PplWare Mobile

PT disponibiliza 4G a 80% da população

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. JoseM says:

    ” partilha de plafond de tráfego de internet em múltiplos equipamentos móveis”

    15GB de limite, pelos preços anunciados, aquem é que isso interessa?
    No meu caso não.

    • L. says:

      por cima quando se pede á TMN para ter acesso aos consumos ( na pagina da TMN o consumo de trafego aparece em horas – o mês passado tive 1100 horas de trafego quando um mês tem no máximo 744 horas!!!) a resposta deles é que não é possível porque se tem um tarifário tráfego ilimitado. Mais unsAinda vigaristas!!!

      • Barata says:

        E ainda tem o pior Apoio A Cliente de Portugal

        • E... says:

          Pior Apoio a Cliente??
          Há-de ser o da Optimus, por exemplo, que a partir da 00h e ao fim de semana, nem existe!!!

          • Márcio says:

            EU já trabalhei em empresas de telecomunicações e posso dizer que as Internets Banda Larga são todas fracos mas mesmo assim afirmo que a única que mais tenta combater a Ancon(empresa que restringiu trafego 15gb) foi a Optimus de todas ainda é a melhor e em termos de velocidade é melhor praticamente em todo o todo o lado TMN MEO etcetc é do pior que há em tudo e fazem propaganda que são os melhores mas é tudo marketing até Net por cabo a Meo ao pé da zon em média com as velocidades que anuncam iguais a zon é 3 a 4 vezes mais rápida!Em termos de atendimento a razões de queixa em todas mas ás vezes tb não éculpa da rede mas sim de funcionários que se estão a borrifar.

          • Márcio says:

            Por ultimo é uma estupidez anunciarem 4g quando parte das redes nem 3.5g tem em quase todo o pais e mesmo que tivessem que diferença faz uma net de 7.2M para 40por exemplo? Nenhuma porque a abrir páginas nem se nota diferença só se nota nos downloads, mas como estes são restringidos é um absurdo…emfim!Não faz sentido atéporque á filmes ou jogos que se compram online que têm mais de 15gb….absurdo haver limite de tráfego 15gb acho que era tempo de deixarem de ser ignorantes estes gaijos que devem tirar formaturas em pacotes de matutano ou num tarde de domingo….

    • Daniel Pedro says:

      Exacto.., para que queremos 4G se estamos limitados aos ditos 15 gigas do chamado consumo responsável. Para isso mas vale ficar com o 3G. Não adianta ficar mais rápido se vamos percorrer os mesmos quilómetros que os clientes do 3G. Ao meu ver senão aumentarem esse trafego para uns 50 gigas ninguém vai usar isso. Mas enfim……

      • Eu says:

        Também tinha essa ideia, e depois pensei que se me derem os 50Gigas eu depois vou querer mais e vou continuar insatisfeito. De acordo com algumas contas que já vi passar 50 Gigas à velocidade 4G vão em poucas horas. Que faço eu depois no resto do mes?

  2. Blizard says:

    Vamos ver como evoluem estes serviços e a sua integração… bom mesmo era poder usar o 4g para todos os equipamentos e serviços.

  3. Terminator says:

    isto de 4G da PT é uma fantochada!!
    desde que apareceu 4G começaram a bloquear a minha de 3G para melhorar a experiência dos outros utilizadores!!!
    E do que me vale uma net super rápida, se só podemos tráfego(tanto upload e download)total de 15GB mensais.
    é um limite obsoleto e estúpido mas pronto, é assim que se ganha dinheiro!!

    vai-se usar durante 3 dias ao max e depois andamos o resto do mes com 128kb\s.

    É engraçado antes destas novidades eu chegava a fazer tráfego 150GB e nunca me bloqueavam.

  4. Miguel Batista says:

    Grande banhada que saiu o 4G.
    A praticar estas condições e estes preços não irão a lado nenhum.

  5. Daniel Carvalho says:

    Deveriam se preocupar em colocar cobertura em todo o territorio nacional. É triste estarmos a pensar em redes 4G enquanto em alguns locais não chega sequer o 2G.
    Será que é desta que teremos uma cobertura nacional, ou apenas vai ser para o inglês ver?!?

    • David says:

      Para quando os contractos em que a PT, paga por todos, será obrigada a cubrir 80% do território e não 80% da população? os 20% da população PORTUGUESA que vive no interior não tem direito sequer a internet 2G quanto mais a 3G ou 4G……

  6. Flávio Nóbrega says:

    Muita gente tem caído nisto, tráfego ilimitado(mentira! so 15G depois a internet fica tão lenta nem consegues navegar)muita gente não sabe a diferença de bytes ou bites, uau 100mb deve ser rápido!! espera 100mb = 12 MB ahhhhh, ligaram-me de um call center a tentar vender-me isto ele disse 100mb e eu perguntei-lhe mas 100 mega bytes ou bites? o vendedor responde MEGAS, e eu megabites ou bytes?, e ele sempre são sem Megas, LOL quando se vende algum não convém perceber da coisa?

