Quando vai “morrer” a rede social da Google?
Por mais que se pense o contrário, a Google está longe de dominar tudo no mundo da Internet e um bom exemplo é a sua rede social, o Google+.
Apesar da empresa das pesquisas ter feito nos últimos anos váris remodelações e querer alcançar um sucesso idêntico ao Facebook ou twitter, a verdade é que o Google+ tem cada vez menos utilizadores e corre mesmo o risco de acabar!
Com um novo ano quase à porta, a Google tem certamente vários problemas em mão. Um dos mais evidentes é a sua rede social que cada vez tem menos utilizadores. Como podemos ver pelo gráfico partilhado pelo site betanews, o Google+ está a perder “população virtual” e a continuar assim arrisca-se mesmo a acabar.
De acordo com a Compete, empresa responsável pelo estudo, desde Março a Junho o G+ caiu cerca de 15%. Se avaliarmos o período Março/Novembro, a queda foi na ordem dos 40%.
Mas porque os utilizadores abandonam o G+?
Ao contrário do Facebook, o G+ é uma rede complexa e com uma organização “estranha”" (comunidades, colecções, etc). É verdade que alguns utilizadores têm experimentado a rede social mas também rapidamente a abandonam.
Contra factos não há argumentos e a Google terá mesmo de resolver tal problema. Chamada já de “cidade fantasma” a rede social da Google poderá morrer brevemente a mantar-se o índice de abandono dos utilizadores.
É utilizador do G+? O que acha que vai acontecer à rede social?
Este artigo tem mais de um ano
O problema é que não há ninguém lá. Está tudo no Facebook e recusam-se à mudança. Acho que o Plus é das melhores redes sociais. Tem potencial, mas…
” não há ninguém lá” “melhores redes sociais” para ti? Logicamente nunca gostei dessa rede social é me inútil, não serve de nada para mim, e como ainda por cima “forçam” o utilizador ou bem dizer forçavam a utilização da mesma.. não utilizo, nem vejo graça aquilo verdade seja dita, o Google+ não é uma boa rede social, PARA TI, volto realçar.. para ti! pode ser bom, para a maioria não é.. eu não gosto nem nunca iria usar..
Ninguem se recusa a mudança, simplesmente não querem, porque ninguem gosta de ser forçado e o nicho das redes sociais já esta demasiado alto e com muita concorrencia, é instagram é tumblr etc etc.. é DEMASIADO!
Não uso nem instagram nem tumblr, não vejo utilidade nelas também, o unico que uso é o Facebook e o Twitter e não não utilizo porque gosto da rede social, mas sim só porque sim..
Boa sorte, agora não fales de uma forma geral, Google+ nunca foi bom, já várias pessoas se queixavam devido a google “forçar” a sua utilização juntamente com a do Youtube, tanto forçou que acabou por ficar as moscas.. 😉
É o KARMA a funcionar!
Ele deu a sua opinião; se para ele é das melhores, ele é que sabe. Eu também não aprecio (nem nunca me dei ao trabalho de…), mas respeito a opinião dele.
Aqui está um opinador que devia estar calado. Respeita as opiniões dos outros…
KARMA pro teu lado por certo!
Mas o que? Completa a frase meu…
Na verdade até há certas pessoas no Google Plus, especialmente pessoas que se recusam a utilizar facebook. Conheci o meu parceiro lá, se não houvesse Google Plus nunca o tinha conhecido 🙂
Espero que não acabe assim tão cedo!
A minha actual namorada tinha já sido namorada há 21 anos. Há quase 20 que não a via. Bem cruzei-me uma vez com ela por uns segundos há 8 anos no Forum Algarve. Se não fosse o facebook jamais voltariamos a encontrarmos pois ela vive actualmente a mais de 50km. A minha anterior namorada também conheci pelo facebook. O meu grupo de amigos da Universidade voltou-se a unir à custa do facebook. Tenho primos em França que não tinha grandes relações e agora a relação entre todos nós mudou e encontramo-nos mais vezes. O Facebook pode ter os seus defeitos mas é uma rede de PESSOAS, o Google+ é apenas uma rede de nerds (e algumas pessoas) que se esconde atrás de um computador e partilha interesses em comum. Por isso o Facebook tem sucesso e o G+ está moribundo.
