PplWare Mobile

Publicidade ao “iLost” da Motorola com endereço falso…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Miguel says:

    “A Google deveria mesmo procurar problemas dentro da sua aplicação, em invés de o tentar fazer na aplicação da Apple”

    Até aceito que o autor queira defender os mapas da apple, mas esta afirmação é ridicula. É óbvio que a Google procura encontrar esses problemas e resolve-los.

    Não sei até que ponto é legitimo substituir a Motorola pela Google no texto, mesmo sendo a Google dona da motorola.

    • Vítor M. says:

      Não sabes se é legitimo? Então a quem pertence a Motorola, divisão de mobilidade?

      😀 engraçados estes comentários 😀

      • Paulo says:

        Carata aberta do CEO da Apple;

        http://www.apple.com/letter-from-tim-cook-on-maps/

        To our customers,

        At Apple, we strive to make world-class products that deliver the best experience possible to our customers. With the launch of our new Maps last week, we fell short on this commitment. We are extremely sorry for the frustration this has caused our customers and we are doing everything we can to make Maps better.

        We launched Maps initially with the first version of iOS. As time progressed, we wanted to provide our customers with even better Maps including features such as turn-by-turn directions, voice integration, Flyover and vector-based maps. In order to do this, we had to create a new version of Maps from the ground up.

        There are already more than 100 million iOS devices using the new Apple Maps, with more and more joining us every day. In just over a week, iOS users with the new Maps have already searched for nearly half a billion locations. The more our customers use our Maps the better it will get and we greatly appreciate all of the feedback we have received from you.

        While we’re improving Maps, you can try alternatives by downloading map apps from the App Store like Bing, MapQuest and Waze, or use Google or Nokia maps by going to their websites and creating an icon on your home screen to their web app.

        Everything we do at Apple is aimed at making our products the best in the world. We know that you expect that from us, and we will keep working non-stop until Maps lives up to the same incredibly high standard.

        Tim Cook
        Apple’s CEO

        – «Na Apple, tentamos arduamente criar produtos de nível mundial que oferecem a melhor experiência possível aos nossos clientes. Não alcançámos este objetivo com o nosso novo Maps que lançámos na semana passada. Lamentamos muito pela frustração que isto causou aos nossos clientes e estamos a fazer tudo o que podemos para tornar o Maps melhor».

        Mas Tim Cook vai mais longe, recomendado outros serviços:

        «Enquanto estamos a melhorar o Maps, podem experimentar outras alternativas descarregando aplicações de mapas da App Store, como o Bing, o MapQuest e o Waze, ou usar os mapas da Google ou da Nokia visitando os respetivos sites web e criando um ícone no ecrã Home para acesso à aplicação Web.»

  2. Afrsa says:

    Erros há em todos os softwares!

    Mas por maior que seja esta dissertação aqui apresentada, uma coisa é certa: a Apple meteu os pés pelas mãos e neste momento o Goggle Maps é incomparavelmente melhor ao Mapas da Apple!

    “e nesta coisa dos números… parece que vale quase tudo.” …até apresentar em êxtase uma aplicação que não está pronta!

    Para um ou para outro, é errado procurar erros nos outros de forma a justificarmos os nossos… fica a dica!

    Abraços!

  3. MrT says:

    Tendo em conta que a Apple está com dificuldades em encontrar razões para não aprovar a app do Google Maps para iOS 6, parece-me uma jogada interessante…

    (Let the war begin!)

  4. el cora says:

    não há, nem nunca ha de haver sistemas ou marcas perfeitas. Seja a apple, a google, a microsoft, a samsung ou seja o que for. O erro faz parte da qualidade e do engenho do ser humano.

  5. Fábio Pereira says:

    Acho sim que o Sr Vitor M. tentou desculpar os erros do GPS da Apple com os da Google. Enfim…

    • Vítor M. says:

      Sim e não está a fonte… ser distraído deveria ser, isso sim, crime, pois é graças a muitos Miguel” que este país está como está… atrasado 😉

      • Gilberto Pereira says:

        Ó Vítor, não ligues, as palas obstruem a visão periférica.

        Ele nem leu o artigo completo, com aquela raiva para dizer mal.

        Não ligues, parabéns pelo vosso grande trabalho.

      • Eduardo says:

        já não é a primeira vez que não é dada a referência quanto à fonte original da notícia! Depois lá aparece, por artes mágicas um link associado à palavra “via” – que está no meio do texto! Mas não é assim que se faz uma referência! Diz-se explicitamente e por extenso quem é que serviu de referência!
        Para além disso a palavra “via” aplica-se a uma referência intermédia, isto é, uma notícia/página que já citou a fonte original, e que serviu para o autor tomar conhecimento da fonte original.

        • Vítor M. says:

          Dizes tu, nós colocamos o link no local onde termina o artigo original. E como está lá o link a indicar a fonte, portanto, como quem faz as regras somos nós… agradecemos a tua opinião, mas… não é a mesma que a nossa 😉

          Quanto a não ser a primeira vez, bom é a tua opinião, vale o que vale, nós como tratamos sempre de forma correcta as fontes, o que dizes… não condiz com a verdade, é uma inverdade de tua parte.

  6. RaCcOn says:

    Já que não consegues dizer bem do teu produto, há que tentar falar mal dos outros 🙂

    Always like that.

  7. Rui says:

    Epá muito sinceramente eu ando a usar o mapas em portugal e ainda não tive erro nenhum em comparação com o antigo mapas da google.
    Há coisas estranhas como quando se liga o 3D tipo o tabuleiro da ponte 25 de abril ficar de lado mas em 2D a coisa é exactamente a mesma coisa ser ou não ser apple, até é mais completo que o da google que nem restaurantes ou paragens de autocarro tinha.

    E não sei se já se deram ao trabalho de irem às opções do maps da apple e verem que isto basicamente usa os servidores da TomTom e não os da apple? Pronto é normal que os srs da google se sintam pressionados por vir a perder a grande fatia de mercado dos mapas gps que detinham e então? Eu sempre que usei o mapas da google que tinha no iphone perdia-me! Desde que comprei o gps da tomtom vejo bem a diferença.

