Project Siena: Crie aplicações para Windows 8.1 de forma simples
Na actualidade todos os ecossistemas de sistemas operativos assentam em lojas de aplicações recheadas de ofertas, de forma a manterem os utilizadores centrados e ligados a toda esta cadeia.
Assistiu-se nos últimos tempos a uma adopção deste modelo por todas as grandes marcas. A Microsoft, com o Windows 8 e posteriormente o 8.1 acabaram por seguir este mesmo modelo.
Para dinamizar e melhorar ainda mais a oferta, a Microsoft apresentou agora o Projecto Siena, que permite que qualquer utilizador crie aplicações sem ter de escrever uma linha de código.
Esta aplicação, criada para correr no Windows 8.1, permite que criem aplicações de forma muito simples e rápida para estes sistemas.
Qualquer utilizador pode criar a sua aplicação sem conhecimentos de programação, recorrendo apenas a HTML5 e JavaScript consegue criar aplicações ricas.
Claro que essas aplicações não são estáticas e conseguem recolher informação de fontes externas, tais como ligações a SharePoint, tabelas Excel e Azure, Feeds Rss e um conjunto de muitas outras tecnologias.
Depois de criadas, qualquer uma das aplicações pode ser complementada e revista por qualquer programador, pois a sua base é a mesma que qualquer um desses programadores usaria para criar de raiz outra aplicação.
A vantagem do Project Siena é que numa simples interface gráfica podem ser criadas aplicações de forma simples e rápida. Todas as ferramentas estão lá, sempre sem ser necessário programar uma única linha de código.
Para além de ser uma forma muito prática de se criarem novas aplicações, é também uma forma muito inteligente da Microsoft rechear a sua loja de aplicações Windows.
Qualquer utilizador sem grande experiência pode facilmente criar as suas aplicações e partilhá-las com todos os utilizadores do Windows 8 e 8.1.
O processo foi facilitado e estas ferramentas são essenciais para que as lojas de aplicações cresçam e se tornem mais ricas.
Mais um passo certo dado pela Microsoft no sentido de criar para a sua loja ofertas ricas e ao mesmo tempo simples de criar.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8.1
Download: Project Siena
Homepage: Project Siena
Este artigo tem mais de um ano
“Para além de ser uma forma muito prática de se criarem novas aplicações.”
Ou isso ou uma forma muito prática de encher a loja de aplicações Windows de lixo.
A treta do costume…
Muito interessante para pôr nas públicações e na PR, mas na verdade esse tipo de permissas não fazem nada, ninguém faz uma aplicação com algum interesse sem trabalho por trás…
Concordo. Ainda não vi nem experimentei a aplicação, mas julgo que será limitada em termos de ser obter uma boa e inovadora app. Mas, pode ser que ao experimentar me surpreenda (o que dúvido)…
Eles esquecem-se é sempre de uma coisa fundamental: se onde vêm, para onde vão os dados, e como são tratados…
Sem isso, não passam de calculadoras, no máximo…
Como sempre…. se fosse apple… uauuuu cinco estrelas, apple sempre a inovar ou algo do género…. como é para Windows é uma treta!!!!
Se não tem algo construtor para falar simplesmente abstenha-se à sua insignificancia!!!
Fanboys!!!!
Andas ressabiado tu, só pode. Quem falou em Apple foste tu.
Aparentemente serviu-te a carapuça, contudo o comentário era para o Nelson…
Não serviu porque a cabeça é grande…
Eu ainda sei ver a posição dos comentário, e dai não posso responder… Que sabia, como disse, o Nelson não falou de Apple pois não…
Ah espera tem na imagem Apple, começas-te a ler por ai…
Se o comentário era para o Nelson, falas com o Nelson, e não enches isto de lixo, que é para dar visibilidade aos posts de interesse e não aos pissing contests…
Olha, volta-lá para o teu telemovelzinho e para o teu tablet então desfrutar deles, que aqui ninguém falou nem de Apple, nem de Microsoft.
Portanto não sabes do que se trata mas sabes que não presta…
E acho que ninguém disse que dá para fazer aplicações sem trabalho nenhum, o que diz é que se podem fazer aplicações sem se escrever uma linha de código.
Tipo como se faz em coisas como a plataforma OutSystems (que é uma empresa portuguesa), e muitíssimas outras por aí.
Outsystems e isto não me parece que estejam no mesmo campeonato… nem sequer na mesma galáxia 😀
Sem escrever linhas de código? Leste o texto?
“Qualquer utilizador pode criar a sua aplicação sem conhecimentos de programação, recorrendo apenas a HTML5 e JavaScript consegue criar aplicações ricas.”
Tem de programar, JavaScript é uma linguagem de programação imperativa, HTML5 é uma linguagem de programação descritiva.
Eu conheço essas plataformas, já são mais velhas que o c_g_r, agora uma app de jeito feita aí… pois…
Quando se quer criar uma app, se “o menos” não for programa-la, mais vale a pena abandonar já a “ideia”, já que não pode passar disso…
Da ultima vez que reparei, HTML5 e Javascript tb são linguagens de programação, não?
Não.
Sim!
“JavaScript (JS) is an interpreted computer programming language.”
in http://en.wikipedia.org/wiki/Javascript
mais que o pascal
Javascript é uma linguagem de scripting, mas o HTML é markup.
Sim, também se podem fazer apps para Windows 8 usando HTML5 e Javascript, tens razão.
Logicamente esta ferramenta terá limitações. Não será possível fazer uma app da mesma forma que se utiliza-se o Visual Studio por ex.
Mas, talvez seja uma boa forma de estruturar uma app e depois com o Visual Studio, fazer os ajustes necessários. E não é por ser mais fácil criar app que obrigatoriamente sejam “lixo”. Isto porque normalmente um utilizador comum (sem interesse em programação) tem interesse neste tipo de serviços. E os que entende de programação também pode fazer más aplicações em Visual Studio e afins, por isso é que existe esse tipo de programas em todos os sistemas operativos.
Ao contrário dos comentários bastante redutores que vi mais a cima, vejo isto com bons olhos.
Existe muita criatividade por aí sem o mínimo conhecimento de programação que pode ser posta em prática de forma básica com esta ferramenta.
Por outro lado pode ser encarado como uma ferramenta de construção de mockups.
É também uma ferramenta que pode ajudar a compreender a filosofia de design Metro (ou Modern).
Existem aplicações bastante básicas mas de bastante utilidade que são simplesmente uma montra de informação adquirida por webservices. Parece-me que esta também pode ser uma utilização.
Faz-me lembrar o XNA. Apesar da sua (relativa) simplicidade, houve vários casos de sucesso.
Muito bom para o que se propõem, a ligacao ao excel e muito boa tem muitas limitacoes mas funciona.