RIM compensa utilizadores por quebra nos seus serviços
A passada semana foi bastante problemática para todos os utilizadores de equipamentos BalckBerry. Uma falha nos seus serviços deixou os utilizadores destes equipamentos privados de usar da forma habitual os seus equipamentos. Segundo a RIM, esta situação está ultrapassada e foram tomadas todas as medidas para que de futuro não voltem a acontecer.
Segundo os analistas, esta falha pode representar para a RIM um prejuízo de vários milhões de dólares, a somar à má imagem com que a companhia ficou junto dos seus utilizadores. Para amenizar este último ponto, a RIM resolveu disponibilizar um conjunto de aplicações que vai disponibilizar gratuitamente aos seus clientes.
Os problemas com os serviços da RIM começaram no inicio da passada semana, atingindo principalmente os utilizadores na Europa, Médio Oriente, África e Índia. Estes tinham dificuldade em usar os serviços de email e o serviço de mensagens. Lentamente este problema foi-se alargando a outros serviços da RIM e a outras áreas do planeta.
Durante a semana, e por várias vezes, a RIM veio a público reportar que o problema estava resolvido. Na verdade apenas no final da semana passada foi identificado e resolvido o problema, que esta num switch central na sua infra-estrutura.
Segundo a RIM o alargamento deste problema a outros países deveu-se a uma sobrecarga na utilização do serviços. Os problemas ao serem resolvidos trouxeram uma enchente de utilizadores, o que degradou de forma substancial os serviços.
Para compensar os seus utilizadores das falhas que ocorreram, a RIM resolveu disponibilizar algumas aplicações de gratuitas, que na sua store são pagas. Este pacote de software, agora disponibilizado de forma gratuita, tem um valor de mais de 100 dólares.
O software disponibilizado é o seguinte:
- SIMS 3 - Electronic Arts
- Bejeweled - Electronic Arts
- N.O.V.A. - Gameloft
- Texas Hold'em Poker 2 - Gameloft
- Bubble Bash 2 - Gameloft
- Photo Editor Ultimate - Ice Cold Apps
- DriveSafe.ly Pro - iSpeech.org
- iSpeech Translator Pro - iSpeech.org
- Drive Safe.ly Enterprise - iSpeech.org
- Nobex Radio™ Premium - Nobex
- Shazam Encore - Shazam
- Vlingo Plus: Virtual Assistant - Vlingo
Estas aplicações vão estar disponíveis a partir do próximo dia 19 de Outubro e podem ser descarregadas durante um período de 4 semanas.
A oferta da RIM não se limita às aplicações apresentadas e vai ainda oferecer aos seus clientes empresariais um mês de suporte gratuito. Quem actualmente tem suporte por parte da RIM terá os seus contractos alargados e as às empresas que não tenham esse contracto será oferecido um mês de experiência.
A RIM tenta assim limpar um pouco a sua imagem, numa altura em que a concorrência chega ao mercado com equipamentos e serviços capazes de competir com os que os utilizadores dos BlackBerry têm disponíveis.
Press Release RIM
Research In Motion Offers Free Premium Apps to Customers Following Service Interruptions
Waterloo, ON - Research In Motion (RIM) (NASDAQ: RIMM; TSX: RIM) announced today that a selection of premium apps worth a total value of more than US $100 will be offered free of charge to subscribers as an expression of appreciation for their patience during the recent service disruptions. The apps will be made available to customers over the coming weeks on BlackBerry® App World™ and will continue to be available until December 31, 2011.*
"Our global network supports the communications needs of more than 70 million customers," said RIM Co-CEO Mike Lazaridis. "We truly appreciate and value our relationship with our customers. We've worked hard to earn their trust over the past 12 years, and we're committed to providing the high standard of reliability they expect, today and in the future."
The complete selection of premium apps will become available to download at BlackBerry App World over a period of four weeks beginning Wednesday, October 19th. The selections over this period will include the following (with more to come):
- SIMS 3 - Electronic Arts
- Bejeweled - Electronic Arts
- N.O.V.A. - Gameloft
- Texas Hold'em Poker 2 - Gameloft
- Bubble Bash 2 - Gameloft
- Photo Editor Ultimate - Ice Cold Apps
- DriveSafe.ly Pro - iSpeech.org
- iSpeech Translator Pro - iSpeech.org
- Drive Safe.ly Enterprise - iSpeech.org
- Nobex Radio™ Premium - Nobex
- Shazam Encore - Shazam
- Vlingo Plus: Virtual Assistant - Vlingo
RIM's enterprise customers will also be offered one month of free Technical Support. Current customers will be offered a complimentary one month extension of their existing Technical Support contract, and customers who do not currently have a Technical Support contract will be offered a one month trial of RIM's BlackBerry Technical Support Services - Enhanced Support, free of charge. Additional details about the program and information about how to register will be available at www.blackberry.com/enterpriseoffer.