Excelente comentário.
Assim como Facebook, o G+ pode ser usado da mesma forma, assim como o falecido Orkut que tinha a mesma funcionalidade e era muito usado aqui no Brasil. Infelizmente o Facebook tomou o mercado mas creio eu estava a cair na utilização, por isso eles compraram o WhatsUp.
* WhatsApp
Tambem me recuso a ter FB. Mantenho-me no G+.
Chegar primeiro mais uma vez fez toda a diferença.
É das tais coisas, o facebook nasceu primeiro e era bom na altura, está lá tudo e mudar significa portar tudo, fotos, os amigos, links, comentários, etc. O factor de habituação também tem um peso grande, a maior parte das pessoas recusam-se a aprender novas tecnologias (ex: o start menu do 8 ou do 10) basta mudarem uma coisa que estão habituados já não querem. De facto o G+ tem potencial e a meu ver é melhor que o facebook, mas para mudar é preciso ter amigos lá e quase ninguém adere.
É como o Whatsapp e telegram. Sem duvida nenhuma o telegram dá 10 a 0 ao whatsapp e no entanto toda a gente usa o whatsapp, nasceu primeiro, logo angariou os utilizadores e mudar significa que todos mudassem.
Se esqueceram do orkut? Entre outras redes sociais que já existiam e foram devoradas pelo Facebook?
Também era da Google
O maior erro do Google foi ter abandonado o ORKUT, isso sim era uma bela rede social com suas maravilhosas comunidades. Se o Google ressuscitasse o Orkut e aperfeiçoasse pegando o que o Facebook tem de bom então acho que o Google sairia na frente. Google se quiser me contratar eu tenho a receita do sucesso!!! 😀 meu email é: wagnerfilho@msn.com
Queres que a Google te contrate ao menos usa um e-mail da Google 🙂 lol
lol verdade…. então segue meu email gmail: jwagnerfilho@gmail.com ¬¬
ORKUT? isso era uma rede social do brasil, cá em Portugal poucos a usavam, o ORKUT era conhecido como “comunidade” brasileira em vez de Portuguesa, alias eram bem poucos o que tinham ORKUT
Por tanto foi bem terem abandonado o ORKUT..
Foi bom porque ninguém cá em PT usava? Isso não faz sentido nenhum e roça algumas ideologias menos simpáticas.
Ainda bem que o ORKUT acabou! Era bem pior que o Badoo, só gente duvidosa e engates foleiros! Ainda bem que acabou!
Este disse tudo no Nick dele. O Orkut era uma rede de SUJEITAS. A maioria delas brasileiras.
Morto à nascença.
As pessoas se “existem” no facebook ,não vão existir noutra rede,isso era um bocado complicado.
Conheci muitos amigos lá espero que não acabe
Concordo! Eu ainda uso! Esperemos que não acabe… 🙁
É incrível não ter acabado já…
A partir do momento que obrigaram as pessoas a aderir, morreu.
espero que acabe depressa, porque actualmente só atrapalha!!!
Ontem tentei deixar um comentario no google maps num determinado restaurante e não pude porque tinha que ter uma conta no google plus. Não tenho, não posso melhorar os mapas para que os outros vejam os meus reviews. So atrapalha actualmente. Eu não quero, e não quero ser obrigado a ter uma rede social para participar em mapas, comentarios de youtube, entre muitas outras coisas que obrigavam ou continuam a obrigar a adesao do google plus.
Por isso acabo depois por usar o yelp e foursquare que integram com o apple maps e que acaba por beneficiar com tudo isto.
é apenas um exemplo do fardo que é essa pseudo rede social que nunca ninguem usou.