    Só ainda não uso o mapas da apple a 100% porque o raio do siri ainda não está em português e como GPS com vozes automatizadas estrangeiras não vale a pena. Dou crédito à apple não por terem sido inovadores (porque ultimamente não o são) mas porque para mim o mapas da google que existia era a coisa mais atrasada que eu já vi.

  8. Hugo says:

    As marcas ainda não perceberam que nao existe má publicidade … cada vez que falam bem ou mal do Iphone , é publicidade gratis para a Apple !

    E para dizer mal da Apple tudo se inventa… desde telefones lascados e moradas inexistentes.

  9. Gilberto Pereira says:

    A Google está a lamber as feridas. São milhões de dólares que a Apple lhes tirou, é normal estarem agora a mandar as suas marionetas atacar os domínios da Apple.

    A Samsung é outra, fez questão de lançar um rumor no dia de lançamento do iPhone 5, no qual dava a conhecer o Galaxy S IV.

    A publicidade com alusão ao iPhone e anúncios de vídeo insultuosos. Não admira que a Google tenha este tipo de comportamento, os soldadinhos de chumbo estão alinhados.

    Este foi mais um falhanço da Google.

  10. Francisco Monteiro says:

    “Que os mapas da Apple têm alguns problemas, isso já o sabemos, mas o que muita gente desconhece são os problemas existentes também nos mapas da Google. Nada é perfeito e quando o assunto são posições GPS… todos sabemos que a margem de erro existe e em muitos casos, é bem grande.”

    Bem trata-se de um artigo de opinião e é apenas uma opinião, cabe a cada leitor decidir mais uma vez se as suas opiniões são realmente importantes ou não, enfim…
    De qualquer forma é sempre importante frisar que nos sistemas GPS civis é introduzido propositadamente um erro na posição real dos satélites.

    • Vítor M. says:

      Opinião? Então não confirmas o que estou a dizer? Claro que tenho razão, não é uma opinião são dados correctos, tal como tu também reforças com outras informações, sobre o assunto.

  11. ToVentura says:

    Apple e Google… Mais parecem duas crianças a discutir, “o meu brinquedo é melhor qu’ó teu..” – “Não, o meu é melhor porque faz isto..” – “nha nha nha nha….”

    • Vítor M. says:

      Só que com milhões de dólares como prémio 😉 e isso não é nada de brincar sabes…. isto não é por acaso.

    • Serva says:

      Bom dia ,

      Porque razão se distorcem as realidades , já todos se esqueceram do que levou a Apple a pedir desculpas ? … pois, é que estes mapas com erros ou sem eles não são o produto que veio revolucionar o mundo dos mapas muito pelo contrario , numa empresa aonde se diz a boca cheia que tem o melhor SO do Mundo e mais aquilo e mais isto etc , este foi de facto um tiro os pés .

      Como é evidente não existe hoje nenhum sistema de mapas perfeito e isso deveria ser reconhecido pela Apple em primeiro lugar antes de afirmar que se ia dar uma revolução neste segmento , e quando as coisas ainda por cima são piores do que as que já existem é um fartote de rir .

      Penso que esta noticia é uma não noticia e é uma forma de tentar salvar alguns dedos do pé se é que eles ainda existem para salvar .

      Cumprimentos

      SERVA

      • Vítor M. says:

        Distorcer? Não não, bem pelo contrario, a Apple pediu desculpas pelo serviço que ficou aquém do esperado, por estar com muitas falhas.

        Aqui está uma informação que, politicamente correcto ou incorrecto, querem “aumentar” o grau de erro, criando para isso um cenário falso.

        É isto que está em causa e, dessa forma, mostrar que mesmo estando ainda muito aquém, esta ferramenta não tem alguns males a ela apontados, tem muitos, é verdade, mas cuidado com o que querem influenciar.

        Por exemplo, testei um turn-by-turn em Portugal e posso-te afirmar que está muito bom. E tu, já usaste o curva-a-curva do iOS 6 em Portugal?

        • Rui says:

          LOL

          Vitor, o Serva só cá veio dizer as palavras do costume anti apple. Ainda não te habituaste?

          Usar curva-a-curva? Como ele já afirmou recentemente, o iOS pouco utilizou.

          Palavras para quê 😀

          Saudações 😉

  12. Vasco says:

    Isto é ridiculo no minimo, isto é, as observações do autor deste artigo. Marketing e anuncios publicitarios são feitos para promover o nosso produto colocando-o acima dos da concorrencia. O que a Motorola fez foi so tirar proveito de algo que circula nas redes sociais e internet em geral, que é, a falta de precisão e detalhe dos mapas no iOS6.
    No final do artigo o autor acaba por mostrar que não é inparcial parante tão simples e inofensivo anuncio.
    Em questão dos milhões perdidos referidos no ultimo paragrafo… Pois com o google maps acessivel em todo mundo atraves do PC e nas outras marcas de smart phones… a google deve estar mesmo triste…

    • Vítor M. says:

      Atenção Vasco, a tua observação é que não é imparcial, pois esta afirmação é até ingénua “O que a Motorola fez foi só tirar proveito de algo que circula nas redes sociais e internet em geral,”, cuidado com essa apreciação, pois nada do que estes senhores fazem tem a ver do reflexo das redes sociais ou na internet em geral, lembra-te, estes senhores fazem essas notícias.

