PplWare Mobile

Protecção de dados! Há uma nova profissão para Informáticos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Xico says:

    De facto um jurista é o mais indicado, ou porque não um economista, ou até mesmo um médico para o caso dos dados precisarem de socorro. Neste país deve haver apenas umas centenas de administradores de sistemas com conhecimentos para meter as mãos em dados sensíveis, quanto mais eng. informáticos muitos deles a trabalhar em areas completamente diferentes e que de segurança percebem zero! É como tudo neste país..”faz de conta vá”. Vai dar para receber mais um subsidio, agora os meus dados lá é que não. Lagarto..lagarto.

  2. David Guerreiro says:

    Mais uma para arranjar jobs for the boys no Estado.

    • J says:

      Antes de escreveres devias de ir ler a notícia. Isto é uma diretiva da união europeia nada tem a ver com o atual ou passado governo. Volto para a escola

  3. Enfim says:

    Mais uma profissão parasita, sem qualquer necessidade, e que vai ajudar as empresas PME a serem menos e menos competitivas.

    • Tomás says:

      isto não parece ser aplicado a PME, pelo menos não à grande maioria delas. Segundo o JN aplica-se a empresas “cuja atividade implique uma sistematização e uma monitorização de dados em larga escala”. A lei é europeia

  4. Claudio Domingos says:

    Acham mesmo que as empresas vão contratar 2 informáticos, um para a informática em si e outro para a proteção de dados? Claro que não… Das duas, uma…,. Ou vão dar formação ao atual ( o que fica muito caro ) ou despedem o atual por falta de competências e contraram um novo com essas competências, pagando menos. Óbvio!!! Sinceramente não sei quem pratica estas leis, definitivamente alguém sem conhecimento de causa.

    • Tomás says:

      se todas as leis fossem feitas para as empresas não terem custos então podes ter a certeza que muitas das protecções que tu como cidadão dás como garantidas não existiriam.

      • Claudio Domingos says:

        Não é nesse sentido a que me refiro, mas que existe muitas empresas que vão ponderar em vez que darem formação ao atual funcionário, preferem dar a “desculpa” de que estão a fazer cortes em departamentos para “renovar” o pessoal com ordenados mais baixos… Ou isto não acontece já em algumas empresas???

  5. djofight says:

    mais jobs, é o q interessa

  6. NT says:

    Bem pode ser que agora as empresas no geral com cartões de cliente sejam responsabilizadas pela segurança dos dados que exigem aos clientes. Agora gostaria de saber como é que vão verificar se a empresas estão a cumprir ou não… Ou basta enviar o contrato do Sr. Dr. Eng. que está agora com o tacho de ‘segurança de dados’?…
    Se calhar vão meter a MAPINET já que eles conseguem bloquear milhões de sites com conteúdo ilegal e algum legal… enfim.
    E já agora “Tem de ser alguém com um conhecimento bastante grande da compliance(…)” quê tipo hipaa compliance? Mesmo no artigo no JN não diz lá qual a compliance…

  7. Samuel L. J. says:

    Bastava cada um ter um cartão com um token, por ano o token renova-se, chega para identifica os clientes. Não é preciso dessas mariquices todas.

  8. sacrefi says:

    Mas então vai sair uma nova Licenciatura ou pós-graduação, com o intuito de se adquirir conhecimentos acerca de Informática e Legislação Portuguesa?
    Ou um Eng. Informático com mestrado/ pós-graduação em segurança informática, mais um outro curso/ formação em Legislação Portuguesa, dá para executar esse tipo de serviço?

    É que se for preciso muita “bagagem académica” fica complicado… Eu pelo menos nunca conheci ninguém ligado a áreas da informática + áreas de Leis/ politica/ Legislações…

    • J says:

      Sacrefi
      Se não estou em erro esses mestrado já existem. São na área de segurança e têm já uma forte componente legal e de protecção de dados. Existe em Beja, Lisboa e Minho

  9. Rui Silva says:

    Sim isto está mesmo feito para tacho para “adbogados” que não conseguem emprego. Ou para informáticos que não conseguem melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.