Então não uses youtube nem maps.
Queixa se da integração num lado e elogia a integração de outros. Queres que te levem a serio?
+1
Muitos acabam por falar do G+ quando até tªêm Gmail e não vivem sem o youtube!
quando te registas para gmail, em principio não te estas a registar para G+, digo eu, não sei… são coisas diferentes…
G+ é uma coleção de erros do começo ao fim, não foi feito para dar certo, se o Google quisesse mesmo uma rede social não tinha fechado o orkut.
O Google+ acaba e a seguir é logo criada outra app do género
Espero que não acabe, conheci lá bons fotografos de todo o mundo e aprendi muito. Não considero uma rede social pura, é mais vocacionada para quem tem interesses especifico.
Subscrevo, há lá muitos bons fotógrafos.
Quando lançaram a rede era boa e diferente. Mas com estas últimas alterações vieram matar tudo. Possivelmente irá terminar, não seria nada de ficar admirado.
RIP G+ e não voltes nunca mais!
Utilizo o G+ desde a fase beta.
Desde 2013 que não tenho conta no Facebook. Aliás, detesto o facebook. A cada dia que passa, mais digo, que ainda bem que não tenho facebook.
Já do G+ não digo o mesmo.
É uma rede social tranquila. Não é uma rede social intrusiva, como é o facebook. Refiro-me à publicidade que existe na pagina do Facebook e que é uma intrusão, e que não existe no G+. Aliás, já perguntaram à Google, porquê que o G+ não tem publicidade na página. E a Google respondeu que o G+ não tem publicidade por respeito para com os seus utilizadores, pois considera que se colocasse publicidade na pagina do G+ estaria a ser intrusiva para com os seus utilizadores.
Não sinto falta nenhuma do Facebook. Disse e repito, que detesto o Facebook.
Como gosto de redes sociais que não sejam intrusivas com a colocação de publicidade na sua pagina, gosto do G+!
Como gosto de redes sociais tranquilas, gosto do G+!
Acho, portanto, o G+ melhor do que o Fecebook. E não vai morrer.
Mas se morresse, não iria para o facebook. Isso, nunca mais, pois quero distância dessa rede social, que pessoalmente considero, uma porcaria!
Embora eu tenha perfil no Facebook, ele está as moscas. Prefiro o G+ e sempre posto lá.
Já é certo e sabido que a Google só tem sucesso quando não tem concorrência.
Não sabes o que dizes. A google não tem concorrência???
Para ti a Googe é o motor de busca e mesmo aí o que não falta é concorrência.
O G+ é mais virado para as comunidades e interesses específicos. Considero uma boa rede nesse aspeto, se fosse igual às outras provavelmente eu não a utilizava.
Foi o primeiro motor de pesquisa no mercado, e a malta é demasiado ceginha e leal para testar alternativas. Logo não tem concorrência nesse sector, o que não falta são alternativas melhores.
Quando compraram o Youtube já dominava o mercado, e desde que a Google adquiriu o mesmo só tem vindo a perder mercado devido a mudanças como a obrigação do Google+.
Gmail não domina o mercado também, Hotmail tem essa frente.
Queres que continue? Google não tem sucesso nenhum quando tem concorrência como afirmado pelo o Renato.
Google faz dinheiro da informação que vende e publicidade, quer tudo menos saber dos utilizadores nunca ouve a comunidade, desde do dia 1 que se pediu para remover a obrigação do Google+ e até hoje não fez caso.
Podias também mencionar o Google Chrome, mas esse projecto é mais um que a Google não criou.
E o Android? já existiam SOs no mercado, mas foi a Google a revolucionar a coisa.
O Android foi outro projecto que a google adquirio e injetou “esforços” para o tornar no que é.. É bom? Até é, mas será o melhor? 🙂
Tornou-se um sucesso porque era o “iOS dos pobres” (desculpem a expressão, mas resume bem o que quero dizer).