      A Apple falhou, é verdade, fez uma app com um serviço muito aquém, do que já estávamos habituados, pela Google, mas… ser mais papista que o Papa… isso é que não 😉 E acho que a Motorola meteu o pé na poça… como a Apple não é 😉

      • Vasco says:

        Peço desculpa mas tenho a certeza que no artigo em questão diz “Numa jogada de marketing,…a Motorola criou um anúncio para promover o Droid da Motorola RAZR M…”, em que depois só se lê opiniões imparciais e criticas a Google… e não a Motorola independentemente do facto de Google deter parte da Motorola.
        E a minha opinião é geralmente imparcial… visto que duvido que a Motorola/Google andem a criar contas de utilizadores em sites sociais e afins para promover uma campanha contra o Apple Maps… Ta visto que quem fez este artigo nunca viu as campanhas de publicidade que a BMW e Mercedez fazem, mas enfim… Td a gente sabe que a apple fez o Apple Maps assim de propósito… para evitar provar do próprio veneno… levar com um processo de violação de patentes 😛

  13. Texugoelectrico says:

    Bem, compreendo que apesar de muita gente, mais ou menos informada, saber que a Apple colocou a “pata na poça” com os seus mapas e, já agora, depois com o pedido de desculpa (parece-me que com o Steve Jobs isso nunca teria acontecido) ainda assim algumas marcas queiram publicitar isso para ganhar vendas daqueles que ainda não sabem do caso. Mas, é claro que a “coisa” tem que ser feita como deve ser e bastava apontar o seu produto que ainda por cima é mesmo bom e no máximo dizer que não é como os “outros” (deixando no ar quem serão) em que nos podemos perder ou coisa parecida…

    E sinceramente, em relação ao erro… às vezes até me ponho a pensar se estas coisas não serão de propósito, empresas tão grandes com erros tão estúpidos…!? Vamos lá ver, o erro publicita a marca, mal ou bem, mas ainda dá mais publicidade à falha da Apple, depois aquela da Nokia, havia pessoal que já nem se lembrava da Nokia (a não ser o inquebrável 3310:p) e a notícia até saiu em jornais e revistas que nada tinham a ver com tecnologia ou coisa parecida… Caraças até os erros do Photoshop fazem vender mais revistas…

    Para mim, mais do que promover uma guerra, até porque ela já começou a partir do momento em que a Apple decidiu seguir sozinha com os mapas (tornaram-se rivais e isso geralmente é “guerra”) a pergunta é:

    Até que ponto estes “erros” podem ser propositados?

    • Vítor M. says:

      Pois, mas eles precisam dos utilizadores para passarem o feedback, é a melhor forma de detectar os problemas e corrigir de forma dirigida, é mais barato 😉

      • Texugoelectrico says:

        Não sei se percebi a tua resposta… O que me estás a responder parece-me que está num nível diferente do que eu falei…

        É claro que a melhor forma de corrigir um erro é através do feedback dos utilizadores. Desde que eles o façam, por acaso gostava de saber nºs sobre isso, com certeza os “relatórios” enviados devem ser numa percentagem super baixa e também era interessante perceber como eles tratam essa informação. Posso dizer que não fiquei com boa impressão da Google quando um dia me apareceu publicidade a sites porno na página inicial do Google, corri AV Anti-MW, limpei tudo, e nada, era uma extensão de um jogo do Super Mário que ele tinham na Store, mas o pior foi que lhes enviei mensagem e deixei comentário no jogo e eles demoraram vários meses a retirar…

        Bem, mas já divaguei muito, o que eu me referia era em relação aos erros na divulgação do produto que muitas vezes resultam melhor do que qualquer publicidade paga. É óbvio que quando se domina o mercado como a Apple, e ainda por cima após ter feito “nome” pela boa qualidade, apresentar os problemas nos mapas é apenas má publicidade e nada mais. Já para uma Nokia que à custa do erro na publicidade da câmara viu o nome novamente espalhado por todo o lado, desde milhares de partilhas no Facebook até à notícia aparecer em revistas cor de rosa, não sei até que ponto isso foi mau para a marca, pois a verdade é que ainda estão em baixo (apesar de eu continuar a achar que os seus produtos são maravilhosos), mas muita gente percebeu que eles ainda existem.

        Depois junta-se a Motorola com este “errozito” que os faz serem falados por um erro na publicidade mas que ao fim ao cabo publicita na mesma que os mapas da Google são melhores que os da Apple, etc…

        • Vítor M. says:

          Sim, pode ser pela publicidade, até porque há quem diga que não existe boa ou má publicidade, só existe publicidade.

          O que podes tomar por má publicidade, para outra pessoa pode ser um factor positivo: podes dizer: “eich a Nokia a tentar enganar os utilizadores”, mas alguém interpreta “A Nokia usou um equipamento de topo o que aumenta a responsabilidade para que na realidade a sua câmara obtenha aqueles mesmo resultados”.

          Como tal, há sempre dois gumes neste pau das grandes empresas.

          Mas lá está, estas são as faladas e as outras…. não!

      • Francisco Pinto says:

        Isto até foi jogada da Apple…hihihi
        Pensou o Tim cook nos Apple temos tanta visibilidade que o maps vai ser descortinado ao milímetro por centena de blog(profissionais) e por milhões à procura de bug’s. sim bug’s da Apple é sinónimo de orgasmos para os media, que em menos de uma semana temos os bug’s “todos” identificados. Para que “desperdiçar” recursos próprios à procura de bug quando se o pode ter de graça! e está visto o resultado em dias no mundo inteiro foi descoberto dezenas senão centenas de erros por esses media, user,etc que a Apple iria demorar meses se é que iria achar! Agora a Apple só tem de corrigir. esperemos que o faça rápido!

  14. Razy says:

    Na página da Apple,
    Antes:
    “…All of which may just make this app the most beautiful, powerful mapping service ever.”
    Agora:
    “… All in a beautiful vector-based interface that scales and zooms with ease.”

    Grande fiasco.

  15. Carlos André says:

    Só fanboys aqui, tanto te um lado como do outro, é normal isto dos bugs, cada vez as aplicações são maiores, mais funcionalidades é normal que as falhas aconteçam, ainda por cima em empresas americanas que a treta é o forte deles.
    A tecnologia está a evoluir a um ritmo tremendo que a inteligência humana até dificuldades tem em acompanhar, logo deixem-se de guerras e vamos mas é aprender com o que as empresas nos trás de novo.