"We are grateful to our loyal BlackBerry customers for their patience," added Lazaridis. "We have apologized to our customers and we will work tirelessly to restore their confidence. We are taking immediate and aggressive steps to help prevent something like this from happening again.
* Please note that the availability of this offer will depend on the type of device, operating system version, access to BlackBerry App World and local conditions and/or restrictions.
Homepage: RIM
Este artigo tem mais de um ano
Boa iniciativa, estava a ver que se iam ficar por apenas um pedido de desculpas…
Fácil e simples
Infelizmente nem todas as grandes empresas seguem o mesmo caminho
🙂
Há quem fique satisfeito apenas com um docinho. Se isto acontecesse noutros fabricantes, caía o Carmo e Trindade.
Nem mais!
Se fosse alguma falha na MAÇÃ era o fim do mundo! sei é que graças a este problema andei dias a receber mails fora de horas (alguns com mais de meio dia de atraso) e o envio era impossível… a única razão pela qual as pessoas usam BB é por causa do mail mas com estas falhas, não vejo qualquer razão para ter um BB e nem o BB MSN escapa
Tanto stress Nuno, aposto que tão cedo uma coisa igual não irá acontecer..
Os problemas “incluíam atrasos no envio e recepção de e-mails, dificuldades no serviço de mensagens instantâneas e no acesso à Internet”. Duraram “três dias na Europa, Médio Oriente, Índia e África, um dia e meio na América Latina e no Canadá e um dia nos EUA”.
100 dólares a cada cliente, mesmo sendo em aplicações ! Entraram em liquidação ou estão com receio que os clientes se vão embora.
Ninguém diga “Desta água não beberei”.
Eu adorava que eles continuassem com problemas…
Sempre tinha uma desculpa para não responder a um ou a outro mail 😀
Certo é que não achei piada nenhuma, infelizmente dependo quase a 100% das comunicações e apesar de não saber o nº exacto de minutos extra que gastei devido a não poder comunicar por mail ou pelo BBM, garanto que devem vir uns belos euros a mais!
Mas, enfim, assumiram o problema e tentam compensar os clientes…
“Operadores Nacionais Compensam Clientes.” Noutros países também.
Se os operadores a seguir quiserem ser compensados pela RIM, vai ser bonito.
http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/operadores_nacionais_compensam_clientes_por_f_1194488.html#
Diz antes assim os operadores VAO SER SEGURAMENTE COMPENSADOS pela RIM. Os contratos celebrados entre estas empresas contemplam clausulas de compensação em caso quebra/ falha na prestação de serviços. Portanto as operadoras nunca vão ficar a chorar… 😀
Seguramente ? Conheces a teoria do buraco ?
Se for pequeno não tem importância quem lá caia.
Se já for grande mas só lá cabe um, é muito provável alguém lá caia.
Se for muito grande, de maneira que se um cair arraste os outros, é provável que haja algum tipo de movimentação em que todos se segurem e acabe por não cair ninguém.
Se todos os operadores desatassem a pedir compensações à RIM é provável que abrisse falência e nenhum operador ganhava com isso. Hão-de preferir dar uma mão à RIM.
Nos negócios muitas vezes o importante é que continue.
Caro Aver, já vim um bocado tarde mas não queria perder a oportunidade de responder ao seu post. Gostei bastante da sua teoria do buraco mas tenho solução para ela: circunscreva a area, sinalize (para evitar que alguem lá caia) e proceda à reparação.
Relativamente às compensações não concordo consigo! Acha mesmo que a RIM vai ao charco se todos pedirem indemenizações? Claro que não, empresas com este volume de negócios pagam seguros astronómicos para que na eventualidade de um incidente, como este, não fiquem a arder.
A teoria de dar a mão é bonita, concordo, mas os negócios não se gerem com o coração mas sim com a razão.