Eu não quero sair do tópico do G+, mas vocês não têm mesmo noção do que estão. Altavista, yahoo, não te diz nada? Quem disse que a google dominava em tudo? o gmail não é dos serviços de correio mais utilizados? Android, sabes o que é??? não tem concorrência??? Eu não sou fã da google, mas dou-lhes valor pelao serviços prestados e à Apple e Microsoft também. Agora dizer que a google só é boa quando não tem concorrência é para rir.
Mas algum dia chegou a nascer?
Eu gosto do google plus não uso o facebook como rede pessoal. Penso que é verdade no que dizem sobre a rede da google mas também acabar penso que é um exagero…
Desde o primeiro dia que achei estranho o G+… tal como o proprio artigo diz… “Ao contrário do Facebook, o G+ é uma rede complexa e com uma organização “estranha”” (comunidades, colecções, etc)” eu cheguei a ver o G+ de um amigo e realmente achei parvo o que eles fizeram… isso é para quê? colecções? de cromos? lol
Ou mudam totalmente ou então acabem com isso de vez…
Super curioso, eliminei ontem a minha conta no Google+.
Se existe rede social que deveria voltar é o Hi5, uma rede muito mais personalizada que a porcaria do FaceBook.
Hi5 é uma rede social pra conhecer pessoas desconhecidas, e não passa disso pra muita gente… o Hi5 ainda existe by the way, mas tornou-se uma rede social fantasma
Por acaso, é uma pena. A plataforma está excelente, em termos de funcionalidades e interface mto à frente do facebook, o problema é que ninguém a frequenta assíduamente
Uso o G+ apenas para as comunidades de fotografia e era uma pena se acabasse. Mas como tudo nestes dias tem uma evolução parece k vai acabar. As realidades são cada vez mais dinâmicas.
É uma excelente rede e não vai acabar. O google plus não é para postar fotos de duck face, nem para escrever toda a porcaria que se passa na nossa vida, é para quem tem interesse em aprender mais sobre algo e para seguir novidades, é um conceito diferente do facebook, e sinceramente, ainda bem que poucos a usam, se aquele tipico user de facebook a descobre, aquilo deixa de valer para alguma coisa.
+1 ^
+1
a google so tem de perceber no que as pessoas mais gostam no G+ e apostar nisso.
É uma boa rede social, ainda bem que nao tem a dimensão do Facebook porque se nao ja sabíamos como ficava.
Só comentarios em cima odiosos a google nao sei porque ! engraçado como a google é muito odiada nestes tempos mas o mais engraçado é as pessoas que usam serviços dela e algumas que nem sabem que pertence a google ou que utiliza tecnologia da google, mas enfim.
Concordo totalmente!
a unica coisa da qual gosto que seja criação da google, é o motor de busca e é apenas por uma simples razão: devido à sua colheita de info sobre o utilizador, apresenta resultados mais relevantes, mais personalizados.
gosto também de android e youtube, mas isso não fou criação da MS, ela já comprou a papa pronta a comer.
Nunca usei nem nunca irei usar. Para quê se já tenho o facebook com todos os meus amigos? Coisas em duplicado? Não! Chegaram tarde!
@PPLware: Os artigos poderiam ter um pouco mais de cuidado na língua. Bons artigos mas as construções frásicas deveriam ser ou português PT ou português BR. Ambas misturadas, como neste artigo, fica algo aquém,
Será que estou a ficar brasileiro??? 🙂
Vocês fazem estatísticas de local dos utilizadores do blog? Quantos usam a partir do Brasil?
Gostaria que esta mensagem fosse aceite!
Sou utilizador do G+. E não sou utilizador do Facebook.
O G+ não vai acabar.
É uma rede social tranquila.
Não tem publicidade na pagina inicial. Aliás a Google não irá colocar publicidade na pagina inicial do G+, pois considera que se o fizesse, estaria a ser invasiva para com os utilizadores do G+.
Acho o G+ uma rede social de muita qualidade!
