Roaming: Chamadas vão custar quatro vezes menos
O ano de 2015 vai ser para sempre recordado com o ano em que foi aprovado o fim do roaming permitindo desta forma que as pessoas passem a comunicar via telemóvel, a partir de qualquer país da União Europeia, sem taxas adicionais.
Tal medida só vai ter efeito a partir de 15 de Junho de 2017 mas a ANACOM anunciou já os novos preços para 2016 relativos às chamadas recebidas.
De acordo com a informação publicada pela Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom), este ano o preço das chamadas recebidas em roaming vai reduzir-se em 77%, passando dos actuais 5 cêntimos por minuto para 1.14 cêntimos por minuto, de acordo com as regras definidas pela Comissão Europeia as quais entrarão em vigor em 30 de Abril de 2016.
O preço das chamadas efectuadas em roaming passará a ser o preço praticado no país de origem do consumidor, acrescido de uma sobretaxa de cinco cêntimos, exactamente a mesma regra que vigorará para o tráfego de dados (preço doméstico acrescido de cinco cêntimos por megabyte). No caso dos SMS enviados o preço também será o praticado no mercado doméstico, mas acrescido de uma sobretaxa de apenas dois cêntimos.
Estes preços vigorarão entre 30 de Abril de 2016 e 15 de Junho de 2017, data a partir da qual não será cobrada qualquer taxa adicional, para além do preço retalhista doméstico, a um cliente que em qualquer Estado-Membro da UE faça ou receba chamadas em roaming, envie SMS ou utilize serviços de dados.
Contudo, o Regulamento permite que os operadores apliquem a chamada política de utilização responsável, de acordo com a qual, quando o roaming ultrapassar os limites da mesma, poderá ser cobrada uma pequena taxa, não superior ao limite máximo das tarifas grossistas que os operadores pagam pela utilização das redes de outros países da UE. Anacom.
Este artigo tem mais de um ano
Estranho que no mesmo ano que querem diminuir o roaming exista um aumento de 3% das tarifas das comunicações.
Coincidências.
Se for por causa do aumento do ordenado mínimo sou contra, na minha família uma pessoa vai receber o mesmo mas vão ser retirados 3 prémios de produtividade, pelo que o aumento do ordenado, na realidade, se transforma em 0 €.
Fica apenas o meu desabafo.
Ia comentar mais ou menos isso. Chamadas mais baratas, blá blá blá, mas toda a gente vai pagar mais nos tarifários de comunicações e dados móveis. Aumentam o ordenado mínimo (num valor ridículo, que parece que gozam com a cara de uma pessoa) mas aumentam também ao preço de tudo e mais alguma coisa, já para não dizer que há prémios e subsídios a ser retirados, bem como pessoas a serem despedidas (porque nenhum patrão quer ter prejuízo, logicamente). O povo faz sempre a festa por uma coisa, mas esquece-se de ver o que vai mudar com essa coisa.
No inicio de todos os anos, sempre houve aumentos de preços nos serviços, mesmo muito antes de se falar em abolir as taxas de roaming.
Só o custo de vida tem aumentado, os ordenados não.
Sabem a quem agradecer…
Até 2017 ainda vamos penar muito
0,05 *100MB = 5 euros
AInda tá puxado. Venha 2017!
Eu tenho um Router LTE daqueles tipo Sabonete, e em cada país compro um cartäo de dados.
Usa-se à vontade e custa uns 10 ou 15€.