    • lopes says:

      é isso mesmo Carlos,venham para aqui para Africa,onde eu estou a trabalhar,com essas aplicações e vão ver que hoje querem ir para o brazzaville-congo RC e ainda vão aparecer em Liberville no Gabão….
      De qualquer maneira ,a Apple deveria ter mais cuidado com os produtos novos que apresenta ,pois não é nenhuma estreante,além de que parece que existem outros problemas como o cabo de dados..mas isso o amigo Vitor irá defender num outro artigo…lol

      Lopes

  16. Daniel Gomes says:

    Vocês vão me dizer que usam o Google Maps ou Apple Maps para navegar? Nunca semelhante coisa me passou pela cabeça sinceramente… Que raio de filme, uso sempre TomTom ou TMN Drive ou outro software ESPECÍFICO para isso! Deixem-se de guerras

  17. Carlos says:

    O endereço pode não corresponder a um edifício mas todos os outros mapas dão uma localização aproximada de onde ele seria. Nos mapas da Yahoo, no Bing, nos da Nokia e, mais importante, no mapa oficial de Nova Iorque, é o que acontece. E há várias razões para se procurar por um endereço errado, por exemplo por erro de digitação, e mesmo assim se esperar obter uma localização aproximada.
    De qualquer forma foi realmente burrice da Motorola, que podia muito bem ter comparado a função de “roteamento” via transportes públicos para um qualquer endereço real que o Google Maps tem e que o Apple Maps não tem.
    Pode parecer uma função inútil para o tuga comum que vai de carro mesmo só para atravessar a rua, mas nos países civilizados é das funções mais úteis dos mapas no telemóvel.

  18. Dimu says:

    O que tu fazes para defender a tua marca Vitor.

    • peter says:

      Ora aí está um comentário simples, directo e verdadeiro.
      Vitor Vitor… Não critique coisas que pode usar gratuitamente… (se é gratuito, não é perfeito na grande maioria dos casos)
      Em grande parte este foi um artigo de opinião e ninguém o pode negar pois está bem à vista. Mas cada um é livre de criticar o que quiser e usar o que quiser. Eu também posso dizer que os produtos da Apple são extremamente caros, e por isso não os uso. É a única coisa que me impede de olhar para essa marca, bem como a estúpida guerra de patentes.

      • Vítor M. says:

        Depende peter, a Google não “oferece” nada, troca. Tu usas, ela vende publicidade que consomes e em troca tens os serviços, que dizes ser gratuitos. Quanto vale a tua atenção para a publicidade?

        É uma forma de “cobrar” pelo serviço, servir-te publicidade que nem dás conta está a consumir.

        A Apple tem outra forma de “cobrar”, tem um preço nos seus produtos. Sim não são baratos, mas a qualidade justifica o preço, pelo menos o mundo tem dado esse sinal, ao fazer da marca a mais forte no mercado da tecnologia.

        E criticar, sim critico sempre, principalmente se não estou bem servido.

        • KnoKer says:

          Penso que se uma pessoa não se dá conta da publicidade, logo ela está a falhar o seu propósito, sendo assim não está a ser consumida.
          Por outro lado prefiro ser “levemente incomodado” pela publicidade, do que ter de despender dinheiro para ter o mesmo tipo de serviço….

          Cumps,
          KnoKer

    • Vítor M. says:

      Minha? Lol quando não consegues ter argumentos para os factos, a culpa é do árbitro?

      Só por si nota-se que, de facto, não há explicação para o sucedido, verdade? Nem sabes como digerir isso, pois entendo-te. Agora, não fui eu que fez esta asneirada 😉

      • epro says:

        Falta de argumentos só do teu comentário.. porque puxar um arbitro para a dita conversa.. mostra… deixa ver.. não mostra nada.

        O que se mostra neste artigo, é uma opinião. E o dimu fez um comentário a tua opinião, simples directo e correcto.

        • Vítor M. says:

          É a tua opinião, apenas porque os factos no post não te agradarem.

          • Dimu says:

            Continuamos à espera do teu artigo a falar da câmara do iphone 5 e da solução da Apple para o problema…
            Ou isso já não interessa falar? 🙂

          • Vítor M. says:

            Calma, a análise e os comparativos absorvem o meu tempo. Vai com calma que já falamos 😉

            Tenho isso e muito mais em andamento, mas o tempo não estica. Podes sempre, caso consigas, fazer também posts informativos, tens espaço aqui.

          • Dimu says:

            Não… estou mesmo à espera do teu.
            Quero ver que tipo de açúcar vais por por cima 🙂

          • Vítor M. says:

            Aaa pois, 😉 eu sei que sim… mas o meu aparecerá, apenas com o açúcar natural. Mas… fazer é que é outra conversa, verdade? 😉 Isso seu eu bem!!!

            Fica bem meu caro.

          • Dimu says:

            Isso é o teu trabalho. Não o meu.
            E sabes como adoro os teus artigos sempre imparciais 🙂

          • Vítor M. says:

            Claro, sempre às ordens 😉 eu sei que é o meu trabalho, e por isso todos os dias voltamos. Mas fiquei com a sensação que tinhas algo de produtivo, sobre o assunto, mas… foi só a sensação.

            Na verdade há trabalho constante, como tens visto e não deixaremos de o mostrar, tantos os temas que sugeriste e bem, como outros oportunos.

  19. Serginho M says:

    A Nokia esta a sair a ganhar, com tantos Fail’s, guerrinhas, e produtos sem nenhuma inovação. Eles todos distraídos, e o Lumia 920 (melhor smartphone de 2012) ai à porta… Esperem só para ver, onde isto vai parar. 🙂

    • Antonio says:

      a nokia Morreu e não se levanta mais.

    • Vítor M. says:

      Está fortalecida com o Windows Phone, isso é verdade e tem produtos maduros, de alta qualidade, apenas não tem o hype que a Apple ou Google têm- Isso só por si é uma desvantagem.

      • João Carlos says:

        Não tem o mesmo hype que os outros pois até agora o Wp 7 só desiludiu!!!
        Contudo, parece-me que não demorará muito até que isso mude radicalmente, pois o Lumia 920 (e certamente virão melhores modelos) em termos de specs é muito bom e em certos aspectos ultrapassa a concorrência, como o caso do ecrã poder ser utilizado com os dedos, com as unhas (para as senhoras são boas noticias) ou com outro objecto.

  20. Joe Fagundes says:

    Não sabia que a Motorola tinha adquirido a Google.

