O tema dos refugiados tem sido o mais falado nos últimos meses e tem ganho mais atenção devido ao acolhimento por parte dos países europeus, nomeadamente Portugal.
Tal situação já provocou algumas reacções mais radicais como construção de muros de arame farpado, elaboração de leis que permitem prender os migrantes, entre outras.
No entanto, sabe-se que os refugiados recorrem às redes sociais como o Facebook e ao Google Maps para se orientarem na sua atribulada entrada na Europa.
Segundo o New Scientist, existem diversos grupos no Facebook cujo objectivo é a partilha de informações úteis aos refugiados tais como orientações, indicações, informação sobre locais para dormir e zonas onde pode ter acesso a redes Wi-Fi.
Para além do Facebook, e de outras redes sociais no geral, os migrantes sírios também recorrem ao GPS, nomeadamente ao Google Maps, sobretudo para os auxiliar quando fazer a temida travessia do Mediterrâneo.
Ao BBC, um migrante sírio confessa mesmo que:
“Sem o Google Maps, estaríamos perdidos.”
O Google Maps permite-lhes ter acesso aos itinerários já percorridos por outros refugiados.
Ao jornal Irish Times, Ramiz, um refugiado de 20 anos, conta que, ao tentar atravessar o mar entre Afeganistão e Turquia, um amigo lhe enviou uma mensagem a indicar que havia sido parado na fronteira. Apesar de Ramiz também ter sido depois parado no local, conseguiu antes fotografar o local, partilhando essa informação, juntamente com as coordenadas de GPS para que outros migrantes conseguissem alterar a rota a tempo de evitar serem, também eles, parados pelas autoridades.
Sorrindo, Ramiz afirma:
“This is how we travel… How do you think we got here?”
As Nações Unidas também defendem a utilização de tecnologias por parte dos migrantes e, nesse sentido, o Alto Comissariado das Nações Unidas, liderado por António Guiterres, já entregou 33 mil cartões de telemóvel a migrantes sírios, na Jordânia.
Foram ainda entregues a esses refugiados mais de 85 mil lanternas solares que podem ser também utilizadas para recarregar a bateria dos telemóveis.