RTP lança aplicação para Smart TV da Samsung
A RTP, Rádio Televisão de Portugal, apresentou hoje, em parceria com a Samsung, a sua primeira aplicação para a plataforma SMART TV. Esta aplicação pretende disponibilizar conteúdos, ligados principalmente à informação, de uma forma diferente à que é habitual vermos nos televisores.
Estamos numa altura em que quase tudo no mundo tecnológico está em mudança. É a internet, são as redes sociais, os smartphones, os tablets, tudo o que envolva tecnologia está em constante desenvolvimento, e a televisão não é excepção.
Foi para acompanhar esta evolução que a RTP desenvolveu e apresentou hoje uma aplicação para plataforma SMART TV da Samsung.
Para quem não conhece, o SMART TV trata-se de uma plataforma que traz para a televisão os conteúdos que normalmente são acedidos apenas através do uso de um computador. O SMART TV é a evolução da televisão como a conhecemos, ou como conhecíamos até à bem pouco tempo atrás.
Com esta tecnologia é possível termos a nossa televisão ligada à rede doméstica e à internet, permitindo o acesso ao mais variado conteúdo, estando este num qualquer dispositivo ligado à rede, ou mesmo na internet. Desta forma, tudo pode ser acedido no conforto do sofá, na televisão da sala, por exemplo, e utilizando apenas o comando da TV, ou mesmo um smartphone, para controlar e navegar no SMART TV.
Além de permitir o acesso à internet e acesso aos conteúdos nos nossos dispositivos em casa, o SMART TV permite ainda a instalação de diversas aplicações, como Facebook, Twitter, Youtube, ampliando assim a utilidade desta plataforma.
A RTP, com a sua aplicação desenvolvida em parceria com a Samsung, dá assim um importante passo, ao disponibilizar conteúdos locais, de Portugal, em Português, num novo formato, adaptado a estas novas tecnologias.
Com esta aplicação o consumidor deixa de estar dependente do alinhamento e da forma sequencial como o broadcaster normalmente disponibiliza os programas televisivos, e pode ver as notícias que quiser, à hora que quiser e na sequência que bem entender.
Esta primeira aplicação da RTP está virada fundamentalmente para a informação e conteúdos noticiosos, e está dividida em duas áreas principais: notícias e programas. Na área das notícias podem ser encontradas as 15 últimas notícias gerais e notícias de desporto, sempre devidamente acompanhadas de um vídeo e uma breve descrição. Na área dos programas, podem ser vistas as 5 últimas edições de cada programa, e estão já disponíveis o Jornal da Tarde, Telejornal e Câmara Clara.
Já nas próxima eleições está previsto um "Especial Eleições", disponibilizando as notícias, os debates e as entrevistas para que possa ver ou rever as principais intervenções de todos os candidatos. O consumidor não estará limitado a uma hora específica para ver todas as informações que lhe interessam (como por exemplo o telejornal às 20h ou 21h), mas poderá consultar resumos de toda a informação, seleccionando o que mais lhe interessa, qualquer que seja a hora a que chegue a casa, ou qualquer que seja a hora em que pretende consultar essas notícias.
A arquitectura implementada no desenvolvimento do widget encontra-se dividida em duas áreas distintas. Por um lado a aplicação, que é transferida e carregada pelo browser instalado na televisão, e por outro o processamento e estruturação dos dados servidos pela RTP. A comunicação destes dados é possível recorrendo a pedidos feitos de uma forma assíncrona por parte do browser e é feita no formato XML. Os vídeos são servidos usando o protocolo HTTP, no formato MP4, com um bitrate de 705 Kb/s e com uma resolução de 352x288 px.
No futuro irão ser lançadas novas aplicações com conteúdos para o público português, e haverá uma constante actualização e desenvolvimento destas aplicações.
Este artigo tem mais de um ano
A RTP não anda a brinca em serviço, no que respeita a disponibilização de conteúdos na net. Veja-se o excelente site http://www.rtp.pt/play
Pela demonstração que fizeram hoje, funciona muito bem esta aplicação no sistema da Samsung. À hora de almoço tinham já disponíveis vídeos do jornal da manhã.
