Quer usar uma VPN? Veja como em apenas 5 passos
Continuando com o tema "ocultação da identidade na internet" hoje o nosso tutorial é sobre como usar uma VPN. É verdade que o termo VPN é bastante conhecido de todos mas a questão que se coloca é: Afinal como se usa uma VPN?
Para este pequeno tutorial vamos aprender a usar uma VPN recorrendo ao popular OpenVPN.
O que é uma VPN?
Uma VPN é:
- Virtual– informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma rede
- Privada– A comunicação é cifrada, de forma a manter a confidencialidade dos dados entre o emissor e o recetor.
Quando um utilizador estabelece uma ligação VPN é criado um canal de comunicação seguro, usando técnicas de criptografia e autenticação, permitindo assim a troca confiável de dados sobre redes públicas (por exemplo, um vendedor estando ligado à Internet, pode estabelecer uma VPN para a empresa e assim aceder ao sistema interno de stocks/encomendas, como se estivesse fisicamente ligado a rede local da empresa, para consultar ou registar algum tipo de informação de uma forma segura).
Qual a diferença entre um Proxy e uma VPN?
As VPNs permitem também interligar redes privadas. Imagine por exemplo que tem uma empresa em Lisboa e uma filial no Porto e pretende constituir uma única rede privada (Lisboa+Porto) sem contratar circuitos dedicados. Além da redução de custos, fiabilidade e estabilidade, a utilização de VPN (Site-to-Site) neste cenário irá permitir o acesso remoto em segurança entre máquinas da empresa e Filial e vice-versa.
Para que serve o OpenVPN?
O OpenVPN é um software multi-plataforma que permite a criação de uma VPN entre várias máquinas com sistemas operativos diferentes. O utilizador pode criar o seu próprio servidor de VPNs ou simplesmente usar serviços já existentes.
Para este tutorial vamos usar o serviço de VPNs gratuito VPNBook.
Usar uma VPN gratuita do serviço VPNBook
Para usar uma VPN gratuita do serviço VPNBook devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) - Obter o ficheiro de configuração para o cliente OpenVPN (neste caso não vamos necessitar da versão servidor porque vamos usar um serviço terceiros).
Passo 2) Descompactem o ficheiro que foi obtido no passo anterior
Passo 3) Vamos agora obter o cliente de OpenVPN. No nosso caso estamos a usar o sistema operativo macOS e nesse sentido vamos usar o Tunnelblick
Passo 4) Depois de instalado o Tunnelblick vamos arrastar a configuração do OpenVPN para a interface de configuração do cliente.
Passo 5) Depois basta carregar em ligar. São solicitadas as credenciais de ligação que estão disponíveis na página onde obtiveram o ficheiro de configuração (Ver Passo 1).
Depois de estabelecida a ligação com sucesso, basta usarmos o site DNSLeak(ou outro idêntico) para saber qual a nossa identidade na internet.
Estando nós a experimentar de Portugal, verifiquem que estamos com um endereço IP (a nossa identidade) associado à França.
E basicamente é isto! Para usar não se esqueçam que precisam de fazer simplesmente download das configurações do OpenVPN, do cliente OpenVPN para o vosso sistema operativo e depois ligar! Alguma dúvida ou questão, deixem nos comentários. Se quiserem usar este tutorial em outros sistemas operativos, podem ver aqui as configurações.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O iPredator.se é um dos melhores, pesquisem sobre quem pertence este serviço, e quem criou.
!!!_???_!!! como podemos garantir que esses VPN não são os servidores dos controladores da net americanos e dos estados que controlam e restringem a net ???_!!!_???
Criando e usando o seu próprio servidor VPN.
Para quem quer uma lista de fornecedores de acesso VPN à Internet pode recorrer à lista: https://thatoneprivacysite.net/vpn-comparison-chart/
Para quem não quer confiar em servidores de terceiros, mas não sabe como fazer o seu servidor pode aprender a fazer um relativamente barato (usando Raspberry Pi) aqui: http://www.pivpn.io
https://www.vpngate.net/en/
Poderemos confiar?
Não.
Este é um dos melhores guias de como usar uma VPN, simples e direto ao ponto. Eu tenho usado VPNs de muito tempo e atualmente usando o PureVPN Trial
https://www.purevpn.com/blog/trial-vpn/, Que se tornaram um dos meus favoritos até agora.
Qual as VPN`s pagas mais confiáveis!?
Boa tarde,
Obrigado pelo tutorial, já testei. Mas estou com um problema. Alguns sites conseguem na mesma identificar a minha localização pelo IPv6. Alguém sabe como resolver isto?
Obrigado