  21. Paulo Duarte says:

    Apenas uma “pequena grande” dúvida me passa pela cabeça;
    Mas não testaram os mapas antes de os lançarem!?
    É que os erros/falhas são enormes. Não são propriamente a não existência de uma “zona rural de Viena de Austria”
    Claro que é aceite e normal erros e problemas no lançamento de um software desta magnitude, mas, e testes não!?

    • Vítor M. says:

      Verdade, deveriam testar mais. Eles testaram testaram, mas, como disse, não é possível testar ao pormenor. No caso da Apple é outro assunto: é um serviço novo mas muito cheio de erros por falta de tempo de melhoramentos. A Apple teve “pressa” para lançar a app e não deu conta, ou se deu não quis saber, de tanta falta de precisão. Mas também há o lado positivo (para a Apple) tantos erros ao serem apontados ajuda-os (gratuitamente) a melhorar.

    • Hugo Cura says:

      Quem carrega no ícone para abrir o Maps já sabe o que o espera, está bem explícito no design: http://bit.ly/SXZWKd

      Não sei o porquê de tanto alarido 😆

  22. Pedro P says:

    LINK

    Realmente as imagens de satélite são inferiores, mas tem os números de porta, as paragens de autocarros e o nº dos autocarros que lá passa. Também tem (ao que me parece) lojas que existem por lá, não me parece um “fail” do Google Maps, por comparação de utilidade parece-me que sai a ganhar.

    Já agora, para o povo português, qual das suas soluções é melhor? Isso sim parece-me um artigo interessante.

    • Vítor M. says:

      Aqui não há dúvidas, isto porque a Google tem uma app muito melhor, mais madura, mais abrangente e isso é inegável. Não é por acaso que o serviço de localização de dispositivos, o Find my iPhone e o Find my Mac usam os mapas da Google. Aqui a Apple nem quer arriscar, isto diz muito.

  23. golias17 says:

    Não consigo perceber uma coisa afinal a morada existe ou não lol.

    Se bem percebi ambos os dois sistemas encontram a morada mas quando se procura pela rua, mas enquanto o da apple não encontra quando se procura em 315 E 15th ny, só encontra quando se escreve Manhattan. Eu concluo então que a rua existe e o google maps tem algoritmos de procura bem melhores.

    Percebo que posso classificar o anuncio como manhoso, mas que é mentira que a rua existe e ambos a encontra só que quando um só encontra quando a procura é mais especifica. Lamento mas essa noticia não cola lá muito bem, mas posso não a ter percebido bem.

    Agradeço que alguém me consiga explicar melhor onde a Motorola errou!

    Comprimentos

    • Vítor M. says:

      Não, a morada não existe, foi um erro da Motorola ao deixar essa morada para o Mapas descobrir. Foi um erro, pois o que o Mapas fez foi descobrir “essa série” de blocos habitacionais não em Manhattan mas noutro local e foi dito pela Motorola tipo “estão a ver como o nosso diz correctamente o local e a app da Apple nem na cidade acertou?!”

      Na verdade a app Mapas da Apple, embora esteja ainda muito atrasada em relação à fantástica app Googel Maps, não está tão ridícula como mostra. O autor do post do Apple Inside, fez vários testes (também os fiz no iPhone 5 e no iPad 1) onde mostra claramente que os resultados do locais apontados pelos Apple Mapas e pelo Google Maps não são tão dispares assim.

      Basta fazer o seguinte:

      Pegue num iDevice com o iOS 5.1.1 e outro com o iOS 6, tal como eu fiz, e procurem capitais ou cidades em vários países do mundo, tanto na app da Apple como na da Google e reparem se há essa dificuldade que apontam.

      Não falo no 3D, que no caso da Google é muito melhor que o que a Apple mostra, mas em termos de localização, testem isso e digam de vossa justiça.

      • Golias17 says:

        Ok percebo o que estas a dizer, se de facto a morada não estiver, foi uma tetina manhosa e um pouco errada.

        Sendo assim creio que a motorola escolheu um lugar que também aparece na app da apple sendo assim ambas tem o problema de dar moradas erradas?

        • Vítor M. says:

          O Google mostra uma morada naquele lugar, que não corresponde ao que actualmente existe, já existiu em tempos, agora já não.

          Por isso, quem fez esta jogada, tentou, de certa forma, aumentar o ridículo que o Mapas por vezes cai. Só que.. falharam e foram apanhados 😉

          Não era necessário fazerem isto para dizer que os mapas da Google são melhores, quiseram entrar numa comparação com o seu serviço para super valorizar o Motorola… e deram-se mal…. embora a publicidade continue a falar do Motorola, por outro lado, deram-se bem 😉

          • golias17 says:

            Realmente a Motorola foi preguiçosa de certeza que arranjava um exemplo melhor, no mundo das tecnologias eu acho que o que a Motorola fez, não foi assim tão errado, mas era desnecessário.

            Mas no final de tudo como utilizador do IOS 6 achas que ficas-te a ganhar ou a perder com os novos mapas?

            Não sei até que ponto estas guerras estão a trazer benefícios para os consumidores.

          • Vítor M. says:

            Trazem esclarecimento, e é nisso que temos de apostar. Aposto que não gostas de carneirada, facilitismo de ser mais uma voz colada aos ouros.. só porque sim e como dizes e bem, neste caso, a Motorola, o departamento de mobilidade que pertence à Google, foi… ingénua!!!

          • golias17 says:

            Não sei até que ponto essa afirmação é verdade. Vejamos conhecendo o sistema de patentes americano, e de certeza que o conheces melhor que eu, sabes o quão genérica algumas patentes podem ser, já para não falar o quanto confusa pode ser a justiça.

            Por exemplo se a Google tivesse patenteado, um sistema de notificações genérico queria ver como a Apple se safa para fazer tal coisa.

            Resumindo isso tudo é bom e útil, mas nem sempre ajuda ou as coisas são bem feitas.

        • Dimu says:

          Mas a morada existe.
          Tanto no Gmaps, como no Bing, como no Sapo.

  24. Hugo Almeida says:

    Todos os dias venho ao pplware, e tenho recomendado a várias pessoas, mas a falta de isenção deste espaço, que se quer de informação, é por vezes ridicula.