No geral a aplicação é bastante rápida, e até os vídeos carregam rapidamente, e em poucos segundos está-se a ver a notícia pretendida.
É mesmo muito interessante este SMART TV da Samsung.. e com conteúdos Portugueses, é excelente.
Sim, a vantagem desse serviço, para mim que estou no estrangeiro, é poder ver telejornais e outros programas em direto pela net e sem piratarias…o que não percebo é porque emitem novelas, alguns programas de comédia e outras coisas que tais e depois não transmitem programas como o “Último a Sair”!:S
no ano passado comprei uma tv Samsung com ecra led e gostei imenso. Por acaso gosto desta tecnologia smart TV mas preferencialmente o que e PC e para manter no PC ou seja isto esta interessante mas esta coisa de ver um programa que ja passou para mim fica-se para os filmes que posso ver com uma flashdrive. Quanto a noticias e coisas do genero fico-me pelo PC. Tv e para consumir de imediato. PC e para ver mais atentamente.
Podiam também disponibilizar para a “net tv” da philips e outras plataformas de outras marcas, ou o protocolo é semelhante?
A internet está a ser subvertida, então para que servem os browser e as normas se andam todos a fazer é aplicações que só funcionam num equipamento.
Se for desenvolvido em Adobe Air a aplicação é universal a qualquer um desses sistemas.
Esta coisa do Smart TV deveria ser uma norma para televisão, para não se começar a fragmentar este segmento.
Além disso, hoje em dia estas televisões estão todas ligadas a boxes (ZON, MEO, VODAFONE, etc) que têm as suas próprias app’s.
Já tinha saído há algum tempo para as samsung com “internet@tv”
lolo… esta funcionalidade apartir do momento que não é universalizada em todos os modelos de tvs ao fim de uns meses é lixo… em vez de comprarem estas tvs da tanga, so porque tem acesso a net, comprem mas é um pc atom e pode ser actualizado por varios anos e liguem-no ao ecra.
Aproveitando esta noticia e visto o pplware ser de experts em redes, expliquem-me como passar a rede do meu Ubuntu para o DVD samnsung através do cabo de rede. Com o XP é simples, com o Ubuntu não chego lá. o Blueray tem também USB para Pen wireless, mas tem que ser especifica da Samnsung. Tenho também um router/switch que recebe o sinal do router wireless que distribui a Internet, mas dá erro, diz que a firewall está a bloquear o http. É um Dlink, já entrei nele, revi as configurações mas não existe a opção de firewall.
Mas com o Ubuntu safava-me perfeitamente, pois até um magalhães tenho com Ubuntu e também Caixa Mágica 15.
Só um pormenor, a resolução de 352×288 px. parece-me relativamente pouco!
Actualizações da aplicação é que nunca mais. Embora aparecem sempre os jornais actualizados, não houve melhorias da aplicação. Continuamos só com opção de visualização das ultimas noticias e do programa da rtp2 “Camara Clara”
Realmente, a aplicação continua réles de mais. Lamentável a atenção que a RTP dá às plataformas mais pequenas. As rádios nunca tiveram disponíveis para o meu Nokia, com symbian.
Comprei um televisor Samsung smart e com o app da rtp play seleciono o telejornal e so sao apresentados videos disponiveis de Janeiro de 2014!
Olá
tenho uma UE40C7000 Mas ando a procura da app da rtp para a smart tv e não encontro…..
Estou no estrangeiro, será por isso?
Queria muito poder ver canais portugueses via net
Alvaro, estou com o mesmo problema, mas a altura aparecem somente vídeos de janeiro de 2015.
Com a actualização do sítio da RTP, o app não mais funciona. lamentável.
Parou de funcionar na minha TV Samsung, carrega o aplicativo, mas não mostra a programação da TV. Alguém tem uma solução?
Também não consigo ver. Existe alguma solução para o problema?
Comprei uma Samsung JU6060 e a aplicação da RTP Play não funciona. Aparecem os vídeos, mas não iniciam. O que se passa ?