    • Ivo Mota says:

      Sim mas é isso mesmo 100Mb significa que terás um taxa de transmissão de dados de 12 Mega bytes por segundo. Foi assim estabelecido como standard das velocidades de internet. em que em vez de darem a velocidade em bytes por segundo dão em bits que assim da um numero maior. Os 100 mb que eles dizem é igual ao da fibra optica….mas sim concordo com o facto de quem nos atende não ter nenhuma formação para esclarecer pessoas que saibam um pouco mais da coisa, que é cada vez mais vulgar…

    • Ivo Mota says:

      E sim se tens 100 Mb em casa de fibra optica, só consegues uma taxa de transmissão (“sacar”) a 12 Mega bytes por segundo

    • Ricardo says:

      O objectivo não é enganar ninguém..as coisas são o que são..a taxa de transmissão é dada em bit por segundo..logo com 100 Mbps consegue-se transmitir 12 MB num segundo.

    • Marcelo Barros says:

      Muita gente pode não saber a diferença entre bytes e bits.
      Mas também te digo que quem sabe a diferenças considera os 100Mb (12MB) muito rápido, ainda para mais numa banda larga móvel. O único defeito é mesmo o limite de tráfego.
      Eu tenho fibra óptica 50Mb e estou muito satisfeito.

      Mb = Mega bits
      MB = Mega bytes

  7. Ivo Mota says:

    Para quê ter 50Megas ou 100Megas se o trafego ilimitado é limitado a 15GB e depois pasa para um velocidade de 128k

  8. Carlos says:

    80%? Devem pensar que 80% da população são Lisboa e Porto

    • João Carlos says:

      Continua a ser para os grandes centros. Vivo numa freguesia do concelho de Coimbra, a 10 km do centro, e o 4G não vai lá chegar.

      • Carlos says:

        E quando nem o 3G chega? Em minha casa tenho isso!

      • João Santos says:

        Pois Caros amigos, Coimbra e arrabaldes não fazem parte de Portugal, logo não estamos nos 80% e logo se vai ver nos 90%?
        E pensar que tiraram a televisão aos velhotes pela largura de banda dos 4G!!
        Que triste país o nosso!

    • E... says:

      É normalissimo que as operadoras comecem pelos grandes centros..
      Ou onde acham que dá dinheiro?
      Queriam o quê? Que andassem a equipar primeiro as antenas do interior onde existem 50 pessoas lá penduradas em vez de em Lisboa que tem 500??
      Têm cada ideia…….

    • Igor says:

      PT disponibiliza 4G a 80% da população… a preços que 99% da população não pode pagar.

  9. Pedro says:

    15GB? Não, obrigado!

  10. Manuel Serol says:

    Será que agora o iPad 4G já vai funcionar em Portugal..?

    • Nuno Mendes says:

      Não Manuel, a Apple ja tem um processo em cima para colocar nos seus anuncios de Ipad 4G que na Europa este sistema não funciona, apenas funciona na America e Canada, penso que tem a ver com os protocolos usados lá.
      Infelizmente por enquanto e durante os proximos tempos nada de 4G em Ipad e Iphone :((Sou dono de um Ipad )

    • Ricardo says:

      Esse ipad 4G nunca irá funcionar em portugal. É impossível!

  11. Rui Rodrigues says:

    Realmente é muito bonito fibra, 4G, velocidades brutais, etc… Peço que se lembrem dos clientes ADSL que, como eu, pagam o serviço à anos e continuam sem ver qualquer investimento nas infraestruturas. Não se esqueçam dos clientes que não têm outra oferta (cabo, fibra, 3g, 4g). No meu caso tenho em casa 24mb adsl e só chegam 3mb coxos, e na empresa 24mb adsl e também só chega 1mb coxo. O engraçado é que estou a 30 minutos de Lisboa… Vivo e trabalho na Moita. Realmente estamos num pais de alucinados…

    • Costa says:

      Sou obrigado a queixar-me do mesmo. Por mau planeamento das infraestruturas da PT na zona onde vivo sou obrigado a ter MEO Satélite para poder ter mais canais, pago um Sapo ADSL de 8Mb que está limitado a 4 porque as linhas não apresentam estabilidade para mais e mesmo à minha frente, na mesma rua, tenho 4 casas com MEO ADSL, com canais em HD fluidos e com 8Mb de velocidade sem qualquer problema.
      E só após 2 anos de tentativas de obter o MEO ADSL e as visitas de 4 técnicos diferentes, um deles 2 vezes, é que consegui saber o porquê deste absurdo.