    • Vítor M. says:

      Atenção, não podemos apenas dizer o que te convém, temos de ser realistas, não te vi dizeres o contrario quando escrevi que o pedido de desculpas do Tim era mais que necessário porque o produto era mau.

      Como gostaste da situação… já eram apropriado verdade? Pois bem meu caro, temos de ser correctos, dizer que está mal quando está mal e apontar a verdade quando esta está bem parente, mesmo que não gostes foi o que aconteceu 😉

      • Miguel says:

        pelos vistos o meu ultimo comentário foi banido.

        apesar de ter sido critico, penso que o fiz com respeito. Assim não vejo a razão de não publicares o comentário. Mas pronto, o blog segue o estilo que preferir, depois tirarão ilações sobre o resultado obtido.

        • Vítor M. says:

          Não vi nenhum comentário teu!!!

          Não foi nada banido, até porque os teus comentários estão lançados. Procura bem. Quanto aos resultados obtidos 😉 são bons, sabes porque?

          Porque trabalhamos bem, em conjunto com os nossos visitantes, sabemos o que eles querem e sabemos mostrar todos os cenários reais. Uns gostas, outro não, mas é assim a vida.. aa e depois respeitamos os visitantes, sabendo responder de forma a que tenham voz activa 😉

          • Miguel says:

            Eu tinha feito 2 comentários. O primeiro a este post e um a responder-te. Este ultimo não foi publicado. Ontem a noite aparecia “a aguardar moderação”. Hoje simplesmente não aparece nada.

            Como dizia nesse post, uns blogs estão a fazer uma campanha anti-apple maps. O pplware esta a fazer uma campanha pro-apple. Ambos os lados me parecem errados, pois claramente carecem de isenção.

            Ja vi que não e’ a tua opinião, mas a minha e’ que este blog post (e outros nas ultimas semanas) esta carregado de fanatismo.

          • Vítor M. says:

            Estou a ver todos os teus comments Miguel. Não há campanha nenhuma anti ou Pro Apple, são simplesmente factos. Cada um defende os factos como entende, eu critico a Apple pelos maus produtos, até porque sou um utilizador há vários anos e tenho todos os mais relevantes gadgets, que são as minhas ferramentas de trabalho (e tu conheces as ferramentas Apple?) e uso outros sistemas, também bons, o meu Galaxy S II, pro exemplo.

            E, como tal, quer gostem quer não 😀 tenho conhecimento de causa, ao contrario de muitos que deveria testar, usar mais, ter a noção factual das coisas tal como se apresentam.

            Na verdade é o mundo que fala dessa forma, tal como lês aqui, aliás falo isso desde há vários anos e o crescimento das marcas que apontamos como tal… é real 😉 Claro que não agrada a todos, paciência, mas, como tenho visto, o mundo cresce como cliente de determinadas marcas e encolhe-se à escolha de outras. Não é verdade?

            😀 claro que é 😉 e por isso tens de aceitar que estamos do lado certo da barricada, do lado da informação correcta. Depois temos vários editores e temas dos melhores que se produzem em Portugal, assim e tendo contacto com tanta diversidade, temos a experiência 😀 que nos ajuda a construir uma opinião super sustentada 😉

            Não agrada a todos? É normal e pro isso temos os nosso visitantes para participar, desde que o façam directamente sobre os assuntos e não sobre as escolhas dos editores. Como tal, o assunto é o post e é nisso que gostava de te ver a relacionar a tua opinião, se a tiveres claro, pois muitos como estão desarmados de argumento… atacam o árbitro 😀

            Fala sobre o tema e deixa lá o resto, até porque desconheces tudo o resto, verdade?

            Claro que estas semanas o site, na tua opinião, está carregado de fanatismo, ora, saiu um novo produto Apple e um “não fanático” como tu, deve estar todo atrapalhado 😀 apenas porque é notícia o que tem de ser notícia, enfim, são mentalidades, mas eu respeito-as, têm é um lugar sagrado na gaveta do respeito.

          • Miguel says:

            PS: há outros users a assinar “Miguel” nestes comentários.

          • Miguel says:

            Vejo que estas habituado ‘a habitual guerra android vs ios e deve ser por isso que estas a estereotipar os meus comentários. Não me viste em lado nenhum a criticar o iphone 5 ou o apple maps pois não os usei. Por isso e’ que tenho curiosidade em ler artigos nos tech blogs, para saber algo mais.

            Para ser sincero, eu estou limitado a comentar de certa forma por ser funcionário da Google e não quero correr o risco de dizer coisas que não são publicas.

            O que eu critiquei foi o estilo do artigo e afirmações que não fazem sentido, mesmo para quem veja a Google de fora.
            Do que já vi de colegas, os apple maps não estão assim tão maus como os têm pintado, mas penso que também não e’ caso para artigos como este onde diabolizas uma acção de marketing e extrapolas isso para a empresa-mãe.

            Se leres bem os teus comentários, colocas-te no pedestal como se tivesses toda a razão do teu lado. Eu possuo produtos Apple e uso android tb, isso nao me impede de ser imparcial. Os produtos apple nao me atrapalham nada porque têm trazido coisas bastante positivas, mas tambem não penso que sejam o santo graal, coisa que os posts a que me referi nos últimos tempos ‘as vezes parecem querer fazer crer. Mas pronto, e’ facil para ti estereotipar.

            O que eu tentei fazer e’ alertar-te para o facto de ser claro que não estas a ser imparcial e penso os tech bloggers costumam ter esse objectivo.

          • Vítor M. says:

            Miguel, eu já tinha percebido o teu lado, agora não podes dizer que és imparcial se isso é-te impossível! 😉

            Depois, por trabalhares na Google, é normal que defendas a empresa empregadora, não no meu caso, não tenho qualquer vínculo à Apple, apenas mostrei uma notícia que está a fazer eco no mundo e adicionei a ilação normal, num caso paradigmático como este.

            eu sou um utilizador há muitos anos dos produto Google 😉

  25. vitor soares says:

    Incrível como existem pessoas que ficam melindradas só porque criticam, do produto que usam.
    E digo isto para Android´s, Apple´s, Windows´s… etc… ect….

