QNAP junta-se à Canonical para optimizar o Ubuntu para a iOT
Aos poucos e o poucos a Canonical tem vindo a entrar forte em vários segmentos da tecnologia que são considerados estratégicos. Depois da parceria com a Microsoft, a empresa de Mark Shuttleworth estabeleceu agora uma parceria com a QNAP Systems, Inc. com o objectivo de oferecer uma plataforma avançada para o desenvolvimento de serviços e aplicações para a Internet das Coisas (IoT) usando tanto o sistema operativo Ubuntu como o QTS.
A Canonical e a QNAP irão cooperar no sentido de fornecer, promover e habilitar a criação de um ecossistema de aplicações IoT para ambientes empresariais, domésticos e de PMEs.
A QNAP potencia o seu sistema operativo para NAS, QTS, com a sua plataforma de virtualização integrada, matura e completa, e através dela integra o sistema operativo Ubuntu de forma a oferecer uma plataforma de desenvolvimento completa e familiar para criadores de software. Os utilizadores poderão desta forma desfrutar simultaneamente de uma grande variedade de apps a partir do QTS App Center e de serviços diversificados disponíveis no Ubuntu.
Utilizando o Ubuntu 16.04 LTS, os utilizadores de NAS da QNAP serão capazes de aceder a uma intuitiva experiência de computação de desktop com um conjunto completo de aplicações de produtividade e entretenimento.
A escolha da mais recente versão de Ubuntu também permite aos desenvolvedores criarem aplicações e tirarem partido delas utilizando o formato “snap packaging”, oferecendo aos utilizadores serviços mais seguros e fiáveis para computadores, servidores e dispositivos móveis e IoT. Este formato universal de aplicações é particularmente popular no Ubuntu Core, a versão embebida do Ubuntu, abrindo assim a porta a um mundo de aplicações IoT nos NAS da QNAP.
As duas empresas irão também encorajar a criação de aplicações IoT para NAS usando o novo formato “snap”. Os NAS da QNAP oferecem armazenamento pessoal altamente seguro o que os torna no gateway privado ideal para IoT, numa completa plataforma de desenvolvimento local e numa solução na nuvem dedicada e fiável.
O principal benefício da utilização do Ubuntu 16.04 LTS e dos ‘snaps’ é que os desenvolvedores podem criar as suas aplicações num formato único que irá funcionar quer em desktop quer em IoT – o que reduz de forma dramática os custos ligados à gestão multi-plataforma, migração e reengenharia
Mark Shuttleworth, fundador da Canonical
O QNAP Linux Station v1.1.893 está disponível a partir do QTS App Center com suporte total para o mais recente Ubuntu 16.04 LTS. Instale o Ubuntu 16.04 para desfrutar do leque de serviços em Ubuntu e iniciar o desenvolvimento de aplicações desktop e IoT usando o formato “snap”. A QNAP e a Ubuntu apresentaram a sua solução na Computex 2016, demonstrando um número de aplicações desktop e IoT.
Nota: O Linux Station requer um NAS da QNAP com pelo menos 4GB de RAM.
Este artigo tem mais de um ano
Eu diria antes, em tom de brincadeira, que isto é motivo para não comprar um QNAP. Depois da aproximação com a Microsoft, parece que a Canonical tem vindo a assimilar os defeitos. Sistemas bons só intercalados com sistemas maus. E só me refiro a versões LTS. As fantásticas novidades e revolução tecnológica, nunca passam de marketing foleiro sem nada palpavel que se veja. O desenvolvimento de software, eu quero, posso, e mando. Jogadas obscuras e falta de transparência, muito e cada vez mais. Ubuntu, não obrigado. Só confio no meu velho e puro Debian.
NVale sempre podes fazer o teu próprio nas e usares o ” Open Media Vault ” de é especifico para NAS e a usa base é debian…
NVale sempre podes fazer o teu próprio nas e usares o ” Open Media Vault ” de é especifico para NAS e a usa base é debian…
Da experiência que tenho, a maior asneira que fizemos a nível empresarial foi comprar uma NAS da QNAP… Trabalhamos sobretudo com Macs e a quantidade de erros durante as cópias de ficheiros através da rede é completamente insustentável. Ora porque há ficheiros que dão erro 51, outros porque os sistema de ficheiros não consegue copiar os ficheiros necessários. Noutras (raras) ocasiões, lá se consegue passar uma pasta e fazer o respectivo backup. Em comparação, comprei (a nível pessoal) uma NAS da Western Digital e apesar de o sistema My Cloud não ser isento de erros, não tenho tido nenhum problema em fazer backups, transferências, etc. É completamente transparente e a trabalhar sempre em ambiente Mac. Também acho que o User Interface da QNAP demasiado complicado para o utilizador comum. Esta é a minha experiência e fica aqui para quem possa interessar.