      • João says:

        Estou na exacta mesma situação que tu, também andei a gastar dinheiro durante dois anos e tempo em chamadas e visitas de técnicos para inglês ver(umas 6 ou 7) até que a solução foi reduzir a velocidade contratada(apesar de eu pagar mais velocidade para poder ter tráfego ilimitado. Também tenho uma pen sapo adsl “ilimitado”(ao associar o serviço sai 5 euros mais barato) para usar noutros locais,e após me deparar com os 15GB de tráfego telefonei a dizer que já que sou prejudicado na net fixa por o serviço deles ser vergonhoso, ao menos que aumentem o tráfego da net móvel. Qual quê…”pedimos desculpa mas não podemos fazer nada”. É vergonhoso.

    • Lopes says:

      Eu tenho Meo satélite / ADSL fora zona Sapo + o telefone obrigatorio e fico com a bonita mensalidade de 55€. O investimento para fazer chegar a ADSL á minha casa foi de …
      Não faço ideia pois as linhas que existem já existiam há 20 anos (aprox.), ou seja, investimento em infraestruturas = 0, mas curiosamente pago substancialmente mais que um utilizador que tem fibra com condições de serviço que nem sequer são comparáveis, tenho uma invejável ligação de 3/.256, serviços interactivos na televisão, o que é isso?

      Deve ser a chamada discriminação positiva para os campónios, onde eu me incluo.

      4G 80% do país, lol, certo se considerarmos que o país são 3 cidades + uma parte do litoral. Por acaso que também já tem fibra!
      Compreendo o investimento tem que efectuado onde existe retorno, mas então não venham atirar areia para os olhos das pessoas.

      • fabio says:

        Queixo-me exactamente do mesmo que vocês acima, isto é uma vergonha, investem montes de dinheiro mas esquecem-se daqueles milhares que à anos se queixam que não teem qualidade no serviço.

        Se fizessem uma grande urbanização junto a vossa casa, viam logo as Box’s a levarem upgrade para poderem ter MEO/ect ..

        É o país em que vivemos.

        • Pedro Pinheiro says:

          Infelizmente, queixo-me do mesmo que vocês… Pago há muito tempo por um serviço de satélite, ficando mais caro que o Meo por IPTV e com piores condições. Moro numa zona onde 60% da minha terra usufrui de Meo por IPTV e eu faço parte dos outros 40% que adoptam um serviço “ao desenrasca” por não haver meios para me instalarem o que eu quero. O mais engraçado é que isto das Fibras Ópticas e 4G’s, estes investimentos que eles fazem são pagos com o dinheiro de clientes como eu e como vocês, que continuam a pagar por algo de pouca qualidade, dando assim suporte para investimentos de melhor qualidade em outras zonas. É o país onde vivemos, infelizmente.

  12. Bruno Matias says:

    Pois… pena foi terem ontem das 1h30 da manha até às 4h50 da manha, deixado a cidade de Castelo Branco sem rede TMN, sem qualquer tipo de justificação nem aviso prévio.

    • Rafael Pedro says:

      Deve ter a ver com a TDT, pois desde k foi feito o apagão digital, o sinal TDT tá uma porcaria! A PT tem k mexer nas antenas senão vão começar a chover queixas sobre a qualidade da TDT.

  13. Fakir says:

    Por estas e por outras se começa a aperceber os interesses ocultos da PT na cessação da TV analógica e a opção pela TV digital.

  14. m4x says:

    E o mais engraçado em tudo isto sabem o que é?

    O 4G não é 4G… mas como estamos em portugal, podemos fazer publicidade enganosa sem quaisquer repercussões.

    Por definição 4G é de 1 Gbit/s. Ora 100 Mbit/s (que já agora na verdade também não temos) é só 10 vezes menos do que a norma 4G, o que faz com que isto não seja nem perto de 4G.

    • Nuno Silva says:

      Que grande barbaridade. o 4G da TMN é LTE (Long Term Evolution) que segundo os standards pode ir de 100Mbits quando vais a deslocar-te a 1Gbit quando estás parado. Só que desde o lançamento do Wimax e LTE as velocidades suportadas foram sempre de 100Mbits, quer aqui, quer nos EU, quer na Koreia…

      O que tu falas é LTE-A ou Wimax 2, que só está previsto para 2013+

    • E... says:

      Não digas babuzeiras!!!

      • Hugo Cura says:

        Lamento contrariar-te mas o m4x está correctíssimo.
        A tecnologia actualmente disponível, tecnicamente, designa-se por 3.9G, tal como também temos acesso à 3.5G sem que isso fosse “marketerizado” (sempre foi referido por 3G).

  15. Alucard says:

    Já que falam na tv digital, será que a PT se preocupou a cobrir 80% da população com cobertura TDT decente? Não sei porquê mas dúvido muito.

    • E... says:

      Falas por experiencia própria, ou falas por falar?
      Lês-te alguma coisa e prontos, ….. né?