    Sinceramente cresçam. Estas guerrinhas entre utilizadores são inúteis e incrivelmente estúpidas.

    Eu sou um utilizador iOS, como já fui WindowsPhone ou symbian e sinceramente penso que todos beneficiamos com esta guerra entre gigantes.
    A guerra é deles.
    Nós só temos que aplaudir pois seremos beneficiados com melhorias naquilo que utilizamos, seja software ou hardware.

  26. jorge says:

    o problema está que anunciavam como o melhor de todos,a Apple!
    até já corrigiram a publicidade que tinham, lol

    a mania da Apple, de dizer que é o melhor, mais fino, mais leve, mais qq coisa.. mentiras sempre.. pub enganosa..

    E ai sim, critica-se com razão! como foi e é este caso do Maps..

    abraço

    • João Carlos says:

      Concordo plenamente!!!!
      Mas se repares esta tem sido a postura da Apple desde sempre que publicita os seu produtos dessa forma!!!

    • Vítor M. says:

      jorge a Apple e as outras fazem isso para “vender”, esse “core business” das empresas 😉 mas a Apple tem essa visão, sempre, de ser a mais perfeita.

      Se consegue ou não?

      Sabes quem responde a isso? É o mercado, são os números de venda, o número de utilizadores Apple, Android, Windows Phone, BlackBerry OS, Symbian e outros que passam a ser todos os dias, novos clientes Apple e com isso, como sabes e tens visto, a Apple vende mais, cresce e produz de novo melhor e como ciclo que isto é, volta tudo a multiplicar-se.

      São factos, não há argumentos que digam o contrario. Não é a empresa que trabalha melhor em muitos segmento: eu embora tenha uma conta iCloud (mobile me anteriormente) de 25GB, não abdico do Gmail.

      Eu embora tenha equipamentos com Mac OS X, há coisas que não dispenso o meu Windows, embora a Apple tenha muitos outros produtos e serviços, não me servem como outros me servem.

      A riqueza está na escolha 😉

      • jorge says:

        o S3 ainda recente já com 20 milhões vendidos, não deve estar assim tão mal em relação ao Iphone, lol
        E claro, a Apple tem 1 produto.. Tens de pegar em varios de topo da Samsung por exemplo (pois prefiro uma empresa que nos dá diversas opções dentro da mesma gama, tipo o S3 e o Note) e ai sim, comparar as vendas..

  27. Alexandre says:

    28 Respostas do Vítor até ao momento..

    Não me leve a mal mas já toda a gente se apercebeu que é defensor da Apple em todos os assuntos da Marca.

    Cumprimentos.

    • Vítor M. says:

      Mostra que gosto de responder aos utilizadores, pois são importantes para nós, mostra respeito. Ignorar, é o que todos os outros gostam de fazer, já nós queremos ter sempre uma palavra a dar, motivando a discussão, isso é salutar.

      Se sou defensor? Sou utilizador há bastante tempo e gosto de esclarecer, Alexandre, conheces o ecossistema Apple ou falas pelo que os outros dizem?

      Critico, sentido critico, aposto que tens, pena que fizeste um comentário que nada fala sobre o assunto em causa, o que mostra claramente que… contra factos não há argumentos, verdade?

      Acima de tudo sou defensor do que me serve enquanto ferramenta de trabalho, pelo experiência, percebes?

      Qual é a tua experiência? Que sistemas gostas de usar? Porque o usas? Qual a melhor solução para desempenho do teu trabalho?

      • vitor soares says:

        Se responde… responde em exagero.
        Se não responde… enfim

        Preso por ter cão… preso por não ter cão

        Haja paciência… para esta guerrilha.

        No meu tempo de infância, existia um homem na minha terra que se chateava quando lhe dizíamos que a Philips era melhor que a Grundig.

        Passados 25 anos (um quarto de seculo), voltamos a estas guerrinhas estúpidas.

        • Vítor M. says:

          hehe… é verdade, ainda me lembro desse tempo. Passados estes anos, acho que é a Philips que está melhor.

          Isto é sempre problemático, pois é um mercado com muitos utilizadores e cada um, como tem o que melhor lhe serve, puxa sempre a argumentação ao seu lado 😉

      • Alexandre says:

        Um dia convido-te para um café e falamos sobre esse assunto.

        Relativamente a utilização conheco melhor do que imaginas.

        Para tua informação acompanho o Pplware desde 2006 e diariamente. Tenho acompanhado a tua tendência ao longo dos anos. 🙂

        Cuprimentos

        • Vítor M. says:

          Têm alterado as minhas tendências, só uma se mantém desde que que nascei 😉 essa é inabalável. O que toca a tecnologia, o mais inteligente é evoluir, é isso que tenho feito, mesmo antes de 2006, mas desde essa altura podes ver 😉

          Quanto ao café, quando quiseres.

          • Alexandre says:

            Não estás a entender.

            Como CEO andas a ser tendencioso para a Apple e isso não te fica bem.

            É a minha humilde opinião de utilizador de iPAD,Macbook PRO, iMAC e até de iPhone há muitos anos. Ou seja de todo o ecosistema Apple.

            Com isto fico-me por aqui e vou continuar a acompanhar o Peopleware.

            Cumprimentos

          • Vítor M. says:

            Bom, não tenho por hábito mostrar o que não sou, não tenho por hábito parecer o que não sou, se sou utilizador de determinadas marcas e serviços, se falo deles, coloco o meu cunho como utilizador e daí não está em causa de fica bem ou mal, está em causa a seriedade da informação e como ela chega ao visitante de forma útil e exacta.

            É nisso que trabalhamos todos os dias. Não é para servir nichos, é para servir todos. Isso de ficar bem é coisa de gente que se esconde atrás de clichés.

            Dizer preto no branco o que é e o que não é, sempre na óptica de quem usa, de quem experimenta é outro nível, é aí que estamos e queremos continuar. 😉

  28. BFS says:

    Publicidade alegadamente “Falsa” no endereço mas não no Objectivo!!! Grande Falha que é o “iMaps”…que na realidade é mesmo um “iLost” lol
    😉

  29. Carlos says:

    Vítor, hombre, independentemente da morada existir ou não, o facto é que TODOS os outros mapas (Yahoo, Bing/Nokia, MapQuest, mapa oficial de Nova Iorque) mostram aproximadamente onde a morada seria, se existisse.

