Pplware

Publicidade do YouTube esconde mineração de criptomoeda

As criptomoedas têm estado na ordem do dia por diversas ordens de razões. Se muitos se preocupam em lucrar com a compra e venda destas moedas virtuais, outros tentam, com esquemas menos legais, ganhar dinheiro, quase sempre à custa dos internautas e dos seus computadores.

São já várias as situações conhecidas de sites que usam os computadores dos visitantes para minerar moeda, quase sempre sem estes saberem. Uma nova tática está agora a ser usada, tendo como alvo a publicidade que o YouTube apresenta aos utilizadores.


Esta nova forma de ação foi detetada recentemente e está a usar o YouTube para conseguir minerar criptomoeda para terceiros, sem que os visitantes saibam que o estão a fazer.

Ao contrário das situações anteriores, a nova forma de ação faz uso da publicidade que é apresentada no YouTube, e que a maioria tem visível. Também como nas situações anteriores, é utilizado código escondido para que a mineração seja feita de forma anónima e sem ser percetível.

São já muitos os casos reportados, com vários utilizadores a darem provas de que este código escondido está a ser apresentado através dos anúncios do YouTube. Estas situações são mais lucrativas, pois o tempo da visita tende a ser maior que nos restantes vídeos.

A Google já veio a público referir que esta não é uma situação normal e que esses anunciantes violam várias das suas regras, tendo sido os anúncios removidos de imediato.

A mineração de criptomoeda através de anúncios é uma forma relativamente nova de abuso que viola as nossas políticas e uma que monitorizamos ativamente. Aplicamos as nossas políticas através de um sistema de deteção de várias camadas nas nossas plataformas que atualizamos à medida que surgem novas ameaças. Neste caso, os anúncios foram bloqueados em menos de duas horas e os autores maliciosos foram rapidamente removidos das nossas plataformas

Tal como nos casos anteriores, esta mineração está a ser bastante lucrativa, graças ao elevado volume de visitas que estes sites têm. Se alguns utilizadores já usam ferramentas que detetam estas situações, muitos ainda estão expostos e a contribuir para o enriquecimento de terceiros.

Outros casos de mineração não autorizada

Exit mobile version