      • João says:

        Não sei se ele fala por experiência própria, mas eu posso falar. Vivo no litoral e na minha zona vivemos alguns milhares de pessoas e tem um enorme complexo industrial a menos de 1KM que duvido que não tenha fibra… E nós naquela zona?adsl 4 megas para aí…meo é por satélite…3G? o que é isso? TDT? Funciona MAL, sempre aos soluços…concorrência para poder optar por outros operadores? ZERO.E nem vivo no interior no meio de um monte isolado, vivo no litoral e são umas 5 mil pessoas ou mais por aqui, enfim..

  16. Hugo Pires says:

    Isto a mim diz-me muito pouco, ou nada. Seria mais interessante saber que zonas do país são abrangidas, mas não as divulgam… Vá-se lá saber porquê. Para além do mais o limite 15GB para um acesso 4G é simplesmente ridículo, e já nem falo da velocidade para a qual reduzem(128kbps).

  17. Me says:

    “com o mecanismo CSFB (Circuit Switch Fall Back), que permite a comunicação de voz em redes 4G.” Eu nem comento esta frase…

    • Hugo Cura says:

      Na verdade, isso é um grande erro que partiu de quem nos forneceu a informação.

      Tal como digo no artigo de análise ao 4G:
      “Acrescento que, como limitação inerente à tecnologia, sempre que o dispositivo está ligado a uma rede LTE e recebe ou efectua uma chamada de voz, a ligação salta imediatamente para a rede UMTS (utilizando a tecnologia CSFB – Circuit-Switched Fallback). Encontra-se actualmente em desenvolvimento uma tecnologia que permita o serviço de voz sobre a rede LTE, concretamente a VoLGA.”

      Obrigado pelo reparo.

  18. Bruno Antunes says:

    Só vejo más linguas nesta noticia.

    Nao existe referencia no site da TMN em que o trafego ilimitado tem algum tipo de limite. Se voces estao com baixa velocidade reclamem a quem de direito.

    CSFB – in order to make or receive calls, the UE changes its radio access technology from LTE to a 2G/3G technology that supports circuit-switched services. [wikipedia]

    E caso reparem, para Dezembro está previsto a cobertura ser de 90% da populacao.

    Reclamem se nao estao satisfeitos. Mas reclamem as entidades que existem.

    • Abel Figueiredo says:

      Do site TMN, tarifários, notas:

      ” a tmn poderá aplicar uma política de utilização responsável a todos os clientes que excedam quinze gigabytes de utilização mensal, reduzindo a sua velocidade até ao final desse mês para cento e vinte e oito kbps”

      • Bruno Antunes says:

        Ora, assim ainda mais me ajudas.

        Só faz contrato quem quer.

        A zon tambem tem (ou pelo menos teve em tempos) uma politica de utilizacao responsavel e as pessoas continuam a reclamar sem razao..está no contrato..leiam..

        • Abel Figueiredo says:

          As pessoas reclamam pois consideram muito questionável chamar ilimitado a um limite. Não é por estar no contrato que é automaticamente legal.

          Eu pessoalmente reclamo pois enquanto esse limite não for revisto, não serei cliente de nenhum operador móvel.

        • João says:

          Eu percebo o que queres dizer mas não é assim tão linear, hoje em dia a internet é praticamente um bem prioritário, quase como água e electricidade. Vou colocar um exemplo…limitam-te a água a uns 15 litros por mês(olha que isto ainda irá acontecer num futuro não muito longínquo)e após os 15 litros saía um fio de água…e nem podias escolher outros serviços porque são iguais e os que te poderiam fornecer mais água não existem onde moras, o que fazias? Reclamavas ou ficavas caladinho a morrer à sede usando e pagando na mesma o serviço? ÁS tantas reclamas e ainda vinha algum sortudo daqueles que tinham água que chegava e sobrava a dizer…”só contratas esse serviço porque queres, está no contrato”…e tu…”mas eu não tenho qualquer outra hipótese, ou é isto ou morro” e o sacana sortudo…”lol, está no contrato, só contratas porque queres”.
          Sei que é um exemplo extremo mas na sociedade em que estamos inseridos cada vez mais uma boa ligação à internet é fundamental e já é praticamente considerada um bem essencial. Apenas quero saber o que farias naquelas situação, também não reclamavas era? Ou não contratavas nada porque estava no contrato e morrias à sede?

