e, brevemente, para Windows) que, uma vez instalada no telemóvel, vai reconhecer o manual escolar (através da capa) e permitir a consulta de conteúdos multimédia em contexto, ou seja, à medida que o aluno vai evoluindo na exploração do livro.
Veja como tudo funciona
Os primeiros manuais híbridos correspondem aos novos manuais escolares desenvolvidos no último ano e meio e que vão entrar em vigor no próximo ano lectivo: Inglês do 4.º ano de escolaridade; Português, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Educação Musical do 5.º ano de escolaridade; e Física e Química A, Matemática A, Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Português dos cursos científico humanísticos do 11.º ano de escolaridade.
Estes novos manuais vão chegar às livrarias no próximo Verão, não estando prevista qualquer alteração de preço ou custo adicional. Está com curiosidade? Experimente já aqui com os exemplos disponíveis pela própria Porto Editora.
Download
Este artigo tem mais de um ano
muito bom… sempre a evoluir esse mundo adoroooooo
Já faziam eram manuais escolares electronicos, bem me recordo manuais com 250 páginas e apenas 75 eram utilizadas….. já para não falar de que todos os anos tem que se comprar manuais novos (como se muita coisa mudasse num ano)…… Alimentam poucos alimentam…..
Já existe manuais escolares “electrónicos” e é 100% gratuito (se forem livros das editoras do Grupo LEYA).
A parte chata é que é preciso solicitar uns códigos, chamados códigos de activação, primeiro para ter acesso aos manuais no tablet.
Mas é porreiro, dá para ver todas as páginas do manual e ainda tem uns links em algumas páginas que abre um recurso digital. Tem uns recursos em 3D que explicam muito bem a matéria! 🙂
Soube desta app através de um conhecido, infelizmente muita gente não conhece porque nunca não viu em lado nenhum essa novidade. Agora estes livros da Porto Editora já vão ter publicidade na contra-capa o que é uma excelente ideia!
É difícil de encontrar o link para a página da app por isso deixo aqui:
http://www.leyaeducacao.com/z_professores/i_134/ct_28/
tudo muito bonito… mas com 6 anos e andar já de smartphone para um lado e para o outro? será que vão realmente aprender mais? ou vão ainda passar mais tempo nos jogos, ou vulneráveis nas redes sociais? eu não estou a ver o meu filho com menos de 10 anos e andar com smartphone.
fazia então mais sentido aproveitar as tecnologias e acabar de vez com os manuais e ate reduzir preços quem sabe para menos de metade. isso sim era melhorar. agora arranjar mais uma maneira de os pais terem de investir num telemóvel que não o vão usar da melhor maneira e manter os manuais ao mesmo preço ou ate aumentarem. acho um incentivo para a Samsung mais uma remeça para os meninos portugueses que lá vive-se mesmo bem!
O sistema de ensino Português no seu melhor… A criar mais gente estúpida desde pequeninos….
Não me parece que ferramentas deste género deixem as pessoas mais estupidas, muito pelo contrário.
Acho este avanço uma palhaçada porque estão a tentar manter vivo um negócio que a muito devia de estar morto.
Todos os manuais deveriam ser em formato electrónico é só electrónico.
Isso faria reduzir custos de edição e produção tornando assim os manuais mais baratos.
As crianças teriam apenas de levar um tablet de algumas gramas em vez de 5 kg em manuais.
Além disso seriam introduzidos a novas tecnologias a partir dos 6 anos o que seria muito bom.
Aprender a usar um tablet de forma consciente e usae ferramentas como a pesquisa serveria para aumentar o nível de inteligência e adaptação ao contrário do sistema actual em que o professor na maioria das vezes despejam matéria no quadro e os alunos têm de decorar parar os exames, digo maioria das vezes porque alguns professores ainda levam o seu trabalho a sério e ensinam.
Mas o sistema actual está obsoleto e desajustado.
Aposto que tu não te lembras de metade da matéria que te foi injectada durante os anos de escola.
Sim porque todas as familias portuguesas têm posses para ter um pc por cada puto que tiverem na escola não é?
O dinheiro que se gasta todos os anos em livros é MUITO maior do que um tablet ou computador
Com uma simples pesquisa na Internet, facilmente encontramos a informação que procuramos e até explicada de diferentes formas? Pois, pois, e a qualidade dessa informação?
“Tenho à minha volta, graças a um cuidado e uma despesa desgraçada desde 1995, uma biblioteca física de livros materiais que contêm informações mais completas e exactas do que tudo o que se poderia suscitar através da Internet”, assegura Miguel Esteves Cardoso (e eu não poderia estar mais de acordo com ele).
https://www.publico.pt/tecnologia/noticia/-a-internet-antiga-1729203
Não, ainda nem tudo está na net, como algumas pessoas querem fazer crer.