Porque não devia ser aceite? 🙂
Pq estão a falhar mensagens aos magotes. Não acredito que seja por censura, pois, por exemplo, a esmagadora maioria das minhas mensagens são inócuas e passam a vida a não ser publicadas. Acredito que estejam com um problema técnico. Há muita gente a queixar-se do mesmo.
Quem entra pela primeira vez no G+ depara-se com uma pagina inicial limpa, depara-se com uma pagina inicial sem publicidade. E considero esse aspecto muito importante. Considero esse aspecto uma das mais valias do G+.
E também eu, direi que ainda bem que o G+ não tem a popularidade do Facebook. Se o G+ tivesse a popularidade do Facebook, rapidamente deixaria de ser uma rede social fantástica, tal como é. Por essa razão, ainda bem que o G+ não tem a popularidade do Facebook!
Limpa, sem publicidade, mas incrivelmente difícil de navegar com browser em alguns dispositivos, designadamente, netbooks e smartphones. Houve alturas em que até conseguia navegar melhor noutros browsers que não o Chrome, que ficava empancado no G+ inexplicavelmente.
Não mistures dois produtos da Google num problema só. Discordo totalmente, o google+ em smartphones chegou a ser mais rápido e a gastar menos dados móveis como memória do equipamento que o facebook…. por bastante tempo que foi assim, agora não sei como isso anda…
Eu acho que o fracasso do google reside no facto de não se focar muito nos dispositivos móvel, uma fatia composta por África e Ásia..
Deveriam ter reformulado o orkut, melhorado a interface, não ter abandonado para criar um sistema confuso de usar, a atual interface ta muito melhor mas a primeira se não fosse da área de TI não conseguiria usar, o facebook foi quase que uma migração obrigatória do orkut e se o google tivesse sido mais esperto essa migração podia ter ido para o plus.
Eu utilizo o G+, o problema não é a rede social e sim os usuários do Facebook q são em sua maioria alienados q seguem moda digital. Falar mal do G+ sem utiliza-lo é a mesma coisa q falar mal do Vimeo se vc só usa o Youtube. Eu pessoalmente acho q o melhor caminho para o G+ seria mudar para uma rede social de nicho, como uma rede social só para usuários de Android por exemplo. E desta forma parar de competir com facebook e atrair apenas os usuários q realmemte querem parcticipar. Essa é apenas a minha opinião.
Claramente melhor em tudo que que facebook, só não tem users e por comodismo as mesmas não mudam… Mas mete num bolso o facebook… Enfim, o humano é sempre reticente à mudança mesmo sendo para melhor, daí as vezes ser difícil… Evoluir…
A Google viu o sucesso estrondoso do Facebook e fez uma cópia. Sempre fui contra estas atitudes de aproveitamento do sucesso alheio e sempre me recusei a usar.
Fico contente que tenha fracassado.
Acho totalmente erróneo dizer-se que o google+ não vale nada (…), porque é uma boa rede social. A questão aqui é: -Porque hei de mudar do facebook para o plus quando esta rede social não difere o suficiente pra melhor que me motive a mudar, quando toda a gente continua no facebook?
A Google falhou por querer totalmente substituir o facebook quando este recusou a sua venda, falhou em não apostar em diferenças inovadoras que motivassem a utilização da mesma e que fossem difíceis das concorrentes conseguirem implementar em tempo útil. Recordo que o facebook tem muitas funcionalidades inspiradas no Google+. O facebook está primeiro e o plus não vai lá tão facilmente, afinal o facebook continua a prender-nos com novidades todos os dias 😉
G+ é muito mais sociavel e simpático que o asqueroso do FB, onde todos os dias se lava roupa suja.
Além do mais as noticias que correm no G+ raramente abrem links duvidosos e cheios de publicidade e lixo como no FB.
Mas diga-se o FB neste momento atingiu o auge, é tau mau que o futuro irá comprovar esta tendência de queda.