  19. Pedro says:

    Como sempre carro à frente dos bois… net super rápida mas… tráfegos da pré história… pen’s a 150eur (????) 1 ou 2 modelos de telemóvel disponíveis, a 600eur (???) quando 6 meses antes adquirimos supostos telemóveis “de topo” pelo mesmo preço… e agora? “não suportam 4G”… enfim…

  20. Costa says:

    Aconselho a leitura desta notícia e já agora vejam o vídeo. Infelizmente é este o desenvolvimento tecnológico das comunicações em Portugal. Topo de gama dentro dos grandes centros urbanos e algumas periferias e desprezo total em grande parte do país.

    http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2012/05/02/no-corvo-e-nas-flores-e-preciso-esperar-uma-hora-para-ver-um-video-no-youtube

  21. Roy says:

    Isto do 4G é pura publicidade (neste caso ao grupo PT)… nem a rede GSM (da TMN, grupo PT) chega a todo o lado, quanto mais!

    E antes de ficarem todos malucos com os //ATÉ\\ 12 Mb/s de download… lembrem-se que na prática vão ser para aí uns 5 a 8 Mb/s no máximo… melhor que no 3G, mas não uma melhoria assim tão uau que no 3G seria +/- de 3 a 5 Mb/s… em teoria, que na prática nunca ninguém os deve ter visto, pelo menos por cá (eu nunca os vi na Vodafone).

    E é preciso que a torre tenha essa largura de banda disponível… outra raridade, e ainda mais raro estar ligado a uma torre que não tenha dezenas ou centenas de utilizadores a sugar tudo (sim, porque vai dividindo a largura de banda por todos…)… por isso não larguem ainda o ADSL/ADSL2+, ou a Fibra Óptica… provavelmente será melhor que a net por cabo que pelo menos na Zon tanto quanto sei não funciona bem, pois ouço constantemente queixas da mesma.

    E como alguém disse, a largura de banda deveria ser de 1 Gbit/s Down|| 500 Mbit/s Up (para quando a pessoa está parada)… mas pronto, tomem lá //ATÉ\\ 100 Mbit/s de largura de banda que depois na pratica não correspondem aos tais //ATÉ\\ 12 Mb, mas sim a //ATÉ\\ 5/ 8 Mb de download real (devido aos efeitos da rádio frequência nos edifícios, chuva, interferências, e por aí em diante…) porque a velocidade máxima só mesmo nas circunstâncias ideais.

    Desculpem lá se as medidas estiverem mal, mas espero que mesmo assim no contexto dê para entender.

  22. Roy says:

    Repare-se como eles enganam os potenciais clientes dizendo tráfego ilimitado… quando na realidade são apenas e só 15 GB que não é nem de perto (nem de longe) ilimitado!!!

    Por tanto a largura de banda passa a partir dos 15GB de até 100 Mbps para até 128 Kbps até ao final do mês… tem de ler-se as letras pequenas.. é o descaramento total! A verdadeira loucura da velocidade 4G da TMN!!

    Só com falta de fiscalização neste país é possível um descaramento destes! E tudo isto por €30,00 os primeiros 3 meses e 59,99€ durante 9 meses seguintes de contrato (mínimo, podem tentar exigir que a pessoa fique por muito mais tempo!).

    Diria que provavelmente sai mais barato ter ADSL/ADSL2+ ou fibra óptica, não tendo a vantagem da mobilidade, mas muito mais barato e rápida na pratica nos sítios onde o 4G deve funcionar melhorzinho.

  23. - says:

    Pelas “historias” acredito que os vigaros dos costume merecem é que ninguém lhes compre seja o que for …. tenho 2 smartphone e não tenho qualquer cartão … cada um é roubado como “quer” eu já não lhes dou nenhum e sou radical ao ponto de já nem multibanco ter e mais , não faço compras ao fim de semana ou feriados … É que se fosse eu que roubasse iria para a cadeia … e vou tentar desvincular da EDP como outras atitudes que o consumidor pode fazer a diferença conscienciosamente …. Como as firmas do PSI20 … comigo não levam nenhum … Não é fácil mas consegue-se …

  24. Lagunna says:

    Quando falam em 4G de repente pensei que era 4GB na Cloud.

    Corrijam-me se estiver errado mas, creio que sendo uma empresa portuguesa formada com capitais do estado e que tem enriquecido à conta dos portugueses, porque tal como a EDP só à conta das comunicações caríssimas e mensalidades de telefone mesmo para quem não usa é que a PT é o que é hoje. Mais uma vez o totonegócio da TDT e por aí fora. Não tem espaço nos serviços nem capacidade para oferecer àqueles de quem tem tirado tanto, 4 GB na Cloud? Pessoalmente, cortei com tudo o que é PT, à excepção do Meo porque não tenho outra opção aqui na zona. Telemóveis, aboli PT; Banda larga, aboli PT. Preços caríssimos, serviços péssimos! Para quê, para pagarmos os inúmeros administradores, os job for the boys e a publicidade no futebol. Comigo não! Já disse isto muitas vezes em relação a muitos serviços. São o que são porque os portugueses são moles e não contestam. Se o consumidor algum dia tiver a noção do poder que tem e fizer acções concertadas vão ver se os preços baixam ou não baixam e se os serviços anunciados são ou não de facto reais? Muito mais podia ser dito mas fico por aqui!