    Supõe que estavas à procura do 314 em vez do 315 mas que te enganavas a digitar o número (uma coisa bem provável, no ecrã pequeno do iPhone 4/4S). Preferes não obter nenhuma resposta que não te permite chegar onde queres (o 314!) ou uma resposta aproximada que permite?

    Eu diria que o comum dos mortais prefere a segunda alternativa.

    Ou supõe que és um turista em Paris e escolheste um hotel bem jeitoso que fica pertinho do metro de Montparnasse-Bienvenue e queres ir visitar o palácio de Versailles. Pegas no teu iPhone acabadinho de atualizar para o iOS 6 e a única alternativa que ele te dá implica ires de carro, que não tens. Vais ter que procurar como lá chegar noutro sítio. Ao mesmo tempo, o vizinho do quarto ao lado, que por acaso decidiu fazer o mesmo passeio, pega no seu Android ou Nokia (com o Nokia Drive) e em 30 segundos fica a saber que basta ir a pé até à estação de Montparnasse e lá apanhar o RER da linha N em direção a Houdan.

    Novamente, eu diria que o comum dos mortais prefere a segunda alternativa.

    E, já agora, sim, os outros mapas têm as suas falhas também, mas nenhum dos outros some com Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia.

    • Vítor M. says:

      Isso não está em causa, o que está em causa é a pretensão de ridicularizar pela falha, pelo erro,q ue na verdade, não existiu, bem pelo contrario, tem lógica ser como o Mapas apresentou.

      Esse foi o cerne da questão que mostrou a farsa. O resto, tens razão, isso é certo o que dizes, quanto à função de localização (genérica).

      • Carlos says:

        Bom, eu não acho que esteja a ridicularizar, apenas vejo uma utilização comum dum sistema de navegação.

        O resultado esperado, porque é o que TODOS os outros fazem, e o próprio Apple Maps fazia antes da mudança, é dar uma localização aproximada. E isso mesmo quando se introduz um endereço errado.

        O Apple Maps novo não faz isso, é uma falha. O resto é conversa.

        Mas, como disse, nem é a mais grave. Para mim a mais grave é não sugerir “caminhos” de transportes públicos.

        • Vítor M. says:

          Então porque não usaram outro exemplo? Porque foram criar um cenários “falso” para dramatizar?

          Foi apara “agravar” o sentimento de inutilidade que as pessoas já sentem em relação ao Mapas, o que é claramente uma “ridicularização” comercial.

          Depois, como referes e bem, há muito a fazer nesse serviços de mapas da Apple, o que não quer dizer que o existe não funciona, porque funciona.

          • Carlos says:

            Sinceramente não faço ideia, talvez por ser uma localização no meio de Manhattan, se calhar estavam à procura da escola que fica no 314 e enganaram-se a digitar o número… Há tantas razões.
            De qualquer forma, independentemente disso, para mim a nova aplicação é completamente inútil. A do Windows Phone (Bing Maps), que ainda consegue ser pior (a pesquisa é um desastre) já era inútil, agora fiquei sem nenhuma aplicação decente que me dê a informação que preciso.
            Em Lisboa há o site Transporlis, mas não é a mesma coisa.

  30. Rui says:

    Como utilizador diario de um iPhone, fico surpreendido com a chuva de criticas aos mapas da Apple. Pode não ser perfeito, mas os outros também não o são.

    Eu tentei utilizar o maps da Google umas 2 ou 3 vezes e nunca resultou bem e por isso uso o tmn drive, que é gratis e não precisa de trafego de dados.

    Como no android que tenho, o maps da google é idêntico ao do iPhone, fico curioso, alguém usa aquilo como navegador de gps???

    Saudações

  31. Emannxx says:

    Parabéns, conseguiram justificar UM (1) erro dos Mapas do iOS, no meio das outras centenas que existem 🙂

    Está certo que a Motorola não deveria ter usado uma morada que à partida geraria problemas, mas não os Mapas do iOS continuam cheios de erros e problemas, não é o facto de se justificar “um” que lhe vai trazer o mérito.

  32. Mário César says:

    Depois de ler esta frase “Que os mapas da Apple têm alguns problemas, isso já o sabemos, mas o que muita gente desconhece são os problemas existentes também nos mapas da Google.” nem precisei de ver quem tinha escrito o artigo.

  33. Carlos says:

    Em outras notícias…

    http://conversations.nokia.com/2012/09/28/top-auto-brands-turn-to-nokia-for-location-content/

    E a Oracle e a Amazon e a Yahoo! (e acho que já toda a gente sabe da Microsoft).

    • Serginho M says:

      Já disse mais de mil vezes. O futuro próximo, vai ser Nokia/Microsoft. Basta ver os dados da “Kantar”. No Brasil é o que mais vende, à frente do iPhone. Em Itália já esta com uma cota de 10%. E o mais engraçado disto tudo, é que nenhum Windows Phone 8 esta no mercado ainda! Não tenham ilusões: a era Android e iPhone, vai começar a descer lentamente.

  34. Serva says:

    Bom dia ,

    Para mim é evidente que existiu pressa em colocar novidades no IOS6 , porque a Apple nem sequer estava pressionada pela Google o contracto contempla mais um ano , é lógico que com o lançamento do Iphone 5 e com um SO sem novidades ao ponto de se falar insistentemente no novo formato de auscultadores a Apple tinha de ter alguma coisa mais consistente para apresentar e depois deu nisto .

    Cumprimentos

    Serva

  35. David says:

    Só gostava de saber porque o “ataque” foi da Motorola, e depois no post houve um “contra ataque” à Google? Depois à gente que se diz imparcial e é isso que se vê, neste post…NOT!
    Percebo se dissessem “há e tal a Motorola é parva e devia fazer melhor” agora tentar atirar com areia aos olhos das pessoas? Isso sim também é tao má jogada tua Vítor como a da Motorola, mas enterra-te ainda mais.
    “Diz o roto ao nu, porque não te vestes tu?”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.