    Bem hajam!

  25. Shynkendo says:

    Boas a todos,a minha experiencia primeiro foi com a TMN,fui dos primeiros clientes em Lisboa,e posso dizer que durante 3 anos e meio fui muito mal servido,assim tambem como na Zoon,empresa do mesmo grupo,enfim “É TUDO GRUPO” querem é os €
    na conta só os comparo a um bando de malfeitores.
    A kanguru tem um bom serviço de apoio ao cliente,mas se por um lado é verdade que kanguru está em todo lado,por outro,está em todo lado mas é kanguru arraçado de “KARACOL”,por fim a bela da sereia (entenda-mos vodafone)é a que para mim melhor funciona,só peca por dár o corte depois de consumidos 15gb…

  26. Pedro says:

    As operadoras (como ex: Optimus – Kanguru) deviam era fornecer informações verdadeiras: os tarifários “ilimitados” são, na verdade, tarifários até 15 GB (em TODAS AS OPERADORAS nacionais. É um exemplo de marketing no seu melhor.
    Quanto a esta “nova” geração 4G – num país onde nem a 3,5G funciona plenamente (mesmo em Lisboa) penso que não terá muitos adeptos. Espero que esteja enganado…

    • Costa says:

      Se as operadoras forem inteligentes o 4G até pode ter muita adesão. Estou a lembrar-me de inúmeras zonas do país onde economicamente não é viável instalar fibra pelo custo inicial, o ADSL também dificilmente será viável não tanto pela instalação mas mesmo pela manutenção. Estas zonas dificilmente terão ligações decentes à internet.
      Se as operadoras móveis abrirem os olhos, tendo em conta o custo de instalação/manutenção das infraestruturas móveis verão que pode ser uma excelente oportunidade para a venda de pacotes Dados+Voz+TV ou mesmo Dados+Voz.
      Eu por exemplo onde vivo não tenho fibra e o ADSL não dá mais do que 4Mbits e tenho de pagar o ADSL mais a assinatura do telefone. Assim que tiver 4G, se a velocidade ultrapassar os 4MBits mudo imediatamente.

  27. Hugo Esteves says:

    Um notícia “triste”… Trabalho em Munique, e tomei conhecimento que a Alemanha ainda tem pouquíssima cobertura 4G, porque existe um lei que impede a implementação destas tecnologias, enquanto ainda houver Zonas Rurais com pouca largura de banda(ADSL etc). Na minha opinião, uma lei genial que dava muito jeitinho em Portugal…

  28. Jaquim says:

    De facto é incrível como deixam as operadoras mentir como querem e podem.

  29. Jaquim says:

    Ainda mais impressionante é a publicidade miserável em forma de notícia. xD xD

  30. Filipe Correia says:

    Grande inovação tecnologica!!

  31. Tiago Santos says:

    Queria comprar este serviço mas estou grato a todos os que aqui comentaram, sinceramente esta limitação de ilimitado deitou por terra todas as minhas ambições.

    Deveriam fazer aqui uma noticia no pplware a divulgar o que todas estas pessoas comentaram e em particular falar da publicidade enganosa tanto quanto as limitações de trafego como à falsa noção do 4G que estão a “impingir” às pessoas.

    Tiago Santos

  32. Costa says:

    Atenção que houve alterações de tarifários.

    Atenção que pelo menos a TMN já alterou os tarifários.
    14,99€ – Download a 2Mb até 1GB de tráfego, depois 128kb
    22,99€ – Download a 5Mb até 4GB de tráfego, depois 128kb
    29,99€ – Download a 14,4Mb sem limites, tráfego ilimitado
    39,99€ – Download a 43,2Mb sem limites, tráfego ilimitado
    49,99€ – Download a 50Mb sem limites, tráfego ilimitado
    59,99€ – Download a 100Mb sem limites, tráfego ilimitado

    Desconto de 50% nos 3 primeiros meses;
    Music Box incluído nos últimos 5 tarifários
    Meo GO Multi incluído nos últimos 5 tarifários para clientes MEO Fibra, ADSL e Satélite

    Ainda não vi os tarifários dos outros operadores.

    • Daniel Pedro says:

      Não existe banda larga com trafego ilimitado em Portugal. Os 3 operadores usam isto nas letras pequenas dos contratos que ninguem parece ler:

      De forma a garantir uma elevada qualidade de serviço a todos os utilizadores, prevenindo situações abusivas ou que coloquem em causa a estabilidade da rede, a tmn poderá aplicar uma política de utilização responsável a todos os clientes que excedam quinze gigabytes de utilização mensal, reduzindo a sua velocidade até ao final desse mês para cento e vinte e oito kbps.

      Abram os olhos o que se faz com 15 Gigas?

      • Costa says:

        É verdade sim e nem é preciso ir às letras pequenas dos contratos. Na própria página onde estão os tarifários, logo abaixo dos mesmos, está lá esta indicação.
        Curiosamente também diz que aqueles tarifários são válidos apenas para contratos pós-pagos (no final do mês) mas logo a seguir diz “A mensalidade banda larga é paga no início do mês correspondente.”
        Fui eu que não percebi ou algo não bate certo?

      • Nomad says:

        Exatamente,a mim aconteceu essa istoria com os maldidos 15 Gb: ontem,dia de 3 de maio, elles ainda nao repousarom a velocidade de novo ,e ainda mais. o funccionatio do TMN estava mentir-me, como que eu ja tinha ultrapassado o limite dos 15 Gb ainda ontem,e espantoso,nao?
        Com certeza,vou desistir de carrissimo tmn quando acabar o contrato – nao merese ser umilido por elles.

  33. Fábio Morgado says:

    Olá a todos.
    Não posso ver este “Post” sem deixar aqui uma mensagem a todos.
    Cuidado com o 4G, atualmente possuo um serviço de 3G que até março funcionou 5estrelas, apartir de marco foi lançado o 4G e o limite PUR (Politica de Utilização Responsável) começou a ser aplicado a todos os serviços de internet móvel. Pelo que sei esta condição foi imposta pela ANACOM após multa que todas as operadoras tiveram que pagar devido a excessos.
    O limite de 15Gb mensais é calculado como download + upload, e neste momento todas as operadoras neste momento tem esta clausula.
    Já coloquei diversas vezes o problema à TMN e a resposta é que estão a diligenciar de forma a poderem subir este valor.
    Quando o MEO 4G o serviço de streming não conta para os 15Gb de PUR.
    Cuidado com os contratos lei-am bem as letrinhas mais pequenas…

  34. J MD says:

    Cobertura 80% ha ha ha… É sempre a mesma coisa, prometem coisas impossíveis de cumprir. Passa-se o mesmo com outras tecnologias: ADSL só nas GRANDES cidades e perto das centrais/DSLAM o resto do pais que se lixe, 1 ou 2 megas nos dias bons fora da hora de ponta e já gozam 🙁 A fibra óptica é só para cidades GRANDES também, o resto do pais não merece, internet móvel 3G a mesma coisa, é só GPRS ou UTMS a 1 mega e tal no máximo. Agora o 4G ainda não se sabe porque é novidade a preço exageradamente alto, mas certamente não será diferente das outras em termos de implementação/cobertura no pais.

  35. Luís Borges says:

    PUBLICIDADE ENGANOSA… como é possivel anunciarem que irão cobrir 80% com 4G quando existe zonas que nem cobertura para GSM tem? isto sem falar do 3G, quando se anuncia 21Mb (vodafone 42 mais escandaloso) quando na realidade nem 15Mb reais atingem, e existo se morar debaixo do SITE, porque de outra forma é o mediocre 1.8 e não reclamem… Voltando ao 4G, ISPs anunciam velocidades até 100Mb quando na real atingem 30 o que a Anacom indica ser razoavel, de facto 30 Mb é de facto muito bom o que não é nada bom é pagar por ATÉ 100Mb e ter apenas 30Mb. Enfim… Hipocrisias…

  36. Calos says:

    E..eu e meus vizinhos que vivemos a 20 km de Leiria e só temos 4Mg e que a a maior parte do tempo sincroniza a 3.5 Mb e para completar..roubam os cabos duas vezes por semana…sim por semana e demora dois dias a repor.
    Como pago 35€ por mês com o telefone que não preciso,acho que até fica (barato) por dois três dias por mês de net,e a PT não faz nada é só receber.
    Nao temos alternativa,por satélite é caro e tem limite de download, por pen tem limite de 15 Gigas,então só resta ADSL da sapo e sacar nos dias que temos net.

    • Mário says:

      Neste moento 4G em Coimbra, por exemplo, é uma fraude. Tive 12 dias o serviço 4G da Vodafone. uma vergonha. Depois, mais 12 dias o da Tmn: outra calamidade. As velocidades maiores em 4g apenas se obtem na base das antenas e mesmo assim so as vezes. Cada teste gasta logo a fatia de tráfego para esse dia! Há 2 antenas TMN e duas da Vodafone, em locais praticamente iguais, com a Tmn com alguma vantagem.
      As velocidades 3G são absolutamente tristes, mesmo nas antenas centrais. TODO o serviço é uma fraude e deviamos penalizar os operadores com a nossa abstenção…

  37. Jorge M. says:

    Mas afinal dizem que é tráfego ILIMITADO e depois é limitado a 15GB? Isto para mim é tentar enganar o cliente descaradamente, fazer o cliente de parvo. E a velocidade 50MEGABITS passa para 128Kilobits e os funcionarios ainda dizem que pouco se nota, para abiri paginas da internet e ver mails… (dizem eles, burros, ignorantes OU espertos a tentar enganar o cliente). Ninguém vê que isto é publicidade enganosa, para que serve ter net nessas condições? E preferivel ter ADSL e 2MB com trafego REALMENTE ilimitado do que poucos dias com 50MB e o resto do mes com 128KB.

    • Nomad says:

      Isso mesmo, ainda hoje em dia experimentei numa loja,que vende os servicos dos todos os operadores moveis nacionais: a menina com uma cara inocente estava cantar-me essa cancao em ILIMITADO…
      Olha, por causa da minha boa educacao nao attrevo-me chamar-los de ladroes, mas como tinha mencionado un poco antes – quando caducar o meo contracto,vou desistir.

  38. Rui Costa says:

    Este artigo já tem algum tempo mas para efeitos informativos aqui fica. Faço regularmente o percurso Lisboa-Entroncamento, mais propriamente Santa Apolónia-Entroncamento, de comboio.

    Tenho uma pen 4G da TMN e posso adiantar que em todo o percurso apenas uma vez entrei num modo DC-HSPA+. Não sei se é esta a sigla para quando se entra no modo 4G. De qualquer modo, mesmo nesse período não consegui ir além dos 9Mbits.
    Por diversas vezes fiquei completamente sem rede sendo as zonas mais complicadas Virtudes-Santarém e Santarém-Riachos. Perto da estação de Santarém já temos rede novamente.
    Quando circulo, neste percurso, com uma pen 3G da Optimus as velocidades obtidas andam muito perto das velocidades da pen 4G da TMN sendo as zonas complicadas exactamente as mesmas.
    Na minha residência, concelho de Tomar, apesar da TMN insistir que tenho cobertura 4G, consigo atingir esporadicamente os 11Mbits no primeiro andar e no rés-do-chão não consigo passar dos 5Mbits.
    Fica a informação.

  39. Ganda Lolada 🙂
    Os terroristas andam a solta em Portugal.
    Vamos começar com os vendedores porta a porta, são tão cómicos quando lidam com pessoas mais informadas.
    4G? eheheh para quê?
    O que me adianta estar a consumir os Mb rapidamente se vou ter um travão mais rapidamente?
    Tráfego Ilimitado, ESSA é a piada maior já alguma vez existente.

    ilimitado: interminável, inacabável, intérmino, infindo
    ilimitado: adj ilimitado, ilimitada [ilimi’tadu, ilimi’tadɐ] que não tem limites

    Talvez as pessoas que colocam essas informações, deveriam usar mais a Gramática.

    Tráfego Ilimitado com um Limite de 15GB, ou é Ilimitado ou Limitado a 15GB ou vão dizer-me que uma baixa a 128Kb é velocidade que dê para consultar a pagina google?

    Simplesmente Triste, esperamos que haja pouco aderência a isto, só com isto eles abrem os olhos.
    Tentar roubar o pobre é feio, muito feio.

  40. Jorge Silveira says:

    4G para quê? Vê-se um video em HD e lá se vai o limite dos 15Gb. Trapaceiros …!

  41. Carlos says:

    Esses gajos querem que a gente invista numa pen de 200 euros, dê uma voltinha na NEt, e atingidos os 15Gb seja atirado para um acesso RDIS de 2 canais à velocidade estonteante de 128kb por seg. E nós é que somos parvos …!

  42. João Pereira says:

    Vocês é que não perceberam. O tempo para aceder a qualquer site é que fica ilimitado ao fim dos 15Gb.

  43. 20phoder says:

    15 gb ??????? 15 GB !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    hahahaha ahahahahahahah ahahahahahahahah

    por este andar a tmn a vodafone e a Optimus
    vão recuperar o dinheiro que deram no leilão
    de frenquencias é …………..NUNCA

    15 Gb ???? nao obrigado nao gosto de pagar
    caro por esmolinhas pequenas .

  44. Allanna Victória says:

    Eu lendo os comentários de vocês até parecem está reclamando de barriga cheia, eu moro no Brasil e a situação por aqui é muito pior, moro em São Paulo -SP e ter uma internet de 4Mb não custa menos que R$ 80,00, valor que chega a ser quase 20% do salário mínimo, a cidade também sofre por falta de concorrência, o que facilita as empresas fazerem o que quiser com os consumidores, Internet 3G só pega nos bairros de classe média e alta porque nas áreas mais afastadas da cidade não pega nem 2G direito, outra coisa, vocês reclamam de 15GB, os planos mais “potentes” do 3G sequer ultrapassa os 10GB de franquia e a internet popular que o governo propôs a franquia só chega a 200 MB, limite que uma pessoa usando um smartphone atinge em poucas horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.